Paulo em minhas pesquisas encontrei este material
http://www.rcgroups.com/forums/showatt.php?attachmentid=3901804
espero que possa ajuda-lo tb, são os moldes para se fazer os dutos de exaustão do f-18
A edf chegou, muito bonita...a receita me tarifou em $150,00, com isso todo o custo ficou em R$510,00, vamos ver se ela realmente é boa....neste final de semana acredito que farei os testes de empuxo...
Abs
F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala
Que bom Douglas !!!
A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.
Tira umas fotos da EDF , da montagem !
Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !
Manda ver !
Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?
A receita é danada... por isso tenho importado tudo com o valor correto declarado , pois vira e mexe eles cobram valores abusivos de taxação e tendo o valor do item declarado certinho consigo a revisão da taxa.
No meu caso me cobraram 57,00 de taxa de um ESC , pedi a revisão , caiu para 9,70.
Tira umas fotos da EDF , da montagem !
Este link que você enviou é matador !
Era isto que eu procurava , pena que já montei o meu !
Manda ver !
Só uma dúvida, o rotor dela é de plastico mesmo ou é aluminio anodizado preto ?
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
[quote:6234ced6ba="Yensid"][quote:6234ced6ba="Poulps"]Olá Disney,
Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]
Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.
Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...
Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]
Disney, você tem razão.
Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.
Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.
Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.
Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:6234ced6ba]
Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.
Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...
Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney[/quote:6234ced6ba]
Disney, você tem razão.
Eu recalculei tudo e a aréa do motor deu uma mudada boa na conta.
Antes , para ter os 10% de FSA eu precisava abrir cada duto de 52mm para 60,3 mm.
Considerando a área do motor eu preciso abrir cada duto de 52mm para 55,3mm, bem menos.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !
Pessoal, apenas para ilustrar mais o tópico, mais um colega conseguiu tirar o F-18 do chão utilizando o Setup que recomendei.
Colega Metallica2000 , parabéns !
[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]
[yt]xjSFA93DFhw[/yt]
Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.
Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:
Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]
Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]
Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.
Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !
Colega Metallica2000 , parabéns !
[yt]4k8zkSsi7Z8[/yt]
[yt]xjSFA93DFhw[/yt]
Infelizmente durante o segundo voo dele o ESC pegou fogo em vôo e o avião caiu em uma espiral mortal em chamas. Mas a eletrônica foi recuperada.
Infelizmente, quando Pifou o ESC o BEC interno foi para o espaço também e o avião caiu sem nenhuma possibilidade de controle.
Uma dica que vou adotar para o meu, aprendendo com o problema do colega é mudar os seguintes componentes:
Trocar o ESC de 85A por um de uns 120A HV sem BEC interno e opto isolado.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KF120HV-OPT.jpg[/img:f33734d508]
Utilizar um UBEC externo , juntamente de uma bateriazinha de 2S externa só para alimentar RX e Servos.
[img:f33734d508]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TR-UBEC-3A.jpg[/img:f33734d508]
Por que assim, mesmo que o ESC e bateria principal peguem fogo , você ainda tem controle do modelo e pode pousa-lo em segurança.
Bons voos aos próximos desbravadores do F-18 !
Muito Bacana seu Tucano !
Tá bem legal !
Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.
Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.
continue postando seus resultados.
Boa sorte !
Tá bem legal !
Bom usando o setup que está escrito na pagina anterior deste tópico consegui este resultado:
Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A
Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)
Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm
Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg
Meu jato ainda está sem o trem de pouso. Preciso compra-lo para poder voltar a voar e colocar um ESC melhorzinho também.
Só que a verba tá curta este final de ano. Acho que só ano que vem agora que o dolar disparou de novo.
Pode ser que depois que monte no aero melhore a perfomance do seu conjunto, pelo fato do ar se mais "canalizado" tanto na entrada quanto na saida.
continue postando seus resultados.
Boa sorte !
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Re: F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
o que pode acontecer se eu colocar uma turbina muito alem, da obvia?
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Re: F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?
amigos, tenho um f-18 e quero deixar ele um relâmpago, ele eh super leve comprei no ML, um tal de micro, mas soh vou usar a fuselagem dele vou trocar tudo dele, o que eu posso usar, pra deixa-lo como um raio?? a edf dele eh de 35mm, eh possivel eu usar uma 64mm, ou ate mesmo uma 70mm, ou eh possivel ele ficar muuuuuuiiitoooo veloz com uma 35,mm muito mais potente?
me ajudem por favor!!!
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