Projeto Pelicano - Bimotor; Balsa; EDF; 2m x 2m
Ola pessoal,
Com a chegada das varetas em fibra de carbono pude dar continuidade a construçao da asa e da fuselagem. Primeiramente, Alem dos 5 reforcos em balsa da asa adicionei mais 2 em fibra de carbono para realmente nao correr riscos no voo. A asa esta bem leve e muito resistente, mantendo uma flexibilidade incrivel!!! Na verdade, tenho quase certeza que nao seria necessario adicionar essas varetas em fibra de carbono, mas como ´´seguro morreu de velho...´´, rsrsrs... Os 5 reforços em balsa ja dao conta do recado. Pus mesmo por desencargo de consciencia e por serem bem leves. Cada vareta possui 2mm de espessura por 1m de comprimento pesando quase 10g. Meu modelo vai ter 4 dessas na asa e 8 na fuselagem, adicionando entao 120g em fibra de carbono. Para um modelo com 2m de envergadura por 2m de comprimento, com + ou - 2200g a 2700g de peso final, uns 120g a mais nao acho que va fazer grandes diferenças... Ja instalados os reforços em balsa, falta instalar ainda as superficies de controle e flapes. Algo que irei estar fazendo em minha proxima oportunidade com o bicho. Faltando na asa a instalaçao da baia da bateria e do ESC. O objetivo e esses ultimos ficarem praticamente encostados com os motores evitando perdas ao maximo.
Ao mesmo tempo, instalei reforços estruturas na fuselagem para evitar todo tipo de esforços indesejaveis... e por ai vai... Logicamente, todo conjunto mantem uma certa flexibilidade de movimento mantendo uma boa rigidez. O que estou preocupado consideravelmente nesse modelo e em reproduzir fielmente os esforços estruturais e moviemento nas asas. Logicamente, o peso e sempre um vilao, mas que esta muito bem controlado nessa construçao. Aprendi muito com os velhos Triple Sevens.
Na primeira foto voces podem ver o espaço reservado para a instalaçao da empenagem em dupla deriva (muito parecida com a do Antonov 225) que garante um ´´poder´´ de movimento de guinada maior do que se fosse com deriva simples. Tendo duplo estabilizadores verticais pude diminuir a altura do mesmo e consequentemente o arrasto em funçao da adiçao de uma superficie aerodinamica a mais na empenagem, alem de achar bem elegante para o design do bicho... rs! A estrutura dos montantes na asa esta pronta, faltando encaixar as EDF´s e fazer as naceles das mesmas. Vou usar o programa Cone Layout para o desenho. Muito bom! Finalmente os servos de 16g da Turnigy com 2.1 kg de toque chegaram. Vou usar ´´9´´ ao todo. Vao me garantir mais torque no movimento das superficies e certeza de que nao vao estar sendo sobrecarregados como os manjados de 9g se fossem instalados nessa criança!
A todos boa construçao e bons voos!
Com a chegada das varetas em fibra de carbono pude dar continuidade a construçao da asa e da fuselagem. Primeiramente, Alem dos 5 reforcos em balsa da asa adicionei mais 2 em fibra de carbono para realmente nao correr riscos no voo. A asa esta bem leve e muito resistente, mantendo uma flexibilidade incrivel!!! Na verdade, tenho quase certeza que nao seria necessario adicionar essas varetas em fibra de carbono, mas como ´´seguro morreu de velho...´´, rsrsrs... Os 5 reforços em balsa ja dao conta do recado. Pus mesmo por desencargo de consciencia e por serem bem leves. Cada vareta possui 2mm de espessura por 1m de comprimento pesando quase 10g. Meu modelo vai ter 4 dessas na asa e 8 na fuselagem, adicionando entao 120g em fibra de carbono. Para um modelo com 2m de envergadura por 2m de comprimento, com + ou - 2200g a 2700g de peso final, uns 120g a mais nao acho que va fazer grandes diferenças... Ja instalados os reforços em balsa, falta instalar ainda as superficies de controle e flapes. Algo que irei estar fazendo em minha proxima oportunidade com o bicho. Faltando na asa a instalaçao da baia da bateria e do ESC. O objetivo e esses ultimos ficarem praticamente encostados com os motores evitando perdas ao maximo.
Ao mesmo tempo, instalei reforços estruturas na fuselagem para evitar todo tipo de esforços indesejaveis... e por ai vai... Logicamente, todo conjunto mantem uma certa flexibilidade de movimento mantendo uma boa rigidez. O que estou preocupado consideravelmente nesse modelo e em reproduzir fielmente os esforços estruturais e moviemento nas asas. Logicamente, o peso e sempre um vilao, mas que esta muito bem controlado nessa construçao. Aprendi muito com os velhos Triple Sevens.
Na primeira foto voces podem ver o espaço reservado para a instalaçao da empenagem em dupla deriva (muito parecida com a do Antonov 225) que garante um ´´poder´´ de movimento de guinada maior do que se fosse com deriva simples. Tendo duplo estabilizadores verticais pude diminuir a altura do mesmo e consequentemente o arrasto em funçao da adiçao de uma superficie aerodinamica a mais na empenagem, alem de achar bem elegante para o design do bicho... rs! A estrutura dos montantes na asa esta pronta, faltando encaixar as EDF´s e fazer as naceles das mesmas. Vou usar o programa Cone Layout para o desenho. Muito bom! Finalmente os servos de 16g da Turnigy com 2.1 kg de toque chegaram. Vou usar ´´9´´ ao todo. Vao me garantir mais torque no movimento das superficies e certeza de que nao vao estar sendo sobrecarregados como os manjados de 9g se fossem instalados nessa criança!
A todos boa construçao e bons voos!
- Anexos
-
- Servo da Turnigy de 16g, com 2.1kg de torque.
- 2011-11-11 12.49.15.jpg (23.63 KiB) Exibido 1298 vezes
-
- Quase acabando de instalar os reforços da seçao do nariz.
- 2011-11-11 12.48.21.jpg (24.15 KiB) Exibido 1298 vezes
-
- Instalado todo os reforços na fuselagem.
- 2011-11-11 12.47.51.jpg (23.07 KiB) Exibido 1298 vezes
-
- Baia do trem de pouso (faltando a instalaçao da baia da bateria e do ESC) bem proximo ao motor. Falta ainda a instalaçao da peça que vai conectar a asa a fuselagem.
- 2011-11-11 12.47.05.jpg (23.63 KiB) Exibido 1298 vezes
-
- Espaço para instalaçao da empenagem em dupla deriva (parecida com a do Antonov 225)
- 2011-11-11 12.46.46.jpg (23.87 KiB) Exibido 1298 vezes
- BeissoFloripa
- membro
- Mensagens: 130
- Registrado em: Sex Nov 26, 2010 3:51 pm
- Localização: Florianópolis / SC
- Guilherme Lopes
- membro
- Mensagens: 545
- Registrado em: Sex Mar 06, 2009 10:09 pm
- Localização: Brasília - DF
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3962
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
[quote:af6581855f="fabiofleal"]Eeeeita! agora vai, heim...
Tio, me ensina a cortar balsa e construir assim! Asa de depron não tá dando certo, não! Acho que a do Tupi vai ser de balsa. A do Cheroka já anda toda detonada![/quote:af6581855f]
________________________________________
Grande Fabio! hehehe. Rapaz, a tecnica para cortar madeira de balsa nao possui nada de especial nao. E ter muita precisao, primeiramente, no desenho do bicho que para isso utilizao o Corel Draw, assim como voce tb. Depois passar o desenho para a madeira desenhando literalmente o que voce fez no Corel na propria balsa ou colocando o papel impresso em cima da balsa e marcando as arestas com um alfinete e assim depois ligando os pontos. Logicamente, alguma coisa bem complexa voce pode fazer isso, nao e necessario tudo! rs. Agora para cortar e nao MAO GRANDE! Como fala Fred, na Big Hand!!! hehehe. E nada como uma dose de paciencia e uma mega dose de lixa e mais lixa!!! rsrrsrs...
Velho, estou doido para acabar esse bicho e testar para ir voar com voces. Estou pensando que testes iniciais para pegar o macete da crianca poderia ser la na Avon... Pistao, vento mais constante, ... Edf´s em açao em um voo inicial,... ja viu ne!!! hehehe
Falou velho. Vou estar sabado e domingo no final do mes em ssa dai vou dar uma passadinha para ver voces voando...
Tio, me ensina a cortar balsa e construir assim! Asa de depron não tá dando certo, não! Acho que a do Tupi vai ser de balsa. A do Cheroka já anda toda detonada![/quote:af6581855f]
________________________________________
Grande Fabio! hehehe. Rapaz, a tecnica para cortar madeira de balsa nao possui nada de especial nao. E ter muita precisao, primeiramente, no desenho do bicho que para isso utilizao o Corel Draw, assim como voce tb. Depois passar o desenho para a madeira desenhando literalmente o que voce fez no Corel na propria balsa ou colocando o papel impresso em cima da balsa e marcando as arestas com um alfinete e assim depois ligando os pontos. Logicamente, alguma coisa bem complexa voce pode fazer isso, nao e necessario tudo! rs. Agora para cortar e nao MAO GRANDE! Como fala Fred, na Big Hand!!! hehehe. E nada como uma dose de paciencia e uma mega dose de lixa e mais lixa!!! rsrrsrs...
Velho, estou doido para acabar esse bicho e testar para ir voar com voces. Estou pensando que testes iniciais para pegar o macete da crianca poderia ser la na Avon... Pistao, vento mais constante, ... Edf´s em açao em um voo inicial,... ja viu ne!!! hehehe
Falou velho. Vou estar sabado e domingo no final do mes em ssa dai vou dar uma passadinha para ver voces voando...
- eduardo_barretto
- membro
- Mensagens: 270
- Registrado em: Dom Nov 06, 2005 9:30 pm
- Localização: Curitiba-Pr
realmente estão muito bons os cortes desse modelo, mas é preciso muita paciência.
fabio eu uso a técnica que Railson me ensinou passo as cavernas pro acetato ou algo transparente e depois na balsa.
existe outr que o pessoal aqui do forum utiliza muito imprime em um planta em impressora a laser e depois passo o ferro de passar roupar no papel sobre a balsa que o toner passa para madeira.
[quote:0f2724eea2="fabiofleal"]Eeeeita! agora vai, heim...
Tio, me ensina a cortar balsa e construir assim! Asa de depron não tá dando certo, não! Acho que a do Tupi vai ser de balsa. A do Cheroka já anda toda detonada![/quote:0f2724eea2]
fabio eu uso a técnica que Railson me ensinou passo as cavernas pro acetato ou algo transparente e depois na balsa.
existe outr que o pessoal aqui do forum utiliza muito imprime em um planta em impressora a laser e depois passo o ferro de passar roupar no papel sobre a balsa que o toner passa para madeira.
[quote:0f2724eea2="fabiofleal"]Eeeeita! agora vai, heim...
Tio, me ensina a cortar balsa e construir assim! Asa de depron não tá dando certo, não! Acho que a do Tupi vai ser de balsa. A do Cheroka já anda toda detonada![/quote:0f2724eea2]
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3962
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato:
- fabiofleal
- membro
- Mensagens: 3962
- Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
- Localização: Salvador-BA
- Contato: