Hélices pusher ou motor com rotação contrária ?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Hélices pusher ou motor com rotação contrária ?

Mensagem por marcos.S BA »

Tenho uma duvida, para usar um motor em um jato, onde ele ficaria na parte de traz do aero, posso colocar o motor para girar ao contrário e usar hélices comuns ou só posso usar o motor com rotação normal e usar hélice pusher ? Tem algum tipo de problema para o motor ou esc se usar ele girando ao contrário ? Creio eu que existe o lado correto de ele girar caso contrário não existiria as hélices pusher e comuns, ou estou errado ?
Avatar do usuário
izack-cab
membro
Mensagens: 325
Registrado em: Qua Jul 11, 2012 11:23 pm
Localização: bariri-SP
Contato:

Mensagem por izack-cab »

Eu deixo nos meus modelos a rotação pro lado normal e apenas inverto a posição da hélice. Nunca tive problemas.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Mensagem por marcos.S BA »

Invertendo apenas a posição da hélice tem certeza que resolve? Pq eu fiz um teste aqui e para usar uma hélice normal como pusher eu tive que inverter a posição dela e mudar o lado da rotaçao do motor tbm, mudando apenas a hélice de lado ela continua puxando em vez de empurrar, só que ela perdeu muito empuxo e faz barulho quando chega em alta rotação.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

A parte da frente da hélice deve continuar sempre para a frente do aeromodelo. No caso do pusher, então, a parte da frente fica voltada para o motor, ao contrário do normal, aero tractor.
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Mensagem por marcos.S BA »

Gilberto a parte da frente da hélice deve ficar sempre para frente do aero e a pusher virada para o motor, até ai eu sei. Minha duvida é o seguinte, não tenho helice pusher, só normal e preciso usa-la em um jato onde o motor tem que empurrar em vez de puxar, eu pegando uma hélice normal e colocando a frente dela virada para o motor e ( mudando o lado da rotação do motor ) ela faz a mesma função da pusher perfeitamente, só que o motor estaria trabalhando do lado contrário, isso teria algum tipo de problema em relaçao a danificar o motor ou esc? Essa é minha única duvida, funcionar eu sei que funciona pq já testei. Só quero saber se danifica o motor ou esc.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Não danifica nada. A hélice pusher só faz sentido num motor a combustão. No caso dos elétricos só colocar a hélice normal como explicado. Depois acerte a rotação do motor para que o aero se desloque, claro, para a frente...
Avatar do usuário
marcos.S BA
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Jun 14, 2013 6:23 pm
Localização: Nova Serrana MG

Mensagem por marcos.S BA »

Essa era minha duvida, entào posso voar amanha com meu mig tranquilo, tava com medo de queimar achando que dava algum problema.
Obrigado pela ajuda, vlw.
Avatar do usuário
juliogdiana
membro
Mensagens: 709
Registrado em: Ter Dez 20, 2011 5:48 pm
Localização: Irlanda

Mensagem por juliogdiana »

[quote:8b69c49d0c="izack-cab"]Eu deixo nos meus modelos a rotação pro lado normal e apenas inverto a posição da hélice. Nunca tive problemas.[/quote:8b69c49d0c]

Qual é o lado normal para você?
Por acaso os motores que você tem vem especificado o sentido "normal" de rotação?
Nos motores brushless não existe sentido de rotação "normal", eles podem girar para qualquer lado.

Sobre a pergunta do tópico, o que você deve obedecer sempre é a posição da hélice, a parte que tem os números deve sempre ficar "de cara pro vento".
"Inteligente não é quem sabe tudo, e sim aquele que sabe onde procurar aquilo que ele não sabe.
Responder