Eurofighter Typhoon Acrobático

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jmrpb
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Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 16 Mai 2017 18:36

Esta é a minha versão do Eurofighter Typhoon acrobático:

As especificações são:

- Comprimento: 101 cm;
- Largura da asa - Wingspan: 70 cm;
- Ângulo da asa de sweep-back (wing): 37º;
- KF Airfoil número 4 (parte de cima e de baixo exactamente simétricas para acrobacia);
- Motor: SunnySky 2212 / 980KV;
- Speed Controller: Rapid Fire 12A (10 gramas);
- Propeller: Graupner 9” * 6” Slim Cam (perfeita para aceleração entre voo lento e elevado ângulo de ataque (AOA) e voo rápido);
- Bateria: #1 LIPO 3S / 1300 mA/h with 35C (tempos de voo entre os 6 e os 7 minutos com acrobacia aérea);
- Servos: #3 Hitec HS-55;
- A ponta da asa incluindo o aileron tem: 10 cm (inclui ailerons);
- Dimensões do rudder: 23 cm de altura por 25 cm na parte de baixo mais larga;
- Peso pronto a voar: entre os 390 e as 440 gramas / 13,8 oz to ~ 15,5 oz (dependendo da bateria usada);
- Aterragem: Apanhar à mão :)

A parte da frente é feita de 'polypropylene' cinzento com duas placas de depron de 2,5 cm de cada lado limadas de acordo com a forma da fuselagem e coladas com cola epoxy. Esta construção torna este Eurofighter bastante resistente a acidentes.

Espero que esta descrição ajude. Brevemente vou colocar um vídeo.

Esta versão tem o KF airfoil número 4 (parte de cima e debaixo exactamente iguais e simétricas para acrobacia).

Seguem fotos em baixo. :)

José Bernardo

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 16 Mai 2017 18:42

Editado pela última vez por jmrpb em 16 Mai 2017 19:16, em um total de 2 vezes.

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 16 Mai 2017 19:14

Foto do conjunto:

Eurofighter F117b small.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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John-Henrique
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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor John-Henrique » 16 Mai 2017 23:23

No vídeo tenho sempre a impressão que o CG está atrasado, se você adiantar ele um pouco este aeromodelo terá mais velocidade devido o deslocamento de massa no sentido do movimento.

macfabiano
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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor macfabiano » 17 Mai 2017 18:14

Que beleza, José Bernardo!
Pousa na mão... gostei muito desse Typhoon.
Senti vontade de fazer um assim agora, embora já tenha feito um outro Typhoon, pusher.
John, por ser acrobático, será q não é intencional peso de cauda?
Caso queira ver, estou enviando o link do vôo do meu (também estava com peso de cauda na ocasião do vídeo):

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=e3TmvLa_u8U&t=19s[/yt]

:)

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor man1aco » 17 Mai 2017 20:50

John-Henrique escreveu:No vídeo tenho sempre a impressão que o CG está atrasado, se você adiantar ele um pouco este aeromodelo terá mais velocidade devido o deslocamento de massa no sentido do movimento.


Não é bem assim , ele ta usando perfil simetrico que só gera sustentação se tiver angulo de ataque.

Para ter um jato que voa com a fuselagem alinhada com o horizonte tem que fazer ele com angulo positivo na asa de chapa, o meu T-38 tem bastante angulo ja no projeto e consegue voar com a fuselagem alinhada , ja o meu mirrage é nariz pra cima sempre, esse ai apesar de ter canard é em essência um delta como o mirrage e sempre vai voar de nariz um pouco erguido.

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor man1aco » 17 Mai 2017 21:00

Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

meu jatos de 70cm de envergadura eu já acho nojento o torque de uma helice 6" e tenho que configurar no radio para compensar o acelerador no aileron se não a trima só serve pra voar a uma velocidade fixa e fora dela o avião vai lentamente tombando.

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John-Henrique
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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor John-Henrique » 17 Mai 2017 21:52

man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).

man1aco
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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor man1aco » 18 Mai 2017 11:35

John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Digo por experiencia , é muito torque pra pouca envergadura , mesmo com angulo o aero sofre, no lançameto manual o aero sai rolando.

para garantir uma melhor performance eu dei preferência para usar o radio para compensar isso com a mixagem por curva, assim uso o motor dos meus sem angulo.

Por fim acabei colocando trem de pouso em todos os meus jatos , a emoção do pouso de alta velocidade , a forma como a rodas de traz tocam a pista e só depois de alguns segundos a da frente, é algo que eu não consigo mais trocar por uma barrigada na grama, isso eu deixo para o meus planadores termicos.

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor Wander Lima » 18 Mai 2017 15:49

ficou bem lento né, gostei dele..deve ser bom para iniciantes também, belo trabalho.
Humildade vem na frente da honra!

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 23 Mai 2017 18:11

macfabiano escreveu:Que beleza, José Bernardo!
Pousa na mão... gostei muito desse Typhoon.
Senti vontade de fazer um assim agora, embora já tenha feito um outro Typhoon, pusher.
John, por ser acrobático, será q não é intencional peso de cauda?
Caso queira ver, estou enviando o link do vôo do meu (também estava com peso de cauda na ocasião do vídeo):

[yt]https://www.youtube.com/watch?v=e3TmvLa_u8U&t=19s[/yt]

:)


Caro Fabiano,

Antes de mais obrigado. Você tem toda a razão. Com um pouco de peso atrás do CG (centro de gravidade) vai propiciar um pouco mais de manobrabilidade e de acrobacia. As asas em delta 'não gostam' de fazer loopings e se você colocar o seu CG intencionalmente um pouco para trás isso vai ajudar.

Saudações,

Bernardo

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 23 Mai 2017 18:20

John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Caro John-Henrique,

A hélice embora seja uma 9' * 6' não apresenta muito torque roll porque é uma slow fly. Esta hélice é muito boa para aceleração e acrobacia.

Quando eu lanço o meu Eurofighter à mão o meu throttle está normalmente a 60% ~ 65%. Depois em voo é que acelero e com velocidade não se nota o torque roll. O meu rudder também se encontra programado com cerca de 5º para a direita.

Saudações,

Bernardo

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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor man1aco » 24 Mai 2017 11:51

jmrpb escreveu:
John-Henrique escreveu:
man1aco escreveu:Cara como você se vira com torque de uma helice 9" nisso ?

Não sei se seria isso o que você está perguntando, mas se o problema é a fuselagem girar com o torque, você pode adicionar uma leve inclinação no eixo do motor em relação a fuselagem, isso vai AJUDAR a eliminar o efeito do torque, mas não vai remover todo ele (imaginando que seja muito).


Caro John-Henrique,

A hélice embora seja uma 9' * 6' não apresenta muito torque roll porque é uma slow fly. Esta hélice é muito boa para aceleração e acrobacia.

Quando eu lanço o meu Eurofighter à mão o meu throttle está normalmente a 60% ~ 65%. Depois em voo é que acelero e com velocidade não se nota o torque roll. O meu rudder também se encontra programado com cerca de 5º para a direita.

Saudações,

Bernardo


Então o seu esta virando 5º fixo pre trimado, basicamente compensando o torque.

Eu faço o mesmo mas de forma dinâmica, a cada tanto de acelerador ele aumenta o grau de compensação , e com o motor desligado pra plainar fica tudo reto.

É por isso que eu não abandonei até hoje o turnigy 9X , não vi como fazer nada parecido em futaba 6 e 7 canais, só os mais caros fazem.

jmrpb
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Re: Eurofighter Typhoon Acrobático

Mensagempor jmrpb » 10 Jun 2017 19:31

Ficam aqui algumas vantagens Versus desvantagens das asas em Delta:

Pros:

- Muito boa aceleração e velocidade;
- Subida na vertical muito rápida;
- Boas para velocidade lenta e Alto Ângulo de Ataque (AoA);
- Velocidade de 'Roll' de aileron muito rápido;
- Executam curvas apertadas muito bem;
- O rudder único e central activo permite grande controlo direccional em todas as velocidades (mesmo em situações de cross-wind;
- Voo invertido muito estável.

Desvantagens:

- As asas em delta tendem a ser menos reactivas no 'pitch' control. Não gostam de fazer 'loops' apertados, os chamados 'waterfalls' em 3D. De qualquer modo efectua perfeitamente loopings normais, quer positivos quer negativos (positivos - 'inside loops' e negativos - 'outside loops').

Saudações,

Bernardo,
Lisboa, Portugal, Europa


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