Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

[quote:7f6b620154="luis carlos trindade"]meu amigo,parabéns pelo modelo.realmente aí há muita tecnologia e paciência.agora respondendo a sua pergunta em relação ao meu boeing,é o seguinte:eu sou novato em construção,esse é meu primeiro modelo scala que construo,eu havia construido um modelo parecido com um tucano e voou! essa construção foi feita totalmente a olho nú!mas suas medidas em relação a comprimento e envergaduura foram préviamente calculada.fui moldando conforme via nas fotos de tela de computador o formato da asa,fuselagem essas coisas.empuxo eu não sei ainda,mas tem de sobra com duas hayoe 77mm motor inrunner bl-28 57 4100kv!para você ter ideia,com lipo 4S esse modelo que estar pesando 3Kg completo para voo decolaria com uma turbina somente.mas vou usar lipo 4S,pois esses motores não aceitam 4S!veja lá no meu tópico o vídeo que fiz acelerando somente 50% dos motores.[/quote:7f6b620154]

-----------------------------------------------

Muito bom meu velho. Acredito que com essa configuração deva voar realmente com sobra de potência! O meu modelo tem 2,10m de comprimento e 2,05m de envergadura, utilizará duas EDF´s da HET de 70mm com motores Typhoon 2w-20 de 3400kv, utilizando 2 baterias de 4S para cada motor e Esc´s de 50A! O modelo assim pesaria 3200kg, gerando em testes checados na internet de quase 1500g em cada motor! Ou seja, 3kg de empuxo em uma relação quase de um para um! Valeu pelos comentários e sucesso na empreitada!
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Galera, acabei o modelo!!! O bicho tá grande!

Já já irei postar fotos, vídeos e muitos dados técnicos. Apenas falta ajustar uma coisinha para eu iniciar os testes de voo. Por enquanto estou na fase de testes em solo ´´run up´´.

Estou com um problema de assimetria de potência pra meu bimotor. Na verdade, o empuxo está igual em ambos motores, porém o motor esquerdo está ´´atrasado´´ na resposta ao se movimentar o stick do rádio. Falando em migalhos, ao se mexer o stick em 1% , o motor direito gira normalmente, e o esquerdo gira só quando o stick chega a mais ou menos uns 15% de amplitude. Ou seja, a rotação das EDF do motor direito está sempre mais ou menos 15% maior que a esquerda gerando uma assimetria de empuxo, impossibilitando assim, o táxi e o voo obviamente.

Isso não deve ser difícil de corrigir, acredito eu. rsrsrs... Penso ter algo a ver com os ENDPOINTS do canal 3 (THROTTLE). Meu rádio é um Futaba FASST T7C, 7 canais. Se alguém souber como exatamente resolver o incoveniente agradeço. Mexi na trimagem da potência do rádio, mas aí, o problema passa, logicamente, para o motor contrário. Mexi também nos endpoitns do throttle, e novamente, o problema vai para o motor oposto. Não consigo controlar os endpoints dos dois motores um de cada vez. É um setup único! Ou seja, as correções de trimagem de amplitude do throttle e endpoints são unitárias para o canal 3, a não ser que tenha outra forma e eu não saiba. Agradeço a ajuda caso alguém saiba como resolver esse pepino para o PHD aqui. Tá brabo o negócio! rsrs...

A configuração básica do sistema moto-propulsor é:

2 motores Het Typhoon 2w-20 de 3400KV
2 Edf´s Het 6904
2 baterias 3S 2200 mAh (alimentação unitária por motor)
2 Esc´s 80A

Estou conseguindo no motor ´´bom´´ 1400g de empuxo em testes. Se eu resolver o problema do outro motor ´´assimétrico´´, ganharia mais 1400g também, totalizando 2800g de empuxo. O modelo de 2,08m de envergadura por 2,20m de comprimento pronto para voar pesa 3800g. O que me dá uma sobra de potência boa. Resta saber as características do voo. Isso aí seria papo para uma outra hora e faria questão de compartilhar com vocês.

Agradeço à ajuda de vocês. Bons voos e construção à todos!
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Será que meu FUTABA T7C não tem ajuste para potência de bimotores?

A resolução do problema poderia estar aí.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Um colega do fórum me sugeriu fazer conexões cruzadas dos ESC´s nas baterias, ao invés de conectar os mesmos ESC´s diretamente às suas respectivas baterias, e também fazer o teste de range do throttle (esse procedimento já fiz). Acontece também que mesmo executando o teste individual deste motor ´´ruim´´, a EDF só começa a girar depois de uns 15% do stick avançado. No teste com os dois motores ligados ao receptor com ESC´s ligados às suas baterias diretamente, o motor ruim permanece ´´bugado´´ como relatado e o outro normal.

Bem, fora isso que está me tirando o sono... rs... Segue duas fotos atuais. O modelo já está finalizado, faltando apenas resolver esse problema.
Anexos
Asa desconectada da fuselagem com janelas de inspeção dos ESC`s abertas e parte da eletrônica exposta.
Asa desconectada da fuselagem com janelas de inspeção dos ESC`s abertas e parte da eletrônica exposta.
20130709_220630.jpg (14.75 KiB) Exibido 247 vezes
Seção do nariz
Seção do nariz
20130709_220827.jpg (14.65 KiB) Exibido 247 vezes
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

RESOLVIDO O PROBLEMA!!! Burrice minha! Eu tinha feito o teste do range do rádio para cada motor individualmente! hahaha!!! Lógico que não ia dar certo. Fiz o teste com o cabo Y do receptor e ficou perfeito!

Amanhã vai ter testes ´´run up´´. Postarei o vídeo, fotos e dados técnicos!
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

Top em veih! Posta mais fotos pra gente. Hospeda em outro lugar as fotos pra ficarem maiores (imageshack.com por ex.)... Abrç
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Uia! Ficou mesmo pronto!!! Agora vai ou vc vai sumir de novo ?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Opcao 2: SUmiu de novo... :)
rdinallo
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 4:18 pm
Localização: Presidente Prudente SP

Mensagem por rdinallo »

Coisa Linda.

Esse ai da até dó de mandar pra cima
israel_idtec
membro
Mensagens: 26
Registrado em: Sáb Set 22, 2012 12:08 am
Localização: Joinville SC

Mensagem por israel_idtec »

video? fotos? sumiu?
Responder