F18F Super Hornet FEJ 1/6 montagem

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Power X
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

F18F Super Hornet FEJ 1/6 montagem

Mensagem por Power X »

Bom dia,

Acabo de receber depois de muito tempo o meu F18 da FEJ e vou comecar a montagem. A ultima que postei aqui foi do Viper S mas vendi o modelo antes de terminar. Esse eu ja prometi pra mim mesmo que nao vou vender!

Vamos la!

O F18 tem 3.05m de comprimento, e o maior kit vendido e foi por isso que o escolhi.

Turbina

Ainda nao esta certo se vou usar 2 M140X ou 2 M200X vai depender do peso final antes de colocar turbina. Eu acho que as M140X vao ficar muito boas porem tem muito reforco a ser feito e isso pode pesar muito vamos ver.

Servos

Tenho muito JR 8911 entao vou usar na maioria das superficies, no profundor onde e o mais critico vai um Hitec HS7990, nao sei se no flap tambem pois esse esta com somente um servo por flap e nao 2 como eram os kits anteriores. Vou fazer alguns calculos pra saber se um so da realmente e assim tambem sera o Hitec. Na bequilha um Hitec 7950

Para o trem de pouso estarei mudando todos os atuadores e sera hidraulico. Ja montei um tucano da Carf assim, nao tem comparacao.

Neste F18 sao;

9 portas
2 speed brakes
1 canopy operavel
1 tail hook operavel

Tudo sera hidraulico, muito mais confiavel e se vazar da pra achar e consertar na hora. Se o pneumatico vazar voce tem que desmontar os km de tubulacoes e testar tudo, todos os T's etc... enfim, aviao grande e hidraulico, muito dificil de montar mas depois manutencao zero e facil, se nao fosse assim os 100% eram pneunaticos e nao hidraulicos!

Por enquanto nao tem sistema de luz e quero voar sem, instalei no meu F4 e F18 da Skymaster, so peso, talvez depois.

Vai com todas as bombas disponiveis, a FEJ nao mandou mais esta mandando, na pressa deles e claro.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/15/53fq.jpg/][img:279fdb0d97]http://img15.imageshack.us/img15/9663/53fq.jpg[/img:279fdb0d97][/URL]
Power X
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Power X »

[img:f8845bad76]http://imageshack.us/a/img842/8106/ivlm.jpg[/img:f8845bad76]
[img:f8845bad76]http://imageshack.us/a/img4/5320/wy78.jpg[/img:f8845bad76]


O acabamento do interior da FEJ e horrivel, pessoalmente eu nao ligo a minima quero saber o externo e so tenho um requisito que nao abro mao, tem que voar bem.

Talvez pinte o interior mas acho que nao, ele e muito grande e vai adicionar um peso enorme sem funcao nenhuma de voo. Quero que seja o mais leve possivel, porem tem que ser forte e a FEJ nao sabe usar direito o HC, honeycomb, que e o melhor metodo de construcao, haja visto que so tem isso nos jatos militares de verdade.

Entao cou ter que fazer um monte de reforcos. Chamei um amigo que e mecanico do Gulfstream que eu voo e conhece bem pra me ajudar. Estaremos comecando nos reforcos esta semana.
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Mensagem por adrianoquirino »

Parabéns! e sobre os trens de pouso elétricos com freio, proporcionais e com sequenciador, como os que a dream works está vendendo, você já ouviu algum comentário se são bons?
Mucio Viana Jr
membro
Mensagens: 588
Registrado em: Qui Ago 06, 2009 10:20 am
Localização: São José dos Campos, SP

Mensagem por Mucio Viana Jr »

Leonardo,

Parabéns, avião grande mesmo, tire um tempo para fotos e postagens aqui.
Uma pergunta: qual o peso máximo que ele deve atingir? Mais de 20 ou 25kg?
Ele não precisaria de uma 'condição especial' para voar, algo do tipo vôo de testes em local não público acompanhado de um representante legal antes de vôo em local público.
Nos EUA e na Europa isto existe. Procure se informar.
Abraço,

Mucio
Power X
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Power X »

[quote:763c2b8d04="adrianoquirino"]Parabéns! e sobre os trens de pouso elétricos com freio, proporcionais e com sequenciador, como os que a dream works está vendendo, você já ouviu algum comentário se são bons?[/quote:763c2b8d04]

Adrinano,

Trem de pouso eletrico e o que se esta usando nos EUA e Europa, todos os avioes. Praticamente toda a linha da Behotec para os avioes da Carf esta vindo com kit eletrico. Irei montar um Tucano pra mim turboprop assim que terminar o F18 e sera com trem eletrico. Sao sem duvidas a melhor opcao.

Porem para o F18 sao muitos itens e fica extremamente pesado pois seriam:

9 servos para as portas
2 para o Speed Brake
1 para o canopy
1 para o Tail hook

Isso pesaria 920gr, um kilo, mais os sistemas powerbox so para esses servos. Baterias etc... ou seja creio que quase 2kg

Minha ideia e um aviao super leve. Nao irei nem colocar powerbox pois usando o Graupner posso ter ate 32 canais separados e nao vejo necessidade. Nao tera chave liga desliga, nada que nao seja o essencial.

Por causa da complexidade dele e que eu fico com o Hidraulico e nao eletrico.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:02606d0804="Mucio Viana Jr"]Leonardo,

Parabéns, avião grande mesmo, tire um tempo para fotos e postagens aqui.
Uma pergunta: qual o peso máximo que ele deve atingir? Mais de 20 ou 25kg?
Ele não precisaria de uma 'condição especial' para voar, algo do tipo vôo de testes em local não público acompanhado de um representante legal antes de vôo em local público.
Nos EUA e na Europa isto existe. Procure se informar.
Abraço,

Mucio[/quote:02606d0804]

Leo, tenta fazer o 1 voo em araras....
Power X
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Power X »

[quote:a414dd05b6="rsdeus"][quote:a414dd05b6="Mucio Viana Jr"]Leonardo,

Parabéns, avião grande mesmo, tire um tempo para fotos e postagens aqui.
Uma pergunta: qual o peso máximo que ele deve atingir? Mais de 20 ou 25kg?
Ele não precisaria de uma 'condição especial' para voar, algo do tipo vôo de testes em local não público acompanhado de um representante legal antes de vôo em local público.
Nos EUA e na Europa isto existe. Procure se informar.
Abraço,

Mucio[/quote:a414dd05b6]

Leo, tenta fazer o 1 voo em araras....[/quote:a414dd05b6]

Com certeza, so amigo do pessoal dai e a pista e muito boa. Porem os primeiros voos devem ser em em um aeroporto mesmo com pista grande. Depois que pegar a mao vamos com certeza a Araras, o Heraldo voa ai e eh grande amigo meu com o pessoal do Araras jet!

Abs!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Lindo modelo! Só da uma olha na cauda, a fixação dos profundores porque existe mais de um relato no rcuniversse de problemas estruturais fatais nesse kit da FEJ.

Estou acompanhando!
Abs.
Power X
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Dom Jun 26, 2011 9:42 pm
Localização: Sorocaba, SP
Contato:

Mensagem por Power X »

[quote:8bba4dc1a1="Megafly"]Lindo modelo! Só da uma olha na cauda, a fixação dos profundores porque existe mais de um relato no rcuniversse de problemas estruturais fatais nesse kit da FEJ.

Estou acompanhando!
Abs.[/quote:8bba4dc1a1]

Eu ja li mais de 100 paginas de foruns sobre esse aviao! To bem escolado! Mais obrigado pela dica, e esse tipo de dicas que preciso pra montar essa maquina porque tem MUITA coisa e as vezes pode ser alguma coisa que eu deixo passar.

Assim todos montamos junto ela!

Na verdade esses avioes maiores sao muito complexos e as leis aerodinamicas aplicam-se mais acentuadas a eles que a modelos menores pois tudo e muito grande e mais dificil de construir. Eles requerem muita modificacao do original e muito vem de outros que ja montaram e passaram a experiencia.

Hoje montei as caixas de servos, depois posto as fotos.

Pra voar e mole, quanto maior mais facil.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

O problema é que a FEJ começou a usar o honeycomb de maneira errada, eu vi fotos onde peças ia parafusadas direto nele e isso é totalmente errado ja que o material não tem esse tipo de resistência, vc viu o vídeo do Big Hawk da FEJ que o profundor também falhou no voo de apresentação?
Olha bem esse F18 e coloca reforça tudo, eu até passaria os profundores numa maquina de raio x para ver se o eixo dos profundores estão com os anti rotation pins colocados, alguns eles colaram direto e o eixo girou em voo...
Esses aviões grandes dão trabalho mesmo né rsrsrs
Mete ficha na montagem ai!

Abs.
Responder