Jato do Hudson (Vídeo!)
- oseiasslompo
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- Hudson Cardoso
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[quote:a1b8c23e25="oseiasslompo"]estou comecando agora com edf. que negocio e este de duto para edf? Tem que ter?[/quote:a1b8c23e25]
Não é uma necessidade, mas uma melhoria.
Colocar ou não um pressurizador ( redução do receptáculo de saída ),
torna a turbina mais eficiente, mas muito mais gastadora.
Não existe ganho de empuxo sem perda de energia, é diretamente proporcional.
Vai do gosto de cada um...
No vídeo postado no youtube se percebe o barulho extra que ela faz...
Mas como prefiro um vôo mais dócil ( Uns 200Kmh tá bom ), não tô muito preocupado com mais empuxo.
Funciona mais ou menos como você pressionar o bico da mangueira, com a torneira totalmente aberta....
Se apertar muito, o fio fica fino e com muita velocidade, mas sem força, se apertar menos fica com mais força e menos velocidade.
Já se chegou a um intermédio ( quase um consenso em aeromodelos, numa turbina de jato real isso é um pouco diferente ) em torno de 83% de redução no duto de saída. isso só se pode verificar com muito cáculo e teste de campo.
O ideal é começar sem ele, e, ir colocando pressão aos poucos, pra você ter um termômetro do que está fazendo, sem forçar demais o motor, pois eles queimam fácil...
Não é uma necessidade, mas uma melhoria.
Colocar ou não um pressurizador ( redução do receptáculo de saída ),
torna a turbina mais eficiente, mas muito mais gastadora.
Não existe ganho de empuxo sem perda de energia, é diretamente proporcional.
Vai do gosto de cada um...
No vídeo postado no youtube se percebe o barulho extra que ela faz...
Mas como prefiro um vôo mais dócil ( Uns 200Kmh tá bom ), não tô muito preocupado com mais empuxo.
Funciona mais ou menos como você pressionar o bico da mangueira, com a torneira totalmente aberta....
Se apertar muito, o fio fica fino e com muita velocidade, mas sem força, se apertar menos fica com mais força e menos velocidade.
Já se chegou a um intermédio ( quase um consenso em aeromodelos, numa turbina de jato real isso é um pouco diferente ) em torno de 83% de redução no duto de saída. isso só se pode verificar com muito cáculo e teste de campo.
O ideal é começar sem ele, e, ir colocando pressão aos poucos, pra você ter um termômetro do que está fazendo, sem forçar demais o motor, pois eles queimam fácil...
- betodebem
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Muito legal Hudson, quero ver esse bicho sábado para bater uma corrida com o Bob, vai ser o bicho!!!
Se o seu ESC não chegar até lá vc pode pedir emprestado para o Fabrício, ele tem um de 60A igual o seu que está vindo, se vc torrar o dele ele fica com o seu que está chegando hehehehe. :D
Só um detalhe na sua construção, porque vc não corta a pontinha da asa que está rente a fuseca na frente para terminar enflechadinha, parece que sobrou uns 3cm ali na frente.
Abraços,
Beto
Se o seu ESC não chegar até lá vc pode pedir emprestado para o Fabrício, ele tem um de 60A igual o seu que está vindo, se vc torrar o dele ele fica com o seu que está chegando hehehehe. :D
Só um detalhe na sua construção, porque vc não corta a pontinha da asa que está rente a fuseca na frente para terminar enflechadinha, parece que sobrou uns 3cm ali na frente.
Abraços,
Beto
- Hudson Cardoso
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- Hudson Cardoso
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[quote:7e9827da30="Hudson Cardoso"]
Voce me perguntou sobre duto na turbina...
Já fez o seu ?
Se nao fez farei um pra testar esse aero que fiz, dai posto o resultado aqui pra voce...
Inclusive a planta da reducao de saida...[/quote:7e9827da30]
Fiz, mas se for no meu tópico verá que ela ficou torta, estou esperando meu sogro fazer um molde pra mim no torno e depois farei o duto em PET.
Se ele demorar muito vou usar sem o duto ou com ele torto mesmo. :lol:
Voce me perguntou sobre duto na turbina...
Já fez o seu ?
Se nao fez farei um pra testar esse aero que fiz, dai posto o resultado aqui pra voce...
Inclusive a planta da reducao de saida...[/quote:7e9827da30]
Fiz, mas se for no meu tópico verá que ela ficou torta, estou esperando meu sogro fazer um molde pra mim no torno e depois farei o duto em PET.
Se ele demorar muito vou usar sem o duto ou com ele torto mesmo. :lol:
- Hudson Cardoso
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Voou este domingo....
Muito show...
Extremamente rápido ...
Bateria 3S2200...
A bateria durou 2 minutos com voo radical...
E um pouco mais de 4 minutos com voo em 30% de potencia...
( No meu learjet costuma durar uns 40 minutos!!!)...
Assim que eu receber o video, vou postar pra turma ver ...
A bateria chegou a superaquecer e inchar....
Muito show...
Extremamente rápido ...
Bateria 3S2200...
A bateria durou 2 minutos com voo radical...
E um pouco mais de 4 minutos com voo em 30% de potencia...
( No meu learjet costuma durar uns 40 minutos!!!)...
Assim que eu receber o video, vou postar pra turma ver ...
A bateria chegou a superaquecer e inchar....
- Hudson Cardoso
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