F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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Mensagempor Poulps » 28 Mar 2010 11:10

Ontem a noite fiz algumas medidas:

Peso do modelo sem EDF, Baterias , ESC : 1390g
Peso da EDF 90mm dom ESC de 60A : 320g
Empuxo de Apenas uma EDF 90mm Original medido usando 6S e consumo de exatos 60A: 1000g
Peso da bateria 6S 1800mAh : 320g

Empuxo do motor re-enrolado com apenas 1 Volta : 800g
OBS: Senti que a turbina com o motor re-enrolado com menos voltas fosse como um carro saindo de segunda ... minha pergunta é se as vezes no ar , com o modelo em movimento ela possa ter um maior rendimento.
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Mensagempor fabiofleal » 28 Mar 2010 11:22

Positivo: Lá em cima o rendimento das EDFs aumena. Pessoal, nao deu p/ ler todo o topico (hj é aniversario da DAC e seu eu passar muito tempo "no computador", ja viu...).

Mas procurem um cara chamado zimmerman no rcgroups. Ele ja teve todos os tipos de jatos EDF e sabe tudo o que funciona bem ou nao. Os avioes dele chegam a passar dos 3kg.

Abs.

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Mensagempor caioect » 28 Mar 2010 14:45

O modelo vazio está bem pesado! Vai precisar de bastante potência para voar bem!

Por outro lado estou achando que esse motor está consumindo muito (60A-LiPO 6s ~1200W) e gerando somente 1kg de empuxo!

Talves se utilizar um motor mais eficiente e com kv adequado vai girar mais e consumir menos.

Olha só, recentemente fiz dois testes com a EDF Haoye 64mm de 7 pás. Inicialmente utilizei o motor B2445 4800kv que aconpanhava a EDF e agora com o motor HET 2W 4750kv. Ambos apresentaram praticamente o mesmo kv (~4460kv).

Haoye 64 / A123 3s 2300mAh:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W / 26041rpm / 480g / 150km/h / 2980kv
- HET2W 4465kv / 8.10V / 40.50A / 328W / 30120rpm / 630g / 180km/h / 3719kv

Como pode observar o motor HET possui menor redução no kv sobre carga... a rotação do fan aumentou 4000rpm, consequentemente o empuxo aumentou 31% e a velocidade de fluxo aumentou 20%!

Para manter a mesma rotação (26000rpm) o motor B2445 consumiu 55W a mais que o motor HET 2W:
- B 2445 4460kv / 8.74V / 31.10A / 272W
- HET2W 4465kv / 8.94V / 24.30A / 217W

Se utilizar um motor mais eficiente (HET, ARC, Mega, "Neu") na Haoye 89mm certamente obterá melhores resultados!

Pelo que andei lendo a Haoye 89mm de 7 pás chega a gerar ~2kg de empuxo ao consumir 1200W! Isso totalizaria 4kg de empuxo para o F-18!!!

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Mensagempor Poulps » 28 Mar 2010 19:08

Realmente tudo converge a um motorzão Bom no lugar deste aqui original.
Quando comprei estas EDF´s (que não foram faceis de encontrar) , as comprei pois eram as mesmas do manual de intruções onde prometia 2Kg por EDF como vc disse realmente, mas na pratica só da 1Kg....

Imagens do dispositivo de teste de empuxo :
[img:bc82f4ae6e]http://img121.imageshack.us/img121/1693/pict0041am.jpg[/img:bc82f4ae6e]
[img:bc82f4ae6e]http://img94.imageshack.us/img94/6306/pict0042x.jpg[/img:bc82f4ae6e]

Outra coisa uqe fiquei reparando , na Hyperion, os motores para EDF de emsmo tamanho e potência, tem o mesmo número de polos (12 polos no estator) , suportam a mesma corrente, porém o qye tem mais KV na lista deles tem pelo menos 6 voltas de Fio, contra duas deste aqui... Aí tem coisa !

Estou neste momento re-re-enroladno o motor com mais voltas para ver o que dá, já que estou sem grana paa comprar um bom agora.

Em breve posto os resultados.

Um abraço e obrigado pela ajuda de vocês !
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Mensagempor caioect » 28 Mar 2010 21:59

Para aumentar o empuxo terá que colocar um anel de entrada para melhorar o escoamento do ar para dentro do fan... fazendo isso o empuxo aumentará ~35% ou mais!

Outra coisa que pode estar interferindo é o suporte que prende a EDF estar muito próximo a saída do fan... isso provavelmente está gerando turbulência ao defletir o fluxo em duas partes e consequentemente reduzindo o empuxo.

O ideal é não interferir no fluxo de entrada e de saída do fan, de tal modo obter um fluxo mais laminar possível.

Quanto ao kv do motor, o ideal para LiPO 6s é ficar entre 1800kv (motor com perda de 15% do kv sob carga) e 2400kv (motor com perda de 35% do kv sob carga) a fim de manter ~1500kv sob carga! Assim, com um pack de LiPO 6s (~20V) a rotação ficará em ~30000rpm e consequentemente ~2kg de empuxo!

Voce pode fazer um teste com o motor usando uma hélice para verificar qual é a perda do kv sob carga de ~1200W. Para isso basta medir a rotação e dividir pela voltagem de trabalho do pack!

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Mensagempor Poulps » 29 Mar 2010 10:46

Caio,

Muito obrigado pelas informações, estou aprendendo um monte de coisa nova !

Só uma dúvida, como projeto o duto de entrada ?

Devo fazer apenas uma especie de "corneta" com uma abertura na frente 20% maior que o diametro da turbina ?

O comprimento deste cone deve ser curto ou longo ?

Na saída da EDF devo acrescentar também um cone afunilando a saída ?
Com que medidas ? Afunilar 10% do diametro já está ok ?

Obrigado !

Paulo Pires
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Mensagempor caioect » 29 Mar 2010 11:37

Isso! Na entrada poderá colocar um anel tipo uma corneta!

Existem várias formas de melhorar o direcionamento do ar para dentro do fan.

A forma mais simples é fazer o diâmetro do anel ~20% maior que o diâmetro do fan que neste caso seria 105mm. Isso aumentará a velocidade de fluxo dentro do fan em ~75%!

A área efetiva desse fan (FSA) corresponde a um diâmetro de 79mm, portanto o duto de saída deve possuir área entre 85% e 100% FSA, que corresponde a um diâmentro entre 73mm e 79mm!

Fazendo o diâmetro de saída com 73mm a velocidade de fluxo aumenta em ~17% com pouca perda no empuxo. Por outro lado ao reduzir o diâmetro abaixo de 73mm o empuxo começa a ficar prejudicado.

Qual o diâmetro do duto na saída do F-18? Por acaso é menor que 73mm?

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=945836

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Mensagempor Poulps » 29 Mar 2010 12:03

PUTZ !!!

Tenho certeza de que tanto o duto de entrada quanto o de saída não respeitam a regra.

O de saída é bem menor. Vou medir em casa e te passo valor exato, mas encontramos sem dúvida mais uma barreira no modelo.

Obrigado pelas informações !
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Mensagempor Poulps » 31 Mar 2010 09:45

EDF 89 mm vista lateral - detalhe do cooler na parte de trás do motor.
[img:47b3d639e2]http://img22.imageshack.us/img22/9517/pict0007bmp.jpg[/img:47b3d639e2]

EDF vista Frontal
[img:47b3d639e2]http://img215.imageshack.us/img215/5343/pict0006g.jpg[/img:47b3d639e2]

Entrada de ar - vista externa - Medidas 58x80mm
[img:47b3d639e2]http://img714.imageshack.us/img714/1585/pict0005b.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de saída - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img46.imageshack.us/img46/7901/pict0004en.jpg[/img:47b3d639e2]

Dutos de entrada - vista interna
[img:47b3d639e2]http://img40.imageshack.us/img40/8391/pict0003wd.jpg[/img:47b3d639e2]

Bocais de saída da EDF - Diametro 52mm
[img:47b3d639e2]http://img20.imageshack.us/img20/1135/pict0002nj.jpg[/img:47b3d639e2]


Não reparem a fiação toda bagunçada, mas tive que remover a EDF e sua instalação eletrica ficou solta por dentro do modelo.

O diametro dos dutos de saída não atendem a regra, onde seu diametro não deveria ser inferior a 73mm .
Isto deve estar provocando a perda acentuda da EDF na decolagem.
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Mensagempor caioect » 31 Mar 2010 11:25

O fan de 89mm possui 79mm de FSA (área: 4902 mm2).

A área de entrada do F-18 possui 58 x 80mm ~4640mm2 (95% FSA). Não é o ideal, mas não deve interferir muito. Deve ser maior que 4902mm2 (100% FSA).

A área do anel (arredondamento) na entrada possui 62 x 84mm ~ 5208mm2 (106% FSA). Aqui o arredondamento pode ser aumentado com um pouco de lixa.

A área de saída referente ao diâmetro de 52mm é de 2124mm2 (43% FSA). Realmente é muito pequena para um fan de 89mm... certamente o empuxo está sendo fortemente reduzido. Teria que aumentar para um diâmetro de pelo menos 71mm (80% FSA).

Por outro lado as dimensões do duto do F-18 são compatíveis com um fan de 70mm. Por exemplo, a EDF HET 6904 possui FSA de 61mm (área: 2922 mm2).

Neste caso a área de entrada do fan deve possuir entre 2922mm2 (100% FSA) e 3740mm2 (128% FSA). Como á área é um pouco menor que a área do F-18, poderá fazer um duto adequado ~52 x 72mm, com anel na entrada um pouco maior ~(58 x 80 mm)!

A área de saída deve ter diâmetro entre 52mm (85% FSA) e 61mm (100% FSA). Aqui não precisa alterar nada... a área de saída está perfeita para um fan de 70mm.

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Mensagempor Poulps » 31 Mar 2010 11:51

Cara, é por isto que no teste individual de empuxo da EDF ela dá 1kG de empuxo cada , e as duas montadas no jato dão apenas 1,2KG somadas .(deveria dar 2Kg total)

Isto é que é perda !
Muito obrigado pelas dicas !

Caio, você acerdita que eu possa re-apoveitar estes motores se eu comprar apenas as EDF´s de 70mm sem motor ? (estou com certas restrições financeiras no momento)

O motor é um 3645 de 1450KV (achei as especs. Originais deles) de 1200W.

Um deles eu re-enrolei para 2900Kv - 100Amp.

Ou , e se utilizar apenas uma EDF 90mm neste modelo?

Obrigado !
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Mensagempor caioect » 31 Mar 2010 13:12

As EDFs de 70mm não possuem espaço suficiente para o motor de 36mm... aceitam no max motores de 28mm!

Por outro lado o F-18 poderá ficar bom com uma EDF de 90mm, mas terá que fazer varias alterações no modelo para a instalação de um duto de entrada e saída adequado ao fan.

Antes de qualquer alteração precisa acertar o kv do motor para obter máximo aproveitamento do fan! Também precisa ver se esse motor vai suportar os 1200W ou mais!

A EDF 89mm de 7 pás com um motor adequado vai gerar mais de 2,0kg de empuxo!

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Mensagempor douglask » 31 Mar 2010 14:45

Boa tarde amigos,....primeiramente gostaria de agradecer a todos pelas contribuições neste tópico....

Em minha pesquisa por motores para meu f-18 achei este aqui....que esta com um preço atrativo....gostaria da opnião de vcs quanto a este produto para uma futura compra...

segue link:

http://cgi.ebay.com/Outrunner-Brushless-Motor-1750KV-90mm-EDF-for-Aircraf_W0QQitemZ150421125834QQcmdZViewItemQQptZRadio_Control_Parts_Accessories?hash=item2305cc3aca

Abs.

Douglas

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Mensagempor caioect » 31 Mar 2010 15:48

Não sei te dizer se esse conjunto do Ebay é bom! Só testando para saber.

Como foi colocado acima o F-18 possui um duto de saída muito pequeno para utilizar um fan de 90mm! Não conseguirá o empuxo necessário nestas condições. Precisará fazer algumas correções.

Já que pretende investir num conjunto novo, recomendo pegar duas EDFs de 70mm e dois motores adequados ao fan. Neste caso as correções serão mínimas.

Como o modelo é um pouco pesado precisará de dois conjuntos (EDF 70mm/motor) eficientes que suportem pelo menos 800W cada.

Caso converta o F-18 para utilizar somente uma EDF de 90mm vai precisar de um conjunto eficiente que suporte bem 1200W!

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Mensagempor douglask » 01 Abr 2010 12:23

bom dia a todos...

seguindo os conselhos dos amigos comprei os seguintes materiais...e vamos esperar a chegada para os teste....

2 x Φ64×H75 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ64×H75_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html

2 x Φ77×H84 7-blade Electric Ducted Fan ( EDF ) - http://www.himodel.com/plane/Φ77×H84_7-blade_Electric_Ducted_Fan_EDF.html

2x 4370KV Inrunner Brushless Motor 3.17mm Shaft F380-2848 - http://www.himodel.com/electric/4370KV_Inrunner_Brushless_Motor_3.17mm_Shaft_F380-2848.html

Quem tiver mais alguma sugestão....agradeço.

Abs

Douglas

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Mensagempor caioect » 01 Abr 2010 14:23

Essas EDFs da Haoye de 7 pás são bastante interessantes... já testei na bancada a 51, 64 e 76mm (77mm). Não gritam, possuem um som mais agradável devido provavelmente ao maior número de pás e pitch bastante agressivo. Por outro lado, consomem mais do que as EDFs convencionais, geram bastante empuxo e boa velocidade de fluxo em mais baixa rotação.

Em vôo testei somente a de 51mm mas sem sucesso... mas isso se deve ao área de arrasto do modelo que era muito grande para a EDF, e também baixa relação empuxo:potência ~0.74:1. O modelo ficou mais lento que um treinador. Por outro lado, deve ficar muito boa num modelo menor de ~50cm de envergadura e de até 400g.

A haoye 64 com um motor eficiente e que aceite bem uns 600W certamente será capaz de gerar 1kg de empuxo e velocidade de fluxo perto dos 250km/h!

Já a haoye 76 para ficar boa precisa de um motor bastante potente que aceite no mínimo uns 800W! Por exemplo, o motor Himodel F480 2858 4300kv sob 880W teve uma significativa perda no kv ~40% o que derrubou a rotação para 28000 rpm! Um motor mais eficiente certamente teria mantido a rotação acima dos 35000 rpm e empuxo acima de 1.5kg!

Os testes dessas das EDFs Haoye de 7 pás estão no tópico abaixo:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=78905

O motor Himodel F380 2848 4300kv poderá ficar bom na Haoye 64 com LiPO 3s! Vai gerar no max uns 600g de empuxo! Não vai suportar LiPO 4s!

A minha sugestão para essas EDFs é utilizá-las com um motor eficiente e que aceite bastante potência.

LiPO 4s:
Haoye 64 / motor HET 2W-20 3350kv (700W)
Haoye 76 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)

LiPO 5s:
Haoye 64 / motor HET 2W-23 2850kv (850W)
Haoye 76 / motor HET 2W-25 2600kv (1100W)

Dos motores mais em conta o melhorzinho é o KDA B2847 e B2857.

Abraços,

Caio

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Mensagempor douglask » 02 Abr 2010 14:26

boa tarde caio, vc sabe onde posso encotrar esses motores q vc falou (B2847 e B2857.)....penso em utilizar a haoye 70, qual deles utilizo com essa edf. Com 4s Obrigado

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Mensagempor caioect » 02 Abr 2010 14:58

A Haoye 76mm consome um bocado... para aguentar o tranco o KD B2857 deve ficar melhor... o ruim é que esse motor é um chumbo, possui ~175g!!!

Para utilizar com LiPO 4s o motor deve ter ~3000kv (B28-57-10L 2900kv). Supondo uma perda de 25% no kv sob carga a rotação deve ficar em ~30000rpm, assim o empuxo vai ficar em ~1.3kg e velocidade de fluxo perto dos 200km/h!

Alguns modelos costumam ter na Hobbyking. O dificil é encontrar o kv que precisa.

http://www.kd-motor.com/downloads/b28datasheet.pdf

http://www.kd-motor.com/b28.htm

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Mensagempor douglask » 03 Abr 2010 17:33

Boa tarde a todos...ja comprei alguns produtos....como citado acima..mas errei nos motores...

agora quero o comentarios de vcs quantos aos produtos q estou vendo:

poderia usar este motors nas hayoe de 70mm
Turnigy 2836 Brushless EDF Motor 3200kv
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8138

ou o que vcs acham deste conjunto:

Sapac 3200KV Brushless Motor With 70mm Fan Unit
http://shop.rc-electric-jets.com/Sapac-3200KV-Brushless-Motor-With-70mm-Fan-Unit-SAP30732.htm


alguem conhece este site, será que eles enviam para o brasil....achei os preços atrativos.

um grande abraço;

Douglas

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Mensagempor caioect » 03 Abr 2010 21:13

O motor Turnigy 2836 possui 27.7mm de diâmentro externo... se fosse inrruner não teria problema em utilizar na EDF Haoy64 que possui diâmentro interno de 28mm, porém como é outrunner vai ficar muito justo e certamente poderá encostar no fan ao girar. Como aceita no max 450W ficará muito fraco para a Haoye 76mm.

Como comentei anteriormente a Haoye 76mm precisa de um motor bem potente que aceite ~800W. Os motores mais indicados seriam o KDA B2857, ARC 2847 e 2857, HET 2W-20 HET 2W-25.

Esse conjunto da Sapac é muito bom... com LiPO 4s chega a gerar 1.5kg de empuxo e velocidade de fluxo 270km/h ao consumir 71A/1000W!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099

Abraços,

Caio

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Mensagempor douglask » 05 Abr 2010 09:45

BOM DIA

CAIO, MAS VC CONHECE ESTE SITE
http://shop.rc-electric-jets.com/

Será que eles enviam para o brasil....

abs

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Mensagempor caioect » 05 Abr 2010 13:18

Ainda não comprei nessa loja... parece ser boa! Enviam para ao Brasil

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Mensagempor douglask » 06 Abr 2010 16:43

Estou em contato com a loja...devo comprar as 2 Sapac 3200KV Brushless Motor With 70mm Fan Unit na semana que vem...

espero q sejam suficentes para o f-18.


Abs Douglas

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Mensagempor caioect » 06 Abr 2010 17:17

O F-18 ficará muito bom com essa configuração! Só precisa de um bom pack de LiPO 4s que suporte 70A/1000W. No teste abaixo foi utilizado um pack LiPO 4s 3850mAh 30C da Thunder Power.

LiPO 4S: 15.08v / 71.24A / 1082W / 42250rpm / 1.5kg / 270km/h

Com duas EDFs terá 3kg de empuxo!!! Agora vai voar tranquilo e pelo jeito bem rápido!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=1167099

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Mensagempor Poulps » 06 Abr 2010 17:48

Douglas, não esqueça de postar os resulatdos quando chegarem suas EDF´s !

Eu acabei queimando meu ESC no final de semana testando o novo enrolamento do motor original com mais KV na EDF, mesmo assim, não passou de 1KG ...

Coloquei um duto de saída e um duto de entrada conforme discutido acima com o Caio , mas no meu caso não houve diferença nos valores medido estaticamente.
OBS: O duto de saída fiz com um copo do McDonalds de 700 ml cortado onde o diametro do afunilamento chegava em 75mm. Talvés um duto mais longo dê um resultado melhor.

Vou consertar o ESC e re-re-re- enrolar o motor novamente com mais voltas e repetir o teste no próximo final de semana.

Obrigado pelas dicas pessoal !
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