O vôo em escala é um vôo mais estável ?

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
Avatar do usuário
m_mota
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 86
Registrado em: Qui Abr 12, 2007 10:40 pm
Localização: São Paulo, SP
Contato:

O vôo em escala é um vôo mais estável ?

Mensagem por m_mota »

Em aviões, já ouvi dizer que para se manter a escala, em alguns casos, perde-se muito da manobrabilidade, ficando um vôo menos estável.

Faz sentido ? Em helicópteros acontece algo semelhante ? Um vôo em escala é mais instável ?
brenocampana
membro
Mensagens: 406
Registrado em: Sex Mar 13, 2009 6:41 pm
Localização: Ribeirão Preto / SP

Mensagem por brenocampana »

Pela minha experiência, voar um heli carenado, pode se tornar mais instável porque aumenta a superfície de impacto do vento.... ou seja, o heli sente mais o vento do que sem carenagem.... Eu acho que depois que ele estiver bem regulado (rotação, comandos), vc tem uma estabilidade muito bacana... ele fica pesadão pra voar..... fica bem mais real....
Na minha opinião, fica até mais fácil de voar.... desde que bem regulado...
Mas isso depende tbm do tamanho do heli.... o 450 é sempre mais arisco que o 500, e por ai vai....
Avatar do usuário
LucaGet
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qui Fev 23, 2012 12:58 pm
Contato:

Mensagem por LucaGet »

Olha m_mota, todos aeromodelos e helimodelos que até hoje eu voei, quanto mais perto da escala e quanto maior for, mais facil é de voar, logico que você pode opitar em deixar ele mais arisco.
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

Eu montei um 450 escala, MD500. Acho mais difícil de pilotar do que ele quando era sem a carenagem. Não sei se é por causa de regulagem, um pouco mais de medo por causa da carenagem, ou é assim mesmo, mas que fica diferente fica, fica mais lerdo, mas não notei perda em estabilidade não.
marcos luciano rodrigues
membro
Mensagens: 523
Registrado em: Ter Fev 23, 2010 4:54 pm
Localização: mogi guaçu sp

Mensagem por marcos luciano rodrigues »

tambem tive um 450 com fuzelagem md e nao gostei pois achei que ficou mais pesado e nao voava bem,mas pode ser regulagem sei la,vendi ele rapidinho.
rene
membro
Mensagens: 219
Registrado em: Sex Abr 29, 2011 12:26 pm
Localização: Poços de Caldas-MG

Mensagem por rene »

eu carenei o meu 500 e gostei bastante.
achei melhor de voar carenado
Avatar do usuário
Alexandre33
membro
Mensagens: 502
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 1:37 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Alexandre33 »

A impressão que tenho é que helis maiores, tipo 550 pra cima, ficam melhor de carenar do que um 450. É minha impressão. O pessoal que já teve experiências com vários tamanhos de escala podiam dar suas opiniões na prática mesmo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

Qualquer modelo em escala, quanto mais fiel ao shape do modelo real e menor a escala, pior a interação aerodinamica e maior a turbulencia.

Se comparados aos seus equivalentes em escala menor, os avioes grandes sao muito mais faceis de se voar.

Isto nao tem a ver com o fator de ser aviao, heli etc. Mas sim com a parte da Fisica que rege as interaçoes aerodinamicas que o publico conhece: A Mecanica dos Fluidos, em uma parte chamada "Semelhança fisica e similaridade dinamica".

Por esta mesma razao, na industria aerospacial e automobilistica, os estudos inciais sao feitos em modelos de escala reduzida. Mas os estudos finais sao em escala cheia ou proximo a ela.

Conheço pessoalmente muitos pilotos que voam giant mas qua nao sao capazes de trazer um Cessna 182 da art-tech em segurança ou com um minimo de realismo ate o chao.

Creio que muita gente aqui deva ter caido no conto do P-51 do Mercado Livre, anunciado como "para inciantes". É pequeno e, por isto, dificilimo de se pilotar. Nao conheco ninguem que tenha comprado e nunca tenha caido. Mesmo pilotos experientes, que o apelidaram aqui de "Bostang".
antonio carreiras
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Abr 20, 2012 6:18 pm
Localização: ponte de sor Portugal

Mensagem por antonio carreiras »

Boa tarde eu venho aqui perguntar se alguem ja carenou um raptor 50 com uma fuselagem do esquilo as350, com Aling 3g flybarless, eu estou a montar essa fuselagem e se alguem ja voou.
Avatar do usuário
benites
Equipe E-voo.com
Mensagens: 5335
Registrado em: Ter Dez 02, 2008 6:14 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por benites »

[quote:4b15d83e42="antonio carreiras"]Boa tarde eu venho aqui perguntar se alguem ja carenou um raptor 50 com uma fuselagem do esquilo as350, com Aling 3g flybarless, eu estou a montar essa fuselagem e se alguem ja voou.[/quote:4b15d83e42]Mas qual é a sua dúvida,exatamente :?: .
Responder