Tricóptero, divertido mas trabalhoso de regular!

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Moderadores: Paulinho, benites

Hilton
membro

Mensagempor Hilton » 18 Ago 2010 08:34

[quote:73e6b84afa="Igor Souza"]Hilton, qual a distancia dos eixos para o centro?

O primeiro que montei tinha 45cm de raio e tive um problemão com ressonância. Acho que valeria a pena você testar logo isso, ligue todos os motores juntos e veja se não estão vibrando.
Tive que reduzir o tamanho do meu para 35cm de raio.

Abrcs![/quote:73e6b84afa]

O meu fiz +- com 41cm... peguei a medida do tamanho da régua de 40cm que tinha.

Que bom que vc avisou, vou verificar isso, tinha parado de mexer nele por causa da eletrônica. Então vou acabar de soldar os fios e ligar todo mundo junto e dar uma ajeitada no que falta.

[quote:73e6b84afa="-=|Novelli|=-"]igor essa é a grande desvantagem de usar madeira ainda mais apenas a vareta de 10x10. eu resolvi o problema do meu deixando o frame mais rígido mas nao vale a pena. perfil de aluminio é perfeito pra isso.

alias, alguem sabe onde comprar esses perfis de 10x10mm ?[/quote:73e6b84afa]

Vou ver se arranjo uns retalhos de perfis de aluminio... qualquer coisa já tenho uma carta na manga pra resolver o problema... se achar algo posto aqui.

Acho que com +-10x10 fechado acho que vai ser difícil, é muito pequeno, talvez em U ache, vou ver com meu tio que mexe com alumínio.

T+
:wink:

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 18 Ago 2010 09:03

em U nao server pois o perfil precisa ter resistencia à torçao.

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 18 Ago 2010 10:30

tive problema quando tava usando caixeta, troquei para marfim com os 35cm e o problema parou.

Será que carbono não é melhor que aluminio? Na HK tá baratinho.

Abrcs!

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 18 Ago 2010 10:41

to pensando numa outra coisa, se der certo eu posto aqui

vai usar booms de 600 ou de 500

Hilton
membro

Mensagempor Hilton » 18 Ago 2010 20:49

[quote:738403bcb1="-=|Novelli|=-"]em U nao server pois o perfil precisa ter resistencia à torçao.[/quote:738403bcb1]

Fui revirar os restos de alumínio.

Peguei um U de alumínio de +- 10mm e realmente ele torce bastante.

Tubo Redondo acha de 10mm, 12mm, acho que é mais fácil.

Já quadrados. Achei de 12mm e 16mm, porém são grossas as paredes, 1.5mm. Ai ficam pesadas e bem resistentes.

Achei 3 pedaços de 12mm com 360mm de comprimento. Claro que peguei... mas acredito que não vá utilizar devido ao peso.

Perguntei se vendiam 1,50m de comprimento, meu tio falou que pedaços pequenos o pessoal não vende. Disse que teria que ir em lojas de artesanato, bijuterias que vendem coisas de alumínio e ver se acha coisas menores e mais leves. Os que meu tio usam são para portas, janelas etc...

O tail boom do trex 500 tem 460mm de comprimento e parede de 0.5mm. Resistente por ser redondo e leve pelas paredes finas.

Acho que tubos de carbono e tubos de alumínio de helis 500 vão bem. São leves. Acho que pra quem gostar dos tricopteros vale a pena investir um poko mais.

T+
:roll:

Criss
membro

Mensagempor Criss » 19 Ago 2010 03:26

Ola pessoal o meu ta quase terminado se terminar posto fotos...eu nao vou colocar os gyros consegui uma placa KK completa com um amigo que ja constroi tricopteros a tempo..falta ele so me enviar ele ja testo ela e ta prontinha....as placas kk sao bem estaveis tenho que comprar o meu radio DX6i isso tudo pra semana que vem..assim que tiver voando vou postar fotos principalmente da placa KK e depois passo as impressoes de voo pra quem quiser ver...
ate mais....
Novelli Parabens pelo tri...e vamos difundir a ideia..

Criss
membro

Mensagempor Criss » 19 Ago 2010 03:27

[quote:443b2eeded="Hilton"][quote:443b2eeded="-=|Novelli|=-"]em U nao server pois o perfil precisa ter resistencia à torçao.[/quote:443b2eeded]

Fui revirar os restos de alumínio.

Peguei um U de alumínio de +- 10mm e realmente ele torce bastante.

Tubo Redondo acha de 10mm, 12mm, acho que é mais fácil.

Já quadrados. Achei de 12mm e 16mm, porém são grossas as paredes, 1.5mm. Ai ficam pesadas e bem resistentes.

Achei 3 pedaços de 12mm com 360mm de comprimento. Claro que peguei... mas acredito que não vá utilizar devido ao peso.

Perguntei se vendiam 1,50m de comprimento, meu tio falou que pedaços pequenos o pessoal não vende. Disse que teria que ir em lojas de artesanato, bijuterias que vendem coisas de alumínio e ver se acha coisas menores e mais leves. Os que meu tio usam são para portas, janelas etc...

O tail boom do trex 500 tem 460mm de comprimento e parede de 0.5mm. Resistente por ser redondo e leve pelas paredes finas.

Acho que tubos de carbono e tubos de alumínio de helis 500 vão bem. São leves. Acho que pra quem gostar dos tricopteros vale a pena investir um poko mais.

T+
:roll:[/quote:443b2eeded]

procura tubo de alumminio que nem fiz o meu tubo pra RODOAR de Caminhão.

Criss
membro

Mensagempor Criss » 19 Ago 2010 03:31

[quote:d5c32bfbf6="valter_ribeiro"]Bem pessoal, decidi, vou fazer um baseado nesse aqui: http://www.rcexplorer.se/projects/tricopter/tricopter.html , com a eletrônica exatamente igual e de madeira também, por enquanto.[/quote:d5c32bfbf6]

ola Le esse topico aqui
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1143569

le ele a partir da pagina 23....com paciencia vc vai entender bem ele e vai ver o funcionamento das placas KK...

leandrop
membro

Mensagempor leandrop » 20 Ago 2010 10:03

Pessoal, como é feita a ligação dos comandos e as mixagens no radio para um tricoptero desses?

A rotação no eixo (o leme dele) é feito só com a inclinação do motor ca "cauda"?

Gostei muito e to com ideias pra fazer um desses!

abraços
Obrigado

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 20 Ago 2010 10:43

Leia o topico que o valter ribeiro indicou, está tudo explicadinho lá!

em resumo vc precisa de um radio com mixagem de helicoptero, e sim, o comando de leme é feito inclinando o motor traseiro.

valter_ribeiro
membro
Contato:

Mensagempor valter_ribeiro » 20 Ago 2010 11:06

[quote:de01693905="Criss"][quote:de01693905="valter_ribeiro"]Bem pessoal, decidi, vou fazer um baseado nesse aqui: http://www.rcexplorer.se/projects/tricopter/tricopter.html , com a eletrônica exatamente igual e de madeira também, por enquanto.[/quote:de01693905]

ola Le esse topico aqui
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1143569

le ele a partir da pagina 23....com paciencia vc vai entender bem ele e vai ver o funcionamento das placas KK...[/quote:de01693905]
Valeu, vou dar uma lida!

leandrop
membro

Mensagempor leandrop » 20 Ago 2010 11:25

Obrigado. Agora intendi como funciona!

Rigon
membro

Mensagempor Rigon » 20 Ago 2010 11:32

Novelli, desculpe minha ignorância, não entendo nada de helicópeteros, muito menos de tricóptero, mas adora desafios...e um dia chego lá na construção de um....

Pelo que tenho visto nos vídeos lá de fora, parece-me que são mais estáveis que um heli...seria isso verdade?

Outra coisa a perguntar, é como ele vai para frente e para trás? As curvas pelo que foi postado são feitas com a inclinação lateral do motor "traseiro".

Estou perguntando estas coisas pois tenho vontade de montar um....o motor que estás usando é o KDA 2022L?

Tenho o Aurora 9 e nem verifiquei ainda se pode-se voar helis com ele...ehehehe

Obrigado, e aguardo o término do seu tricóptero...

Abraço,

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 20 Ago 2010 11:44

Rigon,

Seu aurora 9 voa qquer coisa, rsrs.

Bem, a forma mais simples de entender como ele funciona é ver um video do funcionamento dele.

Esta thread tem tudo q vc precisa pra entender como funciona, veja inclusive os videos. http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=959593

estou usando o Hacker Style 2022L e uns turnigy cdrom meia boca (barato pra cair enquando aprendo)

Ele é estável quando está bem reguladinho, mas nao é mais estável que um bom heli. O KK multicopter é mais estável que o esquema apenas com gyros, e é este o meu proximo passo.

logo logo novidades.

Rigon
membro

Mensagempor Rigon » 20 Ago 2010 12:23

Obrigado Novelli pelas informações, vou dar uma "estudada" no link que passou...

Como disse, adoro desafios, e vamos ver se chego lá....O KK multicopter parece bem interessante mas fazer a plaquinha é muito difícil para mim...pois de eletronica não manjo nada...aliás estou pensando aqui...não sei do que manjo...eheheheh..

Abraço, e estou no aguardo da evolução do seu do tricópero...

Rigon
Quando perder, não perca a lição. (Dalai Lama)

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 21 Ago 2010 18:43

Terminei a minha placa e funciona muuuuuito bem, mas tem um porém: o gyro de cauda não tava compensando.
Tirei a placa para olhar e acabo de ver que montei o gyro de Yaw ao contrário, ou seja, GND no VCC e VCC no GND :roll: :evil:.

Para quem está fazendo a placa, cuidado com o silkscreen!!! A caixinha de metal (gyro) só fica pra fora se ele for montado de cabeça para baixo! Se for montar com os contatos para baixo (meu caso), a parte de metal tem que ficar para o lado de dentro!

Vou "desinverter" e ver se foi pro brejo mesmo, se não vou ter que abrir o outro gyro que tava guardando aqui.

Abrcs!

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 21 Ago 2010 18:58

RÁ! Não queimou! Que sorte!

Vou ver se faço um vôo teste agora.

Abrcs!

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Ago 2010 19:14

Igor!
Maravilha, veja como fica, eu me lembro de ter lido um comentádio do KaptainKuk que tinha um motivo específico pra o gyro do yaw ser montado daquele jeito, mas posta aí os resultados!

VCR
membro

Mensagempor VCR » 21 Ago 2010 19:39

Só por curiosidade, como é que é feito o controlo?
Com o acelerador e com o bascular de um motor?

Obrigado, VCR

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Ago 2010 20:02

VCR, seja bem vindo!

Leia os seguintes links e vc vai entender:

http://www.rcexplorer.se/projects/tricopter/tricopter.html
http://www.kkmulticopter.com
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=959593

abraçao

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 21 Ago 2010 21:53

CARAMBA MEU!!! Muuuuuuuuuuuuito estável! Nem se compara com o esquema antigo de um gyro por braço, depois de trimado dá para tirar a mão do controle.

Vou ajeitar os fios que tá parecendo um ninho de rato e ver se consigo instalar o flymentor. Se não conseguir eu levo para instalar lá na GUPA, ehehehheh.

Abrcs!

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 21 Ago 2010 22:45

Aeeeee igor!!

Legal, to corroendo a minha plaquinha agora.

Voce tá usando helices contra rotativas ? tá usando 3 ou 4 motores? minha intençao é usar 4 2220L

Igor Souza
membro
Contato:

Mensagempor Igor Souza » 21 Ago 2010 23:27

Todas as hélices são de passo normal, virei cada motor uns 3º para o sentido antihorário para quebrar um pouco o torque.
Estou usando 3x TGY 9x4,7SF, mas acho que 10x3,8SF ficaria bom também.

Acho que o A22-20L é meio pesado e, como tem que montar com o eixo para baixo, não dá para usar prop-saver. Eu pegaria algo mais leve, a não ser que seja para carregar bastante peso mesmo.
O meu ficou com 1100g RTF.

Abrcs!

mosca.br
membro
Contato:

Mensagempor mosca.br » 22 Ago 2010 18:28

Vídeo do tri coptero do igor, ainda sem o flymentor. :)

[yt]I4bRW1uaTw4[/yt]

-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com

Mensagempor -=|Novelli|=- » 22 Ago 2010 19:42

arrrrrrgggg que raiva!

Fui acionado de madrugada e só acordei agora!! :S

Voltar para “Multimotores com decolagem vertical”