O vôo em escala é um vôo mais estável ?
- m_mota
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O vôo em escala é um vôo mais estável ?
Em aviões, já ouvi dizer que para se manter a escala, em alguns casos, perde-se muito da manobrabilidade, ficando um vôo menos estável.
Faz sentido ? Em helicópteros acontece algo semelhante ? Um vôo em escala é mais instável ?
Faz sentido ? Em helicópteros acontece algo semelhante ? Um vôo em escala é mais instável ?
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Pela minha experiência, voar um heli carenado, pode se tornar mais instável porque aumenta a superfície de impacto do vento.... ou seja, o heli sente mais o vento do que sem carenagem.... Eu acho que depois que ele estiver bem regulado (rotação, comandos), vc tem uma estabilidade muito bacana... ele fica pesadão pra voar..... fica bem mais real....
Na minha opinião, fica até mais fácil de voar.... desde que bem regulado...
Mas isso depende tbm do tamanho do heli.... o 450 é sempre mais arisco que o 500, e por ai vai....
Na minha opinião, fica até mais fácil de voar.... desde que bem regulado...
Mas isso depende tbm do tamanho do heli.... o 450 é sempre mais arisco que o 500, e por ai vai....
- Alexandre33
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- Alexandre33
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- fabiofleal
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Qualquer modelo em escala, quanto mais fiel ao shape do modelo real e menor a escala, pior a interação aerodinamica e maior a turbulencia.
Se comparados aos seus equivalentes em escala menor, os avioes grandes sao muito mais faceis de se voar.
Isto nao tem a ver com o fator de ser aviao, heli etc. Mas sim com a parte da Fisica que rege as interaçoes aerodinamicas que o publico conhece: A Mecanica dos Fluidos, em uma parte chamada "Semelhança fisica e similaridade dinamica".
Por esta mesma razao, na industria aerospacial e automobilistica, os estudos inciais sao feitos em modelos de escala reduzida. Mas os estudos finais sao em escala cheia ou proximo a ela.
Conheço pessoalmente muitos pilotos que voam giant mas qua nao sao capazes de trazer um Cessna 182 da art-tech em segurança ou com um minimo de realismo ate o chao.
Creio que muita gente aqui deva ter caido no conto do P-51 do Mercado Livre, anunciado como "para inciantes". É pequeno e, por isto, dificilimo de se pilotar. Nao conheco ninguem que tenha comprado e nunca tenha caido. Mesmo pilotos experientes, que o apelidaram aqui de "Bostang".
Se comparados aos seus equivalentes em escala menor, os avioes grandes sao muito mais faceis de se voar.
Isto nao tem a ver com o fator de ser aviao, heli etc. Mas sim com a parte da Fisica que rege as interaçoes aerodinamicas que o publico conhece: A Mecanica dos Fluidos, em uma parte chamada "Semelhança fisica e similaridade dinamica".
Por esta mesma razao, na industria aerospacial e automobilistica, os estudos inciais sao feitos em modelos de escala reduzida. Mas os estudos finais sao em escala cheia ou proximo a ela.
Conheço pessoalmente muitos pilotos que voam giant mas qua nao sao capazes de trazer um Cessna 182 da art-tech em segurança ou com um minimo de realismo ate o chao.
Creio que muita gente aqui deva ter caido no conto do P-51 do Mercado Livre, anunciado como "para inciantes". É pequeno e, por isto, dificilimo de se pilotar. Nao conheco ninguem que tenha comprado e nunca tenha caido. Mesmo pilotos experientes, que o apelidaram aqui de "Bostang".
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