Airbus A330 - Mais videos

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 22 Fev 2013 22:13

[quote:c8bdbe268d="vitor 182"]fabio como fixa a edf? ela é colada no depron
?[/quote:c8bdbe268d]

Sim, colada em um sulco feito forcando o proprio anel de tomada de ar contra o depron.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

fabiofleal
membro
Contato:

Reta final

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 18:26

Bom, pessoal... É chegada a hora dos testes.
Fomos eu e Railson para o kartodromo, ainda antes da pintura do conjunto traseiro, fazer os testes finais de bancada. Passando neles, era a hora de escolher entre partir para o primeiro voo ou tentar dar uns pulinhos na pista p/ p/ testar as reações do modelo.

Fui na 2ª opção e me arrependi: O Kartodromo é um local muito confinado. Talvez tenha puxado ele antes da hora e tinha um forte vento de traves.

O A330 virou de lado em um meio tuneau, rasgando parte do nariz e quebrando a longarina da deriva. Meu medo que todo este trabalho seja em vao só cresce...
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

fabiofleal
membro
Contato:

Primeiro voo

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 18:47

Vamos entao para a pista da Avon, em Simoes Filho. Um local muito bom de se voar, mas onde venta muito.

De novo, muito vento cruzado. Ele estava a tal ponto que ao abrirmos as portas p/ descer do carro, ele as fechou novamente.

Ja nao tinha muitas esperanças que ele voasse mas, ao mesmo tempo, sabia que nao era do meu feitio aquela estoria dos "pulinhos". Alinhei o 330 na pista e sentei o dedo no stick do acelerador, novamente com a bateria de 2200mAh, 50g mais pesada. O modelo estava sem o acabamento para este voo. Os 50g a mais da bateria simulariam isto.

Infleizmente, pela minha desilusão, não levei a filmadora.
Ele correu 9 traços da pista (aprox. uns 18 a 27m) e, com muita dificuldade, saiu do chao.
P/ minha surpresa, apos ganhar velocidade, ele ate que voou firme. Mas a dificuldade em cabrar estava la.

Estranhamente, na hora do pouso, ela sumiu. O trem, por sua vez, agiu exatamente como haviamos previsto no projeto e o A330 "colou no chao", sem ter precisado de nenhuma outra trimagem a nao ser cabrar o profundor.

Resultados do primeiro voo:
CG adiantado demais
Dificuldade p/ cabrar (era um unico servo acionando os 2 profundores por uma vareta de mais de 110cm).

Voltamos p/ casa p/ corrigir e refazer os testes no 2º voo...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

fabiofleal
membro
Contato:

2º voo

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 19:31

Chegamos à pista por volta das 17:00. Ventava muito, mas era um vento constante e liso. Muito bom, entao...

P/ ajustar o CG sem aumentar o peso, a minha providencia foi colocar um servo para cada profundor, instalado nos respectivos estabilizadores, como mostram as fotos que ja postei.

Feito isto, o CG foi para o limite mais "atras" previso no projeto, naquela imagem lá no inicio do topico.
E lá fomos nós p/ o segundo voo. Saiu do chao em menos de 6m, sem precisar usar o profundor. O resto do voo foi como um slow stick, ate a hora da perna base, quando ele continuou mergulhando violentamente. Infelizmente, Railson estava muito nervoso e tudo que dá p/ ver deste voo em video é alguns caps. O aviao aparece rapidamente por alguns pentelhonesimos de segundo, apenas. Nem vale a pena postar. Novamente, pouso perfeito, apesar da ventaca.

fabiofleal
membro
Contato:

3o voo - CRASH!

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 19:41

Voltei p/ casa depois do 2º voo feliz, mas com a pulga atras da orelha com aquela decolagem tao curta. Teria o vento forte mascarado os resultados do teste ? E aquela tendencia na perna base, seria excesso de incidencia ? Pelo comportamento dele, sim. Mas o resto do voo era tao tranquilo que se fazia necessario um dia de pouco vento para uma avaliação conclusiva.

Quando este dia chegou, eu já tinha pintado as superficies do conjunto traseiro e refeito o nariz, bem como instalado a wingbox e re-instalado os adesivos. Ok, chegou o grande dia. O dia do video.

De repente, começou o vento de traves. ATé ai, tudo bem. Mas quando ele vem em rajadas, ou vc tem o aviao todo "homologado" ou é melhor esperar ele melhorar.
Tinha tanta confiança no A330 que ignorei isto. E me dei mal. Desta vez, foi tao rapido que nao deu tempo do "cinegrafista" capturar bem em video. Tem apenas uma passagem muito rapida, de onde consegui extrair um cap.

vitor 182
membro

Mensagempor vitor 182 » 24 Fev 2013 19:50

q triste cara mas mesmo assim vc consegue arrumar vc é uns dos melhores construtores do brasil mostra oq vc sabe!! :)
e depois por favor faz uma explicaçaozinha com imagens de como fixar a EDF ?

fabiofleal
membro
Contato:

Grrrr!!!

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:21

Fiquei tao puto que nem tirei fotos do estrago. Nao costumo acreditar nessas coisas mas havia um menino curioso visitando a pista no dia. Ele abordou todos os 11 pilotos presentes. E todos cairam naquela manha...

Chegando em casa, vi a real extensão do estrago, e veio a boa constatação: O que aconteceu nos impactos foi exatamente o que eu havia descrito no inicio do topico e todos os pontos fracos propositais cumpriram suas respectivas funções. Resultado:

Nacelles - Rompeu-se a ancoragem delas nos pylons. Cola e estava novas;

Trem de pouso - apenas uma perna se soltou, empenando o pino localizador da ancoragem no retratil e soltando a vareta de fibra de vidro da base do servoless. lembram do que escrevi no começo do topico, na parte sobre o projeto do trem ? Pois é...

Nariz. Se rasgou todo. Porem, a bequilha ancorada nas cavernas nada sofreu. A esturtura disspou o impacto muito bem. Claro, nao foi um impacto frontal. Foi um pouso forçado, mas com o nariz tentando se enterrar no solo a 45º. Estourou toda a casca do card model, que precisou ser arrancada e refeita. Isto levou 3h: 1h p/ remover a casca perdida, outra p/ traçar, cortar e entelar as 5 peças envolvidas e suas 4 ligações, e mais uma p/ fechar o novo nariz e instalar no aviao. Desta vez nao fiz a burrada de nao entelar as peças antes de encurvar o depron. Minha vida ficou muito mais facil na hora de fechar os encaixes. Nao precisei lixar ne emassar nada...

fabiofleal
membro
Contato:

Valeu, Vitor!

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:24

Aqui está o trem, já consertado e reinstalado.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:27

Esta foto, por acaso, mostra como é travada a baioneta: a aba em "L", feita de cartao de credito, tem uma contra-peça igual, na outra parte da asa. Uma é presa à outra por um parafuso. A função desta trava é só impedir o inicio de algum movimento da seção externa da asa p/ fora.

fabiofleal
membro
Contato:

4º voo - VIDEO

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:46

Bom... Depois de pensar e muito rever o projeto e o comportamento do aviao como um todo até então, cheguei à conclusao que havia uma soma de erros: CG um pouco atrasado e, principalmente, excesso de incidencia. Lembram da tal tendencia de estolar por angulo de ataque na perna-base ? Pois é...

Aumentei a altura da lingueta de compensado da trava da asa e pus um calço de depron em cada lado da superficie da seção central que toca a fuselagem, no olhometro, mesmo. O objetivo era cumprir uma antiga "regra" de construção de aeros com perfil clark-Y: Deixar a parte de baixo da asa paralela ao estabilizador horizontal.

Tambem adiantei o CG, colocando a bateria mais à frente. isto deixou ele no limite mais à frente do projeto, mostrado na imagem do croel draw la no inicio do topico.

Feito isto, vamos aos preparativos do 3º voo. Usei o telemaster p/ sentir como estava o vento. Nao podia ser pior: Rajadas fortes e repentinas, vindo ora da direita, ora da esquerda e se invertendo em menos de 2m.

Era preciso confirmar se a tendencia de levantar o nariz antes da hora era o trem proximo ao CG ou CG atrasado, mesmo. Corri na pista picado e nada de ele levantar o nariz. Soltei o profundor... e nada. Só levantou quando cabrei um pouco, depois de mais de 20m e uma boa velocidade. Pronto: Eu tinha o ok p/ tentar decolar sem me preocupar.

Esperei o Sol subir um pouco mais p/ ver se com o aumento da temperatura a coisa se estabilizava, mas só piorou. Foi quando decidi ir logo,a ntes que ficasse com uma úlcera. Alinhei ele na diagonal da pista, full power e profundor picado ate chegar na beirada da mesma.
Ao puxar, ele subiu o nariz um pouco brusco p/ um voo escala, mas muito firme, mesmo com a saraivada de rajadas que chegavam a forçar as costuras da biruta (HK).

Depois de um voo tranquilo, a confirmação de que as mudanças deixaram ele no ponto: A perna-base foi muito mais sossegada que a do 727 e de todos os meus demais avioes e o pouso, sossegado. Hora do video. Desta vez, Railson fez um trabalho bem melhor com a camera, embora tenha perdido o foco pela falta de costume com a filmadora.

Aí está. Com voces, o 4º voo do A330:
http://www.youtube.com/watch?v=1KGa3KoCPt4

Espero em breve poder fazer um video legal, com mais detalhes e os devidos agradecimentos, especialmente a Railson, pelos trens de pouso e Ernalto Junior, que cortou as asas e fatiou o depron. Sem eles, este projeto nao teria o mesmo resultado, que foi alem das minhas expectativas.

No video é possivel ouvir o vento.

Um abraço e ótima semana a todos.
Fabio

fabiofleal
membro
Contato:

...

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:54

O voo do video foi um dos primeiros onde recolhi o trem, que tinha uns problemas de interferencia mecanica, resolvidos rearrumando alguns fios e aumentando a baia ventral e a da bequilha. Como disse, espero em breve ter um video melhor p/ mostrar.

Seguem algumas imagens de hoje:

fabiofleal
membro
Contato:

...

Mensagempor fabiofleal » 24 Fev 2013 20:56

...

Rogerio Lima
membro

Mensagempor Rogerio Lima » 25 Fev 2013 18:48

Parabéns amigo ... seu modelo ficou ótimo ... estou começando a construção de um Gulfstream 650 .... e esse seu tópico serviu como inspiração .... aguardado o novo vídeo ... Acompanhando !!!!

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 25 Fev 2013 19:08

Aqui vai, entao. Ainda nao é o que eu quero, mas mostra bem o vendaval de ontem:
http://youtu.be/V4w-DGs8v7s

Repare que eu fiz uma besteira no pouso. precisaria, em função da pouca largura de pista que restava, ter escorregado p/ a frente, ao inves de tentar uma curva de ailerons p/ corrigir o curso.

Abs.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 26 Fev 2013 13:28

O que deveria ter feito e nao fiz no pouso do A330 e muito mais parecido com isto aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WNeqkH-BcDw#t=165s

A facilidade no caso do 727 e que o local fica na beira da praia (vento constante ao longo do tempo e da pista), enquanto na Avon as rajadas sao repentinas e bem fortes.

lucianoconfronto
membro

Mensagempor lucianoconfronto » 26 Fev 2013 15:39

[quote:6b2d700fec="fabiofleal"]O que deveria ter feito e nao fiz no pouso do A330 e muito mais parecido com isto aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=WNeqkH-BcDw#t=165s

A facilidade no caso do 727 e que o local fica na beira da praia (vento constante ao longo do tempo e da pista), enquanto na Avon as rajadas sao repentinas e bem fortes.[/quote:6b2d700fec]

belo pouso

segurou bem o aviao
Baja 1/5 26cc / Traxxas Summit 1/10 / Art Tech Genius 500 / Heli-max Novus CP
Negociações: hamiltoncallado

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 26 Fev 2013 22:27

So p/ dar uma ideia de como é o vento por aqui:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=qUTzAIcmwLw#t=96s

Reparem a dificuldade do 737 em se manter alinhado na corrida p/ decolar e na porrada que o A330 dá, tocando a bequilha de qq jeito. Vejam tb a biruta em relação à pista aos 03:58

Quem souber observar vai ver o lado esquerdo da fuselagem do A330, mesmo eu estando muito à direita dele, como é possivel notar quando ele passa pela minha camera. Ele usa 100% de leme p/ a esquerda após o toque p/ tentar se manter alinhado com a linha de centro.

Outro video, mostrando a turbulencia termica. Notem que ela joga o pobre Bandeco mais de 1m p/ cima após o toque:
http://www.youtube.com/watch?v=9Fx-0aFWkLA

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 26 Fev 2013 22:43

Eis as regras de voo com vento de traves que eu disse ha pouco. O video esta narrado em ingles, mas é muito didatico e explica elas de forma sucinta e direta: Baixar a asa do lado de onde vem o vento p/ alinhar o aviao com o eixo da pista (slip) ou caranguejar p/ se manter alinhado com o vento, o que exige uma boa dose de julgamento rapido na hora de desfazer antes do toque (Crab).
http://www.youtube.com/watch?v=Y14cTcn-99I

Assim como no video, é bom treinar essas tecnicas com outro aviao. Costumo fazer com meu Cherokee:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=TyTTaGHTKWA#t=112s

charles_pereira
membro
Contato:

Mensagempor charles_pereira » 08 Mar 2013 10:15

Fábio, muito bem feito!

Parabéns!

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 09 Mar 2013 22:17

Obrigado, Charles. Aprendi muito com esta construção e agora vou usar o que aprendi em modleos com setups mais potentes, para poder caprichar no acabamento, que ficou em um nivel mais baixo de prioridade neste, apesar nao ter ficado 100% ruim.

Abs.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 18 Mar 2013 21:29

Tem uns caras aqui no e-voo que marcam uma hora com a gente e chegam 3h depois... Sorte que, antes disto, sempre tem outrem com uma camera na mao, filmando aquele voozinho descompromissado. E assim, um cara na pista filmou os primeiros voos da manha de domingo, ainda antes das rajadinhas chatas:
http://www.youtube.com/watch?v=wU306Hc3S-Q&list=UU1-lZ18Y-otyEkcG4B7XkVw&index=2

Este video é interessante porque mostra nao só o processo de montagem do A330 mas tb a besteira que eu ando fazendo no pouso e nao percebia na hora: excesso de profundor.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 18 Mar 2013 22:22

Brincadeiras à parte, queria agradecer ao meu, seu, nosso amigo Thiago "Mala Véia" Sh4rk0 pela filmagem.
http://www.youtube.com/watch?v=uKU29H09kw4

Abs.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 06 Mai 2013 21:14

Tinha esquecido de postar este, embora alguns ja devam ter visto:
http://www.youtube.com/watch?v=8tJhjjfGWtk

Ontem voei ele novamente. Fiz uma besteira no 2º pouso, mas o projeto funcionou certinho e, na pancada contra o solo apos uma hesitação (devia ter arremetido depois de levar uma rajada mas nao o fiz), a nacelle do motor 2 se soltou. 5 minutos de epoxi depois, tudo novo, de novo.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 11 Mai 2013 00:05

Mais um video. Este do domingo passado, filmado pelo amigo Neves e seu oculos espiao:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ENsp244WI9w

fabiofleal
membro
Contato:

Mais video

Mensagempor fabiofleal » 14 Jan 2014 19:06

No dia 2 de Janeiro deste ano, o A330 fez o papel do 727, de iniciar, de fato, meu ano de voos:
http://www.youtube.com/watch?v=rRO67EPBe6Y

E aqui, uma noção do que seriam os ventos que enfrentamos por aqui na escala 1:1
https://www.facebook.com/photo.php?v=620981414603960&set=vb.100000763217385&type=2&theater

Voltar para “Jatos elétricos”