Parte Eletrica para Jatos
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- Registrado em: Sáb Jan 22, 2011 4:32 pm
Parte Eletrica para Jatos
Boa noite, pessoal.
Estou querendo montar um jato elétrico de alto desempenho. Hoje já possuo os seguintes equipamentos
Esc: E-max 120 HV (aceitando picos de até 150 por 10 segundos) Bateria até 10S
UBEc: E-max 8 HV Bateria até 10S
EDF: Changesun 90mm Ducted Fan (12 blade)
Motor: Typhoon 650-68-1500 brushless motor
Diameter : 36 mm
-Length : 67.5 mm
-Shaft Dia. : 5 mm
-Weight : 300 grams
-Internal resistance: 13
-No load current (lo): 1.8
-Max efficiency: 88%
-Poles : 4
-No load KV : 1500
-Suggested lipo cells. : 8-10S
-Max amps: 120A (10S)
-Power Nominal: 3500 watts
-Thrust: 3.5kgs (29.6V) / 5.0 kgs (37V)
Bateria? Eu estava querendo usar uma bateria de 10S de 5000 mAh, mas qual C usar ?
De acordo com o calculo mAh eu deveria utilizar uma bateria de 5000 mAh de 25 C pois para no máximo chegar a 125 Amperes e não queimar o meu ESC. Mas na especificação do motor com uma bateria de 10 s chegaria ao máximo de 120 A .
Minha dúvida é se sigo a especificação do motor e podendo colocar uma bateria de 10S com c 65~130 que o motor vai puxar só 120 A no máximo ou sigo o calculo anterior da bateria.
Estou querendo montar um jato elétrico de alto desempenho. Hoje já possuo os seguintes equipamentos
Esc: E-max 120 HV (aceitando picos de até 150 por 10 segundos) Bateria até 10S
UBEc: E-max 8 HV Bateria até 10S
EDF: Changesun 90mm Ducted Fan (12 blade)
Motor: Typhoon 650-68-1500 brushless motor
Diameter : 36 mm
-Length : 67.5 mm
-Shaft Dia. : 5 mm
-Weight : 300 grams
-Internal resistance: 13
-No load current (lo): 1.8
-Max efficiency: 88%
-Poles : 4
-No load KV : 1500
-Suggested lipo cells. : 8-10S
-Max amps: 120A (10S)
-Power Nominal: 3500 watts
-Thrust: 3.5kgs (29.6V) / 5.0 kgs (37V)
Bateria? Eu estava querendo usar uma bateria de 10S de 5000 mAh, mas qual C usar ?
De acordo com o calculo mAh eu deveria utilizar uma bateria de 5000 mAh de 25 C pois para no máximo chegar a 125 Amperes e não queimar o meu ESC. Mas na especificação do motor com uma bateria de 10 s chegaria ao máximo de 120 A .
Minha dúvida é se sigo a especificação do motor e podendo colocar uma bateria de 10S com c 65~130 que o motor vai puxar só 120 A no máximo ou sigo o calculo anterior da bateria.
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- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
- Localização: Goiânia, Goiás
A configuracao desta EDF CS 12 pas 'e bem delicada...mas com relacao ao "C" da bateria nao tem problema algum usar baterias de alto "C" nao vai queimar nada... nao usaria uma bateria de 25 C nem a pau... o minimo aceitavel para uma setup que vc descreveu seria uma bateria de 40 C para trabalhar no limite minimo, todas as baterias que uso nos meu jatos maiores sao de 40c. Usar 10s logo de cara 'e bem arriscado, tenta fazer alguns testes com 8s monitorando a temperatura do motor e ESC, se tiver tudo bem ai passa para os 10s... tem um detalhe, com 8s o jato ja fica bem pesado imagina com 10s...
Humberto Melo
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- Registrado em: Sáb Jan 22, 2011 4:32 pm
[quote:b63a71c631="humbertomelo"]A configuracao desta EDF CS 12 pas 'e bem delicada...mas com relacao ao "C" da bateria nao tem problema algum usar baterias de alto "C" nao vai queimar nada... nao usaria uma bateria de 25 C nem a pau... o minimo aceitavel para uma setup que vc descreveu seria uma bateria de 40 C para trabalhar no limite minimo, todas as baterias que uso nos meu jatos maiores sao de 40c. Usar 10s logo de cara 'e bem arriscado, tenta fazer alguns testes com 8s monitorando a temperatura do motor e ESC, se tiver tudo bem ai passa para os 10s... tem um detalhe, com 8s o jato ja fica bem pesado imagina com 10s...[/quote:b63a71c631]
Valeu pela dica Humberto.
Qual é o modelo do jato que você possui e qual é a configuração dele?
Valeu pela dica Humberto.
Qual é o modelo do jato que você possui e qual é a configuração dele?
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- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
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Como diria meu colega, oxente tu ten uma carrada de jato...!!!hehehe, rapaz tenho varios e praticamente de todos os tamanhos...
Habu 120mm, 12s, 4000ma, esc 200a, edf 4 pas, Turnigy C580L-870 870kv
Viper 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Mirage 2000 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Rafale 70mm, 4s, 3000ma, esc 80a, edf 4pas, scorpion hk2221-6 4400kv
entre outros que o setup 'e o mesmo...
Habu 120mm, 12s, 4000ma, esc 200a, edf 4 pas, Turnigy C580L-870 870kv
Viper 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Mirage 2000 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Rafale 70mm, 4s, 3000ma, esc 80a, edf 4pas, scorpion hk2221-6 4400kv
entre outros que o setup 'e o mesmo...
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- Registrado em: Sáb Jan 22, 2011 4:32 pm
[quote:7eaaf1d1cd="humbertomelo"]Como diria meu colega, oxente tu ten uma carrada de jato...!!!hehehe, rapaz tenho varios e praticamente de todos os tamanhos...
Habu 120mm, 12s, 4000ma, esc 200a, edf 4 pas, Turnigy C580L-870 870kv
Viper 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Mirage 2000 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Rafale 70mm, 4s, 3000ma, esc 80a, edf 4pas, scorpion hk2221-6 4400kv
entre outros que o setup 'e o mesmo...[/quote:7eaaf1d1cd]
KKKKK, é muito jato .
Humberto estou pensando em colocar 2 baterias de 4S de 5000 mAh de 65~130 C.
Você acha melhor colocar em série ou em paralelo a ligação da bateria? A princípio estava pensando em paralelo.
Aonde você compra seus jatos? estou pensando em comprar este:
http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=267
por sinal foi ai que comprei o meu motor.
[/url]
Habu 120mm, 12s, 4000ma, esc 200a, edf 4 pas, Turnigy C580L-870 870kv
Viper 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Mirage 2000 90mm, 8s, 4000ma, esc 120a, edf 5 pas, warhead 1850kv
Rafale 70mm, 4s, 3000ma, esc 80a, edf 4pas, scorpion hk2221-6 4400kv
entre outros que o setup 'e o mesmo...[/quote:7eaaf1d1cd]
KKKKK, é muito jato .
Humberto estou pensando em colocar 2 baterias de 4S de 5000 mAh de 65~130 C.
Você acha melhor colocar em série ou em paralelo a ligação da bateria? A princípio estava pensando em paralelo.
Aonde você compra seus jatos? estou pensando em comprar este:
http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=267
por sinal foi ai que comprei o meu motor.
[/url]
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- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
- Localização: Goiânia, Goiás
Eu fabrico aeromodelos, entao eu voo os que fabrico...raramente compro um, so quando tem uma novidade ou um design muito legal. A ligacao em serie serve para aumentar a tensao, entao se vc colocar duas de 4s vc tera 8s (daaa, obvio) se vc ligar em paralelo duas de 4s vc continuara com a mesma tensao, aumentado o tempo de voo (para explicar em termos simplificados). Tudo vai depender da eletronica que vc escolher, mas jatos grandes (3000g a 5000g) voam geralmente com 6s,8s e raramente 10s e 12s
Humberto
Humberto
Humberto Melo
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- Registrado em: Seg Set 27, 2010 1:24 pm
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Olá xara Humberto como vai? Vi suas configurações e notei que sempre usa edf com 4 ou 5 pás. Qual a vantagem em relação a de 11 ou 12 pás? Seria economia de bateria, sendo que uso a de 11 no viper e o barulho acho mais bacana? Obrigado.
Hitec Optic 6, Optima 7, Wingman 1 (lenha), HK450GT CCPM, Bixler 1, P-51D 1600mm Shangri-lá, Bixler 2, Stick 1500, Viper Jet Taft 90mm, BRA 17451
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- Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
- Localização: Goiânia, Goiás
Nem sempre uso somente 4 ou 5 pás, a escolha depende da motorização. O barulho das 11 e 12 pás realmente é mais bonito, mas tenho conseguido ótimos resultados de velocidade com menor quantidade de pás. Cada caso tem que ser analisado, existem milhares de combinações para cada situação...E em jatos edf economia é uma fator muito difícil de se conseguir... Tenho jatos com 12,6,5,4 pás, cada um com seu motor e edf apropriados, mas a media é sempre a mesma de 3 a 4 minutos por voo, independente de peso e motorização. Uma das melhores marcas de EDF existentes, e eu particularmente sou fã, é da Schubeler, que variam de 4 pás a 12 pás. O som é massa com 12 pás, claro!, mas se uma de 4 pás me dá mais velocidade, então uso sem rodeios...kkkk
Abraços.
Abraços.
Humberto Melo
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- Registrado em: Seg Set 27, 2010 1:24 pm
- Localização: Brasília-DF
Olá Humberto, obrigado pelas informações, no Viper Taft com 3100gr de vôo vem com EDF 90 11 pás, motorBL3541 1450Kv, ESC 80A Hobbywing 2-6S, BEC 8A Hobbywing, estava voando com HK nanoteck 6S 5000 45C e ultimamente a bateria vem descendo quente com 3:40 de vôo. Depois de uns 30 vôos não sei se é impressão minha mas parece que ficou um pouco lento. Pensei em mudar para EDF Wemotec ou Change Sun 12 pás, ESC 100A Hobbywing FlyFun-100A-HV e motor HET 650-58-1970 3,2kg, obrigado.