F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

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douglask
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F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Mensagempor douglask » 15 Mar 2010 14:05

Amigos,
Espero que alguem me ajude, comprei aqui no forum um f-18 com as seguintes especificações:

Length: 1620mm/63.8 In
Wing Span: 1160mm/45.7 In
Wing Area: 30.7dm²
Height: 500mm/ 19.7In
Weight: 780g / 1.72 lb

A marca dele é Haoye, e no manual dele diz que ele tem q usar 2 edf de 90mm, mas não especifica motor, potencia isto é nada sobre a propulsão.

Andei pesquisando e na AMB vende um F-18 com

Envergadura: 1041mm
Comprimento: 1430mm
Peso aproximado para vôo: 2000g
Carga alar: 90g/ dm²
Sistema de propulsão: Motor brushless Inrunner com ducted fans 90mm

http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=61&products_id=924

que usa apenas uma edf de 90mm.....

Gostaria da ajuda de vcs e sujestões sobre como posso equipar meu F-18, será q se eu colocar 1 edf bem potente daria certo?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

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Mensagempor caioect » 15 Mar 2010 14:21

Pelo tamanho do modelo uma EDF de 90mm seria o sufiente! Por acaso o manual não pede duas EDF de 70mm? Duas de 90mm é um exagero!

Esse F-18 da AMB usa somente uma EDF de 90mm!

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Mensagempor Poulps » 15 Mar 2010 14:47

Acabei de postar o teste do meu !

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=764206#764206

Kit da Hayoe - F-18 .

Se meu teste no próximo final de semana não der certo, vou comprar motores mais potentes para as EDF´s.

Antes deste jato, tive um jato menor , com duas EDF´s também.
Porém as EDF´s de 64mm que vinham de fábrica , mal aguentavam o modelo em vôo... aí comprei dois motores da Hyperion de 6000Kv e aí sim, o empuxo foi de 400g para 1,1Kg!

Acho que terei que fazer o mesmo com este modelo novamente.

Quando chegar em casa, vou medir o empuxo e peso atual do meu F-18 para que termos uma ideia.

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Mensagempor Poulps » 15 Mar 2010 14:48

Eu tenho o manual de montagem dele, caso precise.
Lá pede um motor de 4000KV x 60A para cada EDF e duas baterias de 6Sx 2300mAh

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Mensagempor douglask » 15 Mar 2010 15:13

Gostaria sim, pois não tenho nehum documento dele até o momento, muito bacana seu f-18.

Vc viu o f-18 q esta a venda na AMB, tem na bananahobby também...tem o video dele no youtube..é so colococar f-18 90mm banana...vc vai ver o video....diz q tem apenas 1 edf de 90mm mas é muito rápido...deve ser muito potentes....por isso queria ver se da para por apenas umas edf muito boa em nossos f-18, pois prefiro pagar mais em uma edf boa do que comprar 2 não tão boas....

Quem tiver alguma sujestão agradeço.

abs a todos...e espero em breve postar meus videos tb.....

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Mensagempor caioect » 15 Mar 2010 17:11

Uma sugestão para ficar forte e rápido seria a EDF Wemotec Midi Fan Pro 90mm com motor ARC 36mm!

EDF: Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287

Depois tem a EDF HET 9305 90mm que fica boa com motor HET 600-37-2 1700kv ao ser utilizada com LiPO 6s!

Abraços,

Caio

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Mensagempor douglask » 15 Mar 2010 19:24

Boa noite Caio, muito obrigado pela dica....mas essas edfs q vc citou seria para colocar 1 ou 2 dessas no neste f-18?

obraigado,

Douglas

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Mensagempor caioect » 15 Mar 2010 19:44

Essa configuração que te passei é para somente uma EDF de 90mm!

O que diz o manual? Pede uma de 90mm ou duas de 70mm?

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Mensagempor douglask » 15 Mar 2010 19:52

boa noite caio, este avião quando vendido novo, é um kit q ja vem com todas as peças, pelo q pude ver em minhas pesquisas, ele vem com 2 edf de 90mm, mas olhando nas imagens me parecem ser daquelas bem vagabundas.....como não tenho experiencia com edfs, resolvi abrir este topico para obter ajuda, acredito pelo q vi no f-18 da starmax, se for 1 edf boa ela ja deve dar conta.....prefiro colocar apenas 1, pois ai é penas 1 speed, 1 motor......diminuo o risco de problemas em 50%.


neste site tem o jato completo para venda
http://shop.chuckshobbies.com/product.sc;jsessionid=3619721B1716198018706DB29FF534D4.qscstrfrnt02?productId=129&categoryId=52


vou tentar obter mais dados deste f-18.

por enquanto agradeço sua ajuda.

boa noite

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Mensagempor caioect » 15 Mar 2010 20:44

Realmente essas EDFs de 89mm que vem no modelo são bem fracas:

http://www.himodel.com/plane/Φ89×H58_Ducted_Fan_EDF.html

Como é projetado para duas EDF, terá que fazer algumas modificações nos dutos para colocar somente uma. Precisa ver se isso é viável.

Talves fique mais fácil colocar duas EDF HET 6904 70mm, dois motores HET 2W-20 3350kv e dois packs de LiPO 4s! Com certeza vai ficar bem melhor que a versão original!

LiPO 4s 3700mAh / 45.1A / 14.36V / 647W / 33900rpm / 1.1kg / 216km/h

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=614360

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Mensagempor Poulps » 18 Mar 2010 08:32

Ontem a noite pesei o modelo e medi o empuxo, conforme resultado abaixo:

Peso com baterias : 2680g

Empuxo máximo : 1260g

Tá explicado porque não saiu do chão no ultimo final de semana.

São duas EDF´s de 1300Kv - 90mm , cada uma com uma bateria 6S e consumindo 60A cada.

A eficiencia deste sistema é muito baixa.

[img:894b035d06]http://img406.imageshack.us/img406/8269/pict0039nt.jpg[/img:894b035d06]


[yt]<object width="480" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/6m7eVy5yPOY&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/6m7eVy5yPOY&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="385"></embed></object>[/yt]




Inclusive peço autorizaçao do meu amigo para usar o tópico aberto por ele para pedir ajuda também, já que temos o modelo e o mesmo problema...

O Motor que está lá é um 3645 grandão de 1300KV , eixo de 5mm conectado a uma helice com 7 pás de 80mm.

Eu tenho visto que o normal são helices de 5 pás, esta de 7 as vezes pode estar sobrecarregando o motor ... apesar de ser o conjunto original do modelo.

Ví também uma serie de motores para EDF´s de 90mm e todos tem o KV nesta faixa. O Maior que encontrei tinha 1900KV e consumia os mesmos 1500W , será que o empuxo iria aumentar ?

O que vocês recomendam ?
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Mensagempor caioect » 18 Mar 2010 13:31

Uma sugestão seria os motores ARC 36mm que citei acima, ou um outro com maior kv! Terá que fazer alguns testes até encontrar a melhor configuração. Ou então procurar na rede um motor que fique bom nessa EDF.

Para não ter erro o certo seria trocar a EDF e o motor, por um conjunto mais eficiente!

Com duas EDFs HET 70mm (6904), 2 motores HET 2W-20 3350kv e 2 Lipo 4s... vai ter ~2.2kg de empuxo!

Se quizer aumentar o empuxo ainda poderá usar duas EDFs HET 70mm, 2 motores HET 2W-23 2850kv, 2 LiPO 5s... o empuxo vai ficar perto de 3kg!

Uma coisa mutio importante são os dutos de entrada e saída de ar que devem ser bem dimensionados. Um duto mal dimensionado por ocasionar em perdas e redução de empuxo e velocidade.

Abraços,

Caio

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Mensagempor Megafly » 19 Mar 2010 00:28

Com essa configuração não vai voar mesmo.
Uma config boa pra esse aero sai bem cara, dai precisa ver se vale a pena, eu estou montando um jato edf em fibra, está com um edf de 70mm com motor sapac mb1, com 5s rende 2,2kg de empuxo e conssome 95A, esc ice 100 e bateria de 5000.
Se você colocar 2 conjuntos seu aero ia decolar com uns 30 metro de pista heheh
O problema é que fica pesado no bolsso montar 2 kits desse.
Eu ja tive varios EDFs de isopor, e nunca mais compro um depois que comecei a montar os kits em composite (fibra de vidro e carbono), os jatos de isopor são meio que descartaveis.
Quer um jato bom de voar? Relativamente facil de pousar e que voa a 250 por hora?
Olha esse post: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1057227

Meu primo comprou um e esta montando, voa muuuuito esse jato.
Custa 280 dolares e ja vem com o motor MB1 e a EDF, um otimo custo beneficio.

Abraços.

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Mensagempor Poulps » 19 Mar 2010 19:10

Estou procurando por estes motores HET e não está muito fácil de encontrar por aqui.

Fora que o preço tá meio salgado mesmo !

Agora este jato de 280 dolares me interessou muito , se você puder me passar o contato da loja agradeço.

Muito Obrigado pelas dicas !
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Mensagempor caioect » 19 Mar 2010 19:27

Aqui você encontra os motores HET no Asas Elétricas ou na Hobbyfly... e fora na própria HET!

www.asaseletricas.com.br
www.hobbyfly.com.br
www.highendrc.com

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Mensagempor Poulps » 19 Mar 2010 21:22

Cara este site da HET é fantastico!!!!

Eu tava fazendo as contas e terei que investir pelo menos mais uns 1000 reais para equipa-lo com novas turbinas , Motores e ESC´s.

Considerando que já gastei R$1200,00 até agora, com servos metal gear, RX Full range de 8 canais, ESC´s NOVOS, Turbinas originais e baterias de 35C....

Acho que nem vale a pena investir mais neste cara, estou pensando em colocar o motor pusher atrás mesmo e boa....

Aí guardo o dinheiro para comprar um Phantom que ví no site da HET com EFS de 70mm por 200 dolares, show de bola !!!!!

Obrigado pela força e por ter me apresentado este site !!!

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Mensagempor Ernalto Junior » 19 Mar 2010 21:56

cara isso seria um crime pois esse jato bem equipado é muito show, dá um tempo com ele se organiza e depois gasta mais, mais colocar um pusher ficaria, além de feio, aí sim um desperdício!!!!! :shock:
Atenção : Aeromodelo radiocontrolado não é um brinquedo.

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Mensagempor caioect » 19 Mar 2010 23:29

O problema é que você precisa de duas EDFs, dois motores, dois speeds e isso acaba deixando a eletrônica com um custo mais elevado.

Os motores HET realmente não são muito baratos, mas também não são os mais caros pela eficiência que produzem. Vale a pena o investimento. Já a EDF HET 6904 além de ser eficiente possui um preço bastante acessível!

Uma sugestão mais econômica seria utilizar a EDF HET 6904 com outros motores inrunner, como por exemplo os motores Keda B28-47, Himodel F380 28-48, que custam a metade do preço, porém são menos eficientes, mais pesados e aceitam menos potência!

Abraços,

Caio

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Mensagempor caioect » 21 Mar 2010 12:28

Só uma pena a HET não enviar os jatos para o Brasil... mas por outro lado a Pro EDF envia com preços um pouco mais baixo:

http://www.proedf.com/

Voltando ao F-18, no rcgroups tem algumas dicas desse modelo onde utilizam duas EDFs 90mm:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1027166

Neste outro tópico o F-18 foi convertido para somente uma EDF de 100mm:

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1030284

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Mensagempor Poulps » 22 Mar 2010 10:28

Bom, eu estou louuuuco para voar um jato.

Esté o segundo jato que monto, e que dá algum problema e não voa....
Meu jato anterior, após gastar o um tempão e a maior grana , ele ficou tão, mas tão estavel que não consegui desviar de um poste e ele virou uma chuva de isopor ....

Hoje estou sem grana para investir em super conjunto, então em uma atitude desesperada, removi as turbinas do modelo, desmontei uma delas por inteiro, desenrolei o motor obtendo as informações abaixo.

As 2 EDF´s Originais vieram com o seguinte setup:

EDF 90mm
Rotor com 7 Pás
Motor 3645
Consumo do motor em Full Throtle 60A

Desmontando o motor descobri mais o seguinte :
Dimensões do Estator 26x30mm
12 polos
2 voltas com 17 fios de 0.3mm (dando um total de 5.1mm)



Aí então fiquei com a seguinte dúvida:

- Re-enrolar com apenas 1 volta e mais fios para suportar uma corrente de uns 80~100A para aumentar a rotação e compensar a perda de torque com mais corrente. (acredito que vá saturar o estator)

- Re-enrolar com 3 voltas para ver se com mais torque ele consegue gerar mais empuxo com esta EDF de 7 pás. (Todas as EDF´s que vejo por aí são de 5 pás.)

Aí então fiz o seguinte :
Re-enrolei com apenas 1 volta de fio, juntei 18 fios de 0.5mm dando um total de 9mm de secção.
Com isto espero que ele suporte uma corrente de 100A máx.

Em um primeiro teste, com o motor em vazio sem a helice, a corrente com uma bateria 3S já foi para 60A !!!!

Com a helice, ele atinge os 60A (é o limite do ESC que tenho em casa) com 50% do acelerador usando uma bateria 3S.

O granato já havia me alertado que a corrente triplicaria.

O barulho é infernal , já que dobrei o KV do motor. Fora que os Imãns ficam super quentes muito rápido.

Vou preparar um suporte de madeira para fixar a turbina, bateria, ESC e receptor na minha balança e poder medir o empuxo, para ver se melhorou ou piorou .

Preciso também conseguir uns ESC´s de 120A para o teste.

Muito obrigado pelas dicas Caio !

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Mensagempor caioect » 22 Mar 2010 15:32

Com uma volta o kv vai ficar bastatne elevado... e consequentemente o consumo também! Uma alternativa seria aumentar a voltagem do pack sem alterar o motor.

Ainda estou testando algumas EDFs da Haoye de 7 pás (51, 64 e 76mm)... A priori elas geram bastante empuxo, velocidade razoável e consomem muito!!! Isso se deve ao fato de possuirem maior número de pás e passo mais agressivo.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=78905

Podemos comparar por exemplo, a Haoye 76mm com a HET 70mm na mesma faixa de potência:

Haoye 76: 647W / 1030g / 26000rpm / 200km/h ( sem duto )
HET 6906: 647W / 1100g / 33900rpm / 216km/h ( duto 57mm - FSA 92% )

Como pode ver a Haoye gira 7000 rpm a menos que a HET, mas gera quase o mesmo empuxo.

Portanto para trabalhar na mesma potência a EDF Hayoe precisará de um motor de menor kv que a EDF HET.

Com base nos resultados acima podemos estimar o kv do motor 36mm que fique adequado a Haoye 89mm.

A Midifan gira 34850rpm sob 21.41V... o que corresponde a 1627kv. O motor ARC possui 1850kv sem carga!!! Portanto uma redução de 12% na rotação com carga!

Como a Haoye precisa girar ~80% da rotação da EDF HET / MidiFan para trabalhar na mesma faixa de potência, o kv deve ser um pouco menor ~1850kv x 0.80 = 1480kv! !!! Sob 21.41V a EDF Haoye irá girar ~31700rpm!!! Isso se for usar um motor ARC que possui eficiência bastante elevada!

Se for como a EDF haoye 76mm, o empuxo da EDF haoye 89mm deve ficar ~2.2kg consumindo 1.7kW!!!

Caso utilize um motor de menor eficiência, o kv deverá ser um pouco maior.

Estes resultados foram baseados em testes de bancada... em vôo o comportamento das EDFs pode ser bastante diferente!

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Mensagempor Poulps » 22 Mar 2010 18:01

Caio, lhe agradeço muito pelas dicas !

Bom, então para efeito de teste estou pensando em fazer o seginte teste de bancada:

Uma eu já re-enrolei com 1 volta de fio, dobrando o KV.

A outra vou re-enrolar com 3 voltas ( o original pe duas voltas), dividindo o Kv pela metade. Se for necessário e se mostrar ser melhor , coloco 8S nesta com Kv mais baixo.

Terminando os testes postarei aqui os resultados de empuxo estatico medido de cada versão, e analiseremos o que fica melhor.

E como não dá para fazer milagre , pode ser que ao final mesmo fazendo tudo isto, conclua-se que o unico jeito seja colocar um motor maior e melhor....

Muito Obrigado pela força!
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Mensagempor caioect » 22 Mar 2010 21:33

Precisa ver se esse motor suporta bem 1.5kW!!!

O ruim de usar duas EDFs de 90mm é a potência que fica muito elevada... e se reduzir a potência ainda terá empuxo, mas a rotação pode ficar muito baixa deixando o modelo lento!

Por isso o mais adequado para esse modelo seria duas EDF de 70mm... Terá empuxo e velocidade de acordo com o modelo sem a necessidade de muita potência.

Segue um video de um jato HET F-18 que está com duas EDFs HET 6904 e dois motores HET 2W-20 e dois packs de LiPO 4s 3700mAh!

[yt]Pv4C7EGvIRI[/yt]

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=824971

http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=123

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Mensagempor douglask » 23 Mar 2010 12:01

Agradeço a ajuda de todos, acho q vou a sugestão do caio, vou orçar duas EDFs 70mm HET 6904 e dois motores HET 2W-20, vc acha q ele ficará veloz com este set de equipamento?

abs

Douglas

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Mensagempor caioect » 23 Mar 2010 20:00

O jatos HET twin 70mm são bem lisos e normalmente ficam bem rápido com essa configuração. Mas também posuem um bom duto de entrada e saída de ar que melhoram tanto o empuxo como a velocidade de vôo.

http://www.erjets.com/photo_29.html

O jato F-18 da Haoye possui área de arrasto um pouco maior, portanto pode ser que fique um pouco mais lento. Talves precise de mais potência que os jatos da HET.

Como as EDFs de 70mm são menores, terá que fazer um duto de entrada e saída de ar de acordo com as dimensões do Fan. No tópico abaixo tem algumas informações para construir um duto adequado a essa EDF... isso certamente melhorará a velocidade de vôo!!!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836

O Jato HET F-18 do video acima possui 2.4kg com duas EDFs HET 6904 / 2W-20 / LiPO 4s, com uma relação empuxo:peso de 0.92:1!

A escolha do motor para o F-18 pode variar de acordo com o peso do modelo. Quanto está pesando o teu modelo sem EDF, motor e bateria?


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