Boeing 727 - Direto do tunel do tempo

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Novidades ?

Mensagem por fabiofleal »

Em breve, cenas dos proximos capitulos...
Anexos
stickers.jpg
stickers.jpg (36.54 KiB) Exibido 332 vezes
vc1 - Cópia.jpg
vc1 - Cópia.jpg (9.93 KiB) Exibido 332 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

desenterrando...

Esta estudando o tópico e fiquei com dúvida. Onde encontrar esses conectores de 2 parafusos. Fico grato se alguem poder responder.


[img:54c8837b69]http://www.e-voo.com/forum/files/bequilha_001_198.jpg[/img:54c8837b69]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=45459&postdays=&postorder=asc&start=25
Avatar do usuário
Gilmar Jr
membro
Mensagens: 1520
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 3:39 pm
Localização: Unaí - MG / 19

Mensagem por Gilmar Jr »

[quote:6993734a89="caribeiro"]desenterrando...

Esta estudando o tópico e fiquei com dúvida. Onde encontrar esses conectores de 2 parafusos. Fico grato se alguem poder responder.


[img:6993734a89]http://www.e-voo.com/forum/files/bequilha_001_198.jpg[/img:6993734a89]

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=45459&postdays=&postorder=asc&start=25[/quote:6993734a89]

Qualquer loja de materiais elétrico amigo, tem de vários tipos e tamanhos.
C-17 em construção::✈
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Pois, pois pois... Depois de quase 4 anos e meio fui confirmar algo que comecei a desconfiar ha algum tempo:

Toda vez que eu ia pousar o 727 e nao tinha um vento forte e constante, ele dava muito trabalho e batia muita asa, estragando os pousos. É possivel perceber isto nos videos.
Voei ele durante os primeiros 2 anos no Kartodromo, que fica na orla, a 20m da praia. Isto acabou mascarando um pouco a situação, pois dificilmente voei ele la em horas de vento muito forte mas sempre havia um ventinho constante, onde ele se encaixava como uma pipa.

O fato é que eu estava voando ele este tempo todo com excesso de incidencia. Comecei a suspeitar nas primeiras vezes que o voei em outros locais e isto ficou ainda mais evidente no A330. Só que o A330 me deu logo nos primeiros voos um indicativo claro deste excesso: Ele mergulhava na perna-base. Assim q reduzi a incidencia, ele ficou perfeito.

Ambos os avioes usam o mesmo setup e as mesmas baterias, sendo que o A330 tem pouco mais que a metade da area alar e pesa 70g a mais. Como poderia ele ter quase o dobro da velocidade usando metade da potencia ?

Deixando de lado os quase 2,5V de queda de tensao que o excesso de fiação do 727, ainda assim a equação na fechava. Tive a confirmação hoje, ao voar o dois-setao pela primeira vez em um ambiente sem vento: Bateu asa desesperadamente, estolou por excesso de angulo de ataque nas curvas (quando se usa muito profundor) e mesmo em um local sem vento, precisou de quase full power p/ voar, exigindo que eu picasse o profundor.

Semana q vem vou fazer algumas modificações p/ reduzir a incidencia. Se nao ficar bom, o jeito é fazer outra asa. Se isto fizer com que ele precise de menos motor, instalo retrateis iguais aos do A330. Me desejem boa sorte...

Abs.
Avatar do usuário
Cicero Rodrigo
membro
Mensagens: 86
Registrado em: Dom Mai 13, 2012 8:49 pm
Localização: Foz do Iguaçu Paraná
Contato:

Mensagem por Cicero Rodrigo »

Reduza a incidência só nas pontas das asas.

Abrssss
"As coisas são mais belas quando vistas de cima" Alberto Santos Dumont
Avatar do usuário
eliezer
membro
Mensagens: 635
Registrado em: Qua Jan 12, 2011 2:54 pm
Localização: Várzea Paulista / SP

Mensagem por eliezer »

[quote:7ca6bab7c5="fabiofleal"]Pois, pois pois...

Toda vez que eu ia pousar o 727 e nao tinha um vento forte e constante...

O fato é que eu estava voando ele este tempo todo com excesso de incidencia...
Ambos os avioes usam o mesmo setup e as mesmas baterias..

Deixando de lado os quase 2,5V de queda de tensao que o excesso de fiação do 727...

Semana q vem vou fazer algumas modificações p/ reduzir a incidencia. Se nao ficar bom, o jeito é fazer outra asa. Se isto fizer com que ele precise de menos motor, instalo retrateis iguais aos do A330. Me desejem boa sorte...

Abs.[/quote:7ca6bab7c5]
Muito legal você voltar pra relatar cara... Obrigado
Você não acha que se diminuir a incidenia será obrigado a colocar flaps?

Muito boa sorte!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Na verdade, nao. Flaps tem a função de reduzir a velocidade de stall e, de fato, aumentam o angulo de ataque. Mas aqui em Salvador, o problema é justamente o inverso da logica: Tem tanta rajada e tanta turbulencia que ser capaz de perder altitude, mesmo em grandes velocidades, é a unica forma de se conseguir pousar.

Mas o problema do 727 é que ele, em altas velocidades, esta estolando em um modo conhecido como stall por angulo de ataque. O meu Airbus A330 tem menos asa, pesa mais, e mesmo assim, consegue muito mais velocidade a meio motor que o dois-setao a full power. Ambos usam a mesma motorização, arrastos diferentes à parte.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

...

Mensagem por fabiofleal »

[quote:5bcdb40f2b="Cicero Rodrigo"]Reduza a incidência só nas pontas das asas.

Abrssss[/quote:5bcdb40f2b]

Pois é, cmte. Ele já tem um washout que quase anula ela nas pontas. Tanto que, em cruvas fechadas se comporta muito bem e nao estola de ponta de asa. O problema é em linha reta e em alta velocidade.
Estava tao acostumado a voa-lo que só percebi exatamente o que era depois de ter corrigido o mesmo problema no A330.
Este sim, ficou muito tranquilo, guradadas as proporções para o tipo de aviao que, de acordo com membros do nosso ex-clube, nao pode mais ser chamado de jato. Jato é só aquela latinha cara com um compressor centrifugo (coisa do tempo do Gloster Meteor) com uma turbina rudimentar de 1 estagio, usinada toda em uma unica peça, que queima querosene e faz barulhinho. vai tentar explicar p/ um cara desses que em um tubofan de alto bypass, mais de 80% do empuxo vem de um ducted fan e que a turbina a gas é praticamente um mero fornecedor de torque, que p/ eles é o mesmo que empuxo... deixa p/ lá. Eles só entendem é que hoje em dia tem EDF que custa quase os mesmos 4 mil dolares que um motor a reação.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Um exemplo. Sem vento, a coisa piora um bocado:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=g1uB54Lbvfg#t=437s
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3962
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

O A330 na mesma pista e em condições semalhantes de vento:
http://www.youtube.com/watch?v=V4w-DGs8v7s

O final do pouso foi barbeiragem minha.
Responder