F-18 Construção com Fotos e Video

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

paulao escreveu:Ficou muito bom.

Menos, menos... Fiz ele em duas horas, nem se compara com o seu... O custo-benefício em tempo foi excelente, e ficou bem ajeitado, mas muito bom já é exagero.

Espero que vc incremente na motorização e , aí sim, vai ficar parecido com o jato. Cuidado com este bico que está sempre apontando para algum obstáculo. O meu já amassou 2 vezes.

Sou meio pão duro com estas coisas, fico com remorso de gastar nos meus brinquedos mais do que gasto nos das crianças, mas espera alguém pedir um PS2 pra você ver... :P

Caro Alexmag .... o tempo dos brusshed ACABOU, tem que colocar potência....... "O do Paulão ficou mais rápido que o original por causa o bruta motor que ele usou e pelo perfil da asa (a asa plana original dá mais arrasto). "
E também ficou melhor e mais bonito porque foi feito por um modelista brasileiro, com recursos daqui, com modificações diferentes das originais ( correr riscos) e com a criatividade que nos é peculiar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ( Modestia, Tô de gozação, hein...)

No caso a observação vale. O autor do original foi um gênio por ter feito uma planta que se cortada direitinho qualquer um monta em poucas horas um modelo que seria bem complicado, mas deixar sem perfil nenhum é sacanagem com o coitado do jato, ele fica voando de nariz para cima e não rende tanto quanto poderia.

No caso do seu a planta só deve ter servido de inspiração, porque em isopor a construção muda totalmente.

Para colocar EDF nele teria que ser menor que a EDF50. E para ficar bom teria que ser com um Feigao.

Não existe espaço para uma o que dirá duas......
Talvez, estou testando, daria para colocá-las no meio do modelo (2 EDF50 Feigao), após as entradas de ar frontais e com dutos direcionais até a traseira. Quase semelhante aos originais. Vamos ver.........

ESTAMOS DE PARABÉNS, a turma que olha quer dizer mais não dá o braço a torcer.... É NÓIS e ponto..."


Nunca usei EDF, mas imagino que complica bem a construção. Claro que se for bem dimensionada paga o investimento com o realismo, além de não ter que ficar se preocupando com a hélice no pouso de barriga.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Abras escreveu:Poxa pessoal, muito legal!!!

Ja voo glow (avião e heli) e agora to indo pro eletricos.
Estou montando um shockflier.

Mas gostei tanto desse F18, que logo que meu shockflier ficar pronto vou tentar montar um desses.

Onde compro derpon aqui no Brasil? E quanto gasto em media (material) para montar esse F18?

Muito Obrigado!!!


No meu o material foi uma placa de depron 4mm que me custou 8 reais, 4 bastoes de cola quente que me custaram 1 real e 1m de arame para lincar que me custou 3 reaism, dois palitos de sorvete e uns retalhos de velcro e bambu. Total: R$12,00

De resto, o motor custa R$85,00, hélice R$6,00, speed control R$63,00, receptor R$120,00, cristal R$30,00, par de servos R$120,00, e a bateria LiPo 3S (que neste vôo não era minha) uns R$210,00.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

alexcmag escreveu:No meu o material foi uma placa de depron 4mm que me custou 8 reais, 4 bastoes de cola quente...

Voce usou 4 bastoes de cola quente para aquele aviao ????
Nao pode ser... ficaria muito pesado!!!
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

gustabmo escreveu:
alexcmag escreveu:No meu o material foi uma placa de depron 4mm que me custou 8 reais, 4 bastoes de cola quente...

Voce usou 4 bastoes de cola quente para aquele aviao ????
Nao pode ser... ficaria muito pesado!!!


Minha pistola é aquela que usa bastões finos, cada modelo costuma gastar de 2 a 4 bastões para ficar pronto, medi por cima, mas lembro que neste modelo gastei um pouco a mais do que a média porque o nariz e o canopi são feitos de 13 placas de depron 4mm coladas juntas, como um compensado. Depois de esculpir e lixar (lixada meia-boca) o nariz e o canopi boa parte da cola usada nestas partes voi junto com os restos de depron.

Cada bastão pesa menos de 10g, na hora do almoço tenho que passar na frente da Kalunga, vou entrar e contar quantos vêm em 1Kg :D
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
lenildo
membro
Mensagens: 534
Registrado em: Ter Set 30, 2003 9:27 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por lenildo »

Paulão e Alex, vou demorar um pouco mais na contrução do meu, mas vou fazer uma asa com perfil (tô tentando caprichar como nunca caprichei em um modelo, sempre fiz o modelo em um dia para voar no próximo dia). Qual perfil vocês usaram e/ou recomendam ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Para quem for fazê-lo em depron, construí este modelo num dia em que tive que ficar acompanhando processo de madrugada do sabado pro domingo, fiquei matando o tempo navegando no RCgroups, achei a planta, imprimi e montei.

Cheguei do trampo em casa na tarde do domingo com uma baita dor-de-cabeça e não conseguia dormir.

Como a planta e a placa de depron estavam à mão, para relaxar, cortei as peças, prendi na placa, cortei, colei tudo esculpi meia-boca o canopi e a fuselagem.

Como não tinha balsa, não fiz reforço de balsa triangular nenhum, e ficou bom. Gastei umas duas horas nisto, ficou faltando só lincar e decidir como seria a asa, reta ou com perfil.

Depois decidi que seria com perfil, fiz longarinas de depron para dar o formato, e colei outra placa igual em cima da asa e recortei a parte de baixo do turtledeck para ficar no formato da asa...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não faço a menor idéia de qual é o perfil, fiz várias longarinas de depron e colei a mais grossa a 40% da corda, as outras fui colocando do jeito que parecesse melhor na hora.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Abras
membro
Mensagens: 214
Registrado em: Qui Mar 03, 2005 10:30 am
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Abras »

alexcmag escreveu:
Abras escreveu:Poxa pessoal, muito legal!!!

Ja voo glow (avião e heli) e agora to indo pro eletricos.
Estou montando um shockflier.

Mas gostei tanto desse F18, que logo que meu shockflier ficar pronto vou tentar montar um desses.

Onde compro derpon aqui no Brasil? E quanto gasto em media (material) para montar esse F18?

Muito Obrigado!!!


No meu o material foi uma placa de depron 4mm que me custou 8 reais, 4 bastoes de cola quente que me custaram 1 real e 1m de arame para lincar que me custou 3 reaism, dois palitos de sorvete e uns retalhos de velcro e bambu. Total: R$12,00

De resto, o motor custa R$85,00, hélice R$6,00, speed control R$63,00, receptor R$120,00, cristal R$30,00, par de servos R$120,00, e a bateria LiPo 3S (que neste vôo não era minha) uns R$210,00.


Poxa muito bom!!! E onde eu compro derpon? Estou em BH.

O motor estou comprando um pauleira brushless com speed do Eliran Miranda aqui do forum. (R$300 tudo)
Com helice 8x4 e bateria 11,1 lipo ele dá 600 de empuxo.

Receptor/cyrstal/servos já comprei da GWS, 6ch com servos Pico.

Bateria de Lipo, vou pegar uma de 3S 1100 que pesa 70 gramas.

Vou montar tudo no shockflier (estou com um pouco de medo de ficar pesado pela bateria de 70g).

Mas já quero ir montando um F-18 desses, para transferir tudo para ele daqui um tempo.

Abraço
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se o motor dá 600g de empuxo, duvido que fique pesado demais para ele com a bateria de 70g.

Tenho usado motor 400BR que pesa 65g (mais do que o seu) com bateria LiIon de 80g (mais do que a sua) e fazendo o modelo forte para não quebrar facilmente. Geralmente isto dá um peso final de 280g a 320g.

Os últimos que fiz com este conjunto com LiPo 3S no mesmo peso davam 320g de empuxo, o suficiente para eles voarem para cima um bom tempo antes de perderem velocidade. Com 600g de empuxo eles entrariam em órbita.

Placa de depron provavelmente você acha com o nome de placa Pluma cru ou Foamboard em papelarias próximas a faculdades de arquitetura ou belas artes, porque costumam ser usadas para fazer maquetes e para proteger a parte de trás de quadros.

Tem mais gente de BH no fórum, um deles deve saber...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

alexcmag escreveu:Se o motor dá 600g de empuxo, duvido que fique pesado demais para ele com a bateria de 70g.

Tenho usado motor 400BR que pesa 65g (mais do que o seu) com bateria LiIon de 80g (mais do que a sua) e fazendo o modelo forte para não quebrar facilmente. Geralmente isto dá um peso final de 280g a 320g.

Os últimos que fiz com este conjunto com LiPo 3S no mesmo peso davam 320g de empuxo, o suficiente para eles voarem para cima um bom tempo antes de perderem velocidade. Com 600g de empuxo eles entrariam em órbita.

Placa de depron provavelmente você acha com o nome de placa Pluma cru ou Foamboard em papelarias próximas a faculdades de arquitetura ou belas artes, porque costumam ser usadas para fazer maquetes e para proteger a parte de trás de quadros.

Tem mais gente de BH no fórum, um deles deve saber...

alex qual o peso final do seu ?
e qual o empuxo q dava essa sua combinação de motor e bateria ?
Responder