Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2086
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Beleza Akamatsu,

Já comecei o modelo posto até sexta a evolução, estou reforçando a área da turbina e demais partes que vou colocar trem de pouso também

Abraço

Toninho
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Revivendo o tópico, dei uma lida aqui no fórum e não achei especificação.

Existe uma razão específica de redução x comprimento? Pelo que entendi, a área da circunferência de saída deve ser metade da circunferência de entrada correto?

Para uma EDF de 85mm de diâmetro interno (90mm né?), se a entrada tem 85mm, a saída terá 42,5mm, um comprimento de 20 a 25 cm fica bom?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:525ac4b0bf="bananabg"]Revivendo o tópico, dei uma lida aqui no fórum e não achei especificação.

Existe uma razão específica de redução x comprimento? Pelo que entendi, a área da circunferência de saída deve ser metade da circunferência de entrada correto?

Para uma EDF de 85mm de diâmetro interno (90mm né?), se a entrada tem 85mm, a saída terá 42,5mm, um comprimento de 20 a 25 cm fica bom?[/quote:525ac4b0bf]

Se estiver em casa vá até o quintal, pega a mangueira d'agua.
Abra a torneira.. certifique-se que a mangueira está sem nada na ponta, saída livre.

Veja a pressão da coluna d'agua e a distancia que alcança nessa condição.

Estrangule a saída da mangueira.... veja o que acontece.

Viu???

Entendeu agora???



Ah vá!!!!! Serio que você nunca se tocou disso???????
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:a87a8d8849="Marco Antonio"][quote:a87a8d8849="bananabg"]Revivendo o tópico, dei uma lida aqui no fórum e não achei especificação.

Existe uma razão específica de redução x comprimento? Pelo que entendi, a área da circunferência de saída deve ser metade da circunferência de entrada correto?

Para uma EDF de 85mm de diâmetro interno (90mm né?), se a entrada tem 85mm, a saída terá 42,5mm, um comprimento de 20 a 25 cm fica bom?[/quote:a87a8d8849]

Se estiver em casa vá até o quintal, pega a mangueira d'agua.
Abra a torneira.. certifique-se que a mangueira está sem nada na ponta, saída livre.

Veja a pressão da coluna d'agua e a distancia que alcança nessa condição.

Estrangule a saída da mangueira.... veja o que acontece.

Viu???

Entendeu agora???



Ah vá!!!!! Serio que você nunca se tocou disso???????[/quote:a87a8d8849]

Marco Antônio, isso eu já me toquei sim... rsrsrsrsrsrs... Porém, quero saber se há uma razão matemática de comprimento x redução entendeu?

Pra ser mais exato, quantos centímetros de comprimento devo alongar o duto para cada centímetro de redução na área da circunferência de saída?

Deu pra captar agora?

"Sacoméné", horáriod e verão, demora mais um pouco a acordar... rsrsrsrsrs...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Sua pergunta foi: Existe uma razão específica de redução x comprimento?

:roll:

E não: Qual a relação matemática ente....

Sim tem mas vai ser preciso ter muito mais dado que isso. Precisa saber o fator de atrito para calcular o escoamento interno, pressão da câmara, densidade do ar, umidade, temperatura... e mais um trem de dados.
O que se faz é empírico, devo ter toda essa calculada toda em algum lugar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:2ed1496262="Marco Antonio"]Sua pergunta foi: Existe uma razão específica de redução x comprimento?

:roll:

E não: Qual a relação matemática ente....

Sim tem mas vai ser preciso ter muito mais dado que isso. Precisa saber o fator de atrito para calcular o escoamento interno, pressão da câmara, densidade do ar, umidade, temperatura... e mais um trem de dados.
O que se faz é empírico, devo ter toda essa calculada toda em algum lugar.[/quote:2ed1496262]

É... Assumo que realmente não fiz a pergunta certa. rsrsrsrsrs... Como disse, culpa do horário de verão... rsrsrsrsrs...

Sei que é bem mais complexo do que parece, como sei também que muitas coisas na teoria é lindo, já na prática, nem tanto, mas eu ficaria muito muito grato a você meeeeeeeesmo se me desse uma força. Quero montar uma Asinha com EDF... =)
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Bananabg, esta errada a sua conta... Não e simplesmente reduzir a metade. Existe aplicativos para te ajudar a fazer a conta, em termos gerais a redução da área da saída fica entre 10 a 15% (Área total - área do motor - 10% ou 15%). O comprimento do duto depende do design do jato, posição da EDF dos componentes eletrônicos entre outros... Um programa legal de fazer cones ou o dutos de saída que eu uso chama cone layout no site www.pulserate.com
Humberto Melo
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:e150005959="humbertomelo"]Bananabg, esta errada a sua conta... Não e simplesmente reduzir a metade. Existe aplicativos para te ajudar a fazer a conta, em termos gerais a redução da área da saída fica entre 10 a 15% (Área total - área do motor - 10% ou 15%). O comprimento do duto depende do design do jato, posição da EDF dos componentes eletrônicos entre outros... Um programa legal de fazer cones ou o dutos de saída que eu uso chama cone layout no site www.pulserate.com[/quote:e150005959]

Valeu demais Humberto, muito obrigado mesmo.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3322
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

Um pouco sobre o assunto:

Creditos ao Roberto Dias.

[yt]gZf0IKOJhEg[/yt]



[yt]qa97Oh5R0Rk[/yt]


http://cielus.wordpress.com/apu%C2%B4s/
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Responder