F22-Raptor Park Flyer EDF - Trem Embutido - Novo Vídeo!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:b8163c24d5="Sukyake"]Putz... Que flutter! :lol:

Bom... já dizia eu em outros tempo "c@g@d@ feita - lição aprendida".

Infelizmente o F-22 tinha elevons para voar de forma acrobática e não rápido.

Mas tudo bem, agora é só adaptar o projeto.

Recomendo que faça o profundor e os ailerons com 2 chapas de balsa com fibras perpendiculares, isso garante uma resistência absurda.

Além disso, uma boa dobradiça pode ajudar!

Seja de disquete ou nylon, a dobradiça também contribuí para maior segurança contra flutter.

Sabe... lhe digo que você tem muita sorte, pois teus erros aparecem na hora! :lol:

Sério! Muitas vezes cometemos erros e nem notamos, pois o sistema fica "tolerando", daí fica difícil de encontrar as falhas.

[/quote:b8163c24d5]

Sukyake, perfeita sua explicação sobre o flutter! No caso do meu F22, as dobradiças foram arrancadas e, quando a peça soltou-se, quebrou o braço do servo e saiu voando!

Além do erro na confecção dos elevons, como você muito bem observou, também cometi um grave erro, que só após o acidente constatei. Como não tenho fita filamentosa por aqui, como as fitas que dispunha não aderiam adequadamente ao depron (não sei o porquê!!!), resolvi por utilizar dobradiças feitas com "entretela" (aquele tecido que fica por dentro do colarinho) e, depois de abrir fendas no depron de 5mm :shock: :shock: :shock: colei estas pequenas peças nas duas superfíceis com epóxi 24h! Para um vôo calmo, como ocorreu no primeiro, até que funcionou... quando imprimi velocidade, não suportou à pressão! (erro meu!!!)

Quanto à questão das superfícies de comando com balsa com os veios cruzados, mesmo que precise emendar, a resistência será a mesma? Devo utilizar qual cola? de madeira ou epóxi 24h? Qual expessura da balsa você sugere?

Obrigado pelas dicas!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Bom... você está construindo o aero com chapas 5mm, então acho que 2+2mm ou 2,5+2,5mm devem servir.

Cola para isso?

Bom... já fiz isso usando cola branca com um pouquinho de álcool.

Devido à grande hidrofilia (afinidade por água) da balsa, a cola penetrou legal na imperfeições e apresentou boa retentividade após 3 dias de repouso.

Após preparada a chapa de veios (valeu, não me lembrava do termo!) perpendiculares, recorte as superfícies, lixe e passe algum verniz (usei cola branca também... :lol:)

O resultado final é um compensado leve como isopor p3 e resistente pacas!

Até é possível fixar fibras entre as 2 chapas para usar como dobradiça.

Eu já usei até tecido de algodão para isso. (tipo jeans fino; dava para se pendurar nele com um gancho no teto de casa :lol:)

Bom... voltando à cola... infelizmente me falta conhecimento sobre cola ideal para balsa.

Me lembro que a melhor que usei em balsa foi uma com nitrocelulose da Aerobras.

Era tão boa que eu só precisava de camadas muitos finas para juntas chapas em modelinhos VL.

Como no meu Dardinho Sushi.

[img:60dde26242]http://img5.uploadhouse.com/fileuploads/1519/15197574b462333ebdf766d91d7297433eafa58.jpg[/img:60dde26242]

Nunca mais vi para comprar em Curitiba. :(
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:ca9cefeac9][b:ca9cefeac9]Inquérito Aeronáutico:[/b:ca9cefeac9][/size:ca9cefeac9]

Como ex-militar da aeronáutica, onde servi por 11 anos, sempre soube que um acidente aeronáutico é determinado por várias causas, que somam-se e resultam no fatídico. A investigação para determinar estas causas termina por deixar os aviões (aeromodelos) mais seguros. Por isso, quase sempre filmo meus primeiros vôos e, em caso de acidente, procuro definir as causas.

Vendo e revendo os vídeos do acidente, constatei que, ambos os elevons foram arrancados em vôo de suas dobradiças, sendo que o dá esquerda da aeronave, em função dos impactos sofridos, terminou por romper o braço do servo e soltar-se.

Nos dois momentos em que o flutter ocorreu em maior intensidade, sempre o aeromodelo estava em velocidade reduzida e eu acelerei para aumentar esta velocidade. Minha pergunta aos mais experientes:

1. Será que a posição de saída do ar da EDF determinou este flutter?

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1ptsUW6irpHpPVpPbVCeU4x-NqLCTv97mohnUWAxcfBx8qcVKdhKd2WgpPEeAMRTLa0oWtSKMGQYc2JBE46xepDA/Meu_F22_006.jpg[/img:ca9cefeac9]

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1phW8RZIlHOtvlyt1CJkUavfPnyIWijunjInJym0L-YGHrjHtpfMX0RyZpb_NiRYtwOT8UVxZfPERhwCcnbI1YbA/Meu_F22_005.jpg[/img:ca9cefeac9]

Se este foi um dos fatores que causou, ou aumentou o flutter das superfícies de comando, seria prudente que, nesta nova construção, a saída da EDF ficasse após as superfícies de comando! Se eu reposicionasse a EDF para conseguir isto, reduziria o fluxo de ar sobre as superfícies de comando e diminuiria o flutter!???

A nova configuração para as superfícies de comando será a apresentada no esquema abaixo. Os ailerons (?) tem 5cm de largura. É muito????

[img:ca9cefeac9]http://public.blu.livefilestore.com/y1phW8RZIlHOtsGHvRnD9h8iVt6OfZPH5Kbjb0cNiWe7CmnP9UtScBMG_e04MRhRW5k33w4T_PEjgxdRqkqDa-XdQ/Meu_F22_003.jpg[/img:ca9cefeac9]

:?: Seria melhor a configuração Taileron ou ailerons e profundores separados? :?:

Perguntas que não querem calar!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Eu acho que foi o peso (1200g) + a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:02b8a864e7="warne"]...a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:02b8a864e7]

Pergunta, pergunta, pergunta....

Nos motores no nariz do aeromodelo devemos colocar um downthrust de 3 a 5 graus... nas EDF's devo colocar um upthrusth???

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:f5f0a05201="warne"]Eu acho que foi o peso (1200g) + a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:f5f0a05201]

Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:94faca16cf="Sukyake"]
Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.[/quote:94faca16cf]

Não, não, não! Nem pensei em economizar 1 servo! Vão ser os mesmos 2 servos!!!! E as superfícies permanecerão independentes. Assim, se perder uma, tenho mais possibilidades de trazer o aeromodelo para o solo em segurança (porque para o solo, com certeza ele virá! :evil: )

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:85a28474bd="Yensid"][quote:85a28474bd="Sukyake"]
Penso da mesma forma, porém... cuidado com 1 servo no profundor... um horn apenas de um lado acompanhado de um fluxo de ar mais forte resulta em torção na superfície de comando, fazendo com que o profundor cause roll.[/quote:85a28474bd]

Não, não, não! Nem pensei em economizar 1 servo! Vão ser os mesmos 2 servos!!!! E as superfícies permanecerão independentes. Assim, se perder uma, tenho mais possibilidades de trazer o aeromodelo para o solo em segurança (porque para o solo, com certeza ele virá! :evil: )

Disney[/quote:85a28474bd]

Ah tá!

Beleza! :D

Eu tenho um aero que usa o mesmo artifício, fica bom! :wink:
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:b568d757eb="Yensid"][quote:b568d757eb="warne"]...a inclinação da EDF negativa (vetor para baixo).
Faz apenas com profundor (esquece os elevons) e usa ailerons. Vai ficar mais seguro
Abs
Warne[/quote:b568d757eb]

Pergunta, pergunta, pergunta....

Nos motores no nariz do aeromodelo devemos colocar um downthrust de 3 a 5 graus para baixo... nas EDF's devo colocar um upthrusth???

Disney[/quote:b568d757eb]
Eu não saberia dizer se usa esse termo para inclinação negativa do motor/EDF quando pusher, pois vai depender do seu sentido. O upthrusth teria a função de levantar o aero, mas ai envolveria a sustentação, ou algo assim, sei lá!heheh!
O modelos com EDF eu nunca percebi inclinação na turbina, acredito que seja zero.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[size=18:5a62516e77][b:5a62516e77]Vídeo em detalhes do acidente - visão do piloto:[/b:5a62516e77][/size:5a62516e77]

[yt]jHafQFhRjAo[/yt]




[size=18:5a62516e77][b:5a62516e77]Vídeo em detalhes do acidente - visão do público:[/b:5a62516e77][/size:5a62516e77]

[yt]b9wCneDtZrI[/yt]

Neste vídeo dá para perceber claramente que o elevon esquerdo solta-se primeiro e termina por soltar o da direita, no impacto. Nenhuma das duas superfícies quebraram!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Responder