Carenagem helicóptero EC120 de baixo custo

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC

Moderadores: Paulinho, benites

Darlandumas
membro

Carenagem helicóptero EC120 de baixo custo

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 20:22

Sempre me perguntei, porque helicóptero não poderia ser feito, da mesma forma
que se faz avião. Ou pelo menos, não é comum tal construção. Entendo que o heli,
tem suas complicações, mais também tem aeros complexos e que são feitos por ae.
Bom, a ideia seria fazer um heli, com materiais mais baratos e que tivesse uma
aparência mais escala, já que uma carenagem do modelo sonhado não é nada barato.
Não terá a qualidade das fibras da vida, e nem durabilidade, mais , ta valendo.
https://www.youtube.com/watch?v=r1ZCNmeOOO4
Escolhi este tipo de rotor, por ser mais simples, e proporciona um voo mais dócil.
É o mesmo sistema de rotor do v913. O eixo é aproveitado de sucata, e tem quase
a mesma espessura do HK450. As peças que compõe o rotor são de PVC.
02.jpg
Rotor principal
02.jpg (32.74 KiB) Exibido 1658 vezes

Os rolamentos são retirados de motor de HD, e o corpo de rolamento de canetão Pilot
Sem título.jpg
Sem título.jpg (37.74 KiB) Exibido 1658 vezes
04.jpg
04.jpg (33.53 KiB) Exibido 1658 vezes

A bailarina,e as linkagens, é a mesma do HK450. A engrenagem, eu não sei de qual heli.
07.jpg
07.jpg (37.68 KiB) Exibido 1658 vezes
06.jpg
06.jpg (33.95 KiB) Exibido 1658 vezes

Darlandumas
membro

Re: Carenagem helicóptero EC120 de baixo custo

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 21:25

O motor, esc, e servos, são os mesmos usados em aeros. Motor 1000kv, apenas inverti o eixo. Esc 30A, e dois servos de 9g.
A base da eletrônica, fiz com placa de circuito impresso.
11.jpg
11.jpg (37.81 KiB) Exibido 1656 vezes
13.jpg
13.jpg (38.01 KiB) Exibido 1656 vezes

As pás, fiz com PVC. O tamanho foi determinado por meio de tentativas de erros e
acertos. O desenho foi baseado em pás do mesmo estilo.
17.jpg
17.jpg (36.65 KiB) Exibido 1656 vezes
20.jpg
20.jpg (37.79 KiB) Exibido 1656 vezes
19.jpg
19.jpg (34.28 KiB) Exibido 1656 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 21:36

O corpo, fiz da mesma forma que faço meus aeros. Desenho 3 vistas, ampliado no pint, passado pro papel,
papelão, e isopor. Esculpir e lixar, até chegar no formato desejado.
21.jpg
21.jpg (37.76 KiB) Exibido 1655 vezes
22.jpg
22.jpg (36.28 KiB) Exibido 1655 vezes
24.jpg
24.jpg (34.25 KiB) Exibido 1655 vezes
26.jpg
26.jpg (35.12 KiB) Exibido 1655 vezes
40.jpg
40.jpg (36.89 KiB) Exibido 1655 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 21:50

Prendi o tubo de cauda na base, e parafusei tudo na outra base que vai na fuselagem. O rotor de cauda,
do tipo fenestron, fiz com carenagem em depron, motor de cd-rom reenrolado, 10 voltas, e fechamento estrela.
Não sei a bitola do fio, foi o que tinha em mãos, e que era, mais grosso que o original. A hélice, usei uma
tripá cortada GWS 5,3x3 . O diâmetro ficou com 84mm. Esc 18A.
Pra minha surpresa, sobrou potência, e não esquentou.
43.jpg
43.jpg (37.48 KiB) Exibido 1655 vezes
48.jpg
48.jpg (37.39 KiB) Exibido 1655 vezes
45.jpg
45.jpg (35.89 KiB) Exibido 1655 vezes
52.jpg
52.jpg (36.53 KiB) Exibido 1655 vezes
49.jpg
49.jpg (38.03 KiB) Exibido 1655 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 21:56

As luzes fiz com leds, sinalizadores para bike. Apenas retirei os leds da placa e prolonguei eles com fio esmaltado.
o conjnto é bem leve, 10g, três leds. Obs. não é acionado no conrole, apenas na propria placa.
65.jpg
65.jpg (36.48 KiB) Exibido 1655 vezes
63.jpg
63.jpg (37.46 KiB) Exibido 1655 vezes
67.jpg
67.jpg (38.01 KiB) Exibido 1655 vezes
66.jpg
66.jpg (35.94 KiB) Exibido 1655 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 22:03

Pra fazer uma graça, fiz uma câmera em madeira balsa e uma lanternia de plástico sem led mesmo. As janelas superiores
são abertos, apenas com uma tela para melhor ventilação da eletrônica.
61.jpg
61.jpg (37.91 KiB) Exibido 1655 vezes
62.jpg
62.jpg (37.8 KiB) Exibido 1655 vezes
72.jpg
72.jpg (36.07 KiB) Exibido 1655 vezes
71.jpg
71.jpg (37.65 KiB) Exibido 1655 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 22:09

Comparação com o HK450. Ainda não tenho resposta quanto ao tempo de voo. Até o momento falta os últimos
ajustes da posição da bateria. Aparentemente, pelo que tenho até agora, será dócil de pilotar, como o rotor propõe.
82 teste.jpg
82 teste.jpg (37.02 KiB) Exibido 1655 vezes
81.jpg
81.jpg (36.82 KiB) Exibido 1655 vezes

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 07 Set 2020 22:17

Assim que finalizado, postarei os resultados.
A pintura será com tinta de tecido e cola branca.
Pintei as pás também, pra melhorar na escala, já que pás de passo fixo, e escala, não são tão amigos rs.
Até aqui, estou mega feliz, e realizado com os resultados. Espero que seja interessante a todos.
87.jpg
87.jpg (34.48 KiB) Exibido 1655 vezes
88.jpg
88.jpg (37.6 KiB) Exibido 1655 vezes

dtox
membro
Contato:

Mensagempor dtox » 08 Set 2020 16:31

Ansioso pra ver o vôo! Estou na torcida pra dar certo esse projeto.
Pescador, Aeromodelista e Aquarista ..

pt001
membro

Mensagempor pt001 » 10 Set 2020 21:01

a sua habilidade em fazer essa carenagem me deixou impressionado. nos últimos tempos não tem surgido artistas nesse nível.

Douglas Lenz
membro
Contato:

Mensagempor Douglas Lenz » 11 Set 2020 09:37

Darlan, parabéns pela criatividade e habilidade. Capricho é sinônimo de sucesso sempre.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 12 Set 2020 00:13

pt001 escreveu:a sua habilidade em fazer essa carenagem me deixou impressionado. nos últimos tempos não tem surgido artistas nesse nível.

Eita! Agora você pegou pesado. rs
Agradecido pelo elogio .

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 12 Set 2020 00:27

Douglas Lenz escreveu:Darlan, parabéns pela criatividade e habilidade. Capricho é sinônimo de sucesso sempre.

Sabe que, mesmo um projeto que funciona, fica na mente tipo,"Será que meu projeto é uma maluquice bizarra?"
Até que vem um elogio, e você pensa. " Ufa! alguém gostou, talvez tenha ficado legalzinho mesmo"! rs
Valeu pelo comentário.

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 18 Set 2020 20:32

Darlan, tudo que se faz terão os que gostarão e infelizmente os que odiarão, mas não será por alguém não ter gostado que a sua ideia não seja boa. Infelizmente o mesmo vale para quem gosta, continua não significando que a sua ideia seja boa.
Como saber então se é boa?
Segue o projeto e você mesmo acabará sabendo se a sua ideia foi boa ou não.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 19 Set 2020 03:03

LaercioLMB escreveu:Darlan, tudo que se faz terão os que gostarão e infelizmente os que odiarão, mas não será por alguém não ter gostado que a sua ideia não seja boa. Infelizmente o mesmo vale para quem gosta, continua não significando que a sua ideia seja boa.
Como saber então se é boa?
Segue o projeto e você mesmo acabará sabendo se a sua ideia foi boa ou não.

De fato. Não tem nem o que contestar. E tantas outras situações do dia dia, que se valeria desse mesmo comentário.
Estou acumulando voos na máquina antes de postar os resultados, para melhor expor a eficiência, e as possíveis deficiências do projeto,
que é, o que mais interessa. Até o momento, não foram necessárias alterações na mecânica ou eletrônica, apenas trimagens e ajustes de bateria.
Pousos bruscos também não causaram danos por enquanto, que era uma preocupação minha. Temperatura é outro ponto crítico, mais não
notei anormalidades. A ideia é que seja confiável, para que se possa levar pra pista, e que não fique soltando, quebrando, ou até queimando,
partes e componentes a cada voo. A confiança cresce a cada final de bateria.

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 21 Set 2020 02:39

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 04 Out 2020 02:06

Infelizmente não tenho habilidades pra realizar um voo mais elaborado, então vamos no básico mesmo.
Fiz algumas correções no rotor, alterei os pesos do flybar, reajustei o CG algumas vezes, e o resultado,
me deixou feliz. Um voo confortável, compatível com minha prática, rs. Vou ficar devendo a autonomia real do
voo, devido a falta de bateria. Tenho apenas uma bateria de 2000mah, bem surrada de pelo menos 8 anos de uso.
E no momento não será possível adquiri uma nova, rs. Sua duração fica por volta de 5 minutos.
Ta aí o vídeo do voo, feito durante os ajustes. Fiquei tão empolgado com os resultados, que é impossível, não imaginar
um próximo modelo, com esse mesmo formato de construção.https://www.youtube.com/watch?v=TiKnHyAA48c

LaercioLMB
membro

Mensagempor LaercioLMB » 04 Out 2020 22:04

O que interessa é que está voando e você está feliz. Se faz manobras ou deixa de fazer, tem muita gente que tem os helis mais top e não passa de um hover. O mais importante é que foi você quem o construiu.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 05 Out 2020 11:58

Darlandumas escreveu:Infelizmente não tenho habilidades pra realizar um voo mais elaborado, então vamos no básico mesmo.
Fiz algumas correções no rotor, alterei os pesos do flybar, reajustei o CG algumas vezes, e o resultado,
me deixou feliz. Um voo confortável, compatível com minha prática, rs. Vou ficar devendo a autonomia real do
voo, devido a falta de bateria. Tenho apenas uma bateria de 2000mah, bem surrada de pelo menos 8 anos de uso.
E no momento não será possível adquiri uma nova, rs. Sua duração fica por volta de 5 minutos.
Ta aí o vídeo do voo, feito durante os ajustes. Fiquei tão empolgado com os resultados, que é impossível, não imaginar
um próximo modelo, com esse mesmo formato de construção.https://www.youtube.com/watch?v=TiKnHyAA48c

Darlanduma, tenho de tirar o chapéu pra você !

Criar um Helicóptero, com o material que você usou, é realmente MUITO difícil, e ainda o heli voar bem, que show... !

Voar um Helicóptero não é fácil, e você provou que consegue voar sim, pois um hover que muitos dizem ser fácil não é !

Quando digo hover , falo de ficar o mais nivelado e parado possível, você conseguiu fazer hover num lugar bem apertado, tu tem habilidades e coragem...

Parabéns !
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 05 Out 2020 14:00

LaercioLMB escreveu:O que interessa é que está voando e você está feliz. Se faz manobras ou deixa de fazer, tem muita gente que tem os helis mais top e não passa de um hover. O mais importante é que foi você quem o construiu.

Sim, realmente fui feliz nesse trabalho. Nunca voei um v913, mais pelos videos que já vi, o voo ficou parecido, por conta
da mesma mecânica do rotor, com passo fixo, flybar em 45°,e a posição característica dos dois servos de comando.
Sobre a pilotagem, preciso de simulador, mesmo pra um voo escala. Poder fazer um "8" com mais firmeza, e etc. Consigo voar um avião
vindo de frente, e até no dorso, mais com o heli, quando viro ele de frente, entro em pânico e fico desorientado. Certeza
que um simulador e treino resolve.

Darlandumas
membro

Mensagempor Darlandumas » 05 Out 2020 15:07

eliasrobr escreveu:
Darlandumas escreveu:Infelizmente não tenho habilidades pra realizar um voo mais elaborado, então vamos no básico mesmo.

Criar um Helicóptero, com o material que você usou, é realmente MUITO difícil, e ainda o heli voar bem, que show... !

Voar um Helicóptero não é fácil, e você provou que consegue voar sim, pois um hover que muitos dizem ser fácil não é !

Quando digo hover , falo de ficar o mais nivelado e parado possível, você conseguiu fazer hover num lugar bem apertado, tu tem habilidades e coragem...

Parabéns !

Opa! Obrigado. Realmente o helicóptero tem uma mecânica mais chata, comparada com um avião. E acredite, alguns componentes
foram refeitos varias vezes, até funcionar de forma adequada, as pás, o rotor de cauda, braços de comando, tamanho de engrenagem, etc.
Todos esses, não funcionaram de primeira. Durante o processo, teve momentos, que já não sabia mais o que estava errado, e não me conformava
que teria que desistir. Ficava encostado, até que um vídeo ali, uma pesquisa aqui, surgia uma luz, e o projeto tomava mais um folego. O rotor de cauda sem dúvidas, foi onde mais quebrei a cabeça, da construção em si, ao entendimento de como fazer o gyro se entender com o motor.
Por fim, vê o resultado voando, é de uma satisfação que explica muito a magia do hobby sobre a gente. Quem nunca se frustrou com algum aero,
um projeto que não vingou, eu tive vários, e provavelmente terei mais kkkkk. Mais quando da certo, satisfação dobrada.

eliasrobr
membro

Mensagempor eliasrobr » 06 Out 2020 14:21

Darlandumas escreveu:
eliasrobr escreveu:

Parabéns !

Opa! Obrigado. Realmente o helicóptero tem uma mecânica mais chata, comparada com um avião. E acredite, alguns componentes
foram refeitos varias vezes, até funcionar de forma adequada, as pás, o rotor de cauda, braços de comando, tamanho de engrenagem, etc.
Todos esses, não funcionaram de primeira. Durante o processo, teve momentos, que já não sabia mais o que estava errado, e não me conformava
que teria que desistir. Ficava encostado, até que um vídeo ali, uma pesquisa aqui, surgia uma luz, e o projeto tomava mais um folego. O rotor de cauda sem dúvidas, foi onde mais quebrei a cabeça, da construção em si, ao entendimento de como fazer o gyro se entender com o motor.
Por fim, vê o resultado voando, é de uma satisfação que explica muito a magia do hobby sobre a gente. Quem nunca se frustrou com algum aero,
um projeto que não vingou, eu tive vários, e provavelmente terei mais kkkkk. Mais quando da certo, satisfação dobrada.

Pois ,eu fico imaginando todas as dificuldades que tu teve, foi persistente e conseguiu !
Show...
-
” A vida fica muito melhor quando não discutimos para provar pontos de vistas e sim para encontrar a verdade, mesmo que ela venha do outro.” 8)

Voltar para “Helicópteros Escala”