Boeing 727 - Direto do tunel do tempo

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala

fabiofleal
membro
Contato:

Boeing 727 - Direto do tunel do tempo

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 18:54

Boa noite pessoal,
Depois de um ano e mio do começo da construção, finalmente chegamos aos "finalmente" do acabamento.

Tinha tudo p/ ser um daqueles aeros que o cara voa tenso do comecao ao fim. Mas após gravar todas as trimagens, ele se tornou um dos aeros mais confiaveis e previsiveis que ja voei.

Recapitulando:
1º voo - http://www.youtube.com/watch?v=1FhfJH9kMlw
2º voo - http://www.youtube.com/watch?v=MV6PyzssNTs

Voo mais longo com 3S - http://www.youtube.com/watch?v=0V0eRbQkPM0

Comparacao dele com o 727 real - http://www.youtube.com/watch?v=2zac0Bg--2o

A queda (devia ter pousado em emergencia a favor do vento, mas dei uma de certinha e mifu) - http://www.youtube.com/watch?v=ZrVoVQ6PkE8

Após a reconstrucao, voando no ventao, já com 4S e 25% a mais de peso. Se nao fosse o ventao, essa pista seria insuficiente p/ ele poousar - http://www.youtube.com/watch?v=WNeqkH-BcDw

Abraços
=============================================
Demorou, mas comecei, pessoal.
Eu queria deixar p/ postar só depois de voar, mas ir postando e dividindo com a galera é mais legal.

Como tudo que a gente faz pela 1ª vez, surgem muitas duvidas a, antes que eu ficasse maluco com elas, resolvi por a mão na massa.

Vou misturar a técninca tradicional do esqueleto de isopor com os modelos de cartão com depron, ideia lançada há algum tempo no rcgroups e posta em prática com sucesso por Mike Neff, que já acumula vários aeros muito bem-sucedidos neste estilo.

Ele usou a elettronica do 777 da E-Flite. Mas meu Apertamento, meu carro e o local onde vôo são pequenos, então precisava de algo menor e mais leve.

A idéia era usar as EDF64 da GWS com motores de 3900kv, após o guru Bruno Zimmermann me enviar os arquivos e dizer que queria ver o meu voando antes do dele, que etrá início no fim do ano. mas as 64 iam deformar um pouco a escala, por causa da proporçao entre o diametro dos motores e a altura da fuselagem no 727.
Quando eu já ia jogar a toalha, me aparece o Ronin vendendo EDFs de 55m com motores menos gastões que as ACW que eu tinha aqui.

Agora, é botar a mão na massa p/ ver "na hora" como é que se faz. Vamos lá:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

fabiofleal
membro
Contato:

Cabine

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 18:59

A parte aparentemente mais difícil de se fazer nos aviões comerciais é a cabine: Um vacilo e ela fica sem se parecer em nada com o aviao real. Com os templates dos card models, este problema se acaba em poucos minutos.

Mas, caros amigos, não me peçam para enviar o arquivo, pelo menos ainda, porque é vendido a US$ 10 e o cara me enviou para que eu fizesse alguns testes. Se fiscar bom, eu vejo com eles esta questão p/ disponibilizar, ok ?

P/ curvar o depron é bom utilizar um movel que tenha uma borda curva. Todo cuidado é pouco p/ o depron nao criar trincas que possam comprometer o acabamento.

P/ colar as peças, cola de contato.

Após coladas, lixei as emendas p/ disfarca-las.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

fabiofleal
membro
Contato:

...

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 19:01

Mais fotos

fabiofleal
membro
Contato:

Mais

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 19:02

...

fabiofleal
membro
Contato:

Fuselagem

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 19:08

Aqui é que a coisa vai complicar. Mas vou tentando me virar aos poucos. por isto, esta construção vai demorar um pouco. Estimo algo em torno de um mês.

fabiofleal
membro
Contato:

Continuando...

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 19:10

Dá-lhe card models...

Magneto
membro
Contato:

Mensagempor Magneto » 14 Ago 2008 19:38

Muito legal... e cara que paciência... eu definitivamente não tenho mais este pique todo :)

Você colocará 2 ou arriscará 3 motores?

Abraço,
FPV - Pratique!
www.magnetoaero.com.br

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 19:54

Valeu... 2 motores. O #2 será entrada de ar p/ resfriar os ESC's

xor
membro

Mensagempor xor » 14 Ago 2008 19:57

Quero ver!!
Parabéns.

Vamos ter de novo um Boeing Boing na área!
Fábio, vc não postou as dimensões (env e fuselagem)
Pelo piso vi que tem em mais de 1,20 de comprimento, é isso mesmo??!!!

Vai ficar um bichão. Tem que trocar de carro...rsrs

Abs

Xor

Gavi
membro
Contato:

cara... ficou massa

Mensagempor Gavi » 14 Ago 2008 20:14

vc tem ... varios aviões... se minha DAC visse isso nossaaaaa.... quem apanha sou eu..huahuahuhuauhahuaa

Toninho LourenÇo
membro

Mensagempor Toninho LourenÇo » 14 Ago 2008 20:38

É isso aí Fabio vou acompanhar, tá bonito

Agora é um ou dois esc que você vai usar, brushed ou BL

Toninho

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 14 Ago 2008 20:40

:shock: :shock: :shock: :shock:
A decolagem é opcional, mas o pouso é OBRIGATÒRIO!!

fabio_samba
membro

Mensagempor fabio_samba » 14 Ago 2008 20:49

puxa fabio esta eu nao perco por nada sempre gostei das suas construçoes , fabio uma perguntinha qual eletronica voçe usa no seu piper ?

abraços!!!

fabiofleal
membro
Contato:

Valeu

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 20:52

Valeu, galera!
Toninho, serão 2 ESC's. Portanto, BL. EDF55mm com motores de 360kv by Ronin.

Presidente: O bicho vai ser "quadrado": 1,30 X 1,30. Mais ou menos do tamamnho do 777 da EFlite.

Se a técninca der certo, o 737 da Gol volta a voar, e mais escala, porque vou poder economizar peso na fuseca, fazendo uam mais "gorda", na mesma escala das asas. Mas vamos ver como o peso vai se comportar, porque ainda vem aí a cauda em T com seus reforços, a linkagem dupla do profundor, os reforços dos Pylons dos motores e as nacelles (eu odeio fazer naceles...)

Pena que agora há pouco precisei parar tudo. dei um jeito nas costas e estou com choques e dores descendo pelas pernas até os pés. TÔ preso na cadeira! Se mudar posição...

Agora preciso deitar, enquanto a DAC volta da farmácia com meu Dorflex. As pernas estão formigando...

vitor hugo
membro
Contato:

Mensagempor vitor hugo » 14 Ago 2008 20:59

Muito legal seu boeing :D .Voce vai colocar tubina ou motor :roll: ? :lol: :lol: Abraços :lol: :lol: .
Jatinho E-jet V1 , E-jet v2 , E-jet v3 ,Shark acrobatico, zagi 1.20

fabiofleal
membro
Contato:

OOps!

Mensagempor fabiofleal » 14 Ago 2008 21:00

Uma coisa importante que esqueci de mencionar: Este 727 será a versão 100 F (Carga).

Eis o esquema de cores que pretendo usar nele:

Cesar-SP
membro

Mensagempor Cesar-SP » 14 Ago 2008 22:29

Fabio belo trabalho, gostei da tecnica dos cards , não havia visto ainda no RC groups ,mas sempre que fiz aviões em deprom, sempre faço um molde de cartolina ou papel cartão antes de cortar o depron , para corrigir pequenos erros da planta, uma maneira otima para curvar o depron é com secador de cabelos no maximo, e ir curvando em cima de um tubo de pvc, quero ver pronto .

abs
Cesar-SP

fabiofleal
membro
Contato:

Peso do depron

Mensagempor fabiofleal » 15 Ago 2008 21:40

Me surpreendi com a rigidez e a leveza da estrutura em depron e isopor. nem vai precisar dos reforços que imaginei p/ aguentar os solavancos do transporte de carro.

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 15 Ago 2008 21:46

Fábio, o que ascha de passar uma massa nas junções dasx pessas, e lizar bem depois, ficaria com um acabamento muito bom

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 15 Ago 2008 22:04

Acho meio difícl a massa aderir na fita, mas vamos ver como vai ficar no final. As duvidas estão começando a se dissipar agora.

Espero neste fim de semana já ter as posições exatas de todas as peças em relação à "espinha" principal. A partir daí, fica fácil determinar a posição da eletrônica, que vai presa nela. Vai ser como um shock flyier, só que coberto com um tubão. 2,6m de extesões de servos.

Uma vantagem de fazer a versão F (Freighter - cargueira) é que, além de não ter janelas, existem 2 grandes portas de carga e é por elas que a eletrônica vai entrar e receber manutençao.

fabio_sp
membro

Mensagempor fabio_sp » 15 Ago 2008 22:31

Fabio, não faça isso cara entelar ele precocemente assim so vai atrapalhar o acabamento, cara.

porque vc não tira a fita, passa a massa, lixa pra deixar ele bem liso, e depois ai sim, pinta ou entela?

voy13
membro

Mensagempor voy13 » 15 Ago 2008 22:35

site para pegar moldes para essa tecnica:
http://paginas.terra.com.br/lazer/avioesdepapel/

Ítalo Augusto
membro

Mensagempor Ítalo Augusto » 15 Ago 2008 22:50

Ta ficando cada vez melhor!
mas uma dica..não entela não cara...usa massa e dps faz uma pintura bem legal com aerógrafo...
fica ate mais bonito, pq dai vc faz moldes para por na fuselagem e passar a tintura em cima, deixando os detalhes da empresa aerea ainda melhores...

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 16 Ago 2008 13:36

Galera, valeu. Mas o avião é de depron. Não é isopor. É completamente diferente. Entelar o depron antes de encurvar elimina a exigencia de aquece-lo e o acabamento fica como se fosse plástico pintado.

Testei várias tintas antes, mas nenhuma deu um resultado que se comparasse à entelagem.

Cada centésimo de grama que eu conseguir economizar no peso é lucro. Ele vai ter 690g de empuxo com um consumo de 21A. Então, o que puder ser feito p/ voar no talo tá valendo.

Mas esse AMX aí do site, heim... é só imprimir em formato A0, colar no depron, recortar e tá pronto o aero.

fabiofleal
membro
Contato:

Mensagempor fabiofleal » 16 Ago 2008 23:26

Valeu, galera. mas estamos falando de um EDF com uma fuselagem de 1,3mX15cm

Não achei nehnuma tinta que aderisse legal ao depron que tenho aqui. Além disso, a entelagem ficou bem melhor que pintura. Ficou parecendo monokote, porque o depron é completamente diferente do isopor. É o depron que o zelima vende, muito bom. Depois de entelado, fica parecendo plastico pintado e sem aumentar muito o peso.

Talvez p/ os logos da varigLog e p/ a deriva, aí sim, precise pintar. Mas vamos chegar lá. Agora, preciso terminar a parte de posicionar a estrutura dentro do card model.

Voltar para “Jatos elétricos”