F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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Mensagempor caioect » 06 Abr 2010 20:20

Poulps, Se com a EDF Haoye 76mm cheguei a obter 1.2kg de empuxo, mesmo usando um motor fraco com perda de 42% no kv, certamente a Haoye 89mm deveria gerar bem mais empuxo.

É bem provavel que o motor não está sendo suficiente. Deve estar perdendo rotação na faixa de alta potência, ou seja, o kv sob carga deve estar muito baixo. Agora, para ter certeza precisaria medir o consumo, voltagem e rotação.

Quanto ao duto, quanto mais curto melhor... se aumentar o comprimento, o empuxo tende a diminuir. Mesmo assim a redução é pequena. O que costuma reduzir significativamente o empuxo é a ausência do anel na entrada do duto. Tenho observado que o empuxo aumenta ~40% com a colocação do anel.

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Mensagempor Poulps » 07 Abr 2010 15:19

Ok.

O motor deve estar sendo pouco para a EDF mesmo , até queimou meu ESC quando forcei um pouco a barra.

Fiz um anel de entrada moldando chapas de depron de 2mm , com 10% a mais de abertura, e fiz o anel de saída usando um copo de 700mL cortado 4 cm acima do fundo (70 mm de diam.) e colado com super bonder na saída da EDF. (o copo tem o diametro de saída EDF exato !)

Aí testei e não houve nem uma graminha de diferença no empuxo ...

Estou re-enrolando o bicho, porém o estator é super justo e tive que fazer varias tentativas e ainda não consegui enrolar 3 voltas de 12 fios 0.4mm. ( O riginal tinha 2 voltas)
Então tentei enrolar com 11 fios, depois com 10 , agora vou tentar com 9...
Com 9 fios e três voltas o motor passará de 1450Kv – 60 Amp. Para 1087Kv – 45Amp. Máx. (usando 6S)
Estou fazendo isto para aumentar o torque em uns 30% se meus cálculos estiverem certos.

Vamos ver no que dá !

Obrigado pelas dicas!
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Mensagempor Poulps » 07 Abr 2010 15:21

Cara tenho em casa , paradas duas EDF 64mm com motores Hyperion de 6000Kv.
(3S - 45 Amp. cada)

Será que elas não aguentam o bicho de 1,7Kg ?

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Mensagempor caioect » 07 Abr 2010 18:52

Extranho! Com o anel era para aumentar bastante o empuxo! No tópico abaixo coloquei um desenho que ilustra bem as dimensões do duto de entrada e saída:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=775245#775245

O motor com 1087kv vai deixar a rotação muito baixa com LiPO 6s. Sem carga terá ~ 24000rpm e com carga ~15000rpm! É muito pouco! Para aumentar o giro vai ter que aumentar o kv (~2000kv) e consequentmente o consumo/potência.

Com duas EDFs de 64 o modelo ficará bem mais leve, e talves precise de menos potência. Precisa ver se a duas fornecem empuxo suficiente para o modelo. Qual empuxo dessa configuração?

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Mensagempor HLANG » 15 Abr 2010 16:06

Douglas, Boa Tarde
Tenho um F18 com cerca de 1,4 metro de comprimento da Starmax, com 10 servos, trem retrátil com amortecedor. Ele usa um FAN de 90mm. ESC 100A com BEC 5A. Motor original foi substituído pelo HET 600.
O empuxo é bom e voa muito bem e rápido.

Daqui a 2 semanas vou começar a montar um F16 de 1,5 metro, 11 servos, com trem retrátil pneumático Spring Air, FAN 90mm HET e motor ARC 2080Kv com 3,5K de empuxo!!!

Ambos os modelos acima usam bateria 6S LiPo 4900mAh 25C
Um FAN apenas é suficiente para o empuxo deles.

O motor original, chines que vinha no F18 fez ele voar MUITO, mas MUITO RÁPIDO!!
O manual falava em 210km/h. Eu não acreditei até ver ele voar !!

Um detalhe: o ESC vinha com conector DEANS. A bateria vinha com conector bullet 4mm. Experimentei um adaptador DEANS para bullet.
Primeiro voo, ficou lento.
Tirei o plug DEANS e substituí por bullet macho 4mm. Nossa MUDOU DE MANEIRA IMPRESSIONANTE a performance de voo!!
Um abraço
Henrique

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Mensagempor Poulps » 19 Abr 2010 21:56

Somente para encerrar o assunto de re-re-re-enrolar o motor original da turbina da Haoye que acompanha o F-18 vou postar o resultado final do motor re-enrolado para 3 voltas:

Bateria de 6S
1 volta - por volta de 800g de empuxo e um ESC de 80A Queimado
2 - Voltas (original) 1,1 Kg de empuxo e consumo de 60A cravados
3 - Voltas - 750g de empuxo e consumo de 48A.

conclusão:

Eu posso fazer de tudo nestes motores porcaria originais da Haoye, que mesmo assim este jato não vai sair do chão com o impulso deles.

Agora o jeito é continuar juntando dinheiro para comprar turbinas HET.

Valeu pela força pessoal !
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Mensagempor caioect » 20 Abr 2010 00:12

A EDF Haoye 89mm é para gerar pelo menos 2kg de empuxo com um motor adequado... e pelo jeito esse motor não é o suficiente para a EDF... precisa de um motor mais potente e eficiente, como os HET, ARC, Neu e etc.

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Mensagempor Poulps » 08 Nov 2010 20:45

Após quase um ano parado, resolvi investir e tentar re-ativar o meu F-18 da Haoye.

Após pesquisar mais sobre os setup´s para este modelo lá fora , ví que monta-lo com uma turbina é mais vantagem do que com duas. Com duas parace que ele fica no limite da sustentação devido ao peso e a baixa eficiencia das EDF´s.

Então, com a verba curta , comprei o setup EDF + MOTOR + ESC + BATERIA com o maior empuxo que coubesse em meu orçamento.


[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:5b9912bf11]
Turnigy 4000mAh 6S 20C Lipo Pack

[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Tz85A.jpg[/img:5b9912bf11]
Turnigy Brushless ESC 85A w/ 5A SBEC


[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KD36i.jpg[/img:5b9912bf11]
KD36-74-09XL 1900kv Brushless Inrunner

[img:5b9912bf11]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/901F.jpg[/img:5b9912bf11]
High-Torque EDF Ducted Fan Unit 5Blade 90mm 1600W
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Mensagempor Poulps » 08 Nov 2010 21:12

Montei tudo no suporte para fazer o teste de empuxo e quando ligo o ESC a surpresa : O ESC veio com defeito ....
E os outros ESC´s que tenho não aguentam o tranco.

humbertomelo
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Mensagempor humbertomelo » 10 Nov 2010 01:47

ola colega, vc poderia dizer que tipo de defeito o seu esc apresentou? O bec dele esta ok?
Humberto Melo

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Mensagempor Poulps » 10 Nov 2010 11:48

Na verdade o problema dele é uma configuração nova que antes não tinha nos ESC´s desta marca. Ele só funciona após ser calibrado com a curva de Throtle.

Resolvido isto ele funcionou , porém , antes mesmo de alcançar os 50A ele já começou a exalar um forte cheiro de queimado.

Estou com medo de tentar acelerar tudo e ele pegar fogo agora...

Estou pensando em comprar outro ESC.

Que ESC é o mais recomendado para EDF´s ? Hyperion, Castle Creations , Jetti ?

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Mensagempor douglask » 11 Nov 2010 09:34

Grande Paulo, que pena o seu problema com o esc, como te disse antes meu f-18 ta na geladeira.....investi uma grana com equipamento de FPV, mas em breve vou voltar a investir no f-18, estou pensando em usar massa dessa leve que o pessoal usa no forum para dar acabamento para tirar as ranhuras que o f-18 tem na fuzelagem e depois dar acabamento com resina epoxi e tecido de fribra de vidro em toda a supérficie dele, para dar resistencia a estrutura e diminuir o arrasto, oque vc acha, será que vale a pena.

Abs e boa sorte com seu f-18

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Mensagempor Poulps » 13 Nov 2010 23:28

Resultados dos testes:

EDF Haoye 7 pas+motor 1900KVx6Sx85A = 990g de empuxo.

EDF Change Sun High Torque + motor 1900Kvx80Ax6S= 1510g de empuxo.

Estou absolutamente decepcionado com o resultado. Segundo as informacoes do fabricante da EDF e dos Reviews o conjunto que deu 1.5Kg de empuxo deverei ter me dado 2,6Kg...

So o que eu ja gastei neste monte de testes e na compra de diferentes conjuntos de EDF ja dava para eu ter pago mais da metade de um jato a combustao ! Me arrependo amargamente.

O ESC funcionou, porem esquenta bastante bem rapido.
O cheiro de queimado que senti era da helice da EDF pegando no duto quando atingia a acelerecao maxima.

A EDF da Change Sun High Torque veio desbalanceada. Entao, improvisei sobre um modulo para medicao de C.G comprado de um usuario aqui do forum um Balanceador magnetico.
O balanceador que eu tinha rolamentado nao tava tendo precisao suficiente para conseguir balancear a helice da EDF. O magnetico fica com um lado tocando levemente o Ima e o outro flutuando no ar preso pelo campo magnetico.
Com este dispositivo foi possivel balancera a EDF bem.

Coloquei algumas fotos do ESC para mostrar que ele tem menos transistores que o equivalente dele da mesma marca.




[img:fd3b186487]http://img241.imageshack.us/img241/4394/pict0004n.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img89.imageshack.us/img89/6587/pict0005ts.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img547.imageshack.us/img547/9659/pict0007f.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img577.imageshack.us/img577/2746/pict0008n.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img268.imageshack.us/img268/1644/pict0011am.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img529.imageshack.us/img529/7291/pict0012aq.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img403.imageshack.us/img403/8172/pict0013ne.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img293.imageshack.us/img293/3702/pict0014u.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img261.imageshack.us/img261/8826/pict0017j.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img135.imageshack.us/img135/1451/pict0018f.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img194.imageshack.us/img194/1791/pict0019qs.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img585.imageshack.us/img585/790/pict0020.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img89.imageshack.us/img89/3683/pict0023c.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img816.imageshack.us/img816/9264/pict0024th.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img641.imageshack.us/img641/7831/pict0025q.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img101.imageshack.us/img101/755/pict0026h.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img696.imageshack.us/img696/3876/pict0027qv.jpg[/img:fd3b186487]
[img:fd3b186487]http://img832.imageshack.us/img832/2959/pict0029rb.jpg[/img:fd3b186487]


Teste do Balanceador Magnetico:

[yt]Xi7QyXULsvc[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=Xi7QyXULsvc

Teste da EDF Haoye: (muito barulho e nada de rendimento)

[yt]fH2RpMJDmfA[/yt]
http://www.youtube.com/watch?v=fH2RpMJDmfA

Ate me arriscaria a comprar pela terceira vez todo o conjunto de potencia, porem eu queria uma dica do pessoal do forum que realmente tivesse comprado um conjunto de EDF , medido e estivesse usando atualmente feliz com o rendimento do sistema. Mesmo que ele custe caro.
Meu jato pesa 2,3Kg sem eletronica.

Obrigado pela ajuda galera!
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Mensagempor Poulps » 14 Nov 2010 10:51

Comprei a EDF após ver o video desta pagina :
http://www.proedf.com/index.php?p=6&id=57&new=&cat2=12&cat1=5&cat0=5&s=866d5342cfb32ee37602787c543b6c18&lang=en

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Mensagempor Yensid » 23 Mar 2011 21:31

Vamos acompanhar a saga também! Quero ver no que vai dar e se este jato não decola do chão.
E obrigado pelas dicas de balanceamento!
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Mensagempor Poulps » 25 Abr 2011 22:08

Bom, retomei as modificações do jato.

[img:dd5bddce00]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg[/img:dd5bddce00]
[url]http://img684.imageshack.us/i/pict0001mj.jpg/[/url]

Estou instalando ao invés de duas EDf´s , apenas uma EDF de 90mm da HET , com um motor de 1900KV KD3674-09.
Os testes da bancada mostraram um empuxo de 2,5KG, consumo de 60A com bateria 6S.

Ainda vou dar acabamento e tudo mais, no dia apenas apliquei espuma expansiva para isolar a entrada da turmbina da saída, para não haver retorno do ar , já que sobrou espaço dos lados.

Para quem precisar, estou colocando a disposição o manual de instruções e montagem do modelo.
[url]http://www.4shared.com/file/-Au7iFLP/f-18.html[/url]

Espereo consgeuir faze-lo voar no final de semana![/url]
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Mensagempor Poulps » 26 Abr 2011 19:47

Estive conversando com o usuario Metallica2000 que conseguiu bravamente colocar o F-18 da Haoye no ar !

Segue abaixo a configuração dele :

F-18 de 1.6 metros da hayoe.
Motor da HKS PD 36-1900kv-50 .
1 EDF só de 90mm da change sun de 5 pás
ESC turnigy 80A
Bateria de 6S para alimentar o circuito
Consumo com motor Full : 60A (pouco para este modelo)

[img:ff00398f21]http://edfhobbies.com/image/cache/data/PD36-2000-50EDFP2-250x250.jpg[/img:ff00398f21]

[img:ff00398f21]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/901F.jpg[/img:ff00398f21]


Segundo ele , mal conseguiu decolar e pousar, mas voou !

Vejam o video :
[yt]c6YtUM5qJSc[/yt]

Esse avião é uma granada sem pino !

Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !

Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der !
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Mensagempor Yensid » 28 Abr 2011 13:31

[quote:47119970af="Poulps"]
Esse avião é uma granada sem pino !

Já conheço mais de 5 usuários do forum que tem ele , e o nosso amigo Metallica2000 foi o único até agora que conseguiu pelo menos fazer ele sair do chão !

Domingo vou testar o meu com motorização nova e vou postar aqui o que der![/quote:47119970af]

Até hoje eu só vi um jato EDF que voa adequadamente e por um tempo, apesar de curto, aceitável. O blue bird! E é porque tinha uma envergadura pequena e era bem mais leve!

Mas quando passamos para jatos maiores como esses nossos, que pesam na casa dos 2kg e alguma coisa, a performance é sofrível! O meu usava duas EDF's de 70mm e tinha um empuxo muito bom para seu peso, de 2,3Kg, porém a autonomia!!!! Era um desastre!

Vamos ver se no futuro conseguimos conciliar as duas coisas: performance e autonomia!

Estamos esperando seus resultados Poulps!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

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Mensagempor Poulps » 07 Mai 2011 19:36

Posso dizer que o avião voa com esta nova motorização e que ela aparentemente é suficiente para fazer bons voos com o modelo.

No próximo final de semana dou um veredito final.


Não posso afirmar com precisão ainda pois o modelo voou com o C.G atrasado e estava super dificil de controla-lo.
O C.G informado pelo fabricante tá totalmente errado.

Ele decolou com pouca pista e a aceleração é realmente bem forte com este conjunto.
O consumo de corrente ficou na casa dos 75~80A com uma bateria 6S de 2700mAhx40C.
Motor KD36-74-09XL da hobbyking.


O colega Metallica2000 havia me alertado sobre este desvio na medida do C.G, e eu joguei as baterias mais para frente , mas mesmo assim , isto não foi suficiente e por pouco não perco o modelo.

Foi uma verdadeira briga para traze-lo de volta.
Após tirar ele da zona de risco, onde poderia cair e machucar alguém, trouxe ele acelerando e picando e alinhando e picando e acelerando de novo até uma zona segura da pista onde fiz um pouso meio forçado (quebrou o trem de pouso) , mas não saiu nem uma lasquinha do isopor.

Procurei na internet e ví que este problema já pegou muita gente.

vejam o video de outra pessoa que passou pelo mesmo problema com o modelo, e vejam como é dificil conduzi-lo de volta.


[yt]omiCsbb_204[/yt]

Até a próxima semana.
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Mensagempor Poulps » 07 Mai 2011 20:10

Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.

Bom , eu prendi a EDF em dois pedaços de madeira de 20mm, e colei as madeiras com muita epoxy aos reforços da estrutura de isopor da fuselagem, proximo ao inicio do estabilizador vertical/leme.

[img:24fcf0ad90]http://img683.imageshack.us/img683/9721/dsc00173dtk.jpg[/img:24fcf0ad90]

Com a ajuda de alguns pedaços de cartolina e espuma de polierutano expandido, fiz um reforço estrutural em volta da EDF e isolei a parte de entrada de ar da EDF da saída, para impedir o refluxo do ar dentro do compartimento da EDF.

Fiz também uma curvatura na entrada de ar que direcioan e concentra o ar que entra na boca da EDF.
[img:24fcf0ad90]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:24fcf0ad90]

Recortei a passagem dos fios e prendi todos bem esticados para evitar que a EDF puxe e engula os fios.
Infelizmente os fios tem que passar em frente a EDF para chegar no duto central , onde passam todos os fios do modelo.


[img:24fcf0ad90]http://img84.imageshack.us/img84/8758/dsc00176dt.jpg[/img:24fcf0ad90]

Recortei o poliuretano excedente para poder colocar a tampa.
[img:24fcf0ad90]http://img231.imageshack.us/img231/7049/dsc00177t.jpg[/img:24fcf0ad90]

Passei bastante silicone em tudo e fechei a tampa imferior.
Tive que colocar um peso para mante-la parada no lugar.
[img:24fcf0ad90]http://img5.imageshack.us/img5/2535/dsc00178iz.jpg[/img:24fcf0ad90]
Esta tampa vivia se soltando quando a EDF acerava tudo. Agora ela não escapa mais !


Fotos do Empuxometro.
[img:24fcf0ad90]http://img4.imageshack.us/img4/6849/dsc00198kt.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img811.imageshack.us/img811/5216/dsc00199h.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img714.imageshack.us/img714/3404/dsc00200cv.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img222.imageshack.us/img222/6350/dsc00201z.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img84.imageshack.us/img84/8943/dsc00202r.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img703.imageshack.us/img703/9753/dsc00203v.jpg[/img:24fcf0ad90]

[img:24fcf0ad90]http://img852.imageshack.us/img852/3777/dsc00206w.jpg[/img:24fcf0ad90]

Montei uma especie de guilhotina, utilizando trilhos de gaveta rolamentados, e uma balança de peixaria digital.

Onde estão os velcros prendo a bateria, ESC , alicate amperimetro e receptor.

Através dete aparelho, consegui medir os 2.5KG de empuxo da EDF + motor e o seu consumo na casa dos 75A simultaneamente.

Instalo tudo, zero a balança , e acelero tudo até ela estabilizar e travar no maior valor medido.
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Mensagempor Yensid » 08 Mai 2011 07:40

[quote:0d1fb6b137="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.

[img:0d1fb6b137]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:0d1fb6b137]

[/quote:0d1fb6b137]

Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.

Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!

Ou seja, o CG de fábrica também está errado!

Abraços e boa sorte!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

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Andre Mauricio
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Mensagempor Andre Mauricio » 08 Mai 2011 12:11

Eu acho que se colocar um motor Pusher bem potente ele voa que e uma beleza :D
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.

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caioect
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Mensagempor caioect » 08 Mai 2011 16:42

Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!

Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!

[img:d6ed6f8f12]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:d6ed6f8f12]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Se preferir poderá usar o programa abaixo:

http://fwcg.3dzone.dk/

Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!

Testes abaixo:

[b:d6ed6f8f12]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]

HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!

[b:d6ed6f8f12]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:d6ed6f8f12]

ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!

http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760

Abraços,

Caio

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Poulps
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Mensagempor Poulps » 08 Mai 2011 20:16

[quote:d142d6f696="Yensid"][quote:d142d6f696="Poulps"]Eu havia me esquecido de postar a instalação do novo conjunto de EDF.
EDF HET 90mm + motor KD3674-09XL e ESC de 80A.

[img:d142d6f696]http://img62.imageshack.us/img62/7444/dsc00174vs.jpg[/img:d142d6f696]

[/quote:d142d6f696]

Poulps, é impressão minha ou você não está usando o anel na entrada da EDF? Caso não esteja usando, é sabido que seu uso melhora bastante a performance das EDF's.

Quanto à questão do CG, isto parece ser padrão nestes jatos! O meu Berkut também, se colocado com o CG de fábrica, fica com tanto peso de nariz que, durante a decolagem, se você aliviar o stick do profundor o jato vai direto para o chão, como pode ser visto em vários vídeos dele no you tube. Tem que se recuar o CG!

Ou seja, o CG de fábrica também está errado!

Abraços e boa sorte!
Disney[/quote:d142d6f696]


Sim, estou o usando o anel de entrada na EDF.

As EDF´s da HET acompanham este anel de entrada e um dissipador de calor para o motor também.

A única coisa que não gostei desta EDF é de a minha veio desbalanceada.
Ela costuma vir balanceada de fabrica.

E após o balanceamento , ficou jóia !


E sobre o C.G, realmente os chienses não fazem ideia do que é isto...
Toda vez que monto um jato chinês é um sufoco o primeiro voo.

Obrigado pela força e boa sorte com a reconstrução do Berkut !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

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Mensagempor Poulps » 08 Mai 2011 20:22

[quote:f8b3feed53="Andre Mauricio"]Eu acho que se colocar um motor Pusher bem potente ele voa que e uma beleza :D
Het e Hyperion são marcas caras, mas tem motores de alto KV que tem um bom empuxo.[/quote:f8b3feed53]

Cheqguei a comprar o motor para monta-lo Pusher, uma vez que eu já estava perdendo a paciencia com todos os problemas que este jato apresentou e do alto custo do desenvolvimento....

Tinha comprado outro C5055 com helice 12x6.

Mas esteticamente fica feio... e o barulho da EDF dá outro tom ao voo do modelo também !

Agora acredito ter encontrado um conjunto razoavel. Semana que vem espero postar um video do voo dele !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !


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