flybarless X velocidade

Nesta áreas vamos mostrar a montagem e criação das obras de arte em helis escala RC
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

flybarless X velocidade

Mensagem por Joel Barbosa »

Converti um rotor para flybarless, pois fiz o heli escala e o original e bi pa, porem notei que o heli tende a cabrar quando aumento a velocidade, o que esta restrigindo muito a velocidade no voo de cruzeiro, tentei regular no fbl, mas nao resolveu, ficou pior qdo converti para dfc, estou achando que a restricao no batimento, causado pelo dampers mais duros esta causando esse problema, alguem ja teve problemas parecidos?
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Qual controladora flybarless e quais pás?
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

Pas normais e align 3g.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7810
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:627253e6af="Joel Barbosa"]Pas normais e align 3g.[/quote:627253e6af]

Pás normais é triste né? Suponho que seja as originais flybar.

O 3G não é lá o melhor dos sistemas... Mas tente subir o ganho do cíclico e ver se melhora. Eu recomendaria trocar para uma controladora boa e usar pás flybarless para o melhor resultado...
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

A diferenca entre as pas normais e flybarless sao somente o cg que e deslocado mais para a ponta?
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

Minha pretencao era por pas de madeira, acho elas melhores para escala por serem menos rigidas, mas imagino que nao deve existir para flybarless.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Lembrado também que a geometria de um rotor convertido não é a ideal como em um rotor originalmente FBL, e tem que ver também os servos que está usando, se tem a velocidade necessária, ou seja, tem vários fatores nessa equação.

Abraços.

PS.: Usar pás convencionais em um sistema FBL não vai fazer diferença nenhuma em vôo normal, o conjunto controladora/servos é que o coração do sistema.
Joel Barbosa
membro
Mensagens: 55
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 9:14 am
Localização: Belo Horizonte MG

Mensagem por Joel Barbosa »

O rotor flybarless e voltado mais para 3d? Acho que o problema que estou tendo e mais um problema da aerodinamica e construcao de rotor do que do sistema em si, vou retirar o dfc e colocar dampers bem macios, teoricamente tem que melhorar, vamos ver na pratica.
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

E o CG como está???
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ferrabra »

O heli em escala é muito mais pesado do que o heli para o qual o rotor está desenhado? Você está tendo que dar muito pitch para o heli sair do chão? Qual é o range de pitch que você adotou no seu heli?
Se o heli precisa de muito pitch para sair do solo, quando o heli ganha velocidade, a assimetria de sustentação entre a pá que avança e a que recua aumenta, gerando um torque aerodinâmico que forçaria o heli a tombar para a esquerda. Devido a rotação do rotor e a conservação de momento angular, a tendência do heli passa ser a de cabrar e virar para a esquerda. Se o rotor gira no sentido oposto o efeito é o mesmo.
[yt]93RSJwL07yI[/yt][yt]2i_lZjpPpJ0[/yt]
Um estabilizador bem regulado compensa automaticamente estes efeitos....
Responder