F-18 de 1,6m qual turbina utilizar?

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 08 Mai 2011 20:38

[quote:912b3f096b="caioect"]Está com boa aceleração. O que uma boa EDF não faz!

Teria voado bem não fosse o CG atrasado. Costumo calcular o CG usando o desenho abaixo. Modelos velozes é bom deixar o CG entre 20% e 25% da corda média!

[img:912b3f096b]http://www.e-voo.com/forum/files/enflexada_185.jpg[/img:912b3f096b]
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=20459

Se preferir poderá usar o programa abaixo:

http://fwcg.3dzone.dk/

Agora para ficar perfeito só falta um motor mais eficiente. Uma sugestão seria o motor HET 600-37-2 1700kv (255g) ou o ARC 36-55 1.5 1850kv (234g). Ambos adequados a EDF HET 9305 com LiPO 6s!

Testes abaixo:

[b:912b3f096b]WEMOTEC MIDIFAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

HET 600-37-2 Typhoon on 6 cells: 1300W for 2.5kg thrust.
ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1700W for 2.7kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1500W for 2.7kg thrust!

[b:912b3f096b]HET-9305 FAN TEST RESULTS[/b:912b3f096b]

ARC 3655-1.5 on 6 cells: 1470W for 2.6kg thrust!
ARC 3675-1 on 6 cells: 1380W for 2.6kg thrust!

http://www.rcuniverse.com/forum/m_10458760/anchors_10458760/mpage_1/key_/anchor/tm.htm#10458760

Abraços,

Caio[/quote:912b3f096b]


Grande Caio!

Seus comentários são sempre muito bem vindos !

Comprei a EDF HET conforme sua indicação. É boa mesmo !

Pretendo trocar o conjunto no futuro por uma EDF+Motor da série 700 e dependendo até usar 8S.

Acredito até que você possa me ajudar a complemtar este tópico com mais informações:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=106947&highlight=


O tamanho fisico deste conjunto é mesmo do que tenho hoje , então a troca vai ser tranquila !

O motor da HK até que saiu bem nos 2.5KG de empuxo medidos, consumindo 76A.
A eficiencia dele realmente não é das melhores, pois o bicho esquenta para valer , mas por agora vou fazer os testes com ele e depois troco.


Sobre o C.G , obrigado pelas dicas. Vou fazer as medidas e posto aqui o resultado.

Mas fiquei com duas dúvidas neste aspecto :

- O F-18 extende a área da raiz da asa ao longo da fuselagem , até o cockpit. Devo incluir esta área toda na conta do C.G ?

[img:912b3f096b]http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/im_aer/F18_H_Shcomp.jpg[/img:912b3f096b]



- Eu posicinei a EDF mais ao fundo no jato, isto pode atrapalhar o voo ?
Qual é a posição recomendada da EDF com relação ao C.G ? Qunato mais longe melhor ?

Um grande abraço e muito obrigado pelas dicas !

Poulps
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: 23 Ago 2004 20:09
Localização: São Carlos - SP

Mensagempor caioect » 09 Mai 2011 21:36

Só evite deixar o modelo muito pesado o que pode prejudicar a carga alar.

Qual o peso do modelo com a configuração atual?

O ideal seria utilizar uma configuração potente sem agregar peso, deixando o modelo o mais leve possível.

Resumindo, alta relação potência:peso, empuxo:peso>1 e baixa carga alar.

Pelo menos a série 700 (60-68) ainda é mais leve que o KD 3674.

Não precisa incluir essa área extra no cálculo do CG. Se deixar entre 20 e 25% da corda média da asa principal certamente irá voar bem.

Um abraço,

Caio

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 11 Mai 2011 19:47

Caio, estou sem balança aqui , então só no final de semana vou te retornar as informações de PESO e Empuxo com EDF´s instaladas certinho.


Ficou faltando esta imagem:

[img:50bfde4788]http://imageshack.us/m/155/4521/pict0001pk.jpg[/img:50bfde4788]

Obrigado pelas dicas!

douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: 06 Mar 2007 08:12
Localização: lins- sp

Mensagempor douglask » 12 Mai 2011 13:44

Boa tarde a todos, vou retomar também a montagem do meu F-18, nesta semana comprei uma RC- Lander 90mm 1900kv,
http://shop.rc-electric-jets.com/RC-Lander-90-mm-1900kv-6S-Dynamic-Power-EDF-LEDFDPS90-1A19.htm

Assim que chegar posto mais informações.

Paulo, parabéns pelo avanço no seu jato, espero que em breve consigamos coloca-los no ar.

Abs

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 16 Mai 2011 20:55

Jóia Douglas !!!

Depois poste informações dos testes com esta EDF da RCLander.
Eu também quase comprei ela !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 16 Mai 2011 22:08

Finalmente o Objetivo foi alcançado!

O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.

Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!

Como no vôo anterior o trem de pouso quebrou por problemas no C.G, neste final de semana tivemos que lança-lo na marra !

Vamos as imagens :

[img:1748f3e308]https://lh5.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jWWFUOKI/AAAAAAAADDU/IEYWZNGDU9E/s800/DSCF5343.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_jlvye-yI/AAAAAAAADDk/SlpsgoOoADg/s800/DSCF5347.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kQmPqgLI/AAAAAAAADE0/7UP4qKIRVf0/s800/DSCF5366.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kagcQ1FI/AAAAAAAADFk/OXGEKBxia4Q/s800/DSCF5384.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh3.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbIQbboI/AAAAAAAADFo/e84Blza4eS4/s800/DSCF5386.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kbaDZudI/AAAAAAAADFs/UHoghvr2Rqw/s800/DSCF5387.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh6.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kcR8x6-I/AAAAAAAADFw/7apyVCCdGTM/s800/DSCF5388.JPG[/img:1748f3e308]

[img:1748f3e308]https://lh4.googleusercontent.com/_Xh5yA9fskuM/Tc_kdrSalfI/AAAAAAAADF0/SoI_-nK3kxg/s800/DSCF5390.JPG[/img:1748f3e308]

Decolagem
[yt]_FuVUpRLlsY[/yt]


Um pouco do Vôo
[yt]Y-VK9BEXWvI[/yt]


Pouso
[yt]w3QoE_lDGM0[/yt]


Missão Cumprida
[yt]swDJa7cCFcw[/yt]






Dados Técnicos e Medidas Finais



Motor KD 36-74-09XL
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=6678[/url]
[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/KD36i.jpg[/img:1748f3e308]



ESC Turnigy Vermelhinho de 80A
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3727[/url]

[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/hw_p80a.jpg[/img:1748f3e308]




EDF 9305 90mm
[url]http://www.highendrc.com/index_eproduct_view.php?products_id=140[/url]

[img:1748f3e308]http://www.highendrc.com/member/31702/products/smallimage/140_RIMG0460.JPG[/img:1748f3e308]



Bateria 6S de 4000mAhx30-40C
[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=9178[/url]

[img:1748f3e308]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/T4000-6-20.jpg[/img:1748f3e308]




Empuxo da EDF medido na Bancada: 2.5Kg
Consumo : 76A

Empuxo medido depois de montar a EDF no jato : 2.2Kg
Consumo : 98A (pico 107A)

Acho que a saida do duto está estreita demais, por isso esta sobrecarga na EDF.
Diametro interno de cada duto de saida : 52mm

Peso do modelo com tudo dentro : 2.7Kg




Obrigado pela força Galera !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: 06 Mar 2007 08:12
Localização: lins- sp

Mensagempor douglask » 17 Mai 2011 08:55

Parabéns, vamos então a ajuda...rs....a que distancia ficou o cg do e a instalação da edf da entrada de ar.

Obrigado pela ajuda.

abs

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 17 Mai 2011 09:11

Douglas , no final de semana vou tirar uma foto e postar aqui certinho, mas ficou a 3~4cm para trás da entrada de ar.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 03 Nov 2009 16:22
Localização: Pombal, PB

Mensagempor Yensid » 17 Mai 2011 10:56

[quote:a56761db7b="Poulps"]Finalmente o Objetivo foi alcançado!
O F-18 voou e o conjunto utilizado não precisa ficar com acelerador no talo.
Voou bem até com menos de 1/2 motor. Quando acelerei para valer ele foi muito rápido !
Ficou Show de bola!
[/quote:a56761db7b]

Parabéns Poulps! Espero que você consiga fazer muitos vôos com seu jato!

Talvez esta seja uma saída para uma próxima fuselagem do meu Berkut com EDF: usar uma única EDF maior, com maior empuxo, reduzindo o consumo final e ganhando em tempo de vôo. Vou pensar nesta configuração para o futuro.

Por enquanto, estou trabalhando na conversão para o "Pylon Berkut"

Abraços!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 17 Mai 2011 12:06

Então Disney,

A Estratégia foi exatamente esta. Ao invez de utilizar as duas EDF e uma bateria monstro, coloquei apenas uma EDF, com um Motorzão mais potente e poupei peso.

Não precisei uma bateria gigantesca e economizei o peso de outro conjunto de EDF+Eletronica.

Como o rendimento das EDF´s são muito baixo e elas são meio pesadinhas, então neste caso, quanto mais turbinas, pior fica a relação PesoxEmpuxo.

Obrigado pela força !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
djtibas
membro
Mensagens: 155
Registrado em: 31 Mar 2011 22:50

Mensagempor djtibas » 17 Mai 2011 13:25

o problema de usar 1 edf, é pq vc perde a eficiência dos gases, pois o fluxo se torna irregular. Colocando duas edfs com dutos isolados vc iria ganhar bastante. 02 edfs de 70mm com empuxo de 1,5kg cada,com 02 baterias de 4s 3000mah seria o ideal. daria um tempo de 6 a 10 minutos de voo tranquilo.

Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 03 Nov 2009 16:22
Localização: Pombal, PB

Mensagempor Yensid » 17 Mai 2011 14:21

[quote:4004288440="djtibas"]02 edfs de 70mm com empuxo de 1,5kg cada,com 02 baterias de 4s 3000mah seria o ideal. daria um tempo de 6 a 10 minutos de voo tranquilo.[/quote:4004288440]

Só não conheço estas EDF's!!!

No meu Berkut tinha 2 x 70mm com 6S e 4000mAh. Autonomia de 3 minutos. Peso do aeromodelo = 2,3Kg!!!!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 17 Mai 2011 21:45

[quote:d36fd53396="djtibas"][quote:d36fd53396="Yensid"][quote:d36fd53396="djtibas"]02 edfs de 70mm com empuxo de 1,5kg cada,com 02 baterias de 4s 3000mah seria o ideal. daria um tempo de 6 a 10 minutos de voo tranquilo.[/quote:d36fd53396]

Só não conheço estas EDF's!!!

No meu Berkut tinha 2 x 70mm com 6S e 4000mAh. Autonomia de 3 minutos. Peso do aeromodelo = 2,3Kg!!!!
Disney[/quote:d36fd53396]

Existe sim ... estou utilizando em meu jato uma EDF de 68mm com baterias de 4s e 5s com 2kg de empuxo e autonomia de 6 minutos com uma de 4s 2600mah e 8 minutos com uma de 5s 4000mah, ficou muito rápido e com uma vertical ilimitada, empurrando a jato a 240km/h.

Video de prova: http://www.youtube.com/watch?v=RqPM51FRRao

[yt]RqPM51FRRao[/yt]

[/quote:d36fd53396]

Caramba meu !!!!!

É violento esse seu jato !

Tenho algumas perguntas a lhe fazer:
1) qual a marca da EDF ?
2) qual motor está usando ?
3) O jato é de fibra de vidro ?

Muito legal !

Gostei também da sua base de lançamento. Queria ter mais informações sobre seu Hi-Start.

Um abraço e Parabéns !
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: 06 Mar 2007 08:12
Localização: lins- sp

Mensagempor douglask » 18 Mai 2011 20:41

Grande Paulo, vou postar sim...ainda estou esperando a chegada da EDF, fiquei mais tranquilo vendo que as edfs da rclander são boas....rs..

Assim que chegar vou postar fotos.

meus setup deve ficar assim:

Rc Lander 90 mm 1900kv 6S Dynamic Power EDF - comprada na Fan Jets USA
SPECIFICATIONS:
■Material: Aluminum Alloy
■Weight: 15 oz./ 424g
■Rotor: 90 mm dia., 5-bladed
■Inner Diameter: 86mm
■Outer Diameter: 94mm
■Max RPM: 42,000 rpm
■Application: 1500-1750 watts
■Kv Rating: 1900
■Thrust: 22.2v 6s: 106 oz./ 6.6 lbs/ 3kg
■Start: Soft
■Timing: High
■Amp Rating: 75 amp

Esses dados foram retirados no site onde comprei

Bateria Rhino 6s 4800
Esc Tunirgy 80A


abs

Douglas

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 28 Mai 2011 13:04

C.G do F-18 :

Posição da Bateria de 6S x 4000mAh x 30C
[img:37450763b9]http://img36.imageshack.us/img36/3061/pict0007nc.jpg[/img:37450763b9]


Posição do C.G
[img:37450763b9]http://img217.imageshack.us/img217/7877/pict0010sb.jpg[/img:37450763b9]

7.5cm para trás da entrada de ar.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: 06 Mar 2007 08:12
Localização: lins- sp

Mensagempor douglask » 30 Mai 2011 17:18

Boa tarde Paulo, obrigado pelas informações...estou no agurado da minha edf ainda....esta parada na Receita.....

Hoje entrei no site da hobbyking e vi que eles estão comercializando edfs de aluminio, bem parecidas com a que comprei da RCLander....e bem mais baratas..

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=17223
EDF Rotor Diameter: 86mm
Outer Diameter: 94mm
Construction: Alloy
Weight: 424g (complete unit with 4mm connectors)
Max RPM: 42,000
Motor Type: 3660 1900kv
Max Power: 1750w
Continuous Power: 1500w
Max Voltage: 22.2v (6S)
Max Amps: 71A
Max Thrust: 3.0kg

valor $105.42



A que comprei:
http://shop.rc-electric-jets.com/

Rc Lander 90 mm 1900kv 6S Dynamic Power EDF - comprada na Fan Jets USA
SPECIFICATIONS:
■Material: Aluminum Alloy
■Weight: 15 oz./ 424g
■Rotor: 90 mm dia., 5-bladed
■Inner Diameter: 86mm
■Outer Diameter: 94mm
■Max RPM: 42,000 rpm
■Application: 1500-1750 watts
■Kv Rating: 1900
■Thrust: 22.2v 6s: 106 oz./ 6.6 lbs/ 3kg
■Start: Soft
■Timing: High
■Amp Rating: 75 amp

valor $180,00


Bom agora ja foi.....rs...

Fica aqui a dica para quem esta atras de EDFs.

Abs

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 30 Mai 2011 21:27

Puxa vida hein Douglas... foi só vc comprar para eles começarem a vender com o preço lá em baixo...

Agora eu fiquei com uma dúvida, as pás são de plástico ou aluminio ?

Bom, agora é esperar ea receita liberar e colocar para voar !

O meu F-18 está parado por enquanto, tô procurando um trem de pouso retratil legal para ele, e que suporte o peso dele. (2.7 Kg)

Boa sorte aí e assim que chegar , posta para vermos como é esta EDF!

Paulo
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

douglask
membro
Mensagens: 81
Registrado em: 06 Mar 2007 08:12
Localização: lins- sp

Mensagempor douglask » 31 Mai 2011 08:51

Verdade Paulo, me parece que as Pas são de um tipo de nylon....vamos ver...
estou pensando em usar este trem de pouso:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10387

ja esta aqui comigo...oque vc acha.
Vc fez algum reforço na estrutura do avião?

Estou pensando em resinar ele inteiro com tecido de fibra de vidro, o mais leve que eu encontrar e resina epoxy de acabamento...será que vai ficar muito pesado?
Assim que a edf chegar tiro fotos e posto.

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 31 Mai 2011 09:05

Muiiito legal este conjunto de trem de pouso que escolheu !

Acho que vou comprar um destes também. Eu tinha procurado, mas não tinha encontrado nenhum retratil que suportasse o peso do aero na HK na época, mas este vai bem !

Vou colocar as fotos para o pessoal ver aqui mais fácil.

[img:b76f6e8f4e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/46T-V2.jpg[/img:b76f6e8f4e]

[img:b76f6e8f4e]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/46T-V2-1.jpg[/img:b76f6e8f4e]
Specifications :
A40024A TWG-54 (Front)
Material: High Grade Alloy
Length: 115mm
Strut Diameter: 11mm
Spring Action Range: 1.8~2.6kg (Bottom ~ Top Point)
Diameter of Rubber Wheel : 30mm
Stroke Length : 40mm
Weight Each: 75g

A40025A SWG-94 (Rear)
Material: High Grade Alloy
Length: 140mm
Strut Diameter: 11mm
Spring Action Range: 1.1~2.5kg (Bottom ~ Top Point)
Diameter of Rubber Wheel : 45mm
Stroke Length : 40mm
Weight Each: 81g




Sobre os reforços na estrutura, se você olhar a foto onde está a bateria, você verá que tem uma espuma amarela no fundo.
Eu reforcei todos os quadrados do nariz com um pouco de espuma de poliuretano expandido.

Mas no final das contas não achei que ficou muito bom não. A espuma ficou meio compactada e acabou só agregando mais peso.

Eu pensei em fibrar ele , mas fiquei com medo de ficar pesado demais.
Aí conversei com um cara que faz palandores de fibra e ele me mostrou que se você comprar o tecido mais fininho e leve (não me lembro a trama do tecido agora) e aplicar 1 ou 2 demãos de resina epoxy levemente diluida que o resultado fica muito bom esteticamente e não agrega muito peso.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 31 Mai 2011 09:10

Cheguei a fazer um curso de fibra de vidro para aprender mais sobre o assunto.
Se quiser, pode baixar o material do curso aqui :

[url]http://www.4shared.com/file/BoeYXa4g/curso_de_fibra_de_vidro.html[/url]

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 31 Mai 2011 09:14

Este topico do Kemp é legal para ilustrar o processo de confecção de uma asa de planador em fibra , usando uma técnica bem simples.

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=102778&highlight=[/url]

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 02 Jun 2011 14:05

Estou postando o calculo do ajuste da saída do duto do jato.

[img:046c420aeb]http://img685.imageshack.us/img685/1686/calculodutoedf1.jpg[/img:046c420aeb]
[img:046c420aeb]http://img580.imageshack.us/img580/1082/calculodutoedf2.jpg[/img:046c420aeb]
[img:046c420aeb]http://img3.imageshack.us/img3/3707/calculodutoedf3.jpg[/img:046c420aeb]

Vou fazer o teste e postarei o video e as impressões sobre a alteração.

Obrigado pro compatilhar o conhecimento pessoal !!!!
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 03 Nov 2009 16:22
Localização: Pombal, PB

Mensagempor Yensid » 02 Jun 2011 14:12

[quote:02a8151807="Poulps"]Estou postando o calculo do ajuste da saída do duto do jato.

Vou fazer o teste e postarei o video e as impressões sobre a alteração.

Obrigado pro compatilhar o conhecimento pessoal !!!![/quote:02a8151807]

Só uma pergunta: No cálculo da área da EDF você está reduzindo o valor da área ocupada pelo motor? Se não, pelo que já andei lendo sobre EDF, você deve realizar esta subtração.

Outro ponto que também já li sobre EDF´s é que o diâmetro de saída deve ficar em torno de 80% da área efetiva da EDF, para um melhor aproveitamento do empuxo gerado.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

Avatar do usuário
Poulps
membro
Mensagens: 538
Registrado em: 26 Fev 2006 22:26
Localização: São bernardo do Campo

Mensagempor Poulps » 02 Jun 2011 14:28

Olá Disney,

Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.

Para o caso do meu modelo que esta obstruindo demais o fluxo de saída o quanto mais eu aliviar melhor !
A corrente da EDF , acelerando tudo , fora do duto fica em no máximo 80 A e dentro do duto 110 A.

A área efetiva hoje está em 60% e vou subir para perto de 90%.

Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.
Quem voa uma vez, quer voar sempre !

Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 03 Nov 2009 16:22
Localização: Pombal, PB

Mensagempor Yensid » 02 Jun 2011 14:34

[quote:1d2b248ad1="Poulps"]Olá Disney,

Eu vi gente calculando considerando o motor e desconsiderando o motor.
A diferença existe , mas é pouca frente a aréa total da EDF, por isso não a considerei.
...
Aí se no teste eu ver que fica ruim eu refaço o duto de saída conforme os novos parametros.[/quote:1d2b248ad1]

Se formos pensar de forma lógica, no meu entendimento, a área do motor deve ser subtraída pois o ar não passa por esta área. Logo, se não tenho fluxo de ar neste local, a área efetiva por onde flui a corrente de ar da EDF é exatamente a área total menos a área do motor.

Por menor que seja esta área, a sua subtração já vai alterar o resultado final do cálculo. Se você está calculando tudo para uma redução de apenas 10%, pode ser que sua redução seja bem menor que isto (acredito...) reduzindo a performance do seu conjunto. Se não queres reduzir a área do motor, eu recalcularia para 80%, ou 85%...

Boa sorte! Acompanhando os resultados...
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

ACCA - Sócio 006 * BRA 16905


Voltar para “Jatos elétricos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante