JATOMODELISMO e SEGURANÇA!!!

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
HLANG
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JATOMODELISMO e SEGURANÇA!!!

Mensagem por HLANG »

Mais uma vez, nosso grande divulgador e empreendedor do jatomodelismo, Sr. Bob Violett nos chama a atenção para as REGRAS DE SEGURANÇA aplicadas particularmente para os jatos RC.

Nós que pensamos que os americanos são todos CERTINHOS!!!!.... , eles mesmos estão prejudicando cada vez mais essa modalidade de voo RC.
Essa não é a primeira vez que vejo no site da BVM, cartas, orientações, chamadas para que todos fiquem atentos para as normas de segurança da AMA.

Lá nos USA, pilotos de jatos RC estão DESRESPEITANDO os limites de velocidade, área e limites de vôo, colocando em risco o público que assiste os eventos e os próprios colegas de vôo.

Vários órgãos regulamentadores nos USA já estão de olhos atentos para isso, segundo Bob Violett, o que pode em um futuro próximo colocar em risco a própria prática do jatomodelismo.

Como presidente de nosso clube em nossa cidade, sempre me preocupei com nossa segurança e tb com aqueles que nos assistem.
Nossos modelos, desde helicópteros, jatos, planadores, o que for, descontrolados por qualquer intercorrência humana ou eletrônica, podem colocar em cheque, uma vida humana.
Peço a todos que leiam no link abaixo, o que o Sr. Bob Violett escreveu, e cobrem de todos os amigos aeromodelistas, respeito as normas de segurança.
Em nosso país, a prática do jatomodelismo está crescendo muito com a vinda de turbinas e jatos mais acessíveis.
Muitos pensam que voar jato a reação é o mesmo que voar um aeromodelo a combustão ou jato elétrico. Ledo engano. Não se deixem levar pela auto confiança!
Peçam a ajuda de alguém que já voa a mais tempo. Procurem ler com atenção e entusiasmo sobre o funcionamento das turbinas. Com a internet, o acesso a informação se tornou fácil.

abrs a todos.
Henrique Lang - Presid. ASA (Associação São Lourenciana de Aeromodelismo)
http://www.bvmjets.com/Pages/Safety/flight_safety.htm


[b:c7034d0368]CARTILHA PARA A BOA PRÁTICA DO JATOMODELISMO [/b:c7034d0368]

1. Aeromodelos impulsionados por micro turbinas a querosene devem ser fabricados única e exclusivamente para esse fim. Evite comprar jatos ou modelos de treinamento ADAPTADOS para micro turbinas. As forças de aceleração e desaceleração que incidem nesses modelos estão muito além dos modelos convencionais que estamos acostumados a voar, com motores 2 e 4 tempos. As velocidades atingidas com as turbinas atuais já ultrapassam a casa dos 500km/h. Qualquer vibração, folga nas superfícies de controle, pode resultar na perda do modelo e em GRAVE ACIDENTE.
2. Instale FREIOS nas rodas, SEMPRE! Nunca deixe de usar os mesmos. Usar freio não é item de luxo. Trata-se de item de SEGURANÇA! Mesmo que você consiga pousar seu jato na pista de seu clube, pense sempre na possibilidade de um dia voar em outro local. Nem sempre as pistas serão as mesmas. Quanto menor a pista, maior a necessidade do uso dos freios. Não bastam os flaps, slats, e outros freios aerodinâmicos.
3. Instale sempre FILTRO DE COMBUSTÍVEL na linha do querosene. Ou antes da bomba de querosene ou entre ela e o tanque. Querosene estocado por muito tempo pode acumular debris e esses, por sua vez, vão para a turbina. O ideal seria, talvez, instalar o filtro antes do combustível chegar à bomba de querosene, pois assim tanto a bomba quanto a turbina ficariam mais imunes aos resíduos.
4. Instale sempre VÁLVULA DE SHUT OFF na linha do querosene, pois em caso de vazamento do mesmo, fechando a válvula, você diminui a chance de EXPLOSÃO. Mesmo que o FADEC corte a alimentação de querosene, nunca é demais ter um mecanismo de segurança de backup.
5. Se puder, use DOIS PACKS de alimentação para o receptor. Nunca é demais pensar em redundância. O investimento de um jato não é barato. Não se justifica economizar em baterias, ou pior ainda, confiar demais em sua bateria única. Quanto maior o número de servos, e aí vale lembrar, digitais, maior o consumo em amperagem e maior a descarga da bateria. Use packs de 6 volts, Litium Polímero ou Litium Fosfato, com ou sem regulador de voltagem, dependendo da marca, tipo de bateria, etc.
6. Sempre antes de decolar seu jato verifique o estado dos packs do receptor e do FADEC. NUNCA confie totalmente nas baterias. Não pense que por estar usando um Pack de ex. 4000mAh você poderá voar diversas vezes sem RECARREGAR as baterias. Nenhuma bateria está isenta de falhas. Verifique e verifique sempre os packs. Procure ao final de três a quatro voos, descarregar a bateria para ter uma ideia do quanto sobrou de amperagem. Dessa forma, terá uma ideia mais apropriada do quanto seu jato está consumindo em cada voo. Tanto os servos quanto o FADEC. Voltímetros não se prestam para essa verificação. O que vale é o consumo em iamperagem.
7. SEMPRE que possível, voe com alguém do seu lado. Essa pessoa poderá lhe ajudar, informando se algum modelo outro está cruzando sua linha de voo, se alguma pessoa encontra-se na pista de pouso e decolagem, se você pode fazer um rasante seguro, etc. Quem voa jato sabe que é extremamente difícil desgrudar os olhos do modelo. Em clubes com muitos modelos voando em conjunto, o risco de acidente é maior.
O mais prudente é solicitar uma janela de voo ISOLADA PARA SEU JATO. Não corra riscos com helicópteros, modelos elétricos e outross cruzando sua caixa de voo.
8. Um jatomodelo poderia ser comparado com um míssel teleguiado. A qualquer momento, uma falha eletromagnética ou humana pode desviar seu alvo e ele pode cair em cima de um carro, em cima de uma casa, em cima de seus amigos. A RESPONSABILIDADE LEGAL é SUA . Faça um checagem de seu modelo sempre ANTES de voar. Não deixe que a ANSIEDADE e a PRESSA em voar, nem mesmo os apelos de quem quer ver seu jato voar lhe faça esquecer e negligenciar os cuidados e o bom senso para um voo SEGURO. Faça de seu voo um ritual, um passo-a-passo, obedecendo as regras de segurança. Voce certamente impressionará muito mais seus colegas demonstrando como se voa com bom senso!
9. Os componentes eletromagnéticos de um jato são muito mais sensíveis do que podemos pensar. Sensíveis a variações climáticas, vibrações, etc. Embora sempre me diziam que jato não vibra, que não solta parafusos, o tempo me mostrou que não é bem assim. Por duas vezes consecutivas revisando um de meus jatos constatei que alguns parafusos dos servos de aileron e flap estavam SOLTOS. Se não tornarmos ROTINA a prática da prevenção, a emenda será pior do que o soneto. Teremos certamente um acidente.
10. Jatos carregam dentro de si, litros de querosene. Alguns carregam até 8 litros de querosene. Voar jato é o mesmo que voar uma bomba. Se um helicóptero cai, não explode. Se um aeromodelo glow ou gasolina cai, não explode. Mas se um jato perde o controle e cai, É UMA EXPLOSÃO com certeza. Já vi alguns vídeos em que a explosão tomou proporções CATASTRÓFICAS. Uma vez mais, A RESPONSABILIDADE é SUA!!
11. NUNCA deixe de levar consigo EXTINTOR de CO2. NUNCA pense que nada vai acontecer com seu jato. Mesmo que você já tenha voado mais de 200 vezes e diga que nada aconteceu, NUNCA se esqueça que ACIDENTES podem acontecer. EXTINTOR é ITEM OBRIGATÓRIO DE SEGURANÇA!
12. Nos Estados Unidos é proibido voar jatos a mais de 200mph. Apesar disso, muitos pilotos, dotados de um incrível talento e habilidade em comandar os sticks de seus rádios, com precisão sobre humana, DESREIPEITAM as normas de segurança, voando muito além dos 500km/h, fazendo voos fora dos limites da caixa de voo, rasantes próximos aos espectadores em clubes, esquecendo que, como diz nosso amigo Bob Violett, que basta apenas uma pequena falha humana ou eletromagnética para causar um desastre de proporções catastróficas, colocando em risco a prática futura desse esporte.
13. Existem hoje turbinas que podem alcançar velocidades próximas dos 1000 (mil!!!) km/h. Até onde irá o desejo de velocidade. A que preço? As turbinas estão cada vez mais acessíveis a nós. Os preços estão mais convidativos. Modelos de treinamento custando em torno de U$ 450,00 estão atraindo mais e mais um nicho maior de entusiastas dessa modalidade. As turbinas atuais estão caminhando para uma nova geração em que os solenoides, ECU, ficam todos embutidos dentro da própria turbina. Com isso, reduziu-se tremendamente a quantidade de fios, cabos e eletrônica “on board”. Para quem quiser ver para crer, procure a turbina de nome JETS MUNT VT-80, feita na Espanha.

Finalizando, gostaria muito de pedir a todos os entusiastas desse esporte maravilhoso, que participam desse fórum, que ajudem a divulgar nosso esporte com BOM SENSO, COM RESPEITO, vamos ajudar a todos que estão começando na era dos jatos, a praticá-lo com SEGURANÇA, pois nosso país tem pilotos de extrema habilidade e competência. Nosso país tem sido muito bem representado em eventos internacionais por colegas de nome. Mais e mais jatos começam a abrilhantar nossos clubes.
Não existem palavras para descrever a incrível sensação de prazer e emoção ao voar meus jatos. Embora tenha começado a voar jatos a pouco tempo, já estou partindo para meu terceiro jato.
Mas, apesar de tanta emoção, sempre me preocupei e continuarei a cobrar de todos em meu clube, o respeito às normas de segurança.
Abraços a equipe do e-voo

Henrique Lang - Presid. ASA (Associação São Lourenciana de Aeromodelismo).
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Olá HLANG, como vai?
Parabéns pela iniciativa, seria possível nos fornecer um manual completo de regras gerais desde manuseio em solo até o final do vôo, se ficar uma materia bem explicativa poderemos torná-la fixa, abração!
HLANG
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Mensagem por HLANG »

Vou tentar elaborar um verdadeiro checklist com dicas de segurança, do solo ao pouso.
Colocarei em breve aqui.
abrs.
Henrique
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

[quote:f46ddb1fca="HLANG"]Vou tentar elaborar um verdadeiro checklist com dicas de segurança, do solo ao pouso.
Colocarei em breve aqui.
abrs.
Henrique[/quote:f46ddb1fca] Maravilha, se tiver mais pilotos que queiram ajudar a incluir dicas, sugestões e exemplos de regras já utilizadas seria muito bom, abração!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
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Alex Câmara
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Mensagem por Alex Câmara »

Ótimo aviso. vou deixar seu tópico como fixo.
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farleymcad
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Mensagem por farleymcad »

Gostei dessa parte da importância do Spotter: " Um observador (Spotter) tem duas funções básicas para melhorar a segurança das operações. Em primeiro lugar, alertar o piloto de qualquer aeronave tripulada na área e aconselhar o piloto a reduzir a altitude e velocidade de modo que o piloto sozinho não tenha percebido. Em segundo lugar, o observador deve aconselhar o piloto se qualquer pessoa na pista além da linha de vôo estabelecida. Ambas as funções só podem serem realizadas se o observador está constantemente analisando o céu e a terra. Nas operações de voo rasante é o observador que deve autorizar a passagem rasante."
HLANG
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Mensagem por HLANG »

Alex.

Elaborei uma CARTILHA para a boa prática do jatomodelismo.

Não sou nenhum expert em jatos. Sou apenas fanático pelos mesmos. Espero poder contribuir com aqueles que estão começando na era dos jatos, com algumas informações, embora muito conhecidas por todos, mas que precisam ser lembradas.
Caso alguém queira modificar alguma coisa, acrescentar, etc. fiquem a vontade.
Meu intuito apenas é ajudar.
Gosto muito desse fórum, pois muitas dúvidas consegui dirimir aqui. Fiz muitos amigos aqui.
abrs

CARTILHA PARA A BOA PRÁTICA DO JATOMODELISMO

1. Aeromodelos impulsionados por micro turbinas a querosene devem ser fabricados única e exclusivamente para esse fim. Evite comprar jatos ou modelos de treinamento ADAPTADOS para micro turbinas. As forças de aceleração e desaceleração que incidem nesses modelos estão muito além dos modelos convencionais que estamos acostumados a voar, com motores 2 e 4 tempos. As velocidades atingidas com as turbinas atuais já ultrapassam a casa dos 500km/h. Qualquer vibração, folga nas superfícies de controle, pode resultar na perda do modelo e em GRAVE ACIDENTE.
2. Instale FREIOS nas rodas, SEMPRE! Nunca deixe de usar os mesmos. Usar freio não é item de luxo. Trata-se de item de SEGURANÇA! Mesmo que você consiga pousar seu jato na pista de seu clube, pense sempre na possibilidade de um dia voar em outro local. Nem sempre as pistas serão as mesmas. Quanto menor a pista, maior a necessidade do uso dos freios. Não bastam os flaps, slats, e outros freios aerodinâmicos.
3. Instale sempre FILTRO DE COMBUSTÍVEL na linha do querosene. Ou antes da bomba de querosene ou entre ela e o tanque. Querosene estocado por muito tempo pode acumular debris e esses, por sua vez, vão para a turbina. O ideal seria, talvez, instalar o filtro antes do combustível chegar à bomba de querosene, pois assim tanto a bomba quanto a turbina ficariam mais imunes aos resíduos.
4. Instale sempre VÁLVULA DE SHUT OFF na linha do querosene, pois em caso de vazamento do mesmo, fechando a válvula, você diminui a chance de EXPLOSÃO. Mesmo que o FADEC corte a alimentação de querosene, nunca é demais ter um mecanismo de segurança de backup.
5. Se puder, use DOIS PACKS de alimentação para o receptor. Nunca é demais pensar em redundância. O investimento de um jato não é barato. Não se justifica economizar em baterias, ou pior ainda, confiar demais em sua bateria única. Quanto maior o número de servos, e aí vale lembrar, digitais, maior o consumo em amperagem e maior a descarga da bateria. Use packs de 6 volts, Litium Polímero ou Litium Fosfato, com ou sem regulador de voltagem, dependendo da marca, tipo de bateria, etc.
6. Sempre antes de decolar seu jato verifique o estado dos packs do receptor e do FADEC. NUNCA confie totalmente nas baterias. Não pense que por estar usando um Pack de ex. 4000mAh você poderá voar diversas vezes sem RECARREGAR as baterias. Nenhuma bateria está isenta de falhas. Verifique e verifique sempre os packs. Procure ao final de três a quatro voos, descarregar a bateria para ter uma ideia do quanto sobrou de amperagem. Dessa forma, terá uma ideia mais apropriada do quanto seu jato está consumindo em cada voo. Tanto os servos quanto o FADEC. Voltímetros não se prestam para essa verificação. O que vale é o consumo em iamperagem.
7. SEMPRE que possível, voe com alguém do seu lado. Essa pessoa poderá lhe ajudar, informando se algum modelo outro está cruzando sua linha de voo, se alguma pessoa encontra-se na pista de pouso e decolagem, se você pode fazer um rasante seguro, etc. Quem voa jato sabe que é extremamente difícil desgrudar os olhos do modelo. Em clubes com muitos modelos voando em conjunto, o risco de acidente é maior.
O mais prudente é solicitar uma janela de voo ISOLADA PARA SEU JATO. Não corra riscos com helicópteros, modelos elétricos e outross cruzando sua caixa de voo.
8. Um jatomodelo poderia ser comparado com um míssel teleguiado. A qualquer momento, uma falha eletromagnética ou humana pode desviar seu alvo e ele pode cair em cima de um carro, em cima de uma casa, em cima de seus amigos. A RESPONSABILIDADE LEGAL é SUA . Faça um checagem de seu modelo sempre ANTES de voar. Não deixe que a ANSIEDADE e a PRESSA em voar, nem mesmo os apelos de quem quer ver seu jato voar lhe faça esquecer e negligenciar os cuidados e o bom senso para um voo SEGURO. Faça de seu voo um ritual, um passo-a-passo, obedecendo as regras de segurança. Voce certamente impressionará muito mais seus colegas demonstrando como se voa com bom senso!
9. Os componentes eletromagnéticos de um jato são muito mais sensíveis do que podemos pensar. Sensíveis a variações climáticas, vibrações, etc. Embora sempre me diziam que jato não vibra, que não solta parafusos, o tempo me mostrou que não é bem assim. Por duas vezes consecutivas revisando um de meus jatos constatei que alguns parafusos dos servos de aileron e flap estavam SOLTOS. Se não tornarmos ROTINA a prática da prevenção, a emenda será pior do que o soneto. Teremos certamente um acidente.
10. Jatos carregam dentro de si, litros de querosene. Alguns carregam até 8 litros de querosene. Voar jato é o mesmo que voar uma bomba. Se um helicóptero cai, não explode. Se um aeromodelo glow ou gasolina cai, não explode. Mas se um jato perde o controle e cai, É UMA EXPLOSÃO com certeza. Já vi alguns vídeos em que a explosão tomou proporções CATASTRÓFICAS. Uma vez mais, A RESPONSABILIDADE é SUA!!
11. NUNCA deixe de levar consigo EXTINTOR de CO2. NUNCA pense que nada vai acontecer com seu jato. Mesmo que você já tenha voado mais de 200 vezes e diga que nada aconteceu, NUNCA se esqueça que ACIDENTES podem acontecer. EXTINTOR é ITEM OBRIGATÓRIO DE SEGURANÇA!
12. Nos Estados Unidos é proibido voar jatos a mais de 200mph. Apesar disso, muitos pilotos, dotados de um incrível talento e habilidade em comandar os sticks de seus rádios, com precisão sobre humana, DESREIPEITAM as normas de segurança, voando muito além dos 500km/h, fazendo voos fora dos limites da caixa de voo, rasantes próximos aos espectadores em clubes, esquecendo que, como diz nosso amigo Bob Violett, que basta apenas uma pequena falha humana ou eletromagnética para causar um desastre de proporções catastróficas, colocando em risco a prática futura desse esporte.
13. Existem hoje turbinas que podem alcançar velocidades próximas dos 1000 (mil!!!) km/h. Até onde irá o desejo de velocidade. A que preço? As turbinas estão cada vez mais acessíveis a nós. Os preços estão mais convidativos. Modelos de treinamento custando em torno de U$ 450,00 estão atraindo mais e mais um nicho maior de entusiastas dessa modalidade. As turbinas atuais estão caminhando para uma nova geração em que os solenoides, ECU, ficam todos embutidos dentro da própria turbina. Com isso, reduziu-se tremendamente a quantidade de fios, cabos e eletrônica “on board”. Para quem quiser ver para crer, procure a turbina de nome JETS MUNT VT-80, feita na Espanha.

Finalizando, gostaria muito de pedir a todos os entusiastas desse esporte maravilhoso, que participam desse fórum, que ajudem a divulgar nosso esporte com BOM SENSO, COM RESPEITO, vamos ajudar a todos que estão começando na era dos jatos, a praticá-lo com SEGURANÇA, pois nosso país tem pilotos de extrema habilidade e competência. Nosso país tem sido muito bem representado em eventos internacionais por colegas de nome. Mais e mais jatos começam a abrilhantar nossos clubes.
Não existem palavras para descrever a incrível sensação de prazer e emoção ao voar meus jatos. Embora tenha começado a voar jatos a pouco tempo, já estou partindo para meu terceiro jato.
Mas, apesar de tanta emoção, sempre me preocupei e continuarei a cobrar de todos em meu clube, o respeito às normas de segurança.
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Henrique Lang - Presid. ASA (Associação São Lourenciana de Aeromodelismo).
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Paulinho
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Mensagem por Paulinho »

Lindo!!! Simples e eficiente, espero que mais pilotos acescentem algo se precisar, assim que estiver definido e finalizado as regras e condutas, o tópico será limpo e direcionado apenas as regras... Parabéns HLANG, obrigado por seu trabalho!
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Alex Câmara
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Mensagem por Alex Câmara »

Tomei a liberdade de juntar ao post inicial

Abraços
Joãozinho
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Mensagem por Joãozinho »

Nossa 1000km/h e muita coisa pra min se chegar a 100km/h já ta bom demais.

E segurança em primeiro lugar mesmo que não seja jatos pra qualquer coisa.
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