Hélice roncando motor D2826/6 2200kv

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Hélice roncando motor D2826/6 2200kv

Mensagem por marcos.S BA »

Olá galerinha, tou com um Mig 29 aqui quase pronto para voar, já está com a eletrônica no lugar, (Motor D2826/6 2200kv, Esc 50A, Bateria Nano Tech 2200mah 35~70C ) já testei hélice 7x4, 7x3.5, 6x3. Todas pusher.
O problema é que quando passo do meio do acelerador ele faz um barulho alto, como se a hélice tivesse apitando ou roncando sei lá. isso acontece normalmente quando se coloca a hélice ao contrario, mais os 2 lados faz o mesmo barulho, um lado faz menos e o outro faz bem mais.
Ou seja do lado certo ele faz barulho quando o acelerador passa do meio e do lado contrario faz assim que acelero.
Qual será o problema ? alguém já passou por isso ?
Avatar do usuário
Hot Furmann
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Dom Jul 26, 2009 7:41 pm
Localização: Penha - SC

Mensagem por Hot Furmann »

Isso tá acontecendo com todas as hélices 7x4, 7x3.5, 6x3 que vc mencionou?
Avatar do usuário
andredal
membro
Mensagens: 805
Registrado em: Ter Ago 21, 2012 10:19 am
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por andredal »

Eu tenho esse motor e a maior hélice que você pode colocar sem ultrapassar a corrente máxima do motor é 6x4. Já testei com 7x4 e passa em quase 10A o máximo.
O pessoal usa muito esse motor com 5x5 para bastante velocidade.

Outra coisa, já funcionou teu motor sem a hélice, para verificar se o eixo dele não está empenado? Faça o mesmo teste com o spinner e verifique se ele está empenado. Outra coisa, já verificou balanceamento das hélices? Por favor não coloque a hélice numa chave de fenda para ver o balanceamento ok! Use ferramentas adequadas.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Mensagem por marcos.S BA »

Sim Hot, com todas as hélices, e respondendo ao andredal eu testei hélice 6x3 e mesmo assim faz o tal barulho, já olhei o eixo sim e está perfeito, não poderia ser o eixo porque não tem vibração nem uma, apenas o barulho quando a rotação está muito alta.
Amanha posto um vídeo dele funcionando.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Testa com uma helice mais dura, tipo a apc ou master air screw. Helices molengas costumam vibrar em altas rotações.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Mensagem por marcos.S BA »

Não estou conseguindo fazer o upload do vídeo, mais o problema foi o que o humberto falou mesmo, as hélices são muitos molengas.
Quando tá em alta rotação ela parece que dobra e acaba fazendo o barulho e nesse momento perde o empuxo com se ela tivesse saído do motor.
Testei com outra 7x4 apc e ficou ótima, o problema é que ela não é pusher e no mercado livre é complicado encontrar hélices pusher, será que vou ter que importar.
Avatar do usuário
Agathangelo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Mar 21, 2013 12:54 pm
Localização: Belo Horizonte, MG

imã

Mensagem por Agathangelo »

Comigo aconteceu de um imã descolar, de um motor 3536/5 de 1450kv, mas o motor continuou funcionando, e ao acelerar mais dava um assobio. o pior é que eu escutei o assobio durante um voo deste motor com bateria de 4S
eu desmontei todo o motor, retirei todos os imãs, limpei tudo com thinner e colei os imãs com cola epóxi
ainda não testei o motor em voo, somente em bancada, e ficou bom, como novo.
de uma olhada se tem algum imã solto, se tiver você pode fazer o mesmo que eu fiz, e lembre de lubrificar os rolamentos se você usar thinner para retirar os restos de cola de dentro do motor, e observe os polos dos imãs antes de colar tem que ser alternado norte e sul, norte sul, norte sul.
Piloto não olha o mapa, confere a carta... | dx8 | EscapadeSports 0.61 | PT-19 | UglyStick 0.32 | CosmicWind 0.21 | Zagi 80cm |
barteuski
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:28 pm
Localização: wenceslau braz pr

Mensagem por barteuski »

boa noite, e so colocar a helice ao contaria que funciona.

nao precisa ser pushed
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

[quote:fa420f16ea="barteuski"]boa noite, e so colocar a helice ao contaria que funciona.

nao precisa ser pushed[/quote:fa420f16ea]

Esqueceu de dizer que precisa inverter a rotação do motor!
ADELFHI !!!
Responder