Jato Gripen JAS-39 - 1ª Construção

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Jato Gripen JAS-39 - 1ª Construção

Mensagem por rbonetto »

Bom dia pessoal...

Primeiramente gostaria de me apresentar...

Meu nome é Renato Bonetto, coordenador de voos de uma empresa aérea e piloto (PP) frustrado. rss...

Venho acompanhando o forum a algum tempo e tenho aprendido bastante com os Top Guns que o frequentam...

Comecei no aeromodelismo a alguns meses com um modelo Cesnna bem simples de asa alta, algumas tentativas, muitas quedas. Ainda tenho muito o que aprender...

Sei que alguns de voces irão me dizer que ja pular para um jato é loucura, mas gostaria de deixar claro que minha intenção é apenas aprender a construir e não aprender a voar com o jato. Gosto muito de voar (tentar) mais tomei o gosto pela construção... assim que pronto pretendo primeiro ve-lo voar (se voar) pra depois lenha-lo em um chão mais proximo...

Já que o importante aqui são os aeromodelos, vamos ao meu (ou a tentativa dele).
Estou tentando tirar algumas duvidas diariamente aqui no forum e penso estar no caminho certo. Vou inserir abaixo algumas fotos do modelo e da eletronica que tenho disponivel.

A planta utilizada é do Steve Shumate, achei interessante o modelo por conta do canard na frente. No meu pseudo projeto, pretendo colocar uma EDF e ver no que dá...

O trem de pouso penso em utilizar somente o dianteiro e contruir um traseiro como ensinado em alguns posts aqui do forum. O radio é um Turnigy 9x (se não me engano o nome é esse).

Bom é isso... criticas, elogios (kkkkk essa é boa) e idéias são muito bem vindos.

Abs,

Rbonetto
Anexos
Jato Gripen JAS-39
Jato Gripen JAS-39
IMG-20140616-WA0015.jpg (33.37 KiB) Exibido 495 vezes
Jato Gripen JAS-39
Jato Gripen JAS-39
IMG-20140616-WA0014.jpg (37.01 KiB) Exibido 495 vezes
EDF - HOBBYKING - 3300KV
EDF - HOBBYKING - 3300KV
70mmfan-7888.jpg (28.46 KiB) Exibido 495 vezes
SERVO 9G TURNIGY
SERVO 9G TURNIGY
32095(1).jpg (34.88 KiB) Exibido 495 vezes
ESC MYSTERY -30A
ESC MYSTERY -30A
ESC.png (25.95 KiB) Exibido 495 vezes
TREM DE POUSO
TREM DE POUSO
17944.jpg (30.44 KiB) Exibido 495 vezes
Avatar do usuário
Tio Bit
membro
Mensagens: 432
Registrado em: Qua Dez 24, 2008 10:57 am
Localização: Brasilia, Distrito Federal

Mensagem por Tio Bit »

Seja bem vindo a esse mundo. Gostei do capricho na construção! Vamos aguardar q os mais experientes se manifestem, mas tive a impressão de q esse conjunto edf/esc não vai gerar empuxo suficiente, tendo em vista seu esc ser de apenas 30 a. Me parece, pela foto, que seu jato tem em torno de 1m de comprimento, é isso mesmo? Pareceu-me também que a entrada de ar ficou muito estrangulada. Coloque as medidas do jato e o empuxo aproximado desse conjunto para que possamos ter uma ideia melhor. No mais, parabéns pelo trabalho! Abs

João Víctor
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Faço minhas as palavras do Tio Bit. Coloque também as especificações do motor da sua EDF para que possamos te ajudar melhor! Quanto a sua construção, parece que ficou bem limpa e bem alinhada! parabéns!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Bem vindo ao clube.

Então, como uma pessoa que já está envolvido no projeto de um jato elétrico já há algum tempo, noto alguns pontos a serem considerados, mesmo não sendo dos mais experientes.

Realmente, como disse o Tio Bit, uma EDF de 70mm, pra gerar um empuxo considerável e desenvolver uma velocidade de voo melhor, sem muitos riscos de stolls "bobos", consome mais ou menos de 70 a 80 amperes de corrente, então, este seu ESC corre o risco de queimar antes mesmo de decolar, EU, particularmente, recomendo um ESC de 100 amperes para ter uma folga considerável no consumo.

Igualmente você tem que dimensionar bem suas baterias, sendo que os ciclos de descarga (20C, 30C, 45C) multiplicados pela corrente (2200mAh) informam a capacidade de corrente na descarga, então não pense você que comprando uma bateria de 2.2 Ah (2200 mAh) e 20C que irá voar bem seu jato que não vai, no máximo você terá que comprar uma bateria por mês ou menos, além de "judiar" de todo o conjunto.

O custo para iniciar nos jatos elétricos é relativamente alto, claro que não tão alto quanto nos jatos combustão, mas já são consideráveis.

Veja as especificações corretas do motor da EDF, dê mais detalhes do projeto que ajudamos, temos aqui o Humberto que é um expert em jatos, temos o Pedro Prado e com relação a eletrônica temos o Marco Antônio (xaropinho do fórum).

Seja interessado, leia, pesquise e tire suas dúvidas, tens tudo para ter um primeiro jato construído voando absurdamente.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Eu já montei esse modelo, planta original 100% (no parkjet tem 75, 100 e 120%) mas era pusher, voava com um motor outrunner de 2100kv com hélice APC 7x6, bateria 2200mAh de 45c de descarga. Ele é bem arisco, mas mais dócil que o F-18 do mesmo Steve Shumate que também montei.

Agora estou montando outro, desta vez com EDF, o meu vou usar uma EDF que comprei no ebay, uma Chang sun de 64mm 10 pás e 3200kv para 3S, o problema é onde colocar a EDF, pois o desenho pusher o motor fica bem lá trás e para acertar o CG a bateria fica bem certinha no lugar abaixo do canopy. Com a EDF, ela tem que ficar (acho) mais ou menos na linha de junção dos ailerons e asa... Mas como a fuselagem é afunilada, ali não sobra espaço, para minha EDF que tem 80mm no anel de entrada, vai ficar no limite... Não sei quanto é o diâmetro externo máximo da sua EDF de 70mm, creio que seja uns 85mm... Aí vai ter que colocar mais perto do centro da fuselagem... Neste caso a posição da bateria vai ter que mudar bastante para acertar o CG.
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

Bom dia Srs...

Fico feliz por pelo menos alguma coisa voces terem gostado hehehe...
Depois de ler as considerações de todos, me sinto inclinado a retornar ao projeto inicial deixando de lado a edf, mais sou um pouco teimoso e queria ver até onde da pra chegar utilizando as dicas dadas...
Os links abaixo são da edf (com o motor) e uma outra que comprei para ficar de standby.

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__7888__EDF70_with_3300kv_Motor_Assembled.html

http://hobbyking.com/hobbyking/store/__11164__EDF_Ducted_Fan_Unit_6Blade_2_75inch_70mm.html

Nos comentarios de uma delas, um usuario diz que o ESC de 30A seria suficiente, porem prefiro ouvir as dicas daqui e vou ver se compro um ESC de 100A em Setembro...

Fico devendo inicialmente as dimensões do aeromodelo, estou trabalhando de madrugada e tenho dormido muito durante o dia rss...

Referente ao local da EDF no modelo, creio que tenha que ficar mesmo proximo ao centro do modelo, alterando consideravelmente o CG. Uma alternativa, seria alterar o local da bateria, mais tarde posto uma foto com o local que tenho intenção de colocar a bateria e a EDF. Vai uma pergunta, concentrar o peso maior da acft no meio do modelo pode atrapalhar muito??? O mais aconselhavel seria distribuir o peso por igual correto? Sei que não faria muita diferença, mas pensei em colocar o servo do leme, que pelo projeto fica mais a frente da acft e coloca-lo mais proximo ao leme...

Mais uma vez agradeço a ajuda...

Abs,

Renato Bonetto
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

Opa esqueci de outra coisa... A asa desse modelo é literalmente uma chapa de depron de 5mm. Há a instrução de lixar o bordo de ataque para deixa-lo mais aerodinamico. Coloquei duas varetas de aluminio e uma de fibra de vidro para uma maior resistencia. A minha duvida é a seguinte, pensei em colar sobre a asa, uma outra chapa de depron de 3mm (daquelas de bandeja mesmo) e depois lixar para deixa-la com um perfil mais aerodinamico. Isso faria alguma diferença ou só iria agregar mais peso ao modelo? No caso de jatos, o mais importante é o empuxo ou uma asa que consiga gerar um minimo de sustentação é interessante??

Abs,

Renato Bonetto
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Nao precisa...Como você disse, só vai agregar mais peso...
Humberto Melo
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Que bom que estas animado.

Rbonetto, pelos links, as EDFs consomem pouca corrente, o que de certa forma me preocupa, não entendi bem, mas já comprou ambas?

Seria interessante repensar caso não tenha comprado e pegar uma Dr. Mad Thrust com rotor de 10 pás e um motor de uns 2600kv, voa com 4 células muito bem pelo que tenho visto, inclusive, é o upgrade que farei na minha EDF, que já é uma Dr. Mad Thrust, mas com rotor de 5 pás e motor de 4400kv, com o upgrade pretendo voar com 6 celulas.

Voltemos a outras considerações, o que faz avião voar é a razão entre velocidade e sustentação.

Sustentação está diretamente relacionada a área da asa, bem como perfil entre outros pontos, então, é interessante projetar bem a asas para teres um voo agradável.

É comum quem começa pensar que empuxo é tudo para aeromodelo, seria, se você decolasse na vertical (sem correr) ou fosse um helicóptero, avião voa com base na velocidade de stoll, que é a velocidade mínima a ser quebrada para que haja sustentação do avião no ar, então o mais importante é o pitch speed, ou seja, a relação com a capacidade que tem o conjunto de propulsão em gerar velocidade por cada RPM do conjunto.

Desta forma podemos ter aviões com 2 quilos por exemplo, voando com um conjunto que gere 1,5 quilo de empuxo apenas, mas gera velocidade suficiente para que o avião voe com perfeição.

Manda bala aí que estamos acompanhando por aqui.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
rbonetto
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Ago 07, 2014 3:54 am
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rbonetto »

Bom dia Galera...

Postando só para atualizar o topico e responder algumas perguntas, já que o modelo anda um pouco parado aguardando algumas peças paradas na receita...

Sobre as EDF's, infelizmente ja as comprei... sabe aquela vontade de tentar fazer tudo correndo? Um linda dia no trabalho (dia calmo na aviação) entrei no Hobbyking e comprei algumas coisas. Entre elas estão, as duas EDF's, uma ja com o motor e outra sem, o trem de pouso e servos postados no inicio do topico e alguns itens para lincagem (dobradiças, horns e stoppers)... tudo deu cerca de 48 doletas, fechei o pacote e efetuei a compra... pelo visto me dei mal hehehe...

O ESC que tenho é somente esse de 30A mesmo (vou comprar um de 100A conforme dicas de voces).

Tenho 2 baterias turnigy de 2200. Pelo que entendi essa não irá servir... Voces poderiam me indicar qual a melhor opção?

Sobre a asa, estou postando algumas fotos abaixo para mostrar como estão... Indo contra a dica do humbertomelo (pelo que vi em outros tópicos, um mestre no que se refere a jatos e contrução), estou querendo "aerodinamicar" a asa, mas ainda estou sem o depron de 3mm.

As fotos continuam muito pequenas pois no serviço só consigo postar direto aqui no forum. Nas fotos abaixo, coloquei onde creio que conseguiria colocar a EDF (retangulo verde). A bateria fica onde tem o retangulo preto (abaixo do canopy) e onde fica o restante da eletronica (retangulo azul). Para tentar equilibrar o peso (na verdade quase colocando totalmente no centro do avião) pensei em inverter o local da bateria com o locar da eletronica e colocar o servo do leme proximo no final da acft e não na parte azul conforme o projeto.

Gostaria de pedir um auxilio ao usuario IWASA para tirar uma duvida sobre o braço do canard. Como voce fez? Pensei em fazer conforme a figura postada abaixo que parece um peso de academia, feita provavelmente de arame (ainda preciso ver o melhor a ser utilizado). no projeto original é feito com uma vareta de Fibra de carbono se não me engano. As extremidades seriam dobradas para evitar que o braço gire em falso dentro do canard.

Estou esperando a EDF chegar de Curitiba (Correios e Receita Federal) para dar continuidade no projeto. Mais tarde vou tentar ir na pista onde conheço um pessoal e ver se alguem tem uma EDF igual a que comprei para descobrir qual o local correto para a EDF.

Decidi que vou continuar meu "projeto" e tentar utilizar a EDF mesmo, fazendo as alterações que voces tem me ajudado, por isso peço que continuem com as dicas que tem me ajudado tanto...

Abs,

Rbonetto
Anexos
BRAÇO PROFUNDOR
BRAÇO PROFUNDOR
braço profundor.jpg (7.12 KiB) Exibido 363 vezes
20140808_220944.jpg
20140808_220944.jpg (34.34 KiB) Exibido 363 vezes
20140808_221017.jpg
20140808_221017.jpg (30.85 KiB) Exibido 363 vezes
20140808_220934.jpg
20140808_220934.jpg (38.78 KiB) Exibido 363 vezes
ASA
ASA
20140808_220908.jpg (32.3 KiB) Exibido 363 vezes
Responder