Projeto de construção de uma turbina Jato

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
JandersonHP
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jan 20, 2014 10:48 am
Localização: Monsenhor Paulo, MG

Projeto de construção de uma turbina Jato

Mensagem por JandersonHP »

Amigos do fórum, esta é a primeira vez que participo ativamente. Entrei para o hobby a apenas dois meses e já tenho alguns planos um pouco ambiciosos.
Estou projetando uma turbina que pode ser confeccionada com poucos materiais e com baixo custo. Gostaria da participação e experiência de todos que puderem colaborar com esse projeto (certamente, não se faz nada sozinho).

A turbina é baseada em dois estágios de compressão, um alimentador de combustível, um centelhador e um estágio de escape.

A questão é: estou no caminho certo? O que preciso fazer para melhorar?

Posso colocar mais imagens se alguém quiser.

"Graças a ajuda do Paulinho consegui anexar a imagem rs."

Agradeço a todos que queiram participar desse projeto!
Anexos
Início do Projeto...
Início do Projeto...
PROJETO TURBINA JATO.jpg (34.93 KiB) Exibido 221 vezes
Voar é preciso!
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Mensagem por Paulinho »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=79967&start=0&postdays=&postorder=asc&highlight=
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

Janderson eu também tenho o mesmo sonho contudo, todavia e sobretudo

1) o material que vai ser feito a turbina e de uma liga especial já que será solicitado em mais de 1000 graus celsius internamente, portanto se não tiver cuidado, derrete o aço e na saída é de 700 graus celsius, as hélices da turbina são geralmente de titânio, enfim não é barato, nem muito fácil de se conseguir

2) o balanceamento é muito critico pois a turbina trabalha a mais de 140.000 rpm

3) a Turbina Nacional para aeromodelos voou em 1999 e só tinha 2 kg de empuxo contra 8 kg das gringas justamente pela qualidade do material que não suportava tanta temperatura e portanto trabalhava com uma rotação bem menor e por isso mesmo menor empuxo e não vingou justamente por não ser competitiva, assim como todos os turbo jatos produzidos no Brasil

4) agora se quiser fazer uma não muito funcional tudo bem, mas se quiser fazer algo funcional e competitivo vai ter que ter muito investimento

segue vídeo do balenceamento[yt]nOYBkx19uSQ[/yt]

aqui tem mais alguma coisa sobre as turbinas http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=166600
davi_frutal
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 22, 2013 7:05 pm
Localização: frutal-minas gerais

Mensagem por davi_frutal »

ola amigo tambem ja tenho alguns projetos de turbinas mas o maior problema nao e nem a parte mecanica que e relativamente simples o maior impasse e o materia das helices que devem suportar altissimas rotacoes e na saida uma alta temperatura somado com a rotacao mas comigo o amigo ja disse se quer fazer uma realmente funcional tera de ter tempo para aperfeicoar o projeto e dinheiro para investir
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Re: Projeto de construção de uma turbina Jato

Mensagem por harpia »

JandersonHP

Aqui tem um tópico interessante pra você acompanhar:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=166600
Edson
Avatar do usuário
Hot Furmann
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 7:41 pm
Localização: Penha - SC

Mensagem por Hot Furmann »

JandersonHP, vc pode encontrar muito material a respeito de construção de turbinas aqui nesse site:

http://www.gtba.co.uk/

O mais crítico na construção é a roda da turbina propriamente dita, e o NGV.
Ambos necessitam ser de metal ultra resistente ao calor gerado pelos gases na exaustão.
;)
Avatar do usuário
Hot Furmann
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 7:41 pm
Localização: Penha - SC

Mensagem por Hot Furmann »

A roda da turbina e o NGV podem ser encomendados aqui:

http://www.jetmax.ch/en/products.htm

Já o compressor pode ser um Garrett, o mesmo usado no turbo dos carros tunados...
Fernando Xavier
membro
Mensagens: 46
Registrado em: Sex Jan 17, 2014 11:44 pm
Localização: Mirassol SP

Mensagem por Fernando Xavier »

Prezado Colega:
Estou na etapa final de construção de uma turbina KK6.
Existem muitos detalhes construtivos para que a mesma faça o start, incendeie e permaneça em funcionamento, acelerando.
Olhando rapidamente seu projeto, nota-se de inicio a falta de uma câmara de combustão, do direcionador de gases para turbina de propulsão, e do tubo venturi para captar e acelerar o ar na entrada.
Caso queira discutir maiores detalhes, passar algumas dicas e tentar fabricar uma, coloco-me a sua disposição.
No projeto de sua turbina, ela provavelmente vai rodar mas não conseguirá se auto manter e acelerar.
Para não esquentar muito a cabeça fazendo o compressor e a turbina (quente) o ideal é usar peças de turbos automotivos, igual a que estou construindo.
caso queira entrar em contato PVT, envie e-mail para:
f.xavier@amiganet.com.br

Abraços e sucesso na sua empreita.

Fernando Xavier
Responder