(Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

(Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por marcoskoller »

Olá pessoal

Estou vindo aki pedir ajuda.

Recentemente um amigo adquiriu um Viper jtm equipado com uma k80g com tema Red Bull montado pelo PioJet.

Já no segundo vôo ele apresentou flutter na deriva v , parte fixa , e em uma inspeção minuciosa foi constatado a falência do reforço interno. Foi adicionado um reforço por dentro e mesmo assim ele voltou a apresentar o efeito.

O que é curioso é que o flutter acontece em vôo nivelado a meia potência e não ocorreu nenhuma vez a full power, que me leva a imaginar que a uma determinada velocidade está sincronizando a zona de ressonância da area em especifico e desencadeando o efeito.

O modelo em si tem uma característica acentuada que é o tamanho da deriva e pelo fato dela ser absolutamente portrait , por não estar muito familiarizado com o modelo me pergunto se não é uma tendência especifica dele.

Outra coisa que me intriga seria um possível gatilho, o maio óbvio seria a velocidade, mas fico imaginando outras coisas como uma possível deformação no canopi por exemplo que alteraria o fluxo de ar desencadeando o defeito.

Peço ajuda e sugestões , principalmente para quem já conhece o modelo ou ouviu falar , derrepente algo sobre o fabricante ou coisa parecida.

Não estou conseguindo adicionar fotos , se alguém souber como faz me fala rsrsrs imageshak já era.

Abracos
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Re: (Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por marcoskoller »

O servo usado é um aling de 10kg. Achei pouco mas o pessoal que tá com o avião diz q é suficiente
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
Rdare
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Qui Ago 25, 2011 10:23 pm
Localização: Campinas -Sp

Re: (Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por Rdare »

Isso realmente nao deveria estar acontecendo ... nem a baixa potencia .. nem meia... nem máxima ...
Consegue me mandar fotos de todo o sistema ? da deriva desmontada ... do sistema de fixação na deriva e no avião ? rafael_dare@yahoo.com.br
Manda p mim as fotos . quem sabe posso t ajudar
Abs
Avatar do usuário
adrianoquirino
membro
Mensagens: 537
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 8:08 am
Localização: São josé dos campos

Re: (Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por adrianoquirino »

Qual tipo de linkagem que está usando? eu usei barra roscada com ball link 4-40 em todas superfícies do meu jato, só no flap pelo acesso usei 2-56, o servo está com folga? pra jato de 2m 10kg está bom pois são dois para o profundor correto? olha ai o video, ainda não fiz vertical nem full power, 70% turbina a 50% em vôo e full apenas na decolagem.

https://www.youtube.com/watch?v=nuZ0w2pfnls


Onde são fixados os profundores na fuse, tem pinos guia? se instalar mais um, vc reforça essa estrutura, o meu, tem uma baioneta nos estabilizadores em alumínio e um pino guia.
Avatar do usuário
marcoskoller
membro
Mensagens: 323
Registrado em: Ter Out 19, 2010 11:16 pm
Localização: Dourados - MS

Re: (Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por marcoskoller »

Olá amigos,

Boa noite

Desculpe não ter respondido antes, mas tava suspenso, fiz cagada na hora de anunciar no compra e venda.

O fabricante do aero mandou uma nova deriva, o set completo.
Enquanto não chega o jato está guardado em Campo Grande - MS
O Piojets Garantiu que se trocar e não resolver ou resultar em lenha ele irá substituir tudo por novo até o ultimo parafuso, portanto o dono decidiu não mexer mais e ver no que vai dar.

Estivemos esse final de semana passado em um encontro em Tres Lagoas - MS e falamos direto com o Pio.

Obrigado galera

Abraço
Marcos Koller

-->> Só não cai o que não voa <<--
lemiron
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Set 10, 2012 10:13 am
Localização: Taubaté-SP

Re: (Ajuda)Flutter na deriva vertical em um Viper com k80

Mensagem por lemiron »

Fala Amigo!

De um parecer aí pra nós....Como ficou a deriva? Arrumou?
Responder