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gabrielmaia
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Mensagempor gabrielmaia » 10 Fev 2013 01:55

não sei por que não ta aparecendo as imagens aqui. Nem no firefox e nem no chrome.
sou muito fã das construções do Fabio e queria acompanhar essa tbem...


EDIT: foi só eu postar que as fotos apareceram aqui
obrigado
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Entelando as asas e os ailerons

Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 15:40

Aqui, nada de novo: Usei vinil aquecido com o ferrinho de entelar, sem cola. depois de tudo entelado, os ailerons voltam p/ a asa.

Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.
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Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 15:46

P/ o vinil nao soltar nas beiradas, 2 coisas importantes sao passar bem a ponta do ferrinho (usei meia-potencia) nas bordas que fazem interface com a seção central e proximo aos bordos de ataque e fuga, uma leve camada de CA Foam safe.

Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.
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Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 15:47

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Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 15:50

Neste ponto, quando terminar de ser entelada, a asa estara pronta p/ receber o depron dos pylons. Após este estagio, vem a finalização das naceles, que ja estao pintadas - por dentro e por fora.

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Asa entelada

Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 16:00

Pronta para a proxima etapa: Finalização dos pylons.
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Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 16:03

E as coisas começam agora a ganhar forma. Vista de tarseira, a asa não é 100% fiel à escala, por razões funcionais: A incidencia dela é o que se usa p/ aeromodelos (3º), o que nao deixa baixar demais o BF da raiz, como no aviao real. Como se trata de uma asa de isopor cortada a fio quente, a transicao p/ o washout é linear. Tudo isto suaviza a "dobra" que o BF sofre neste aviao.
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Mensagempor fabiofleal » 10 Fev 2013 22:27

Sem querer achei um dos topicos do RCGroups onde tudo comecou:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=147445&highlight=dc+9+edf+50+that+rock

Anos amis tarde, Mike Neff colocaria a tecnica ali proposta em pratica, provando ser possivel e pratico.

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Pylons

Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 14:48

Engine pylons sao sempre peças criticas neste tipo de projeto. Além de pendurar as naceles das EDFs, precisam isolar eventuais vibrações e aguentar o tranco em caso de impacto, dando a possibilidade de reparos rapidos. Ou seja: precisam ser molengos mas nem tanto. E em caso de pequenos acidentes, nao sao eles e sim as juntas com as naceles que devem se romper.

Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
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Depois de pintar...

Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 14:52

Fiz uma pre-colagem com gotas de cola de contato, só p/ ajustar, com lixa, as laterais de depron ao shape do pylon. Depois, retirei as peças p/ pintura e, no retorno, mais epoxi p/ a colagem definitiva.

Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
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Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 14:57

Definido o encaixe das naceles, é hora de fecha-las em definitivo e começar a fazer algo bem chato: Aquele bendito anel de entrada...

Depois de varias tentativas e muitos erros (e vinil perdido), um colega ensinou o metodo da "camisinha": Vc prende o vinil em um aro, aquece e "veste" na peça como se fosse um preservativo. BINGO! Depois de 10s no forno de cozinha (setado p/ 280º e ligado frio), o vinil estava pronto p/ ser aplicado. este metodo desperdiça um material danado, mas dá um bom resultado. Na falta do tal aro, foi rolo de araem de linkagem mesmo. P/ prender o vinil nele, silver tape.
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Shape

Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 15:05

Vamos entao p/ a lixa...

Uma vez chegando ao shape final (proximo ao dosa fotos), é plugar toda a fiação, colar as naceles em seus lugares e a asa estará funcionalmente pronta, já que a esta altura todo o hardware restante - ailerons, trens e ESCs - já está em seu lugar. A proxima foto já deve mostrar como está ficando.
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Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 19:22

Qualquer resultado final pareciso com este cara aqui, já está de bom tamanho. Porem, o projeto está sendo conduzido para ele não flutuar no pouso, como o irmão mais velho faz.
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Feito tudo que mencionei no penultimo post...

Mensagempor fabiofleal » 12 Fev 2013 20:55

A asa esta quase pronta: MOtores e todo o hardware instalado e naceles lixadas até o shape final, vamos ver cm que cara esta ficando:
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Mensagempor AndersonSP » 13 Fev 2013 01:27

Olá Fabio....

Boa Madrugada!

Seu projeto está simplesmente incrível!

Acompanhando!

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Mensagempor fabiofleal » 13 Fev 2013 13:22

Valeu, Anderson. Tduo isto que aparece ai na foto pesa, com a bateria de 1800mAh 35C (Nanotech), em torno de 800g.

Como é sempre melhor e mais seguro voar antes de gastar tempo no acabamento, o plano original é usar para o primeiro voo uma bateria de 2200mAh, que pesa 50g a mais. Isto deve simular o peso das peças que "falatrão" nos primeiros vôos: Adesivos, cobertura das pernas do trem, wingbox etc.

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Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 14:56

Vitor,
Aquele material nao é depron. É o Blue Core, da Dow. Ele é muito bom p/ fazer naceles, porque encurva sem quebrar, é muito leve, facil e lixar, de colar, de crotar e tem um acabamento razoavel. So nao presta p/ fazer o resto do aviao porque é muito mole.

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Fuselagem

Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 19:56

O bom dos card models / paper models / papercraft é que vc nao precisa se preocupar em esculpir, errar o shape, matar a peça... nada disto. Basta cortar em cima das linhas do modelo, encurvar e colar.

Muita gente tem problemas para encurvar o depron. Eu tambem. A solução é fatia-lo. O cortado de fio quente, ao cortar uma fatia de 4mm em 2 de 2mm, cauteriza o material por onde passa, deixando a superficie cortada "esponjosa". Isto faz com que ele aceite ser curvado sem quebrar.

Com o depron fatiado por nosso amigo (e p/ minha sorte, meu vizinho) Ernalto Jr., vamos a escala.
Lá na primeira pagina do topico, as primeiras fotos mostram a crcaça da EDF sobre o card model impresso. Esta foi jutsamente a ideia do ponto de partida do projeto: Um modelo para voar com as EDF55 que tinha aqui.
Como no card model existe uma peça que é justamente a entrada de ar dos fans, bastou pegar o pdf, importar para o Corel draw e ajustar esta entrada de ar para o diametro externo das EDFs. Pronto. Feito isto, todas as outras peças estão na escala e é só levar em uma grafica rapida.

Com o card model impresso, começa a parte chata, que é recortar os moldes no papel e começar a traçar as peças. Sempre faço isto pelo verso p/ evitar riscos de caneta na superficie do aviao, depois. O resto é tesoura, estilete, cola e um pouco de paciencia.
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Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 19:59

Uma vez que o depron fatiado está pronto p/ encurvar, costumo usar uma superficie curva, como as bancadas daqui e casa p/ dar-lhe a forma. O movimento é semelhante ao de se engraxar um sapato e deixa a curvatura bem homogenea.
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Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 20:04

Como usei cola quente, seca rapido, nao foi possivel tirar fotos de todo o processo. Mas este video mostra exatamente como ele é. Notem que é melhor começar pelas peças menores (frente), fazendo sempre a peça seguinte "abraçar" os dentes da anterior.

http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs

Seguindo o processo certinho, uma fuselagem como a minha fica pronta em uma tarde. A diferença é que fiz uma parede vertical dentro da fuesca p/ ajudar a sustentar a caixa da bequilha. Esta parede acaba onde o nariz se encaixa no aviao e as 2 partes de la (da fuselagem e do nariz) sao "soldadas" com cola quente (bem pouca).

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Parede

Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 20:06

A parede vertical de depron vai se juntar à sua continuação na fuselagem.
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alinhando

Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 20:14

Deu um trabalhao p/ alinhar a ultima peca. teve q ser no olhometro, mas saiu. Importante é nao esquecer de, antes de ir fechando as peças da fuselagem, ir deixando as exetnsões de servos lá dentro.
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Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 20:15

Vista de baixo do nariz após a" solda" da parede. Bequilha instalada!
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Mensagempor fabiofleal » 16 Fev 2013 20:17

Este parafuso que corre pelo rasgo no tubo de fibra de carbono controla a velocidade de retorno da suspensão. No caso da bequilha, deixei lmais solto. Já no trem principal, fica um pouco apertado p/ dar um retorno mais lento.

As pernas do trem e da bequilha foram confeccionadas sob encomenda por meu amigo muito doido Railson. Quem quiser entrar em contato, o username dele aqui no forum é bomvoar.

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Mensagempor fabiofleal » 17 Fev 2013 22:18

Finalizando a fuselagem, nao tinha gostado do resultado do nariz do card model. Parti p/ um de P3 esculpido, mesmo, na lixa. Ficou bem mais realista o shape.
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