Jato para Iniciante

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.

Moderador: Paulinho

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Megafly
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Mensagempor Megafly » 04 Nov 2011 11:02

Renato, voar jato é tranquilo, a unica vez que eu "quase" quebrei heheh foi no meu segundo voo onde vim muito rapido e um pouco alto, a turbina estava desembalada e quando fui arremeter "cade o motor"? 5 ou 6 segundo são uma eternidade nessa hora, acredite viu rsss
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.

Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.


Abs.

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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 04 Nov 2011 13:08

[quote:13d1ec2aad="Modellbau"]
Bom dia Renato,

Na verdade nao e muito direferente do que voce ja esta acostumado.

O famoso "delay" so se da de Idle, marcha lenta avancando, se a turbina ja estiver um 1/4 de potencia voce quase nao tem delay, o truque e so colocar em idle quando realmente nao precisar, muito alto ou pouso garantido.

Eu tenho 3 setups, um pra taxi, muita bequilha, um pra muitos comandos (30% de exponencial) e um para pouso (40 a 45% de exponencial) e pouco comando.

Apos o trem baixo e flap full ele fica de 50% de potencia pra cima, realmente o arrasto e muito.

Na verdade se voce voa um Habu ou similar ja esta apto ao jato!

Quanto a temperatura, pressao etc... nao afeta muito nao, logico variacoes pequenas, porque a sobra de potencia em um RC sempre e exagerada em relacao aos avioes 100% onde 5C ou 1000FT fazem uma diferenca enorme.

Vem pro jato!!! Speed is Life![/quote:13d1ec2aad]

Obrigado pelas explanações, é mais ou menos o que eu imaginava. O que mais gosto nos jatos RC é que ao meu ver é o que mais se aproxima do vôo 100% escala, gosto de voar um vôo escala, o bacana é ver um RC e ele se parecer com um avião voando e não um brinquedo que faz qualquer coisa. Os giants a gasolina, glows, etc, também podem ser voados assim, mas o que se mais vê hoje é pessoal voando 3D, já os jatos é diferente, os vôos são bem escala.

Eu sou irmão do Roberto Denadai, quem sabe se ele encarar essa depois eu não me animo.

Abs e obrigado,
Renato D. Pullin

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Renato_Pullin
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Mensagempor Renato_Pullin » 04 Nov 2011 13:10

[quote:e1cca1928e="Megafly"]Renato, voar jato é tranquilo, a unica vez que eu "quase" quebrei heheh foi no meu segundo voo onde vim muito rapido e um pouco alto, a turbina estava desembalada e quando fui arremeter "cade o motor"? 5 ou 6 segundo são uma eternidade nessa hora, acredite viu rsss
eu uso somente 15% de exponencial uso comandos medianos, não precisa de muito comando não.

Vai acompanhando o topico de montagem do Panther Jet que você vai ver bastante coisa legal.


Abs.[/quote:e1cca1928e]

Estou olhando lá, lindo avião heim!
Renato D. Pullin

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Mensagempor Roberto Denadai » 05 Nov 2011 01:10

Bom a decisão foi feita, vou pegar um tornado mesmo pra começar. Muita gente gostou do avião

Devo comprar em janeiro que tem o bônus da empresa :-)

abs

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Mensagempor Megafly » 05 Nov 2011 01:14

Legal Roberto, se quiser uma K80 vou vender a minha.
Acho que esta com menos de 4 horas de uso.

Abs.

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Mensagempor Roberto Denadai » 05 Nov 2011 21:26

Vai por uma jetcat no tornado ?

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Mensagempor Megafly » 06 Nov 2011 03:45

Não, estou com 3 Kingtech, 2 80 e uma 140, vou vender u,a 80f, e tambem tenho uma jet 120...

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Mensagempor Megafly » 06 Nov 2011 03:47

So qyuero vender para ficar com todas querostart. Mas é so por isso mesmo.

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Mensagempor Roberto Denadai » 07 Nov 2011 14:52

Olhando esse video parece um brinquedão voando

As passagens lentas são lentas mesmo e o avião parece estável. A passagem no 4:25 do vídeo é muito lenta e o pouso tranquilo

Me parece um excelente treinador tb

http://youtu.be/YPlQH2qSbvk

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Mensagempor Megafly » 07 Nov 2011 16:27

Também né! Olha o tamanho desse jato, o Hawk da Skygate é muito estavel, muito grande e muito pesado ehhehe
Acho que no Brasil só tem um voando... do Padua.

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Mensagempor Roberto Denadai » 07 Nov 2011 17:23

E o cara usa uma jetcat P 160 , pra um avião desse tamanho

Sim eu vi no youtube o jato do Pádua, mas ele usa uma P 200

Pádua :

http://youtu.be/Lfy1CQ5Ga0w

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Mensagempor Megafly » 07 Nov 2011 17:27

Esse aero é sonho de conssumo.

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Mensagempor RafaelMq » 07 Nov 2011 20:49

E o que voces falam sobre o Jato HotSpot... Pessoal de cuiaba que começa nos jatos começa com ele.

Abraços !!

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Outras opções....

Mensagempor Mucio Viana Jr » 10 Nov 2011 08:54

Roberto, só achei este post hoje e percebi que muita coisa apareceu nele. Muito bacana. Vou aproveitar para compartilhar minha experiência.
- Tenho 20 anos de aeromodelismo. Já voei quase tudo (VCC, RC glow e elétrico, planador, heli glow e elétrico) e este ano comecei no jato.
- Jatos não são coisa de outro mundo mas também não são coisas triviais. Além do investimento financeiro a operação é mais complexa (e também perigosa). Requer mais atenção e, principalmente, mais disciplina e cuidado.
- O vôo do jato é diferente mesmo, principalmente no pouso. Mas há modelos como o Tornado que foram desenvolvidos para facilitar muito nossa vida. Anos atrás tudo era absurdo de caro e pouca gente sabia (pano preto para manter a informação com poucos e cobrarem preços absurdos).
- Existe também um outro jato para iniciante chamado Boomerang (www.boomerangjets.com). É o que eu tenho. É fantasticamente dócil e previsível. Do nível do Tornado ou melhor (arrisco dizer). Entretanto não achei que o venda no Brasil. Só comprei ele porque estava no exterior.
- Turbina: Jet Cat é muito boa sim, mas não é a única. Tem a King Tech que está se posicionando muito bem no mercado e eu sugeriria também vc pesquisar a turbina inglesa Wren (www.wrenturbines.co.uk). A Wren é muito respeitada nos EAU e Europa. Eu estou voando uma Wren 100 (10Kg) no meu Boomerang. Está com 15 horas e posso dizer que é simplesmente excelente. Detalhe, o intervalo de manutenção dela é 50 horas e não 25 como a JetCat.
- Por fim, eu diria que com jatos a gente não leva (ou quase não leva) o stick para idle. Em qualquer fase do vôo a posição mais baixa que deixo o stick é em torno de 20% que é para ter melhor tempo de resposta. Stick idle é no pouso quado o modelo já está perto do chão.

Abraço.

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Mensagempor robson_oa » 11 Nov 2011 11:49

Uma pergunta, pois sou zero à esquerda em jatos.

Porque radios de 12 canais, é obrigatório ou uma questão de opção, quais são as mixagens envolvidas para se justificar o uso de 12 canais?
Aileron, profundor, leme, acelerador, flaps, gear e freio, só aqui são sete os outros cinco seriam para que?

Me esclareçam por favor.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI

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Mensagempor Megafly » 11 Nov 2011 12:06

Robson acontece que o flape por exemplo eu uso 2 canais. Fica muito mais facil de configurar e você pode ativar o flape trim no radio, no aileron mesma coisa 2 canais, assim posso usar um pouco de "crow" (ailerons levantados) durante o pouso, isso funciona como uma especis de washout. leme separado da bequilha, assim posso ajustar o avião para manter a linha reta ajustando pelo radio e sem conflitar com o leme, e por ai vai...

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Mensagempor Mucio Viana Jr » 11 Nov 2011 12:38

Robson, não é obrigado o uso de um de 12 canais, mas tudo acima de 9 ajuda muito. Veja meu exemplo, que tenho um modelo considerado treinador (o Boomerang Sprint):
- Motor (1)
- Profundor (1)
- Leme (1)
- Aileron (2, cada aileron num canal permite a função crow como o colega megafly falou, função muito útil)
- Flap (1)
- Trem de pouso (1)
- Freio (1), normalmente o freio é associado ao comando de profundor para baixo. Se o freio é a ar então colocamos canal dedicado a ele com uma mixagem para quando o trem está recolhido o freio não funciona. Assim não corremos o risco do ar acabar durante o vôo)
- Steering/bequila (1), usando um canal dedicado para a bequilha voce também pode mixá-la de modo que ela não fique movendo qdo o trem está recolhido.
Bom, só aqui já foram 9 canais, os 9 do meu JR9503.
Acho que para um jato, o mínimo é 7 canais.
Abraço,

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Mensagempor robson_oa » 11 Nov 2011 12:39

[quote:7678a24e5e="Megafly"]Robson acontece que o flape por exemplo eu uso 2 canais. Fica muito mais facil de configurar e você pode ativar o flape trim no radio, no aileron mesma coisa 2 canais, assim posso usar um pouco de "crow" (ailerons levantados) durante o pouso, isso funciona como uma especis de washout. leme separado da bequilha, assim posso ajustar o avião para manter a linha reta ajustando pelo radio e sem conflitar com o leme, e por ai vai...[/quote:7678a24e5e]

[quote:7678a24e5e="mvianajr"]Robson, não é obrigado o uso de um de 12 canais, mas tudo acima de 9 ajuda muito. Veja meu exemplo, que tenho um modelo considerado treinador (o Boomerang Sprint):
- Motor (1)
- Profundor (1)
- Leme (1)
- Aileron (2, cada aileron num canal permite a função crow como o colega megafly falou, função muito útil)
- Flap (1)
- Trem de pouso (1)
- Freio (1), normalmente o freio é associado ao comando de profundor para baixo. Se o freio é a ar então colocamos canal dedicado a ele com uma mixagem para quando o trem está recolhido o freio não funciona. Assim não corremos o risco do ar acabar durante o vôo)
- Steering/bequila (1), usando um canal dedicado para a bequilha voce também pode mixá-la de modo que ela não fique movendo qdo o trem está recolhido.
Bom, só aqui já foram 9 canais, os 9 do meu JR9503.
Acho que para um jato, o mínimo é 7 canais.
Abraço, [/quote:7678a24e5e]

Ok, entendi, para usar as funções de voo não ligadas diretamente a turbina.
Pensava que pelo fato de ser impulsionado à turbina, a mesma exigisse canais extra.

Obrigado pelo esclarecimento.
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Mensagempor Megafly » 11 Nov 2011 12:42

Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.

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Mensagempor Mucio Viana Jr » 11 Nov 2011 12:46

Megafly,
Eu não sabia disso. Um colega nosso do clube que tem uma P120SX usa (pelo que vi durante a operação) apenas um canal. O ligar e desligar é no trim.
Minha Wren liga e desliga também só no trim.
Vocês veem algum vantagem em ter dois canais para a turbina?

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Mensagempor robson_oa » 11 Nov 2011 12:47

[quote:0670ccc15b="Megafly"]Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.[/quote:0670ccc15b]

Então em caso de uma pane qualquer(crash inevitavel), usando somente um canal eu não tenho como apagar a mesma antes da colisão?
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Mensagempor Lambreta » 11 Nov 2011 12:50

[quote:02fa4eb6bd="robson_oa"][quote:02fa4eb6bd="Megafly"]Bom, na Jetcat o ideal é usar 2 canais, uma para acelerar e outro para ligar e desligar, mas da pra usar somente 1 como nas Kingtech.[/quote:02fa4eb6bd]

Então em caso de uma pane qualquer(crash inevitavel), usando somente um canal eu não tenho como apagar a mesma antes da colisão?[/quote:02fa4eb6bd]

pense na agilidade: bateu a chave, off.

contra

baixe stick, baixa trim, off.
Marco Aurélio
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Mensagempor Lambreta » 11 Nov 2011 12:53

Curiosidade: há muito tempo li no RCGroups sobre sistema contra incendio onbord em jatos grandes.

Usam isso?
Marco Aurélio

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Mensagempor Mucio Viana Jr » 11 Nov 2011 12:58

Lambreta,
Na minha turbina, mesmo que o stick esteja fora do idle, se baixar o stick ela corta.
Minhas observações nestes 6~7 meses de vôo é que a diferença de tempo entre baixar um trim ou bater uma chave é ínfimo quando comparado ao tempo da ECU comandar o corte da turbina (uns 3 seg. após o comando).
Bom, apenas minhas considerações, sem polemizar, rss...
Se há canais disponíveis, tudo que puder melhorar é bem vindo.

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Mensagempor Megafly » 11 Nov 2011 13:00

Da pra ter agilidade usando somente um canal, no meu radio o trim do motor é convencional então da pra matar a turbina bem rápido.

Existe esse sistema sim, é ate bem pequeno, uma garrafinha de co2. Mas eu nunca vi ninguem usando, jatos não pegam fogo tão facil assim, a não ser em caso de queda, mas ai o sistema de co2 vai pro saco tambem hehehe
O certo é sempre que for acionar a turbina ficar com o extintor apontado para o modelo, qualquer sinal estranho lasca co2, não estraga nada.


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