Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m

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guiga_x
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Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m

Mensagem por guiga_x »

Inicialmente, me desculpem pela falta de acentuaçao no texto. O teclado do meu notebook esta desconfigurado.

Bem pessoal, apos a dor de cabeça que tive com meus dois Triple Seven, decidi dessa vez fazer um modelo mais ´´simples´´ e que me proporcionasse mais prazer durante o voo. O objetivo e que sua construçao seja relativamente facil e que tenha tambem um voo relativamente docil mesmo em dias de ventos com rajadas. E para isso, e preciso uma ´´certa massa´´ sem ser pesado demais e que seja grande o suficiente para ter uma inercia um pouco maior que a de costume no aeromodelismo eletrico. Decidi entao fazer um modelo de 2 metros de comprimento por 2 metros de envergadura. Na verdade, eu ja tinha em mente esse projeto a um certo tempo e so agora tive a oportunidade de poder iniciar a empreitada.

A fuselagem dele vai ser basicamente nas mesmas caracteristicas que as do Triple Seven, com varias seçoes transversais e duas longitudinais (uma horizontal e outra vertical), porem agora com tirantes em todas as laterais para reforçar o problema que tive de torçao de fuselagem no B777. Levei bastante tempo projetando e desenhando o bicho no CorelDraw e na mao grande tambem. Cheguei a uns esboços bem legais que me ajudaram bastante no desenho aerodinamico, estrutural e na reduçao de peso.

Vamos la! O modelo por enquanto chamado carinhosamente de Pelicano pelo meu irmao Fred que e Engenheiro, tem 2 m de envergadura por 2 m de comprimento em balsa, asa alta, perfil clark y, angulo de incidencia de 5 graus, metade da asa reta e a segunda metade trapezoidal. A primeira metade o diedro e nulo e o segundo de 7 graus. Estou estudando a necessidade de instalar blended winglets nas pontas das asas afim de diminuir arrasto induzido. A empenagem vai ser em dupla cauda (muito parecida com a do Antonov An-225). Ela vai ser uma peça unica com os estabilizadores horizontais com 10 graus de diedro e os estabilizadores verticais com 66 graus de diedro com envergadura do conjunto de 83 cm. Meu objetivo em adotar esse tipo de empenagem e ter um pouco mais de comando de leme direcional devido ao comprimento avantajado (inclusive exigindo menos esforço dos servos). Devo admitir tambem que acho muito bonito esse tipo de cauda. Muito elegante.

Sera um aeromodelo bem comprido com o objetivo tambem de dar o efeito nose up no aeromodelismo em escala. A seçao lateral da fuselagem e de 15 cm de largura por 2m de comprimento. O angulo maximo de pitch durante o toque na pista com o amortecedor do trem de pouso principal totalmente comprimido de 9 graus. Para reduzir os efeitos de um tail strike, a incidencia do nariz sera negativa em 2 graus com a perna do trem de pouso de nariz um pouco reduzido e o angulo de incidencia do perfil da asa positiva em 5 graus. Esses 7 graus aliados ao desenho da cauda me daram 12 graus de pitch medio e 9 graus maximos. Esse artificio e utilizado em muitos avioes reais compridos com a mesma finalidade (ex: B737-800, B767-400, A330, ...). Nao preciso nem falar da necessidade de empregar um protetor ´´anti-cagada´´ na cauda chamado tecnicamente de tail skid. Falando em asa, ate a metade da mesma o Pelicano tera flapes simples e a outra metade flaperons. O objetivo dos flaperons a priori (desnecessarios a principio neste tipo de modelo) e tentar reduzir mais ainda a distancia de pousos e decolagens em pistas curtas como a da Unidunas em Salvador.

As turbinas serao duas EDFs HET 6904 de 69mm (diametro do rotor) e 72mm (diametro maximo da nacele). Os motores sao dois HET Typhoon 2W-20 de 3450 KV e 700W. Segundo varios foruns inclusive o RCGroups sugeriram essa combinaçao de EDF e motor como uma das melhores na categoria. O proprio fabricante recomenda diminuir um pouco o duto de escapamento e alongar o mesmo, afim de aumentar a velocidade do ar na exaustao. Nesse ponto penso em fazer o duto igual aos do Airbus A320 com motor IAE. Simples e muito funcional! Testes feitos com LiPo 4S 2200 mAh e Speed control de 50A atingiram 1500g de empuxo em cada motor nessa configuraçao. Se eu conseguisse um empuxo maximo de 3000g e medio de 1500g (a meio motor) seria perfeito! O modelo pesando uns 2200g a 2500g (pronto para voo) seria uma relaçao de mais que 1:1!!! Mais a frente explicarei melhor sobre o que fiz para reduzir o peso do modelo...

Os servos penso em nao usar os nossos tradicionais de 9g. Acredito que seria arriscar demais em um modelo muito grande. Preciso de mais torque. Agradeço sugestoes...

O trem de pouso e eletrico da EPF Digital Servoless em estrutura de aluminio. O fabricante recomenda usar uma bateria de 2S 700 mAh exclusiva para o mesmo. Penso em usa-la tambem para corrigir o CG no final da construçao. Pego dois coelhos com um tiro so. hehehe!!!

Falando em bateria, estou pensando em usar 2 baterias (uma para cada motor). Vou instalar as mesmas bem proximo aos ESC e consequentemente, nas asas. Estou pensando em deixar um duto no bordo de ataque e um pequenino no intradorso para resfriar as baterias e ESCs.

Grande parte do meu tempo gastei na confecçao do projeto e pensando em como reduzir o peso sem perder as caracteristicas estruturais que deixei a desejar em meu B777. O modelo e em balsa, portanto, exige mesmo um pouco de cuidado realmente com peso, ao contrario do depron (bem mais amistoso nesse sentido!!! rs!!!). Primeira coisa, toda balsa usada na construçao e lixada e comprovada pela minha balança de precisao, um reduçao media de 3% a 5% no peso final da chapa de balsa. Como a fuselagem e comprida e possui varias seçoes transversais, em cada intervalo de seçao tem uma parcela de balsa da seçao longitudinal que vai para o beleleu! Sao 27 seçoes para falar a verdade com 10 cm medio entre elas (algumas vezes menores). Assim como na seçao longitudinal, as seçoes transversais que sao basicamente aneis, tambem possuem tamanho reduzido sem perder as caracteristicas de resistencia estrutural.

Assim como no B777, esse modelo tera um sistema de refrigeraçao aproveitando inicialmente o ar de impacto ´´frio´´proviniente de entradas no nariz e ao longo da fuselagem. Esse ar ´´frio´´ ajuda a resfriar um pouco o ar no interior da fuselagem e com a ajuda de dois fans, os mesmos extraem ar quente da eletronica e expelem o mesmo por saidas ainda a serem estudas, provavelmente nas laterais e embaixo da fuselagem. Algo bem complexo a principio, mas na pratica bem simples de fazer. Sistema bem levinho com 50 g apenas, dando um efeito de uma APU. O efeito no solo deve ficar muito show! Espero que se bem instalado o sistema ajude realmente no resfriamento da eletronica e no aumento da vida util da mesma.

O peso que calculo ate agora de eletronica e motorizaçao fora o aviao que nao sei em quanto vai ficar, esta em aproximadamente 1400 g. Acredito que o modelo em balsa vazio fique em torno de 1000 g no maximo. Ja construi muita coisa e ate agora esta 188 g!!! Acredito que com o acrescimo de cola e fiaçao fique em torno de 2200 a 2500 g pronto para o voo. Vamos torcer para ficar entre esses valores. Segue abaixo, uma referencia de valores no RCCalc do meu modelo.

Perfil: clarky
Comprimento: 210 cm
Envergadura: 208 cm
Corda media: 18 cm
Peso: 3500 g
Reynolds: 156671

Segue algumas fotos da construçao...

Boa construçao e voo a todos! :D
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Mensagem por alexcmag »

Legal, alguns conselhos:
1) Se não tiver cortado as nervuras, use um perfil melhor, tipo MH42, em vez do Clark-Y, vai aproveitar melhor as EDFs;
2) Legal colocar as baterias nas naceles e deixar ventilação, mas coloque um fio interligando os ESCs, para mantê-las mais ou menos à mesma tensão.
3) Eu usaria uma incidência menor, uns 2 a 3 graus
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guiga_x
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[quote:271496a038="alexcmag"]Legal, alguns conselhos:
1) Se não tiver cortado as nervuras, use um perfil melhor, tipo MH42, em vez do Clark-Y, vai aproveitar melhor as EDFs;
2) Legal colocar as baterias nas naceles e deixar ventilação, mas coloque um fio interligando os ESCs, para mantê-las mais ou menos à mesma tensão.
3) Eu usaria uma incidência menor, uns 2 a 3 graus[/quote:271496a038]
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Valeu grande alex!

1 - Realmente ainda nao cortei as nervuras. Eu nunca tinha ouvido falar desse perfil MH42. Vou pesquisar mais a respeito do mesmo. Eu acho o perfil clarky uma garantia de voo tranquilo! Realmente esta me faltando embasamento tecnico a respeito desse perfil que voce sugeriu. Vou pesquisar!

2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.

3 - O fato de eu usar 5 graus de angulo de incidencia e devido ao problema de tail strike que em modelos muito compridos e meio critico. Para isso, pus a incidencia do nariz da fuselagem negativo e 2 graus (aumentando portanto a distancia da cauda ao solo). O que me daria uma amplitude maior de flare durante o pouso. Se eu por um angulo de incidencia menor que 5 graus, me obrigaria a voar sempre com um pitch maior e consequentemente no flare a coisa ia ser mais critica ainda. Quando se poe flapes e flaperons a coisa piora ainda mais. rs! (o angulo de incidencia de nariz no B767-400 e no E195 por exemplo e negativo em 2 graus exatamente como no meu modelo)

Valeu pelas dicas.
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diguaba
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Mensagem por diguaba »

[quote:32e7d36ddb="guiga_x"]
2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.

[/quote:32e7d36ddb]

só precisa colocar um cabo em paralelo com as baterias, nada complicado.
Sobre o modelo, estou curioso de como vai fazer a lincagem da empenagem traseira. qual servo pretende usar?
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
felipe_ce
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Mensagem por felipe_ce »

construção bem limpa. Apesar de nunca ter construído em balsa, tenho muita vontade.

Você está seguindo alguma planta? Os cortes na fuselagem, são feitos com que ferramenta?


Acompanhando!!
Abs.
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guiga_x
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Mensagem por guiga_x »

[quote:8e3e175f22="diguaba"][quote:8e3e175f22="guiga_x"]
2 - Eu para falar a verdade, nao entendo muito de eletronica. Aqui em Salvador, Fabio e meu irmao me ajudam nessa parte. Sei mesmo so o basicao, checar tensao, mexer no multimetro toscamente... Vou falar com eles a respeito de por um fio interligando os ESCs para equalizar mais ou menos a tensao.

[/quote:8e3e175f22]

só precisa colocar um cabo em paralelo com as baterias, nada complicado.
Sobre o modelo, estou curioso de como vai fazer a lincagem da empenagem traseira. qual servo pretende usar?[/quote:8e3e175f22]

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Obrigado pela dica diguaba. Em relaçao aos servos tenho quase certeza que nao seram de 9g. Preciso de mais torque. Estou aguardando sugestoes. Os cortes sao com estilete.
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