Saab Gripen 50%

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.

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Saab Gripen 50%

Mensagempor Abib » 19 Set 2016 15:56

https://www.youtube.com/watch?v=8yf_QTbDeWM

Quando você constrói aquele modelo todo reforçado e esquece de colocar uma longarina no leme de um modelo com 100Kg de peso na decolagem...
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

Jacimar
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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Jacimar » 19 Set 2016 16:53

Quase chorei . . . e eu triste porque quebrei uma hélice . . .

igorfragoso
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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor igorfragoso » 19 Set 2016 23:36

Impressionante! Parece até que foi atingido por alguma coisa... que prejuízo e decepção...

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ricardovasc
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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor ricardovasc » 20 Set 2016 08:00

Ainda bem que aparentemente ninguém se feriu, pois um aeromodelo (aeronave) nesta escala poderia causar grandes problemas.

Uma pena o ocorrido, pois era muito bonito.

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Abib » 20 Set 2016 08:42

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Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Jacimar » 20 Set 2016 09:52

Bom dia prezados ! vendo e revendo esse trecho da filmagem parece que o aero foi feito com pouco reforço em tudo, quando o estabilizador vertical quebra e o aero cabra as asas também não suportam . . . sinistro . . .

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Hidden » 20 Set 2016 10:26

Jacimar escreveu:Bom dia prezados ! vendo e revendo esse trecho da filmagem parece que o aero foi feito com pouco reforço em tudo, quando o estabilizador vertical quebra e o aero cabra as asas também não suportam . . . sinistro . . .


Amigo, a física não perdoa... Massa, inércia... Os esforços crescem exponencialmente com o tamanho da aeronave...

Quando você pensa num aero parkflyer, levinho, de isopor P3 entelado com fita, na realidade ele tem uma relação de peso/resistência altíssima, pois tem pouca massa, tem resistência e flexibilidade... Por isso nossos queridos parkflyers, zaguis e afins, caem de "focinho" no chão, e a gente só puxa o isopor de volta pro lugar e tá tudo certo...

Agora no caso de massas maiores, toda aeronave terá seu limite, até mesmo aeronaves reais tem seus limites, que se não forem rigorosamente respeitados, haverá falha estrutural...

Em resumo, veja bem o tamanho do jato do vídeo em questão, quando o leme se quebra o corpo do jato gira rapidamente no eixo gerando um arrasto altíssimo na área das asas, com toda a massa concentrada na fuselagem querendo continuar sua trajetória... Acredite, nenhum reforço a mais suportaria aquela situação... Afinal, se reforçar demais, não voa... rsrs

Abraços.
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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Hidden » 20 Set 2016 10:33

O que este caso deixa claro também, é que chega um ponto que divide um aeromodelo de uma aeronave real (bem, um aeromodelo é uma aeronave, mas acho que deu para entender... rsrs) pois em determinado ponto, o construtor já vai ter que ser engenheiro aeronáutico mesmo...

Só estou tecendo um comentário, não conheço a história de construção deste aero, obviamente um projeto deste porte tem muito investimento e embasamento, mas fica óbvio que houve um erro no projeto, ou ao menos na interpretação do mesmo... afinal, quem disse ao piloto que este jato poderia voar em faca, por exemplo??

Jatos reais possuem sistemas eletrônicos que limitam os ângulos de ataque em diversas situações, caso contrário também se desintegrariam no ar...
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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor John-Henrique » 20 Set 2016 13:04

Ali ele se quebrou todo justamente pelo que foi dito pelo @ HIDDEN, independente dos reforços em alta velocidade toda a resistência do ar foi para a parte de baixo da fuselagem e asas, foi praticamente o mesmo que soltar o aero do céu contra o solo. Imagine você mergulhando (avião voando) numa piscina do tranpolin, agora imagine você pulando do trampolin e caindo na água deitado (esse avião na posição em que se partiu), é o mesmo principio.

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor _fgp_ » 20 Set 2016 22:23

O fato dele ter entrado em um "tuneau" antes, não teria que ter ocorrido o mesmo?
Afinal, ele entra em uma situação similar a um voo de faca, ficando por alguns segundos em faca, antes de entrar no "tuneau".

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor Hidden » 21 Set 2016 10:14

_fgp_ escreveu:O fato dele ter entrado em um "tuneau" antes, não teria que ter ocorrido o mesmo?
Afinal, ele entra em uma situação similar a um voo de faca, ficando por alguns segundos em faca, antes de entrar no "tuneau".


Não necessariamente, no tuneau, quando feito de forma mais rápida, o esforço ocorre nas longarinas das asas mesmo, a menos que fosse um tuneau de 4 pontos, com uma "paradinha" em faca, mas no tuneau normal, o uso de leme é mínimo, dependendo do equilíbrio do modelo nem se usa o leme para manter a rota.

Agora no momento em que o leme se quebra, nota-se nitidamente que a intenção do piloto era entrar em faca de forma abrupta, assim como se faz com os aeros acrobáticos, mas infelizmente na hora que ele "desceu" o dedo no leme, o mesmo não suportou ocasionando o acidente.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...

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Re: Saab Gripen 50%

Mensagempor mgmarcio » 21 Set 2016 13:18

Se voce olhar quadro a quadro, perceba que as asas começam a espedaçar num angulo nao muito forte, achei estranho mesmo moer desse jeito.
É um angulo de ataque normal, como se voce cabrasse para uma subida vertical. Com certeza faltou reforço nessa estrutura.
Agora amigo Hidden, reforço nunca é demais e temos a fibra de carbono ai para nos ajudar, voce pode até fazer o aviao inteiro de fibra de carbono que vai ficar super leve e praticamente indestrutivel ( só o bolso que não vai!).

Na minha opinião esse jato nao ia aguentar nem um looping!

Vejam esse L-39, olhem o que o cara faz: https://www.youtube.com/watch?v=bMFxkbgSSqk

Abcs


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