Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.
- Toninho LourenÇo
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Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.
Como só ouvi falar que deve ser o dobro de ar entrando em relação a saída.
Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.
Grato
Toninho
Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.
Grato
Toninho
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
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- Marco Antonio
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Re: Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.
[quote:c14fd28374="TONINHO LOURENÇO"]Como só ouvi falar que deve ser o dobro de ar entrando em relação a saída.
Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.
Grato
Toninho[/quote:c14fd28374]
.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?
Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.
Grato
Toninho[/quote:c14fd28374]
.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- GRANATO
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Essa EDF tem rotor anti-matéria, Marco. O ar que passa entre as pás do rotor sai, o que toca nelas pufff..... some :lol:
Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:
1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.
2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.
3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.
Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:
1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.
2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.
3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
- Luis Claudio
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Re: Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.
[/quote]
.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?[/quote]
Sacanagem né... Com certeza ele quiz dizer que o diametro da entrada do tubo deve ser o dobro do diametro de saida, mas com certeza a quantidade de ar que entra certamente sai.
.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?[/quote]
Sacanagem né... Com certeza ele quiz dizer que o diametro da entrada do tubo deve ser o dobro do diametro de saida, mas com certeza a quantidade de ar que entra certamente sai.
Faça o que pode, com o que tem, onde estiver ( Roosevelt ).
- warne
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[quote:4db19be918="GRANATO"]
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:4db19be918]
Interessante, sempre achei que o duto de saída, fosse usado para a seu quarto ítem!!! :cry: Achava que a saída tinha que ser menor pra não causar tubulência.
Boa explicação.
Warne
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:4db19be918]
Interessante, sempre achei que o duto de saída, fosse usado para a seu quarto ítem!!! :cry: Achava que a saída tinha que ser menor pra não causar tubulência.
Boa explicação.
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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- Toninho LourenÇo
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[quote:8f4a14895b="GRANATO"]Essa EDF tem rotor anti-matéria, Marco. O ar que passa entre as pás do rotor sai, o que toca nelas pufff..... some :lol:
Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:
1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.
2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.
3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:8f4a14895b]
Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação
Obrigado
Granato
Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:
1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.
2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.
3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.
4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.
5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:8f4a14895b]
Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação
Obrigado
Granato
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
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- Toninho LourenÇo
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- Marco Antonio
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[quote:63953c8e9d="DOCA-SP"][quote:63953c8e9d="TONINHO LOURENÇO"]
Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação
[/quote:63953c8e9d]
OTIMO que esta montando um outro jato.... guarda os moldes... se der certo vou encher sua paciencia até voce cortar um "kit" para mim... :)[/quote:63953c8e9d]
O grande problema é que alguns destes dutos é mole que se não fizer uma estrutura rígida, as pás do fan, ficam rapando na carenagem do duto ... :-).
Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação
[/quote:63953c8e9d]
OTIMO que esta montando um outro jato.... guarda os moldes... se der certo vou encher sua paciencia até voce cortar um "kit" para mim... :)[/quote:63953c8e9d]
O grande problema é que alguns destes dutos é mole que se não fizer uma estrutura rígida, as pás do fan, ficam rapando na carenagem do duto ... :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "