Hélices pusher ou motor com rotação contrária ?
- marcos.S BA
- membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
- Localização: Nova Serrana MG
Hélices pusher ou motor com rotação contrária ?
Tenho uma duvida, para usar um motor em um jato, onde ele ficaria na parte de traz do aero, posso colocar o motor para girar ao contrário e usar hélices comuns ou só posso usar o motor com rotação normal e usar hélice pusher ? Tem algum tipo de problema para o motor ou esc se usar ele girando ao contrário ? Creio eu que existe o lado correto de ele girar caso contrário não existiria as hélices pusher e comuns, ou estou errado ?
- marcos.S BA
- membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
- Localização: Nova Serrana MG
Invertendo apenas a posição da hélice tem certeza que resolve? Pq eu fiz um teste aqui e para usar uma hélice normal como pusher eu tive que inverter a posição dela e mudar o lado da rotaçao do motor tbm, mudando apenas a hélice de lado ela continua puxando em vez de empurrar, só que ela perdeu muito empuxo e faz barulho quando chega em alta rotação.
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
- marcos.S BA
- membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
- Localização: Nova Serrana MG
Gilberto a parte da frente da hélice deve ficar sempre para frente do aero e a pusher virada para o motor, até ai eu sei. Minha duvida é o seguinte, não tenho helice pusher, só normal e preciso usa-la em um jato onde o motor tem que empurrar em vez de puxar, eu pegando uma hélice normal e colocando a frente dela virada para o motor e ( mudando o lado da rotação do motor ) ela faz a mesma função da pusher perfeitamente, só que o motor estaria trabalhando do lado contrário, isso teria algum tipo de problema em relaçao a danificar o motor ou esc? Essa é minha única duvida, funcionar eu sei que funciona pq já testei. Só quero saber se danifica o motor ou esc.
-
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 851
- Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
- Localização: Curitiba Parana
- marcos.S BA
- membro
- Mensagens: 33
- Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
- Localização: Nova Serrana MG
- juliogdiana
- membro
- Mensagens: 709
- Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
- Localização: Irlanda
[quote:8b69c49d0c="izack-cab"]Eu deixo nos meus modelos a rotação pro lado normal e apenas inverto a posição da hélice. Nunca tive problemas.[/quote:8b69c49d0c]
Qual é o lado normal para você?
Por acaso os motores que você tem vem especificado o sentido "normal" de rotação?
Nos motores brushless não existe sentido de rotação "normal", eles podem girar para qualquer lado.
Sobre a pergunta do tópico, o que você deve obedecer sempre é a posição da hélice, a parte que tem os números deve sempre ficar "de cara pro vento".
Qual é o lado normal para você?
Por acaso os motores que você tem vem especificado o sentido "normal" de rotação?
Nos motores brushless não existe sentido de rotação "normal", eles podem girar para qualquer lado.
Sobre a pergunta do tópico, o que você deve obedecer sempre é a posição da hélice, a parte que tem os números deve sempre ficar "de cara pro vento".
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.