Bobcat 90cm - EDF 70mm
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[quote:3fe6e78d3d="bananabg"]Pronto. Pesquisado, lido, relido, achei melhor diminuir mesmo a envergadura.
Tem um tópico aqui mesmo no e-voo de um colega que fez um com uma EDF de 70mm com um vídeo, o Saratiel, [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88968&postdays=&postorder=asc&start=125[/url], achei bacana o rendimento do avião, ele fez com 110cm de envergadura, ainda tirei 20cm, como já mencionei, quero tentar passar da barreira dos 200km/h.
Segue a planta com as novas medidas.
[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/Planta_Bobcat_90cm_EDF_70mm.pdf[/url][/quote:3fe6e78d3d]
Esquece, 200 km/h com essa edf não vai chegar nem perto, mal vai dar para decolar... e tirar 10cm só vai piorar o seu avião, menos sustentação significa mais gasto para manter o avião no ar. para passar de 200km/h so com 6s a acima...e olha lá...
Tem um tópico aqui mesmo no e-voo de um colega que fez um com uma EDF de 70mm com um vídeo, o Saratiel, [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88968&postdays=&postorder=asc&start=125[/url], achei bacana o rendimento do avião, ele fez com 110cm de envergadura, ainda tirei 20cm, como já mencionei, quero tentar passar da barreira dos 200km/h.
Segue a planta com as novas medidas.
[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/Planta_Bobcat_90cm_EDF_70mm.pdf[/url][/quote:3fe6e78d3d]
Esquece, 200 km/h com essa edf não vai chegar nem perto, mal vai dar para decolar... e tirar 10cm só vai piorar o seu avião, menos sustentação significa mais gasto para manter o avião no ar. para passar de 200km/h so com 6s a acima...e olha lá...
Humberto Melo
[quote:bf3956659c="humbertomelo"][quote:bf3956659c="bananabg"]Pronto. Pesquisado, lido, relido, achei melhor diminuir mesmo a envergadura.
Tem um tópico aqui mesmo no e-voo de um colega que fez um com uma EDF de 70mm com um vídeo, o Saratiel, [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88968&postdays=&postorder=asc&start=125[/url], achei bacana o rendimento do avião, ele fez com 110cm de envergadura, ainda tirei 20cm, como já mencionei, quero tentar passar da barreira dos 200km/h.
Segue a planta com as novas medidas.
[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/Planta_Bobcat_90cm_EDF_70mm.pdf[/url][/quote:bf3956659c]
Esquece, 200 km/h com essa edf não vai chegar nem perto, mal vai dar para decolar... e tirar 10cm só vai piorar o seu avião, menos sustentação significa mais gasto para manter o avião no ar. para passar de 200km/h so com 6s a acima...e olha lá...[/quote:bf3956659c]
Sim, vou ficar com 4s de início, mas a intenção é voar com 7s.
Tem um tópico aqui mesmo no e-voo de um colega que fez um com uma EDF de 70mm com um vídeo, o Saratiel, [url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=88968&postdays=&postorder=asc&start=125[/url], achei bacana o rendimento do avião, ele fez com 110cm de envergadura, ainda tirei 20cm, como já mencionei, quero tentar passar da barreira dos 200km/h.
Segue a planta com as novas medidas.
[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/Planta_Bobcat_90cm_EDF_70mm.pdf[/url][/quote:bf3956659c]
Esquece, 200 km/h com essa edf não vai chegar nem perto, mal vai dar para decolar... e tirar 10cm só vai piorar o seu avião, menos sustentação significa mais gasto para manter o avião no ar. para passar de 200km/h so com 6s a acima...e olha lá...[/quote:bf3956659c]
Sim, vou ficar com 4s de início, mas a intenção é voar com 7s.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
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- Registrado em: Sex Mai 24, 2013 7:51 pm
- Localização: passos
Boa noite meus amigos.
Hoje me dediquei em fazer a fonte da minha CNC caseira para os cortes.
Usei uma fote de computador 450W, coisa simples.
Abri a fonte e retirei toda a fiação desnecessária, deixei apenas 3 fios pretos (GND - Terra), 1 amarelo (12V), 1 vermelho (5V) e o fio verde.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/ligacao_fonte.JPG[/img:492b76faf4]
Peguei 2 fios duplos com aproximadamente 2,5m de comprimento para ligar a resistência (fio de corte).
Neste caso, fiz 2 possibilidades, uma de 12V, para cortes maiores, até 90cm, e uma outra de 5V para cortes menores com uma pistola que ainda irei projetar.
Os jacarés se encontram nos fios para 12V.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/fonte_03.JPG[/img:492b76faf4]
Como podem perceber, a fonte possui uma chave Liga/Desliga, ligada no fio verde e um fio preto.
Vejam o meu teste de corte, achei satisfatório.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/teste_corte_01.JPG[/img:492b76faf4]
Bem, mudando um pouquinho só de assunto, resolvi fazer umas fotos da EDF sobre a planta para terem noção do que eu disse.
Charuto
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/edf_planta_02.JPG[/img:492b76faf4]
Aasa
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/edf_asa.JPG[/img:492b76faf4]
Estou estimando, depois da redução de tamanho proporcional que o avião vai ficar com um peso próximo a 1.2kg, a EDF tem empuxo de 1.35kg ligada em 4S.
Amanhã começo a projetar o duto, farei uma redução de 70mm pra aproximadamente 62mm em um cumprimento de 20cm.
Como disse, fechei a compra do trem de pouso, deve chegar semana que vem, o vendedor disse que me despacha na segunda feira.
Bem, por hora é isso.
Boa noite a todos.
Hoje me dediquei em fazer a fonte da minha CNC caseira para os cortes.
Usei uma fote de computador 450W, coisa simples.
Abri a fonte e retirei toda a fiação desnecessária, deixei apenas 3 fios pretos (GND - Terra), 1 amarelo (12V), 1 vermelho (5V) e o fio verde.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/ligacao_fonte.JPG[/img:492b76faf4]
Peguei 2 fios duplos com aproximadamente 2,5m de comprimento para ligar a resistência (fio de corte).
Neste caso, fiz 2 possibilidades, uma de 12V, para cortes maiores, até 90cm, e uma outra de 5V para cortes menores com uma pistola que ainda irei projetar.
Os jacarés se encontram nos fios para 12V.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/fonte_03.JPG[/img:492b76faf4]
Como podem perceber, a fonte possui uma chave Liga/Desliga, ligada no fio verde e um fio preto.
Vejam o meu teste de corte, achei satisfatório.
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/teste_corte_01.JPG[/img:492b76faf4]
Bem, mudando um pouquinho só de assunto, resolvi fazer umas fotos da EDF sobre a planta para terem noção do que eu disse.
Charuto
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/edf_planta_02.JPG[/img:492b76faf4]
Aasa
[img:492b76faf4]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/fase_1/edf_asa.JPG[/img:492b76faf4]
Estou estimando, depois da redução de tamanho proporcional que o avião vai ficar com um peso próximo a 1.2kg, a EDF tem empuxo de 1.35kg ligada em 4S.
Amanhã começo a projetar o duto, farei uma redução de 70mm pra aproximadamente 62mm em um cumprimento de 20cm.
Como disse, fechei a compra do trem de pouso, deve chegar semana que vem, o vendedor disse que me despacha na segunda feira.
Bem, por hora é isso.
Boa noite a todos.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Bom dia pessoa, bem, alguns progressos este final de semana. Cortei todos os blocos de asa, estabilizadores horizontal e vertical, cortei os moldes dos perfis da asa em compensado comum de 5mm.
Algumas considerações, terei que modificar os perfis, de forma a fazer 2 cortes para cada perfil, a parte superior e a parte inferior de cada um para facilitar o corte.
Da forma que está, perdi 1 asa já este final de semana, entretanto, estou estudando um chapeamento com folha de madeira, vou hoje em uma loja aqui na cidade e ver se encontro, para corrigir na massa rola, no perfil da ponta da asa, devido a minha falta de habilidade, o fio travou em determinados locais causando um derretimento maior criando cavas fundas, o chapeamento corrigiria isso sem a adição de tanto peso.
Notei que não adianta ser preguiçoso e dar um "jeitinho", vou ter que projetar uma mesa de corte compassada para cortar a asa flechada, será um mal necessário.
Hoje a noite posto as fotos dos progressos... Sem falar na bagunça que aprontei!
Uma boa semana a todos.
Algumas considerações, terei que modificar os perfis, de forma a fazer 2 cortes para cada perfil, a parte superior e a parte inferior de cada um para facilitar o corte.
Da forma que está, perdi 1 asa já este final de semana, entretanto, estou estudando um chapeamento com folha de madeira, vou hoje em uma loja aqui na cidade e ver se encontro, para corrigir na massa rola, no perfil da ponta da asa, devido a minha falta de habilidade, o fio travou em determinados locais causando um derretimento maior criando cavas fundas, o chapeamento corrigiria isso sem a adição de tanto peso.
Notei que não adianta ser preguiçoso e dar um "jeitinho", vou ter que projetar uma mesa de corte compassada para cortar a asa flechada, será um mal necessário.
Hoje a noite posto as fotos dos progressos... Sem falar na bagunça que aprontei!
Uma boa semana a todos.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.