F-15 Fighter Jet - 2x EDF 64mm Kit - Hobbyking - Review

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
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Poulps
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F-15 Fighter Jet - 2x EDF 64mm Kit - Hobbyking - Review

Mensagem por Poulps »

Algumas imagens do dia da estreia:


[img:36948a0c2e]http://img13.imageshack.us/img13/1/pict0020yc.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img850.imageshack.us/img850/6933/pict0021a.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img543.imageshack.us/img543/313/pict0019k.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img705.imageshack.us/img705/9256/pict0022i.jpg[/img:36948a0c2e]



Link do produto na Hobbyking:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=12902




$$$$:
Custou U$ 39,99 + 69,04 Frete = 109,03 USD convertendo para Reais +/- 175,00 reais.
Comprei no dia 12/03/11 e chegou no dia 06/04/11, levou 25 dias para chegar do dia da compra até o correio entregar.
Como eu estava com muita sorte , não fui taxado e me surpeendi com a caixa em casa.
Eu já até tinha separado dinheiro para pagar a taxa no correiO !!! Foi Só Alegria !!!




[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-2(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-3(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-5(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-6(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-7(1).jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/F-15-8(1).jpg[/img:36948a0c2e]




Vídeo do Review feito pela Hobby king:
[yt]l95SMjIPkSU[/yt]




Dados do Modelo:

Envergadura: 750 mm
Comprimento: 1080 mm
Peso (sem a eletrônica): 800g
Ducted fan: 64 mm x2 (vou utilizar duas de 55 mm)
Compartimento da bateria: 87x40x32mm



Itens Faltantes para colocar o avião em funcionamento:

Servo: 5x HXT de 9g
Motor: 2x2627 Brushless outrunner 3900kv (vou utilizar o Hyperion Y22S de 6000KV que eu já tinha em casa)
ESC: 2X30A
11.1V 2200mah 3S 25C Lipo (vou utilizar bateria de 3S 1800mAh x 35C)
Receptor: Corona Sintetizado Full Range 6 CH.




Motor Hyperion y22S - 6000KV

[img:36948a0c2e]http://www.allerc.com/Pictures/HP-Y22S-XXXX.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.allerc.com/Pictures/HP-Y22S-D03.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.allerc.com/Pictures/HP-X22S-D01.jpg[/img:36948a0c2e]




EDF 55 GWS

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/GWEDF055A.jpg[/img:36948a0c2e]



ESC 30A Turnigy

[img:36948a0c2e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-P30A.jpg[/img:36948a0c2e]



Bateria Hyperion G3VX 3S 1800mAh 35C, 140g

[img:36948a0c2e]http://www.rctechshop.com/loja/images/4200.jpg[/img:36948a0c2e]




Apesar de não ter registrado com fotos, o modelo vem desmontado e muito bem acondicionado em uma grande caixa de isopor, como todas as peças embaladas individualmente.

O manual de instruções quase não trás informações, porém a montagem é muito tranqüila. As peças se encaixam apenas na posição certa e no lugar certo.

O kit acompanha uma cola de contato (similar a cola de sapateiro, só que sem solventes) e após aplicar a cola e esperar ela secar um pouco, você une as peças.
Achei que as partes ficaram firmemente fixadas após a cura da cola.

A montagem dos links também é bem tranqüila.

Um ponto contra é a fragilidade e qualidade do trem de pouso que veio muito enferrujado e parece ser subdimencionado ao peso do avião com tudo montado.

[img:36948a0c2e]http://img64.imageshack.us/img64/2829/pict0009xy.jpg[/img:36948a0c2e]



Precisei adaptar um braço de link no braço do servo para fazer o comando da direção da bequilha móvel dianteira. No manual não veio nenhuma explicação de como fazer e nem peças adicionais para fazê-la.


As EDF´s de 64 mm que acompanham o modelo são tão pequenas e de injeção tão porca e frágil que não tive coragem de utilizá-las. São de baixa qualidade.

Para ser ter uma ideia as EDF´s de 55 mm da GWS que eu tinha são maiores que as de 64 originais do modelo!!!


[img:36948a0c2e]http://img850.imageshack.us/img850/4715/pict0005p.jpg[/img:36948a0c2e]

Na hora da montagem, pensando sobre se a EDF da GWS seria compatível com o espaço disponível no modelo vem a surpreza, a EDF de 55 mm se encaixou PERFEITAMENTE JUSTA no duto, ficou ótimo!

[img:36948a0c2e]http://img163.imageshack.us/img163/862/pict0011s.jpg[/img:36948a0c2e]


O modelo acompanha uma série de decalques que lhe permitem personalizar o modelo conforme o esquadrão "Red Flag" do Alaska (Pintura Azul).



[img:36948a0c2e]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/F-22-Raptor-e-F-15C-Eagle-na-Red-Flag-10-4-4-580x386.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://farm4.static.flickr.com/3402/4644171092_c5fc1aecca_o.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationspectator.com/files/images/F-15-Eagle-086.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationspectator.com/files/images/F-15-Eagle-081.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationspectator.com/files/images/F-15-Eagle-080.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationspectator.com/files/images/F-15-Eagle-079.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationspectator.com/files/images/F-15-Eagle-078.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.pbase.com/image/75543974/original.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.pbase.com/image/75544001/original.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://linux.undonet.com/images/F15ClimbingSharply5oClock.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://www.aviationexplorer.com/US%20Military%20Desktop%20Wallpaper/USAF-F-15-Desktop-Wallpaper.jpg[/img:36948a0c2e]



Informações sobre o Esquadrão RED FLAG na Wikipédia:
[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Red_Flag_%E2%80%93_Alaska[/url]



Depois quero colocar uns misseis também para dar um ar mais agressivo:

[img:36948a0c2e]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/RAF_F-15E_Strike_Eagle_Iraq_2004.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f1/USAF_F-15C_fires_AIM-7_Sparrow_2.jpg[/img:36948a0c2e]

Durante combate no Afeganistão:
[img:36948a0c2e]http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2008/11/f-15e-afeganistao-3.jpg[/img:36948a0c2e]



Pena que só achei este link depois , mas tem a imagem dos paineis dinateiro e traseiro do cockpit:
[img:36948a0c2e]http://4.bp.blogspot.com/_kVBwT28EdRI/TQwbRyAVcaI/AAAAAAAABqQ/on3eckPOqGI/s1600/f15cp.jpg[/img:36948a0c2e]


Mais que montar o modelo e curtir seu vôo no final de semana, gosto de estudar sobre a aeronave, missões, detalhes, pesquisas, modelos anteriores e etc...
Aqui tem um monte de informações em portugues e muitas imagens referentes ao F-15 e seus sistemas embarcados. Vale a pena dar uma espiada:
[url]http://planobrasil.com/2011/01/16/uma-nova-aguia-no-ninho/[/url]



- Pintura:

Confesso que quando o Kit chegou , pintado com aqueles tons de azul e sem os decalques, aquilo não me agradou e já estava convencido de que ele deveria ser pintado de cinza como todos os jatos convencionais.
Mas a DAC insistiu para que eu não fizesse isto, para que eu primeiro colocasse os decalques e visse algumas fotos antes do avião real e aí acabei achando ele simpatico assim, deixando como veio e só acrescentando os detalhes faltantes.
Ele vem pintado com uma tinta (provavelmente PVA) que esfarela/sai na mão e borra tudo que ela tocar. Para acabar com isto passei uma mão de verniz acrílico FOSCO (a base de água)
nas fuselagem toda. Nas partes que representam metal e vidro/lâmpadas passei verniz acrílico BRILHANTE. Depois que seca você percebe a diferença no destaque das peças ao sol.
Pintei de cinza claro o cone do nariz que veio coberto por um plástico preto brilhoso, nada a ver com a pintura original do avião.
Pintei dentro dos dutos de cinza bem escuro para parecer mais com o avião real.
Pintei alguns detalhes no painel e as luzes de navegação e ouros detalhes pequenos.
Pintei o Cockpit de preto (vem pintado de azul claro por dentro)
Vou pintar a parte do escape também de cinza/prata para ficar mais parecido com o escala.

[img:36948a0c2e]http://img135.imageshack.us/img135/8306/pict0015vi.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img806.imageshack.us/img806/4038/pict0016q.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img822.imageshack.us/img822/4862/pict0017d.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img703.imageshack.us/img703/311/pict0018s.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img291.imageshack.us/img291/5357/pict0006bd.jpg[/img:36948a0c2e]



- Melhorias / Modificações:

Lixei as entradas de Ar, deixando elas mais abertas e com as bordas internas mais suavizadas/arredondadas para melhorar a entrada de ar no duto.

[img:36948a0c2e]http://img683.imageshack.us/img683/9425/pict0002rk.jpg[/img:36948a0c2e]

Outro ponto que vi muita gente reclamando na internet é de que o Kit completo vem com cabos de má qualidade. Então não tive duvidas, comprei extensões de servo novas e prendi cada conexão da extensão com fita isolante para prevenir que se soltem em vôo e desliguem algum servo.


[img:36948a0c2e]http://img824.imageshack.us/img824/9443/pict0001vg.jpg[/img:36948a0c2e]

O cabo de alimentação entre ESC´s e bateria também foi feito especialmente para o modelo. Apesar do acréscimo de peso, os fios estão dimensionados corretamente e vão garantir que toda a energia vinda da bateria chegue aos ESC´s, reduzindo as perdas por dissipação no cabo.

Como a bateria da Hyperion é bem mais leve que a original especificada, ao invés de coloca-la em um buraco que fica atrás do cockpit próximo aos ESC´s, tive que joga La bem para frente, próximo ao bico, embaixo do assento do piloto.
Para tanto tive que recortar uma parte da peça de encaixe do cockpit para poder acondicionar a bateria lá e o modelo entrar no C.G.


[img:36948a0c2e]http://img163.imageshack.us/img163/1748/pict0014wr.jpg[/img:36948a0c2e]


Posição que deu melhor ajuste em vôo.

[img:36948a0c2e]http://img806.imageshack.us/img806/4038/pict0016q.jpg[/img:36948a0c2e]


****** O C.G fica a 62 cm a partir da ponta do bico. (não tem esta informação no manual) **********


Os ESC´s estão colados na tampa inferior(com um pingo de cola apenas), o suficiente para manter ele no lugar, já que a própria fiação o segura preso ali.
O modelo vem com uma capa plástica preta para cobrir o buraco por onde passa a fiação, os ESC´s e as canaletas e extensões de servo. Não irei instalá-la para melhorar a ventilação, uma vez que o ESC e a bateria esquentam pra caramba funcionando em conjunto com a EDF.




- Configuração do ESC

* Timing HIGH - Motor de 2 pólos de alto RPM
* CUT off voltage Low



- Configuração do RX e do TX

Utilizo o rádio FUTABA T7CAP - 72MHz. É um excelente Rádio, por isso ainda não criei coragem de troca-lo por um 2.4GHz.

[img:36948a0c2e]http://www.famaeromodelismo.com.br/fotos/fut_7caf315172.jpg[/img:36948a0c2e]



*** Observação: O modelo acompanha cabos "Y" e extensões de servo que permitiriam a utilização de um arádio de 4 Canais. Para tanto, alguns servos teriam de ser montados em posição invertida , para funcionar com o rádio de 4 canais.
Eu optei por conectar cada servo em um canal do receptor porque meu rádio tem recursos que me permitem fazer ajustes mais complexos quando instalados desta forma.




Todos os canais do meu receptor de 6 canais foram utilizados, já que o modelo usa um servo para cada superfície de comando.

Ch1- Aileron Direito
CH2- Profundor Direito
CH3- Turbinas EDF
CH4- Bequilha Dianteira Móvel
CH5- Profundor Esquerdo
CH6- Aileron Esquerdo


No rádio, os canais 2 e 3 precisaram ser invertidos (REV).




Foi necessário fazer uma mixagem para que os dois profundores se movessem juntos.


- Mixagem:

P-MIX 1
Canal Mestre - CH2
Canal Escravo - CH5
Relação de proporção :
CH5 copia +68% no movimento do CH2 para cima
CH% copia +80% no movimento do CH2 para baixo
Deixei a função habilitada direto e não com acionamento por chave.



- Configuração Flaperon (para que os dois Flaps/ailerons se movam em conjunto , permitindo o acionamento da função Air Brake.

FLAPRN> ON
DIFF> +/- 0%
AIL-2>CH6



- Função Air Brake:

A.Brake> Chave G
ELE> -5%
FLP>+22%
(no meu aeromodelo pastinha que é mais pesadão uso a configuração -10% e +50%)



- Dual Rate:


Chave -OFF- ON

Ail
D/R 65% 30%
EXP -70% -15%

ELE
D/R 75% 40%
EXP -70% -30%


THR (não mexi)


RUD (Não mexi)

Resumindo , com a chave em OFF mais comando, com a chave em ON menos comando.
Do jeito que os servos estão instalados, eles deslocam demais as superficies de comando, por isso reduzi um pouco o fim de curso de cada um.


- End Points dos Servos:

CH1 - Default
CH2 - 120%/100%
CH3 - Default
Ch4 - Default
CH5 - 120%/100%
Ch6 - Default



- SUB-TRIM :

CH1 - +40
CH2 - -37
CH3 - 0
CH4 - -2
CH5 - +41
CH6 - -2

É claro que estes valores vão variar em cada construção, mas fica de referência para quem for montar o mesmo modelo e utilizar o mesmo rádio.



- Peso:

Com toda a eletrônica instalada, bateria, pintura e etc.
Peso medido:898g



- Consumo das EDF`s:

Usando bateria 3S, cada EDF puxa quando acelero tudo de 35 a 40A, no limite do ESC e mais do que o fabricante do motor recomenda (20A), mas em vôo com o avião em movimento, acredito que o consumo dê um abaixada boa.




-Empuxo:

Empuxo total medido : 780g



- Fotos do primeiro Vôo Poliesportivo de São Bernardo:
[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar94E1e1uI/AAAAAAAACtA/OgRAUqVEVQc/s800/DSCF4963.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-JHOOgkI/AAAAAAAACtY/8E94yk0vkHc/s800/DSCF4969.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-bMzjNKI/AAAAAAAACt8/D0Ns0nTfLgU/s800/DSCF4976.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-brarSaI/AAAAAAAACuA/eImU8Y-JFvo/s800/DSCF4977.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-dQ5-VEI/AAAAAAAACuE/I9mb_uPWgrk/s800/DSCF4978.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-3VgEY9I/AAAAAAAACuo/15OBZaVBwkM/s800/DSCF4987.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh3.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-6ZxX0BI/AAAAAAAACuw/Kd6vy-CqfGI/s800/DSCF4988.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-64tDvII/AAAAAAAACu0/GuPXoS1v5eQ/s800/DSCF4990.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-7VimSHI/AAAAAAAACu4/YVa_aqp3rtg/s800/DSCF4991.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-72HKg3I/AAAAAAAACu8/edALEHWNtDU/s800/DSCF4992.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-8TjVwUI/AAAAAAAACvA/tYi98HABZV8/s800/DSCF4993.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-8jc4xVI/AAAAAAAACvE/xjg08cgg8oY/s800/DSCF4994.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-9GqmpAI/AAAAAAAACvI/BGmb0FsKCQM/s800/DSCF4995.JPG[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tar-9iQPWPI/AAAAAAAACvM/8Y-4qQF0pk4/s800/DSCF4996.JPG[/img:36948a0c2e]





- Video do Vôo de estreia:

[yt]GNPIINpQuQQ[/yt]

No inicio tem um barulhão de turbina, mas é porque tava um avião comercial passando por lá na hora, não vai confundir ! hehehe
A EDF dele é elétrica!


Neste o pouso foi melhorzinho !
[yt]3nJwodPYRi0?hd=1[/yt]


- Video Inspirador (quero chegar lá !):

[yt]ulnbmWsyS7Y[/yt]


Considerações:


Autonomia de vôo com este SETUP : Exatos 3 minutos, 2 minutos se quiser chegar com segurança de volta a pista !
Muito pouco tempo ...

Consumo total de corrente na casa dos 60~70A. Isto me rendeu uma bateria da Hyperion nova de 1800mAh x 35C fervendo e estufada.

[img:36948a0c2e]http://img28.imageshack.us/img28/6443/pict0023dd.jpg[/img:36948a0c2e]

[img:36948a0c2e]http://img832.imageshack.us/img832/3937/pict0024w.jpg[/img:36948a0c2e]

Eu não pude dar motor full muitas vezes , porque o ESC não iria suportar a corrente acima do seu nominal por muito tempo.

O vôo, depois que ajustei melhor o C.G (deslocando a bateria), ficou muito agradavel , apesar de sua baixa velocidade , ele tem ótima sustentação em baixa velocidade e excelente manobrabilidade.

Pretendo agora substituir o motor ou o conjunto EDF+Motor por outro de melhor rendimento. Aceito sugestões!
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anghinoni
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Mensagem por anghinoni »

Parabéns Poulps pelo seu Jato!!! Logo logo quero ve-lo rasgando no céu do Poli hein!!!

Só lhe peço uma coisa: Não mira no poste tá???

Abs
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djhyperd
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Mensagem por djhyperd »

Fala Poulps,

Parabéns.... show de bola...

Quero ir logo mais ver isso de perto... sabe que amo adrenalina!!!


Abraços amigo!
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

FalaDjHyper !

Quanto tempo !!!!

Cara, põe adrenalina nisto ! Ele voa pendurado que nem aquele meu priemiro jato !

Comprei motores melhores e em breve ele estará rapidinho como tem que ser !

Venha que será muito bem vindo !

Sabado estarei no Poli com ele.
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Mais um video e algumas imagens :

[yt]e2iSpNtbSjU[/yt]

[img:74a4ff6df1]http://img232.imageshack.us/img232/5987/pict0011tq.jpg[/img:74a4ff6df1]

[img:74a4ff6df1]http://img69.imageshack.us/img69/6168/pict0001zt.jpg[/img:74a4ff6df1]

Bom , 7 Voos depois e ainda inteiro, posso dizer que este modelinho tem um voo muiiito tranquilo e otimo planeio !

Recomendo a todos !
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Franco
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Mensagem por Franco »

Muito bonito esse modelo!
Eu só não entedi uma coisa, vc disse que sua EDF de 55mm é maior que a de 64mm que veio com o avião. Qual das duas está com tamanho errado? Pergunto pois tb estou tentado a comprar um e precisarei comprar as EDFs separadas. Qual vc recomenda, uma de 55 ou 64mm? E o motor vc está pensando em trocar tb não é?
Abraços
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

A EDF original é menor que 64 mm. A da GWS de 55mm que coloquei tem a medida certinha.

É o motor que coloquei não dá conta do recado. Vou substitui-los pelos sugeridos pelo fabricante:

[img:9941440b4a]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/2627.jpg[/img:9941440b4a]

HK2627 EDF Outrunner 4300kv for 64mm

Specs:
Kv- 4300
Dimensions: 46 x 26mm
Shaft diameter: 3.0mm
Shaft length: 10mm
Voltage: 11.1V
Weight: 52g (1.83oz.)
Output Power: 280w
Max current(<60s): 36A
RPM/V: 4300
Thrust: 700g(24.7oz.)
Recommended model weight: 400-750g
Recommended model fans: 64mm Fans


Mounting Hole Bolt Circle: [u:9941440b4a]18mm[/u:9941440b4a]
Mtg. Hole Number & Size: 4 x M2


Como o circulo do mount hole dele é menor que 22mm ele vai caber no espaço do motor que está na EDF 55 da GWS.

Fiz a escolha errada quando comprei um motor de 6000KV.
Ele não tem força para atingir a rotação nominal dele, mesmo com a EDF para que ele foi "projetado".

Fora que os motores inrunner são menos eficientes.

Isto me custa um consumo exagerado de bateria para pode pelo menos manter o aero em vôo.

O motor sugerido pelo fabricante tem um KV menor , é barato (9 USD cada) epor ser Outrunner deve ser bem mais eficiente.

Assiti a alguns videos deste modelo com este motor e ele fica mais espertinho, mas ainda sim não fica muito rápido e nem com empuxo para fazer muitas acrobacias. Mas pelo preço está bom.

Aí , no futuro , quando eu estiver mais tranquilo financeiramente compro um motor destes que é mais eficiente:

[img:9941440b4a]http://www.highendrc.com/member/31702/products/smallimage/256_DSC00609.JPG[/img:9941440b4a]

Espero ter ajudado!
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davidmeke
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Mensagem por davidmeke »

que legal.. to aqui babando no modelo! Continue postando mais sobre o modelo. Abração!
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Franco
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Mensagem por Franco »

Ainda bem que vc avisou sobre a EDF. Garanto que deve ter gente que comprou as de 64mm separado e depois viu que não cabe. Ou vc acha que ainda tem jeito de caber umas de 64mm?
Outra coisa, vale a pena comprar a versão RTF? Pq vc disse que a qualidade das EDFs originais é muito ruim...
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Poulps
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Mensagem por Poulps »

Cara, A EDF original é uma porcaria.

Eu comprei motores novos (da foto acima) que é o motor recomendado pelo fabricante.
E advinha ?

Ele não entra na EDF que veio com o Kit. O eixo do motor é de 3mm e o soquete da EDF é para eixo de 2mm.

Até dá para colocar uma EDF 64mm da GWS, mas vai ter que cavar um pouco o rebaixo onde a borda de entrada da EDF vai se encaixar na fuselagem.

Eu vou testar neste final de semana a EDF de 55mm com este motor novo.
O pino do eixo da EDF 55 mm da GWS precisou ser alargado para caber no eixo do novo motor, que é de 3mm.

Já o encaixe do motor no chassi da EDF é perfeito , e os parafusos que acompanham o motor servem perfeitamente.

Nos testes que fiz em casa , percebi que ela vai me dar um pouco mais de empuxo, por um consumo menor. Ou seja a eficiencia do conjunto aumentou e minhas baterias não vão mais inchar !

Consumo anterior na casa dos 70A. Agora 50 A com mais empuxo!

Um abraço !
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