Airbus A330 - Mais videos
- fabiofleal
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Falando montagem "vamu ver como fica"...
... Vejamos como ficara o conjunto com as peças todas no lugar. Ainda nao colei nada nesta altura. Isto, porque o posicionamento das ancoragens das baionetas vai exigir calma e uma mente descansada... Vou usar epoxi de 5min p/ ter tempo de ir posicionando as peças enquanto pressiono as partes da asa uma contra a outra. Mas isto é mais p/ a frente.
Antes, há uma importante duvida a ser tirada: Será que a quantidade de isopor restante apos instalar o servo é suficiente p/ dar resistencia à asa ? Respota: Prototipo antes de cortar a peça.
Com uma medida bem proxima do que sera a distancia da fibra de vidro ao servo e ao BA da asa, bem como da fibra ao aileron, vamos instalar varetas usando o mesmo isopor, a mesma cola e instalar a fibra da mesma maneira. Se ficar resistente, temos o OK p/ seguir com a peça verdadeira.
Antes, há uma importante duvida a ser tirada: Será que a quantidade de isopor restante apos instalar o servo é suficiente p/ dar resistencia à asa ? Respota: Prototipo antes de cortar a peça.
Com uma medida bem proxima do que sera a distancia da fibra de vidro ao servo e ao BA da asa, bem como da fibra ao aileron, vamos instalar varetas usando o mesmo isopor, a mesma cola e instalar a fibra da mesma maneira. Se ficar resistente, temos o OK p/ seguir com a peça verdadeira.
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- Passou no teste. Já sei que posso cortar o alojamento do servo e instalar a fibra sem maiores preocupações.
- prototipo.jpg (25.86 KiB) Exibido 717 vezes
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- trem na asa com balsa e naceles.jpg (17.84 KiB) Exibido 718 vezes
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...
Hora de preparar os ajustes finais p/ posicionar e colar as peças... Em breve!
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- Ajustes.jpg (37.86 KiB) Exibido 715 vezes
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Reaparem na marcação feita a caneta que a posicção da baioneta de FC seria outra. mas faltou espaço. Além disto, ia ser meio complicado fazr a abertura p/ a o tubo pasar pela balsa, em forma de elipse, caso fosse no mesmo angulo do enflechamento da asa. Pela simplicidade tb portanto, optei pela diração transversal ao eixo do aviao.
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Hora da cola
Hora de colar as baionetas e suas ancoragens. Usei cola epoxi, com o cuidado de pingar gotas de CA em volta dos furos no compensado antes de passar os tubos. Isto evita que com o tempo, os furos criem folgas. O bom da epoxi de 5 min é que dá p/ segurar na mao enquanto seca, controlando melhor o posicionamento das peças.
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- Este tubo de FC e a baioneta, que fica fixa nesta secção da asa e encaixa na outra seção. baionetar a asa aqui e nao no meio reduz o stress na estrutura.
- cola2.jpg (23.79 KiB) Exibido 685 vezes
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- cola1.jpg (21.78 KiB) Exibido 685 vezes
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testando
Apos a epoxi curar, é bom fazer alguns ensaios p/ eliminar algum travamento que o tubo possa a ter com o furo. Encaixei e desencaixei varias vezes, lixando com lixa 150 os locais do tubo que arranharam. Isto tb acomoda as peças entre si e deve facilitar o trabalho de montagem e desmontagem em campo.
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- fibra.jpg (20.04 KiB) Exibido 683 vezes
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O tubo de FC esta oculto nas seções externa da asa porque ele passa por dentro do isopor. Basta ir forçando e girando com calma que ele mesmo atua como broca. isto ajuda na hora de guiar o tubo ate o furo do copensado. Depois eu falo um pouco mais sobre as fibras de vidro nas asas. Na foto acima é possivel ver que elas passam por cima da fibra de carbono. de fato, p/ terem o efeito de vigas e portanto suportar a flexao, as fibras de vidro precisam estar o mais proximo possivel da superficie (mas nao acima dela, p/ nao comprometer o acabamento).
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Valeu, Juninho. Sempre tento postar so os detalhes onde tive mais duvidas p/ encontrar a solucao e tento aplica-las de forma fundamentada p/ que o modelo de o minimo de dor de cabeca possivel, depois. Por isto, demoro tanto p/ construir. este projeto tem me dado solucoes p/ muitas coisas e esta sendo um aprendizado muito grande sobre a forma de resolver os problemas.
Abs,
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- fabiofleal
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Peesoal,
Achei este video no YT. Ele descreve da forma mais didatica possivel a tecnica do Card model, que usarei na fuselagem e no conjunto traseiro. Basicamente, o que se precisa para voar um modelo assim e simplesmente substituir os reforcos dos estabilizadores (feitos em papel no video) por varetas de balsa cortadas p/ se ajustar a eles.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Deixo desde ja uma dica: O card model mostrado neste video e muito melhor do que aquele que eu usei. O inconveniente e ter uma quantidade maior de pecas. Se eu tivesse percebido isto antes de imprimir meus moldes, teria usado o modelo do video, ja que o A330 e, a grosso modo, o A340 mais curto, em termos de fuselagem.
Achei este video no YT. Ele descreve da forma mais didatica possivel a tecnica do Card model, que usarei na fuselagem e no conjunto traseiro. Basicamente, o que se precisa para voar um modelo assim e simplesmente substituir os reforcos dos estabilizadores (feitos em papel no video) por varetas de balsa cortadas p/ se ajustar a eles.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Deixo desde ja uma dica: O card model mostrado neste video e muito melhor do que aquele que eu usei. O inconveniente e ter uma quantidade maior de pecas. Se eu tivesse percebido isto antes de imprimir meus moldes, teria usado o modelo do video, ja que o A330 e, a grosso modo, o A340 mais curto, em termos de fuselagem.
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Fibrando a asa
Bom... Este processo já é bem conhecido da maioria. Talvez a unica diferença p/ alguns seja a cola usada. Usei CA460 da HK, uma CA que nao ataca o isopor. Primeiro abro o canal com uma unica passada do estilete, deixando uma profundidade de uns 2mm - o suficiente p/ a fibta (usei de 2mm tb) ficar rente à superficie.
Depois, marco com alfinetes passantes o caminho que o canal da parte de cima da asa deve ter p/ garantir que a vareta de cima fique exatamente sobre a de baixo. É isto, junto com a cola mais rigida que vai conferir rigidez com leveza à asa. Vou usar a mesma foto do prototipo p/ descrever tudo. Ou pelo menos tentar... É muito dificil fotografar tudo com a DAC com criança pequena em casa. Ela enlouquece ao me ver em frente ao computador...
Depois, marco com alfinetes passantes o caminho que o canal da parte de cima da asa deve ter p/ garantir que a vareta de cima fique exatamente sobre a de baixo. É isto, junto com a cola mais rigida que vai conferir rigidez com leveza à asa. Vou usar a mesma foto do prototipo p/ descrever tudo. Ou pelo menos tentar... É muito dificil fotografar tudo com a DAC com criança pequena em casa. Ela enlouquece ao me ver em frente ao computador...
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- fibra1.jpg (25.82 KiB) Exibido 608 vezes
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