F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

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Yensid
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F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

Mensagempor Yensid » 08 Mai 2011 17:50

Olá colegas do e-voo.com!

Já tinha construído este jato F22 para motor push, mas não voou adequadamente com o setup que tinha.

[img:8dd76173c1]http://public.blu.livefilestore.com/y1p8jjk4CWiHVU-pLZ17l8qzWiEqUB47icvLR11PqXDN-ow2iRxE5t5_RRmoa90pSaG7H083ETqaFy558-c0vw37A/DSC03693.JPG[/img:8dd76173c1]

[img:8dd76173c1]http://public.blu.livefilestore.com/y1pjmKIj5kD0ag-6Wo6Sjl7Co3cY8GDOA0z_DcEVzUlPEyC4TqVj99x2tm9kXiPFisoKPCgdVC8zns2j6nYtNn5Jw/DSC03695.JPG[/img:8dd76173c1]

O perfil utilizado foi o KFm. Aqui o vídeo do vôo com motor push...

[yt]PK74-9RuNdQ[/yt]
Está sem edição alguma e este foi o primeiro vôo dele.

Como não gostei deste vôo muito calmo para um jato, resolvi apimentar o negócio e hoje fiz a seguinte modificação: coloquei uma das EDF's do meu Berkut, que encontra-se na UTI no F22 para ver como ficaria.

Aqui o visual da modificação:

[img:8dd76173c1]http://public.blu.livefilestore.com/y1pLStK0navXpDmk8xg033bAX8rK3-c4n0m8AcalCf5Ka5s0NQQa2X-27_quCLUb9FTcZemJvgvmvo75JUAGFQLRQ/DSC03887.JPG[/img:8dd76173c1]

[img:8dd76173c1]http://public.blu.livefilestore.com/y1pOU9oWXoliBPTDwvJffWjTuJkdmQrXzTwrq2zPD3_31GOFOZ8a57jolsNOjxZXhq98PXQDmjevJacy6wglMZv7A/DSC03889.JPG[/img:8dd76173c1]

Como estas EDF's são para 6S e não tinha baterias menores que suportassem a corrente delas, tive que usar 2x3S de 2100mAh com 35C que tinha disponível...

[img:8dd76173c1]http://public.blu.livefilestore.com/y1pg-Z_tKmqwMwMz_17oMJiJrhcJmRLhP9F0yG16C1z_enMO9wYwcS3RtKN7pR2_Nhe_vPYhWol3gB74DcPyIeuYQ/DSC03891.JPG[/img:8dd76173c1]

Com isso o peso do aeromodelo saltou de 600g para 1,2Kg deixando sua carga alar em torno de 68g/dm2!!!! :shock: :shock: :shock:

Voou muito bem pelo tempo que o profundor aguentou! Estou editando o vídeo e vou colocar aqui.

Nesta semana início a construção de outro, com o mesmo setup e para o mesmo peso e carga alar. Espero a ajuda dos colegas dando sugestões.
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Mensagempor Gyovane » 08 Mai 2011 19:06

Acompanhando, tenho interesse neste tipo de construção.

Abs

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Mensagempor warne » 08 Mai 2011 20:09

Opa!! Acompanhando!
Só acho que não há necessidade dos lemes mixados com o profundor, na verdade não necessita é do leme, a não ser que, consiga fazer o parafuso chato com seu modelo.
Abs
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Mensagempor fabiofleal » 08 Mai 2011 20:17

POsta ai. Deve ter ficado massa!

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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 05:04

Segue o vídeo do primeiro e último vôo deste protótipo:

[yt]_6BhELqRth4[/yt]

O que derrubou o aeromodelo foi flutter no profundor e um pequeno erro na construção, que depois mostro pra vocês.
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Mensagempor Gyovane » 09 Mai 2011 08:05

Olhemos pelo lado bom, pelo menos salvou-se a eletrônica e nada aconteceu com a EDF. Como protótipo de construtor que sou, fiquei interessado na causa do problema.

Acompanhando.

Abs

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Mensagempor samirmaia » 09 Mai 2011 08:42

[quote:de0d940e6f="Yensid"]
O que derrubou o aeromodelo foi flutter no profundor e um pequeno erro na construção, que depois mostro pra vocês.
Disney[/quote:de0d940e6f]
Disney;

Acompanho teu tópico desde o início, realmente uma pena, achei que o F22 tinha ficado muito bacana...

Olhando ainda "pelo lado bom" fui um registro de flutter impressionante.

Abraço
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Mensagempor warne » 09 Mai 2011 09:25

No primeiro flutter já era pra ter pousado! HEhehe! Gostei da velocidade que o modelo conseguiu.
No próximo F- 22 Disney, não voa tipo onda no mar, não tem elevons que aguente esses movimentos.
Acompanhando!
Abs
Warne
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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 09:41

[quote:9b75c11d5e="warne"]No primeiro flutter já era pra ter pousado! HEhehe! Gostei da velocidade que o modelo conseguiu.
No próximo F- 22 Disney, não voa tipo onda no mar, não tem elevons que aguente esses movimentos.
Acompanhando!
Abs
Warne[/quote:9b75c11d5e]

Concordo com você Warne. No primeiro flutter, deveria, mas não pousei... depois do acidente foi que vi o grande erro.

Quanto à questão das "ondas do mar" o CG estava muito adiantado e, todas as vezes que soltava o stick do profundor ele picava violentamente. Só ocorreu isso no início, enquanto estava trimando.

E quanto a velocidade, nem consegui atingir 70% do stick do acelerador! Era de 50% para baixo! Gostei demais da performance. Tanto que vou construir outro com a mesma configuração, reforçando onde acredito ser necessário.
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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 14:14

Para termos uma idéia de como adiantei o CG, aqui está uma foto antes do vôo, com o aeromodelo pendurado pelo CG que calculei e com o qual fiz o vôo com motor em push.

[img:939d427f7d]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pUY4jYjbZ4koSIyCrRYleQGe1rSMaIzbwhHZtTBDHgTlBKUaIwmhw7RU158VID_zVHDn6oAtPTJeLugm0Y9niHJvEzIYwKUMD/DSC03896.JPG[/img:939d427f7d]

Como achei que ele comportou-se como se estivesse com peso de cauda naquele vôo, resolvi adiantar o CG.

Um dos problemas que resultou no acidente foi o apresentado no desenho abaixo:

[img:939d427f7d]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pOizoioqnJM0gba4op_HevtPgZSHh36u2RHIeqwa6Ki0RWa-uR-e_dUf-75zexdIzUpNY7XPOZ5stRneiJoDQiRi1XkAAlPRg/Meu_F22_001.jpg[/img:939d427f7d]

Os elevons apresentam uns prolongamentos para frente e isso, quando em alta velocidade, associado ao uso de depron de 5mm na superfície de comando, acredito, resultou no flutter que presenciamos no vídeo.

Estou pretendendo fazer as seguintes modificações:

[img:939d427f7d]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pOizoioqnJM0BfVUzXLatKRWWZy8GKXXY90T91zy2J-WxdVr-BCWHXM5Ef94tYsrN6Bv73oZ3DpLExJBPF7dyIQHyYWy1CyxG/Meu_F22_002.jpg[/img:939d427f7d]

Os elevons serão modificados evitando os prolongamentos para frente, além de fazê-los com depron de 5mm chapeado em ambos os lados de balsa de 1,5mm.

Este quadriculado que vemos, de 10cm x 10cm serão varetas de fibra de vidro colocadas de ambos os lados da superfície das asas e amarradas umas às outras nos cruzamentos. Como se faz com o ferro para construção do concreto armado na construção civil.

Acredito que assim devo reduzir o flutter e conseguir uma maior velocidade de vôo!
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Mensagempor retepfilho » 09 Mai 2011 18:05

acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...

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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 19:38

[quote:4da1f18abd="retepfilho"]acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...[/quote:4da1f18abd]

Se durante todo o vôo tivesse sido assim eu até aceitaria o seu comentário... ou então você não viu todo o vídeo... ou então não tinha nada de importante a acrescentar e queria apenas postar alguma coisa, que por sinal não acrescentou nada de útil aos outros aeromodelistas.

Estou aguardando algum comentário útil, em termos de construção, adaptação, conversão, vindos de sua parte. Até agora não encontrei nenhum!
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Mensagempor APOLO » 09 Mai 2011 20:06

Amigo Disney,

Assim que vi o vídeo a 1º coisa que veio na cabeça foi o CG, se tivesse atrasado um pouco acertava o resto na trimagem.
Porem como disse o amigo a cima, toda eletrônica foi salva, o modelo a gente constrói outro e esta tudo certo.

Grande abraço.

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Mensagempor warne » 09 Mai 2011 20:24

Não sei Disney, mesmo mudando os elevons talvez continue a quebrar. Se vc tivesse usado a mixagem tailerons teria segurado o modelo mesmo depois da quebra do profundor.
Esses modelos perfilados não tem estrutura para voar com mais de 500 gramas.
Não sei se seria melhor fazer ele com a estrutura do próprio F-22 para turbina.
Sei que alterando os elevons e vai perder um pouco das sua rolagens rápidas.
Seria esse tipo de construção:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=463275#post4866738
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=374962
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=383370
É só alguns exemplos.
Acompanhando.
Abs
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Mensagempor APOLO » 09 Mai 2011 20:48

Disney

Sei que o F-22 é um lindo modelo, porem muito arisco e se eu fosse vc não arriscaria duas EDFs tente fazer um modelo mais tranqüilo, estes modelos que o amigo Warne esta indicando são lindos, sem contar que leva muito tempo para fazer um destes, e os caras estão tomando pau para acertar o CG do bicho eu tenho um deste para push com o motor no traseiro vetorial e deu trabalho.
Faça modelos com uma EDF de cada vez.
Mais quem decide é você, estarei de olho.

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Mensagempor APOLO » 09 Mai 2011 20:54

O F-22 que fiz, foi este.

http://www.youtube.com/watch?v=b10X7zagCmA&feature=player_embedded

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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 20:56

[quote:ba1537d2c5="APOLO"]Amigo Disney,

Assim que vi o vídeo a 1º coisa que veio na cabeça foi o CG, se tivesse atrasado um pouco acertava o resto na trimagem.
Porem como disse o amigo a cima, toda eletrônica foi salva, o modelo a gente constrói outro e esta tudo certo.

Grande abraço.[/quote:ba1537d2c5]

Apolo, quando o modelo é lançado, nos 1' 42" a primeira coisa que ocorre é ele picar violentamente, demonstrando que o CG estava adiantado, como eu previa inicialmente, pois no primeiro vôo que fiz achei que estava atrasado...

Aos 2' 15" eu já estava com ele praticamente trimado, só que desacelerei muito e ele começou a afundar rapidamente, o que também era de se esperar em função do peso. Então reacelerei e, neste momento ocorreu o primeiro flutter do elevon direito.

Depois disso o aeromodelo tem um vôo tranquilo e estável até os 3' 15" quando volto a reacelerar e novo flutter ocorre no mesmo elevon arrancando-o e derrubando o modelo.

Nesse momento, ele já estava trimado e não havia mais subidas e descidas bruscas.

Mas já estou construindo outro.

[quote:ba1537d2c5="Warne"]Não sei Disney, mesmo mudando os elevons talvez continue a quebrar.[/quote:ba1537d2c5]

Eu vou tentar mais uma vez e ver como ocorre o vôo. Se reduzir um pouco a rolagem, não tem problema. Vou procurar manerar um pouco também no stick do acelerador e ir sentindo o aeromodelo aos poucos.

Como é esta mixagem Taileron? Sou sincero, não sei. Vou pesquisar!

Agora queria uma opinião:

- É melhor a trama de fibra de vidro como postei acima, sendo que as horizontais ficariam acima da chapa e as verticais por baixo, amarradas e coladas com epóxi 24h?

- Ou apenas as fibras de vidro horizontais, de uma ponta à outra das asas?

[size=18:ba1537d2c5][b:ba1537d2c5]Começando a cortar o novo F22:[/b:ba1537d2c5][/size:ba1537d2c5]

[img:ba1537d2c5]http://n5aj3w.blu.livefilestore.com/y1pEmeExbBIH1QBoagD7FUGX2iiCZKx_FTtU3IcVGJ7ocUv7hZGSwq9s-Tk04DBp8RwoeI_yiWT6buLdRGFJAC99VqntRnkKLx6/DSC03897.JPG[/img:ba1537d2c5]

Quero voar no próximo sábado com ele!
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Mensagempor warne » 09 Mai 2011 21:36

Faça juntando as fibras e colando.
Taileron é a união via servo do aileron + elevon
http://www.rcgroups.com/forums/attachment.php?attachmentid=1430526

[img:b8bb855d6f]http://i.imagehost.org/0902/coupled.jpg[/img:b8bb855d6f]
[img:b8bb855d6f]http://i.imagehost.org/0940/IMG_1186.jpg[/img:b8bb855d6f]
Abs
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Mensagempor Yensid » 09 Mai 2011 21:59

[quote:931e7f1054="warne"]Faça juntando as fibras e colando.
Taileron é a união via servo do aileron + elevon
Abs
Warne[/quote:931e7f1054]

Obrigado pela dica!

Quanto ao taileron, acho que não tinha conseguido salvar o aeromodelo não pois, após o flutter, quando o elevon foi arrancado, levou junto o braço do servo! :shock:

Acho que se tivesse taileron teria arrancado o elevon, braço do servo e aileron também. :evil: O resultado provavelmente seria o mesmo! Mas valeu, aprendi mais essa!
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Mensagempor warne » 09 Mai 2011 22:31

[quote:cc640f45a1="Yensid"]...Quanto ao taileron, acho que não tinha conseguido salvar o aeromodelo não pois, após o flutter, quando o elevon foi arrancado, levou junto o braço do servo! :shock: ...
Disney[/quote:cc640f45a1]

Ô Disney, não teria não! Pensa comigo, quando houvesse o flutter no elevon, a resposta no aileron ia deixar o jato um pouco fora de controle, concorda comigo!? Teria que pousar imediatamente!
Só a linkagem nos elevons não causou diferença ao voo, mas se estivesse usando a linkagem tailerons não teria como voar.
Há, usando só os elevons, o modelo faz rolagens lesinhas, já com tailerons as manobras ficam um pouco quadradas. Na verdade a linkagem em taileron serve para baixa velocidade, se consegue quase fazer torque holl com o F- 22.
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Mensagempor retepfilho » 09 Mai 2011 23:16

[quote:fd9b471f31="Yensid"][quote:fd9b471f31="retepfilho"]acho q nada no mundo vai resistir a esses comandos bruscos e esse voo (onda no mar segundo nosso colega) eu classifico como voo dente de serra...[/quote:fd9b471f31]

Se durante todo o vôo tivesse sido assim eu até aceitaria o seu comentário... ou então você não viu todo o vídeo... ou então não tinha nada de importante a acrescentar e queria apenas postar alguma coisa, que por sinal não acrescentou nada de útil aos outros aeromodelistas.

Estou aguardando algum comentário útil, em termos de construção, adaptação, conversão, vindos de sua parte. Até agora não encontrei nenhum!
Disney[/quote:fd9b471f31]

eh como vc pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao pq vc esticou, mas pq vc dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o q de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida eh assim, agente tem q ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...
Tem asa, motor e piloto deixe de muita teoria e muita conta que voa!!!

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Mensagempor retepfilho » 09 Mai 2011 23:22

[quote:2f3f1e1a03="Yensid"][quote:2f3f1e1a03="warne"]No primeiro flutter já era pra ter pousado! HEhehe! Gostei da velocidade que o modelo conseguiu.
No próximo F- 22 Disney, não voa tipo onda no mar, não tem elevons que aguente esses movimentos.
Acompanhando!
Abs
Warne[/quote:2f3f1e1a03]

Concordo com você Warne. No primeiro flutter, deveria, mas não pousei... depois do acidente foi que vi o grande erro.

Quanto à questão das "ondas do mar" o CG estava muito adiantado e, todas as vezes que soltava o stick do profundor ele picava violentamente. Só ocorreu isso no início, enquanto estava trimando.

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Disney[/quote:2f3f1e1a03]

nunca solte o stick pra posição neutra enquanto tiver trimando... soltar o stick não existe... é como soltar o volante de um carro se ele tiver puxando ....
Tem asa, motor e piloto deixe de muita teoria e muita conta que voa!!!

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Mensagempor Yensid » 10 Mai 2011 09:18

[quote:3dd352691d="warne"]
Há, usando só os elevons, o modelo faz rolagens lesinhas, já com tailerons as manobras ficam um pouco quadradas. Na verdade a linkagem em taileron serve para baixa velocidade, se consegue quase fazer torque holl com o F- 22.
Abs
Warne[/quote:3dd352691d]

Quanto à questão da rolagem, realmente, no primeiro vôo tentei fazer um roll e quase fui de bico no chão.

Acho que vou colocar ailerons e profundores separados, sem leme inicialmente.

O que vocês acham da idéia? 4 servos, 2 para ailerons e 2 para profundores. Posso mixar tudo ou fazer separado.

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Mensagempor Yensid » 10 Mai 2011 10:18

[quote:31964053fc="retepfilho"]
eh como vc pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao pq vc esticou, mas pq vc dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o q de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida eh assim, agente tem q ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...[/quote:31964053fc]

Primeiro, o tópico aqui é sobre "Construção de aeromodelos" e não sobre "manobras" ou "tipos de vôo". Por isso, ficaria mais adequado informações que acrescetasse algo sobre o referido tópico.

Segundo, não entendi sua comparação sobre o arame? :?: :?: :?: O que tem à ver fadiga de material com flutter???? São coisas completamente diferentes!!!!

Terceiro: não é só falar coisas boas, mas também apontar os erros "de construção" e como corrigí-los. Não recebi nenhuma refereência sua à isto. Apenas críticas à minha maneira de pilotar, em todos os tópicos que você postou alguma coisa. Por isso, terminam não gostando e você termina sendo suspenso.

Apresente informações que possamos aproveitar sobre "construção de aeromodelos" e com certeza, todos ficaremos gratos!

E obrigado pela dica de "não soltar o stick quando estiver trimando". É assim que fazemos, quando oportuno: apresentamos o erro e sugerimos a modificação! E não apenas e, tão somente, criticar e fazer gracinhas às custas dos outros!

Um forte abraço e bons shows aéreos!
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Mensagempor Sukyake » 10 Mai 2011 11:10

Putz... Que flutter! :lol:

Bom... já dizia eu em outros tempo "c@g@d@ feita - lição aprendida".

Infelizmente o F-22 tinha elevons para voar de forma acrobática e não rápido.

Mas tudo bem, agora é só adaptar o projeto.

Recomendo que faça o profundor e os ailerons com 2 chapas de balsa com fibras perpendiculares, isso garante uma resistência absurda.

Além disso, uma boa dobradiça pode ajudar!

Seja de disquete ou nylon, a dobradiça também contribuí para maior segurança contra flutter.

Sabe... lhe digo que você tem muita sorte, pois teus erros aparecem na hora! :lol:

Sério! Muitas vezes cometemos erros e nem notamos, pois o sistema fica "tolerando", daí fica difícil de encontrar as falhas.

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[quote:9eb249e420="retepfilho"][b:9eb249e420]eh[/b:9eb249e420] como [b:9eb249e420]vc[/b:9eb249e420] pegar um arame... dobrar varias vezes ... depois esticar
ele vai partir, nao [b:9eb249e420]pq vc[/b:9eb249e420] esticou, mas [b:9eb249e420]pq vc[/b:9eb249e420] dobrou ele varias vezes antes...
é a fadiga pelo esforço sofrido... o problema é que aqui as pessoas só querem ouvir o que é conveniente... e o [b:9eb249e420]q[/b:9eb249e420] de fato está acontecendo ninguem fala... eu já até fui suspenso por falar a verdade.. mas a vida [b:9eb249e420]eh[/b:9eb249e420] assim, agente tem [b:9eb249e420]q[/b:9eb249e420] ver 80% de coisa ruim e elogiar 20% das boas, esquecendo assim das coisas ruins...[/quote:9eb249e420]

Bom.. já que vamos falar de erros, vamos lá! :D

Para começar, acho que você poderia ter maior cuidado na escrita, evitando ao máximo o internetês.

Fora isso... o flutter...

Bom... no caso do flutter, o negócio é um pouquinho diferente devido à natureza do material de construção.

O deprom normalmente quebra antes mesmo de sofrer uma deformação não-elástica. :wink:

Por isso é tão difícil dobrá-lo para formar arestas sem quebrar, ao contrário de uma chapa de cobre.

No caso ali, o flutter fez as peças vibrarem, sendo forçadas pelo fluxo de ar, que adicionava ainda mais energia à vibração.

A amplitude das primeiras vibrações já foram preocupantes, mas não devem ter causado nenhum dano sério.

Na segunda vez, a amplitude excedeu os limites de resistência do 'profundor-elevon', levando a peça a se soltar do aero.

No flutter 3 coisas podem ocorrer:

-adicionar stress/fadiga em materiais capazes de absorver isso (como você mesmo disse, porém não válido para esse caso)
-exceder limite de resistência da peça (quebra direta da peça)
-exceder limite da área de fixação da peça (quebra de dobradiças, por exemplo)

Nesse caso, o elevon girou devido ao "alogamento triangular", funcionando como uma 'vela', e a dobradiça foi fortemente tracionada.

Não vi se o elevon quebrou também ao ser entortado pelo fluxo de ar, mas certamente foi muita força sobre o elevon também.

Capisce? :D
Para que serve a vida? - Manter-se em homeostase - Desiquilíbrio diante da matéria bruta
Isso não faz sentido. Isso parece inútil.


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