transformando o rotor normal para flybaless

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

transformando o rotor normal para flybaless

Mensagem por Joel Barbosa »

fiz a transformação de um rotor de 450 normal para flybarless DFC, ficou muito bom, só comprei o 3g, instalei o heli numa fuselagem do jet ranger 206, agora estou transformando o rotor do meu 600 para flybarless DFC, eu achei um tanto fácil no 450 e com um excelente resultado, se eu não disser que tranformado, nem percebem. Alguém já fez isso num 600?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Quando o flybarless começou a surgir a alguns anos atrás, muitos modelistas faziam isso, depois percebeu-se que para fins de vôo 3D não compensava muito, o rotor projetado para FBL possui diferenças geométricas que otimizam em muito o vôo 3D "hard".

Agora no sei caso, como é para escala, realmente vai funcionar perfeitamente sendo convertido, é só fazer direitinho no 600 também que não tem erro.

Abraços.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

PS.: Agora que percebi, você disse que converteu um rotor convencional para flybarless "DFC", é isso mesmo? Sabe exatamente a diferença entre um rotor flybarless comum e um DFC? Porque os primeiros rotores DFC apresentaram falhas em vôo por não suportar o esforço devido à torção do spindle shaft...

Se possível poste uma foto pra gente ver.
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

eu tinha transformado para flibarless normal, ai comprei o link align dfc e instalei, foi necessário somente a troca da haste de metal para roquear o balllink, ficou excelente, postarei fotos hj a noite.
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

Foto
Anexos
1396990635642.png
1396990635642.png (31.81 KiB) Exibido 3606 vezes
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Então Joel, os rotores convencionais flybar, principalmente os projetos mais antigos, costumam possuir dampers muito macios, e também o spindle shaft costuma ser mais curto, e isso ocasiona muita torção do spindle em relação à linha longitudinal do eixo principal (main shaft), e o que se descobriu com os primeiros rotores DFC da Align foi que devido a isso ocorreram várias ocorrências de quebra dos parafusos que prendem os braços DFC e se não me engano houve casos de quebra até do braço do pega-pás, depois modificaram o projeto reforçando essas partes e tornando o rotor mais rígido.

Mesmo o seu caso sendo um heli escala, onde o vôo costuma ser muito suave, convém verificar isso para evitar uma quebra em vôo que será catastrófica, no mínimo você precisa utilizar dampers bem rígidos nesse seu rotor.

Quanto a foto, me referi a uma foto em close do rotor modificado, se conseguir tirar uma posta aqui pra gente ver.

Abraços.
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

muito bom sua observação, vou verificar sempre após os vôos, qualquer sinal de fadiga nos braços.
Anexos
20140409_062242.jpg
20140409_062242.jpg (39.56 KiB) Exibido 3573 vezes
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

vc teria algum damper mais rigido pra me indicar, para o 450 e para o 600
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

Cara comprei uns damperes da tarot pro meu 450 que parece um pedacinho de canudo para 4mm... ele eh tao rigido que meu heli ficou ate duro para dar grau.. hahaha.. mas vai lacear um pouco..
Responder