Preciso de ajuda - Jato de 3kg com EDF 102mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Já deu m***a aqui...

Instalei um duto de ar comumente usado para fazer caixas de som, tem o duto de 4 polegada que da certinho na entrada da EDF, raspei as rebarbas da entrada e fixei com uma fita. Fiz um teste rápido segurando a EDF da mão, é inacreditável como um simples duto da um ganho enorme de empuxo, quase que a EDF sai da minha mão, muito forte. Fiquei empolgado e dei umas aceleradas forte e segurei uns 30 segundo em média aceleração na mão, chequei a temperatura e já estava nos 60 graus, segurei mais um pouco em baixa RPM, depois dei umas aceleradas fortes parou do nada, motor a 110 graus... Desconectei tudo e fui configurar o ESC, percebi então que nesta hora ele começou a esquentar muito! Durante o uso ficou no máximo morno, mas na configuração estava pelando, removi o motor e instalei um outro que eu tenho menor apenas para testar o ESC e estava funcionando normalmente, configurei o ESC, voltei o motor da EDF e tentei novamente, o motor acelera e corta, o ESC começa a esquentar muito, tudo indica curto dentro do motor, acho que o verniz das bobinas foram para o espaço por causa da altíssima temperatura.

Infelizmente neste Jato não vou investir em motores de primeira linha, o Neu 1515 que case perfeitamente com esta EDF esta $250 + frete. Para mim não faz sentido ter um motor que custa mais que o dobro de todo o aeromodelo com os acessórios, ou eu acerto um motor barato ou o Jato vai ficar pendurado na parede. No caso do meu RV-4 são outros 500, este é do mesmo porte (+ ou – 3,5kg), custa bem mais caro que o Jato, mas o motor Turnigy (a hélice) usado já deu bons resultados e para ter um motor Top é muito mais acessível (R$185), para este sim faz sentido investir pouco, ter um motor Top e que vai custar apenas uma fração do aeromodelo.

Chegaram novos motores na Hobbycity mais voltados para helimodelos 600, parecem bem interessantes, ao contrário dos Feigao e Cia estes são modelos Chineses totalmente novos, alto KV e outruner, estou estudando qual modelo pegar, se alguém tiver dicas de motores baratos por favor postar.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Poxa Nattis, é por isso que não gosto de EDF's, pra se ter um bom rendimento tem que se gastar muito!!!
Não daria pra fazer ele pusher!? Hehe! Eu sei, melhor EDF, mais deixar na parede uma coisa linda dessa, não dá!
Você falou que testou na mão a sua EDF, um amigo meu quebrou a dele (90mm), testando assim!!heheh! Nunca mais ele tenta novamente.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Realmente EDF é complicado. No sistema que montei achei vários probleminhas, entre eles a bitola dos fios, até do ESC esquentou muito, vou ter que trocar tudo, somente o plug EC5 conseguiu trabalhar frio.

Achei estes motores:

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11102&Product_Name=Turnigy_T600_Brushless_Outrunner_for_600_Heli_%281100kv%29

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=10782&Product_Name=Turnigy_Typhoon_600H_Heli_Motor_1100kv_%28600_class%29

Vão ficar no limite da EDF, mas deve entrar. Virando o cartão vou pegar o T600 e um Wattímetro. Os testes serão mais controlados.



[quote:531a1ce2c0="warne"]Poxa Nattis, é por isso que não gosto de EDF's, pra se ter um bom rendimento tem que se gastar muito!!!
Não daria pra fazer ele pusher!? Hehe! Eu sei, melhor EDF, mais deixar na parede uma coisa linda dessa, não dá!
Você falou que testou na mão a sua EDF, um amigo meu quebrou a dele (90mm), testando assim!!heheh! Nunca mais ele tenta novamente.
Abs
Warne[/quote:531a1ce2c0]
Avatar do usuário
Phil_Skydiver
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Mai 26, 2005 11:57 pm
Localização: Campos RJ

Mensagem por Phil_Skydiver »

Nattis, você está pensando neste motor:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11102&Product_Name=Turnigy_T600_Brushless_Outrunner_for_600_Heli_%281100kv%29

É bem interessante...tem ótimos comentários em relação aos outros motores para EDF's...mas acho que teria de usar 8S para se ter o empuxo esperado.
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Achei também estes motores:

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7243&Product_Name=KD_600L_1400kv_Brushless_heli_Outrunner_/_1500W

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7242&Product_Name=KD_600XL_1100kv_Brushless_heli_Outrunner_/_1600W
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Neste tipo de motor da para reenrolar para mais kv, espero. Ai o problema vai ser a autonomia, não deve dar nem 8 minutos, terei que ter pelo menos 7000mah em 6S. Com estes motores pelo menos vai ter a graça dos testes, não vou tomar prejuizo grande e vai ser divertido fazer os testes.


[quote:dfa3d5134c="Phil_Skydiver"]Nattis, você está pensando neste motor:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11102&Product_Name=Turnigy_T600_Brushless_Outrunner_for_600_Heli_%281100kv%29

É bem interessante...tem ótimos comentários em relação aos outros motores para EDF's...mas acho que teria de usar 8S para se ter o empuxo esperado.[/quote:dfa3d5134c]
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Tu é louco ao testar um fan desse na mão. Não faça mais isso!

Quando for realizar os próximos testes instale o fan numa bancada fixa e não fique na frente e nem ao lado! Segurança em primeiro lugar.

Quanto ao motor, vai precisar de um que suporte bem 2000W ou mais! Não é qualquer motor barato que suporta toda essa potência. Dê preferência aos motores ARC, HET e Scorpion que não são tão caros quanto um Neu!
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

As ferramentas para fazer a bancada ainda não chegaram e não aguentei esperar chegar para testar.

Eu dei uma procurada nestas marcas, mas não achei nada tão forte, vc pode me ajudar?


[quote:dee19052fc="caioect"]Tu é louco ao testar um fan desse na mão. Não faça mais isso!

Quando for realizar os próximos testes instale o fan numa bancada fixa e não fique na frente e nem ao lado! Segurança em primeiro lugar.

Quanto ao motor, vai precisar de um que suporte bem 2000W ou mais! Não é qualquer motor barato que suporta toda essa potência. Dê preferência aos motores ARC, HET e Scorpion que não são tão caros quanto um Neu![/quote:dee19052fc]
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:3fed80af09="caioect"][b:3fed80af09]Tu é louco ao testar um fan desse na mão. Não faça mais isso! [/b:3fed80af09]

Quando for realizar os próximos testes instale o fan numa bancada fixa e não fique na frente e nem ao lado! Segurança em primeiro lugar.
[/quote:3fed80af09]


Ta perdendo tempo Caio...

Irresponsavel não da importância pra isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Leonardo A. Cavalcante
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 1:57 pm
Localização: São Luis - MA

Mensagem por Leonardo A. Cavalcante »

Se permite uma palavrinha minha. Tambem comprei este modelo devido ao baixo preço, mesmo sabendo que não vou utilizalo tão cedo, mas já estou pesquisando sobre a eletronica do mesmo. Na HC onde você comprou este motor que testou, tem um outro modelo que se tem relatos de boa potencia com o mesmo utilizando 6S, segue o linck.

http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4937&Product_Name=KB45-08XL_1600kv_Brushless_Inrunner

Acredito que esse seria o ideal para 6S, com o baixo custo que deseja.

O meu terei bastante tempo para montar, pois estou ainda voando treinadores, mas logo estarei voando um asa baixa que já está montado, quem sabe daqui a um ano já estarei voando meu Starfire.
Responder