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Entelando as asas e os ailerons
Aqui, nada de novo: Usei vinil aquecido com o ferrinho de entelar, sem cola. depois de tudo entelado, os ailerons voltam p/ a asa.
Como ha 2 tons de prata/cinza na asa do A330, foram necessarias 3 camadas de vinil.
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P/ o vinil nao soltar nas beiradas, 2 coisas importantes sao passar bem a ponta do ferrinho (usei meia-potencia) nas bordas que fazem interface com a seção central e proximo aos bordos de ataque e fuga, uma leve camada de CA Foam safe.
Notem que neste ponto, o palito de churrasco que trava o giro da asa em torno da bainoeta já esta instalado. Foi só inserir ele na balsa e no isopor e travar com uma gotinha de CA.
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Asa entelada
Pronta para a proxima etapa: Finalização dos pylons.
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E as coisas começam agora a ganhar forma. Vista de tarseira, a asa não é 100% fiel à escala, por razões funcionais: A incidencia dela é o que se usa p/ aeromodelos (3º), o que nao deixa baixar demais o BF da raiz, como no aviao real. Como se trata de uma asa de isopor cortada a fio quente, a transicao p/ o washout é linear. Tudo isto suaviza a "dobra" que o BF sofre neste aviao.
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Pylons
Engine pylons sao sempre peças criticas neste tipo de projeto. Além de pendurar as naceles das EDFs, precisam isolar eventuais vibrações e aguentar o tranco em caso de impacto, dando a possibilidade de reparos rapidos. Ou seja: precisam ser molengos mas nem tanto. E em caso de pequenos acidentes, nao sao eles e sim as juntas com as naceles que devem se romper.
Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
Tudo isto foi alcançado quase totalmente pelo nucleo de balsa com as fibras devidamente orientadas, como já descrito aqui. Agora, é hora de finaliza-los: Depron dos 2 lados formando um sanduiche é a solução. Além de complementar a resistencia inicial (p/ transporte, saidas da pista etc), como o depron é facilmente lixavel, pode-se chegar proximo do shaep real sem agregar quase nada de peso. Vamos lá.
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Depois de pintar...
Fiz uma pre-colagem com gotas de cola de contato, só p/ ajustar, com lixa, as laterais de depron ao shape do pylon. Depois, retirei as peças p/ pintura e, no retorno, mais epoxi p/ a colagem definitiva.
Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
Ja aproveitei p/ ver qual seria o tamanho necessario dos slots a abrir no topo das naceles p/ encaixar os pylons. Elas ainda nao estao fechadas em dfinitivo, senao o blue core pode rasgar e deixar restos dentro do slot, atrapalhando o encaixe.
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Definido o encaixe das naceles, é hora de fecha-las em definitivo e começar a fazer algo bem chato: Aquele bendito anel de entrada...
Depois de varias tentativas e muitos erros (e vinil perdido), um colega ensinou o metodo da "camisinha": Vc prende o vinil em um aro, aquece e "veste" na peça como se fosse um preservativo. BINGO! Depois de 10s no forno de cozinha (setado p/ 280º e ligado frio), o vinil estava pronto p/ ser aplicado. este metodo desperdiça um material danado, mas dá um bom resultado. Na falta do tal aro, foi rolo de araem de linkagem mesmo. P/ prender o vinil nele, silver tape.
Depois de varias tentativas e muitos erros (e vinil perdido), um colega ensinou o metodo da "camisinha": Vc prende o vinil em um aro, aquece e "veste" na peça como se fosse um preservativo. BINGO! Depois de 10s no forno de cozinha (setado p/ 280º e ligado frio), o vinil estava pronto p/ ser aplicado. este metodo desperdiça um material danado, mas dá um bom resultado. Na falta do tal aro, foi rolo de araem de linkagem mesmo. P/ prender o vinil nele, silver tape.
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Shape
Vamos entao p/ a lixa...
Uma vez chegando ao shape final (proximo ao dosa fotos), é plugar toda a fiação, colar as naceles em seus lugares e a asa estará funcionalmente pronta, já que a esta altura todo o hardware restante - ailerons, trens e ESCs - já está em seu lugar. A proxima foto já deve mostrar como está ficando.
Uma vez chegando ao shape final (proximo ao dosa fotos), é plugar toda a fiação, colar as naceles em seus lugares e a asa estará funcionalmente pronta, já que a esta altura todo o hardware restante - ailerons, trens e ESCs - já está em seu lugar. A proxima foto já deve mostrar como está ficando.
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Qualquer resultado final pareciso com este cara aqui, já está de bom tamanho. Porem, o projeto está sendo conduzido para ele não flutuar no pouso, como o irmão mais velho faz.
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Feito tudo que mencionei no penultimo post...
A asa esta quase pronta: MOtores e todo o hardware instalado e naceles lixadas até o shape final, vamos ver cm que cara esta ficando:
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Valeu, Anderson. Tduo isto que aparece ai na foto pesa, com a bateria de 1800mAh 35C (Nanotech), em torno de 800g.
Como é sempre melhor e mais seguro voar antes de gastar tempo no acabamento, o plano original é usar para o primeiro voo uma bateria de 2200mAh, que pesa 50g a mais. Isto deve simular o peso das peças que "falatrão" nos primeiros vôos: Adesivos, cobertura das pernas do trem, wingbox etc.
Como é sempre melhor e mais seguro voar antes de gastar tempo no acabamento, o plano original é usar para o primeiro voo uma bateria de 2200mAh, que pesa 50g a mais. Isto deve simular o peso das peças que "falatrão" nos primeiros vôos: Adesivos, cobertura das pernas do trem, wingbox etc.
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Fuselagem
O bom dos card models / paper models / papercraft é que vc nao precisa se preocupar em esculpir, errar o shape, matar a peça... nada disto. Basta cortar em cima das linhas do modelo, encurvar e colar.
Muita gente tem problemas para encurvar o depron. Eu tambem. A solução é fatia-lo. O cortado de fio quente, ao cortar uma fatia de 4mm em 2 de 2mm, cauteriza o material por onde passa, deixando a superficie cortada "esponjosa". Isto faz com que ele aceite ser curvado sem quebrar.
Com o depron fatiado por nosso amigo (e p/ minha sorte, meu vizinho) Ernalto Jr., vamos a escala.
Lá na primeira pagina do topico, as primeiras fotos mostram a crcaça da EDF sobre o card model impresso. Esta foi jutsamente a ideia do ponto de partida do projeto: Um modelo para voar com as EDF55 que tinha aqui.
Como no card model existe uma peça que é justamente a entrada de ar dos fans, bastou pegar o pdf, importar para o Corel draw e ajustar esta entrada de ar para o diametro externo das EDFs. Pronto. Feito isto, todas as outras peças estão na escala e é só levar em uma grafica rapida.
Com o card model impresso, começa a parte chata, que é recortar os moldes no papel e começar a traçar as peças. Sempre faço isto pelo verso p/ evitar riscos de caneta na superficie do aviao, depois. O resto é tesoura, estilete, cola e um pouco de paciencia.
Muita gente tem problemas para encurvar o depron. Eu tambem. A solução é fatia-lo. O cortado de fio quente, ao cortar uma fatia de 4mm em 2 de 2mm, cauteriza o material por onde passa, deixando a superficie cortada "esponjosa". Isto faz com que ele aceite ser curvado sem quebrar.
Com o depron fatiado por nosso amigo (e p/ minha sorte, meu vizinho) Ernalto Jr., vamos a escala.
Lá na primeira pagina do topico, as primeiras fotos mostram a crcaça da EDF sobre o card model impresso. Esta foi jutsamente a ideia do ponto de partida do projeto: Um modelo para voar com as EDF55 que tinha aqui.
Como no card model existe uma peça que é justamente a entrada de ar dos fans, bastou pegar o pdf, importar para o Corel draw e ajustar esta entrada de ar para o diametro externo das EDFs. Pronto. Feito isto, todas as outras peças estão na escala e é só levar em uma grafica rapida.
Com o card model impresso, começa a parte chata, que é recortar os moldes no papel e começar a traçar as peças. Sempre faço isto pelo verso p/ evitar riscos de caneta na superficie do aviao, depois. O resto é tesoura, estilete, cola e um pouco de paciencia.
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Uma vez que o depron fatiado está pronto p/ encurvar, costumo usar uma superficie curva, como as bancadas daqui e casa p/ dar-lhe a forma. O movimento é semelhante ao de se engraxar um sapato e deixa a curvatura bem homogenea.
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Como usei cola quente, seca rapido, nao foi possivel tirar fotos de todo o processo. Mas este video mostra exatamente como ele é. Notem que é melhor começar pelas peças menores (frente), fazendo sempre a peça seguinte "abraçar" os dentes da anterior.
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Seguindo o processo certinho, uma fuselagem como a minha fica pronta em uma tarde. A diferença é que fiz uma parede vertical dentro da fuesca p/ ajudar a sustentar a caixa da bequilha. Esta parede acaba onde o nariz se encaixa no aviao e as 2 partes de la (da fuselagem e do nariz) sao "soldadas" com cola quente (bem pouca).
http://www.youtube.com/watch?v=7JfVQ5zOeQs
Seguindo o processo certinho, uma fuselagem como a minha fica pronta em uma tarde. A diferença é que fiz uma parede vertical dentro da fuesca p/ ajudar a sustentar a caixa da bequilha. Esta parede acaba onde o nariz se encaixa no aviao e as 2 partes de la (da fuselagem e do nariz) sao "soldadas" com cola quente (bem pouca).
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Parede
A parede vertical de depron vai se juntar à sua continuação na fuselagem.
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alinhando
Deu um trabalhao p/ alinhar a ultima peca. teve q ser no olhometro, mas saiu. Importante é nao esquecer de, antes de ir fechando as peças da fuselagem, ir deixando as exetnsões de servos lá dentro.
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Vista de baixo do nariz após a" solda" da parede. Bequilha instalada!
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Este parafuso que corre pelo rasgo no tubo de fibra de carbono controla a velocidade de retorno da suspensão. No caso da bequilha, deixei lmais solto. Já no trem principal, fica um pouco apertado p/ dar um retorno mais lento.
As pernas do trem e da bequilha foram confeccionadas sob encomenda por meu amigo muito doido Railson. Quem quiser entrar em contato, o username dele aqui no forum é bomvoar.
As pernas do trem e da bequilha foram confeccionadas sob encomenda por meu amigo muito doido Railson. Quem quiser entrar em contato, o username dele aqui no forum é bomvoar.
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Finalizando a fuselagem, nao tinha gostado do resultado do nariz do card model. Parti p/ um de P3 esculpido, mesmo, na lixa. Ficou bem mais realista o shape.
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