Jato para Iniciante
- Roberto Denadai
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Roberto, só achei este post hoje e percebi que muita coisa apareceu nele. Muito bacana. Vou aproveitar para compartilhar minha experiência.
- Tenho 20 anos de aeromodelismo. Já voei quase tudo (VCC, RC glow e elétrico, planador, heli glow e elétrico) e este ano comecei no jato.
- Jatos não são coisa de outro mundo mas também não são coisas triviais. Além do investimento financeiro a operação é mais complexa (e também perigosa). Requer mais atenção e, principalmente, mais disciplina e cuidado.
- O vôo do jato é diferente mesmo, principalmente no pouso. Mas há modelos como o Tornado que foram desenvolvidos para facilitar muito nossa vida. Anos atrás tudo era absurdo de caro e pouca gente sabia (pano preto para manter a informação com poucos e cobrarem preços absurdos).
- Existe também um outro jato para iniciante chamado Boomerang (www.boomerangjets.com). É o que eu tenho. É fantasticamente dócil e previsível. Do nível do Tornado ou melhor (arrisco dizer). Entretanto não achei que o venda no Brasil. Só comprei ele porque estava no exterior.
- Turbina: Jet Cat é muito boa sim, mas não é a única. Tem a King Tech que está se posicionando muito bem no mercado e eu sugeriria também vc pesquisar a turbina inglesa Wren (www.wrenturbines.co.uk). A Wren é muito respeitada nos EAU e Europa. Eu estou voando uma Wren 100 (10Kg) no meu Boomerang. Está com 15 horas e posso dizer que é simplesmente excelente. Detalhe, o intervalo de manutenção dela é 50 horas e não 25 como a JetCat.
- Por fim, eu diria que com jatos a gente não leva (ou quase não leva) o stick para idle. Em qualquer fase do vôo a posição mais baixa que deixo o stick é em torno de 20% que é para ter melhor tempo de resposta. Stick idle é no pouso quado o modelo já está perto do chão.
Abraço.
- Tenho 20 anos de aeromodelismo. Já voei quase tudo (VCC, RC glow e elétrico, planador, heli glow e elétrico) e este ano comecei no jato.
- Jatos não são coisa de outro mundo mas também não são coisas triviais. Além do investimento financeiro a operação é mais complexa (e também perigosa). Requer mais atenção e, principalmente, mais disciplina e cuidado.
- O vôo do jato é diferente mesmo, principalmente no pouso. Mas há modelos como o Tornado que foram desenvolvidos para facilitar muito nossa vida. Anos atrás tudo era absurdo de caro e pouca gente sabia (pano preto para manter a informação com poucos e cobrarem preços absurdos).
- Existe também um outro jato para iniciante chamado Boomerang (www.boomerangjets.com). É o que eu tenho. É fantasticamente dócil e previsível. Do nível do Tornado ou melhor (arrisco dizer). Entretanto não achei que o venda no Brasil. Só comprei ele porque estava no exterior.
- Turbina: Jet Cat é muito boa sim, mas não é a única. Tem a King Tech que está se posicionando muito bem no mercado e eu sugeriria também vc pesquisar a turbina inglesa Wren (www.wrenturbines.co.uk). A Wren é muito respeitada nos EAU e Europa. Eu estou voando uma Wren 100 (10Kg) no meu Boomerang. Está com 15 horas e posso dizer que é simplesmente excelente. Detalhe, o intervalo de manutenção dela é 50 horas e não 25 como a JetCat.
- Por fim, eu diria que com jatos a gente não leva (ou quase não leva) o stick para idle. Em qualquer fase do vôo a posição mais baixa que deixo o stick é em torno de 20% que é para ter melhor tempo de resposta. Stick idle é no pouso quado o modelo já está perto do chão.
Abraço.
Uma pergunta, pois sou zero à esquerda em jatos.
Porque radios de 12 canais, é obrigatório ou uma questão de opção, quais são as mixagens envolvidas para se justificar o uso de 12 canais?
Aileron, profundor, leme, acelerador, flaps, gear e freio, só aqui são sete os outros cinco seriam para que?
Me esclareçam por favor.
Porque radios de 12 canais, é obrigatório ou uma questão de opção, quais são as mixagens envolvidas para se justificar o uso de 12 canais?
Aileron, profundor, leme, acelerador, flaps, gear e freio, só aqui são sete os outros cinco seriam para que?
Me esclareçam por favor.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI