Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.

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Toninho LourenÇo
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Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Como só ouvi falar que deve ser o dobro de ar entrando em relação a saída.

Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.

Grato

Toninho
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Marco Antonio
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Re: Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:c14fd28374="TONINHO LOURENÇO"]Como só ouvi falar que deve ser o dobro de ar entrando em relação a saída.

Gostaria de quem conhecer este cálculo passar este conhecimento para todos do forum.

Grato

Toninho[/quote:c14fd28374]


.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Essa EDF tem rotor anti-matéria, Marco. O ar que passa entre as pás do rotor sai, o que toca nelas pufff..... some :lol:

Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:

1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.

2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.

3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.

4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.

5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
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Luis Claudio
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Re: Cálculo de dutos de turbina EDF alguem conhece.

Mensagem por Luis Claudio »

[/quote]
.... só uma pergunta e a outra metade do ar que entra fica aonde?? :? :?[/quote]

Sacanagem né... Com certeza ele quiz dizer que o diametro da entrada do tubo deve ser o dobro do diametro de saida, mas com certeza a quantidade de ar que entra certamente sai.
Faça o que pode, com o que tem, onde estiver ( Roosevelt ).
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warne
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Mensagem por warne »

[quote:4db19be918="GRANATO"]

4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.

5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:4db19be918]

Interessante, sempre achei que o duto de saída, fosse usado para a seu quarto ítem!!! :cry: Achava que a saída tinha que ser menor pra não causar tubulência.

Boa explicação.

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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Toninho LourenÇo
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Mensagem por Toninho LourenÇo »

[quote:8f4a14895b="GRANATO"]Essa EDF tem rotor anti-matéria, Marco. O ar que passa entre as pás do rotor sai, o que toca nelas pufff..... some :lol:

Mas, de forma geral, são tratadas as "áreas" de entrada / saída, não diâmetro, até porque os formatos não serão necessariamente circulares:

1 - A área de admissão (entrada) entre 85 a 100% da área circular do rotor.

2 - A saída 90% da área formada pelo rotor.

3 - O duto tem que ser limpo (sem obstruções) e o mais liso possível. Turbulência dentro do tubo acaba com a eficiência do sistema.

4 - A entrada de ar deve ser arredondada, de preferência com perfil aerodinâmico. Uma entrada "reta" pode causar o stall do rotor e haverá perda de potência em manobras.

5 - O duto deve ser suficientemente rígido para não deformar com a pressão formada entre o rotor e a saída.[/quote:8f4a14895b]





Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação

Obrigado

Granato
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
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Doca-SP
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Mensagem por Doca-SP »

[quote:e1667f1162="TONINHO LOURENÇO"]

Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação

[/quote:e1667f1162]

OTIMO que esta montando um outro jato.... guarda os moldes... se der certo vou encher sua paciencia até voce cortar um "kit" para mim... :)
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Toninho LourenÇo
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Mensagem por Toninho LourenÇo »

Beleza Doca,

Este vai ter força suficiente para você gostar do voo hehehehehehe!!!!!!

Toninho
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Toninho, de uma olhada como eu fiz no duto de saida do Tiger... liso igual bunda de nene :P
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Akamatsu
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Mensagem por Akamatsu »

[quote:63953c8e9d="DOCA-SP"][quote:63953c8e9d="TONINHO LOURENÇO"]

Estou montando um mig 15 e houve esta preocupação, sendo assim não há preocupação

[/quote:63953c8e9d]

OTIMO que esta montando um outro jato.... guarda os moldes... se der certo vou encher sua paciencia até voce cortar um "kit" para mim... :)[/quote:63953c8e9d]

O grande problema é que alguns destes dutos é mole que se não fizer uma estrutura rígida, as pás do fan, ficam rapando na carenagem do duto ... :-).
"Toda unanimidade é burrice." Nelson Rodrigues.
Caveat Emptor ! Caveat Venditor! Cave Canem !
"... looping the loop and defying the ground ... "
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