Tamanho da Pista

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
full power
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Sex Mai 24, 2013 7:51 pm
Localização: passos

Mensagem por full power »

Acho que o concreto é melhor até para infiltrações e rachaduras, se não me engano o de asfalto aparece mais rápido isso...
taradoaero
membro
Mensagens: 220
Registrado em: Qui Nov 18, 2010 10:31 pm
Localização: sao paulo, sp

Mensagem por taradoaero »

que tal grama sintética, igual a campo de futebol...
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Mais barato? Depende . Asfalto bom é caro e precisa ser muito bem preparado na sub base se for somente colocar cbuq vai embora com a chuva.
Asfalto bom não precisa de manutenção desde que não sofra agreção com sobre cargas ( não é o nosso caso ) . Se não tiver bem compactado o solo com o tempo ondula.

Concreto tambem tem sua tecnica, tem que ser armado e com juntas de dilatação serradas para não trincar.
Precisa estar em solo firme por que se não as placas trabalham diferentemente e recalcam fazendo pequenas diferenças na pista onde uma aeronave pode tropeçar e se quebrar nos desniveis. Reparos tem que ser feitos com grout para nã se soltarem e virarem buracos e as juntas tem que ser preenchidas com emulssão para não deixar a agua da chuva entrar e ir levando o solo abaixo da pista que vai causar recalque com o tempo.
Eu se fosse escolher faria de asfalto , um bom asfalto e bem feita , não ia dar problemas e seria mais impermeável que a de concreto.
Avatar do usuário
Norba-RJ
membro
Mensagens: 306
Registrado em: Dom Mai 06, 2012 12:08 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Norba-RJ »

Finalmente hoje a nossa em Tingua esta pronta 250x13 em asfalto
Foi feita manualmente e bem devagar mas mesmo assim deu pequenas ondulações , nada que comprometa mas se fosse feita com vibro acabadora estaria zerada mas pelo menos 100% mais cara.
geonato
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qua Jul 06, 2011 6:18 pm

Mensagem por geonato »

Parabéns Norba, sonho de consumo de muitos aeromodelistas!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê

Parto do seguinte pensamente, pista maior nunca é problema. Acho que deves fazer a maior que o orçamento permitir. Mas para jatos algo em torno de 200 metros já está legal, pensando em deixar uma boa área de escape em ambas as cabeceiras.

E o mais importante a meu ver,de antes de qualquer coisa verificar o vento predominante durante o ano para fazer a pista. Não interessa ter um espaço que tu possa construir uma pista de 500mt com cabeceiras N - S e o vento o ano todo ser Leste... e nesta posição o máximo de pista que pode ser feita é de 100mt.

Já conheci pista que o vento está no eixo menos de 10 dias do ano! Daí é brabo, por mais dedo que se tenha, enche o saco voar assim.
Responder