Amigos do fórum, esta é a primeira vez que participo ativamente. Entrei para o hobby a apenas dois meses e já tenho alguns planos um pouco ambiciosos.
Estou projetando uma turbina que pode ser confeccionada com poucos materiais e com baixo custo. Gostaria da participação e experiência de todos que puderem colaborar com esse projeto (certamente, não se faz nada sozinho).
A turbina é baseada em dois estágios de compressão, um alimentador de combustível, um centelhador e um estágio de escape.
A questão é: estou no caminho certo? O que preciso fazer para melhorar?
Posso colocar mais imagens se alguém quiser.
"Graças a ajuda do Paulinho consegui anexar a imagem rs."
Agradeço a todos que queiram participar desse projeto!
Projeto de construção de uma turbina Jato
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- Registrado em: Seg Jan 20, 2014 10:48 am
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Projeto de construção de uma turbina Jato
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- PROJETO TURBINA JATO.jpg (34.93 KiB) Exibido 231 vezes
Voar é preciso!
- oswaldo pires
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Janderson eu também tenho o mesmo sonho contudo, todavia e sobretudo
1) o material que vai ser feito a turbina e de uma liga especial já que será solicitado em mais de 1000 graus celsius internamente, portanto se não tiver cuidado, derrete o aço e na saída é de 700 graus celsius, as hélices da turbina são geralmente de titânio, enfim não é barato, nem muito fácil de se conseguir
2) o balanceamento é muito critico pois a turbina trabalha a mais de 140.000 rpm
3) a Turbina Nacional para aeromodelos voou em 1999 e só tinha 2 kg de empuxo contra 8 kg das gringas justamente pela qualidade do material que não suportava tanta temperatura e portanto trabalhava com uma rotação bem menor e por isso mesmo menor empuxo e não vingou justamente por não ser competitiva, assim como todos os turbo jatos produzidos no Brasil
4) agora se quiser fazer uma não muito funcional tudo bem, mas se quiser fazer algo funcional e competitivo vai ter que ter muito investimento
segue vídeo do balenceamento[yt]nOYBkx19uSQ[/yt]
aqui tem mais alguma coisa sobre as turbinas http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=166600
1) o material que vai ser feito a turbina e de uma liga especial já que será solicitado em mais de 1000 graus celsius internamente, portanto se não tiver cuidado, derrete o aço e na saída é de 700 graus celsius, as hélices da turbina são geralmente de titânio, enfim não é barato, nem muito fácil de se conseguir
2) o balanceamento é muito critico pois a turbina trabalha a mais de 140.000 rpm
3) a Turbina Nacional para aeromodelos voou em 1999 e só tinha 2 kg de empuxo contra 8 kg das gringas justamente pela qualidade do material que não suportava tanta temperatura e portanto trabalhava com uma rotação bem menor e por isso mesmo menor empuxo e não vingou justamente por não ser competitiva, assim como todos os turbo jatos produzidos no Brasil
4) agora se quiser fazer uma não muito funcional tudo bem, mas se quiser fazer algo funcional e competitivo vai ter que ter muito investimento
segue vídeo do balenceamento[yt]nOYBkx19uSQ[/yt]
aqui tem mais alguma coisa sobre as turbinas http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=166600
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- Localização: frutal-minas gerais
ola amigo tambem ja tenho alguns projetos de turbinas mas o maior problema nao e nem a parte mecanica que e relativamente simples o maior impasse e o materia das helices que devem suportar altissimas rotacoes e na saida uma alta temperatura somado com a rotacao mas comigo o amigo ja disse se quer fazer uma realmente funcional tera de ter tempo para aperfeicoar o projeto e dinheiro para investir
- harpia
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- Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
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- Contato:
Re: Projeto de construção de uma turbina Jato
JandersonHP
Aqui tem um tópico interessante pra você acompanhar:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=166600
Aqui tem um tópico interessante pra você acompanhar:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=166600
Edson
- Hot Furmann
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- Hot Furmann
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Prezado Colega:
Estou na etapa final de construção de uma turbina KK6.
Existem muitos detalhes construtivos para que a mesma faça o start, incendeie e permaneça em funcionamento, acelerando.
Olhando rapidamente seu projeto, nota-se de inicio a falta de uma câmara de combustão, do direcionador de gases para turbina de propulsão, e do tubo venturi para captar e acelerar o ar na entrada.
Caso queira discutir maiores detalhes, passar algumas dicas e tentar fabricar uma, coloco-me a sua disposição.
No projeto de sua turbina, ela provavelmente vai rodar mas não conseguirá se auto manter e acelerar.
Para não esquentar muito a cabeça fazendo o compressor e a turbina (quente) o ideal é usar peças de turbos automotivos, igual a que estou construindo.
caso queira entrar em contato PVT, envie e-mail para:
f.xavier@amiganet.com.br
Abraços e sucesso na sua empreita.
Fernando Xavier
Estou na etapa final de construção de uma turbina KK6.
Existem muitos detalhes construtivos para que a mesma faça o start, incendeie e permaneça em funcionamento, acelerando.
Olhando rapidamente seu projeto, nota-se de inicio a falta de uma câmara de combustão, do direcionador de gases para turbina de propulsão, e do tubo venturi para captar e acelerar o ar na entrada.
Caso queira discutir maiores detalhes, passar algumas dicas e tentar fabricar uma, coloco-me a sua disposição.
No projeto de sua turbina, ela provavelmente vai rodar mas não conseguirá se auto manter e acelerar.
Para não esquentar muito a cabeça fazendo o compressor e a turbina (quente) o ideal é usar peças de turbos automotivos, igual a que estou construindo.
caso queira entrar em contato PVT, envie e-mail para:
f.xavier@amiganet.com.br
Abraços e sucesso na sua empreita.
Fernando Xavier