Preciso de ajuda - Jato de 3kg com EDF 102mm
Preciso de ajuda - Jato de 3kg com EDF 102mm
Olá senhores,
Sou praticante de aeromodelismo já uns 3 anos sempre com aeromodelos glow .40~46 de médio porte na casa dos 2,5kg com 150cm de asa, cheguei a converter dois deles com o combo infernal Motor Turnigy SK 35-48 770W + ESC 80A + Lipo 4S 5A, consegui a mesma autonomia com uma potencia maior que o melhor glow que tive e permanecer com o mesmo peso final. As conversões fora um sucesso total.
Agora comprei um Jato StarFire movido a EDF, percebi um problema, as EDF tem uma relação empuxo potencia beeeeeeem inferior em comparação com hélices bipás. Com 800W consegui empuxo de 3kg num inrunner + hélice, pesquisando na net uma EDF 102mm consumindo 1200W consegue pouco mais que 2kg de empuxo. E para agravar ainda tenho dois outros problemas que é o peso final do jato que deve ficar na casa dos 3kg e pretendo usar apenas Lipo 4S. Como sou totalmente inexperiente em EDF gostaria das opiniões dos senhores para otimizar ao máximo minha EDF.
Características:
- Categoria: Jato EDF para pilotos de categoria avançado.
- Envergadura: 1360mm
- Comprimento: 1245mm
- Área de asa: 27 sq/DM
- Peso aproximado de vôo: entre 2800gr e 3400gr.
- Motor Requerido: Sistema EDF de 102mm com 2700gr a 3200gr de empuxo.
Minha idéia inicial é:
EDF 102mm RPM máxima de + ou - 30.000RPM (Hobbycity);
Moto inrunner 95A 2300KV (95 x 14,8v = 1406W);
1406W deve gerar próximo 2,4kg de empuxo, deve ficar com para 3kg do jato;
Se com 700W conseguia vôos de 15 minutos imagino que 1400W de exatamente a metade de autonomia, mas por ser um Jato a adrenalina nesses 7 minutos já deve se mais que o suficiente...
Entre o EDF e o bocal de saída não existe redução e na entrada de ar existe tudo para criar turbulência, vou ver o que consigo fazer para melhorar isso e conto com a sugestões dos senhores.
Abraços
Sou praticante de aeromodelismo já uns 3 anos sempre com aeromodelos glow .40~46 de médio porte na casa dos 2,5kg com 150cm de asa, cheguei a converter dois deles com o combo infernal Motor Turnigy SK 35-48 770W + ESC 80A + Lipo 4S 5A, consegui a mesma autonomia com uma potencia maior que o melhor glow que tive e permanecer com o mesmo peso final. As conversões fora um sucesso total.
Agora comprei um Jato StarFire movido a EDF, percebi um problema, as EDF tem uma relação empuxo potencia beeeeeeem inferior em comparação com hélices bipás. Com 800W consegui empuxo de 3kg num inrunner + hélice, pesquisando na net uma EDF 102mm consumindo 1200W consegue pouco mais que 2kg de empuxo. E para agravar ainda tenho dois outros problemas que é o peso final do jato que deve ficar na casa dos 3kg e pretendo usar apenas Lipo 4S. Como sou totalmente inexperiente em EDF gostaria das opiniões dos senhores para otimizar ao máximo minha EDF.
Características:
- Categoria: Jato EDF para pilotos de categoria avançado.
- Envergadura: 1360mm
- Comprimento: 1245mm
- Área de asa: 27 sq/DM
- Peso aproximado de vôo: entre 2800gr e 3400gr.
- Motor Requerido: Sistema EDF de 102mm com 2700gr a 3200gr de empuxo.
Minha idéia inicial é:
EDF 102mm RPM máxima de + ou - 30.000RPM (Hobbycity);
Moto inrunner 95A 2300KV (95 x 14,8v = 1406W);
1406W deve gerar próximo 2,4kg de empuxo, deve ficar com para 3kg do jato;
Se com 700W conseguia vôos de 15 minutos imagino que 1400W de exatamente a metade de autonomia, mas por ser um Jato a adrenalina nesses 7 minutos já deve se mais que o suficiente...
Entre o EDF e o bocal de saída não existe redução e na entrada de ar existe tudo para criar turbulência, vou ver o que consigo fazer para melhorar isso e conto com a sugestões dos senhores.
Abraços
- Anexos
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- 1
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- 2
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- 3
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- 4
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Quanto as entradas de ar vc vai ter que criar um "duto" para melhorar a performance! e na saida vai ter que afunilar o tubo em 80% da entrada!
Eu também tenho um, mas o meu ta ainda na caixa!
Pretendo usar um EDF HYONE 4'' e um motor NEU com 8S, 10S, 12S!
Vai ser difícil voce conseguir um bom rendimento com esses motores "xineis", eles esquentam muito e não geram muita potencia!
Eu também tenho um, mas o meu ta ainda na caixa!
Pretendo usar um EDF HYONE 4'' e um motor NEU com 8S, 10S, 12S!
Vai ser difícil voce conseguir um bom rendimento com esses motores "xineis", eles esquentam muito e não geram muita potencia!
parabens pelo modelo.
4S é pouco pra um modelo deste porte.
pode se preparar pra por baixo 6S , sendo que o ideal seria 9 ou 10S
realmente as edfs geram pouco empuxo pela potencia , mas lembre-se que o fluxo de ar que sai delas é de alta velocidade , então uma comparação direta é bem dificil. não é por eficiencia menor (elas sao menos eficientes mas isso não pesa tanto no empuxo).
"empuxo não é nada sem pitch speed" :)
os 3kg que conseguiu com 800W com helice dificilmente fariam um modelo ultrapassar 150km/h (exagerando ainda).
4S é pouco pra um modelo deste porte.
pode se preparar pra por baixo 6S , sendo que o ideal seria 9 ou 10S
realmente as edfs geram pouco empuxo pela potencia , mas lembre-se que o fluxo de ar que sai delas é de alta velocidade , então uma comparação direta é bem dificil. não é por eficiencia menor (elas sao menos eficientes mas isso não pesa tanto no empuxo).
"empuxo não é nada sem pitch speed" :)
os 3kg que conseguiu com 800W com helice dificilmente fariam um modelo ultrapassar 150km/h (exagerando ainda).
Esse motor da Hobbycity parece ser o Feigao, mas sobre outras coisas da China como os motores Turnigy, ESC e baterias fiquei impressionado com os resultados e pelo preço queria tentar, mas antes fazer muitos testes em bancada, ficará instalado permanentemente no motor um gerenciador de temperatura.
Tem uns motores de automodelo 1:8 EZRun que parecem serem bem superiores aos Feigao, eles são basicamente para 4S, estava pensando nestes motores também. O tubo dava até para fazer de tamanho bariável através do comando de um canal livre do rádio, tipo variando de 70 até 90% de abertura, será que fica legal fazer isso?
[quote:3ec4e1b699="Maicon"]Quanto as entradas de ar vc vai ter que criar um "duto" para melhorar a performance! e na saida vai ter que afunilar o tubo em 80% da entrada!
Eu também tenho um, mas o meu ta ainda na caixa!
Pretendo usar um EDF HYONE 4'' e um motor NEU com 8S, 10S, 12S!
Vai ser difícil voce conseguir um bom rendimento com esses motores "xineis", eles esquentam muito e não geram muita potencia![/quote:3ec4e1b699]
Tem uns motores de automodelo 1:8 EZRun que parecem serem bem superiores aos Feigao, eles são basicamente para 4S, estava pensando nestes motores também. O tubo dava até para fazer de tamanho bariável através do comando de um canal livre do rádio, tipo variando de 70 até 90% de abertura, será que fica legal fazer isso?
[quote:3ec4e1b699="Maicon"]Quanto as entradas de ar vc vai ter que criar um "duto" para melhorar a performance! e na saida vai ter que afunilar o tubo em 80% da entrada!
Eu também tenho um, mas o meu ta ainda na caixa!
Pretendo usar um EDF HYONE 4'' e um motor NEU com 8S, 10S, 12S!
Vai ser difícil voce conseguir um bom rendimento com esses motores "xineis", eles esquentam muito e não geram muita potencia![/quote:3ec4e1b699]
A sim, os modelos que converti não passam de uns 80km, ficou parecido com os glow, mas com muito troque.
Se não tiver como vou ter que usar 6S mesmo. Queria 4S pq é o que eu já uso nos aeromodelos e pora deixar o Jato leve, mas pelo peso do motor teria que por muito peso no nariz para acertar o CG, uma 6S já resolve.
[quote:10e9ff1611="Marcio H"]parabens pelo modelo.
4S é pouco pra um modelo deste porte.
pode se preparar pra por baixo 6S , sendo que o ideal seria 9 ou 10S
realmente as edfs geram pouco empuxo pela potencia , mas lembre-se que o fluxo de ar que sai delas é de alta velocidade , então uma comparação direta é bem dificil. não é por eficiencia menor (elas sao menos eficientes mas isso não pesa tanto no empuxo).
"empuxo não é nada sem pitch speed" :)
os 3kg que conseguiu com 800W com helice dificilmente fariam um modelo ultrapassar 150km/h (exagerando ainda).[/quote:10e9ff1611]
Se não tiver como vou ter que usar 6S mesmo. Queria 4S pq é o que eu já uso nos aeromodelos e pora deixar o Jato leve, mas pelo peso do motor teria que por muito peso no nariz para acertar o CG, uma 6S já resolve.
[quote:10e9ff1611="Marcio H"]parabens pelo modelo.
4S é pouco pra um modelo deste porte.
pode se preparar pra por baixo 6S , sendo que o ideal seria 9 ou 10S
realmente as edfs geram pouco empuxo pela potencia , mas lembre-se que o fluxo de ar que sai delas é de alta velocidade , então uma comparação direta é bem dificil. não é por eficiencia menor (elas sao menos eficientes mas isso não pesa tanto no empuxo).
"empuxo não é nada sem pitch speed" :)
os 3kg que conseguiu com 800W com helice dificilmente fariam um modelo ultrapassar 150km/h (exagerando ainda).[/quote:10e9ff1611]
É um belo modelo e pelo jeito bastante dócil... só precisa de bastante potência!
Se usar uma boa configuração (EDF 90mm/Motor) ainda poderá usar um pack de LiPO 6s e mesmo assim o consumo ficará bastante elevado!
EDF: Wemotec Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287
Para manter essa mesma potência com LiPO 4s o consumo máximo ficaria em ~120A!!! Não é qualquer motor que suporta esse consumo!
O ruim dos motores inrunner xing-lings (Turnigy, Himodel e etc..) é que perdem muito o kv na faixa de alta potência... ou seja, não possuem torque o suficiente para manter a rotação... possuem eficiência muito baixa. E também costumam ser muito pesados.
Por isso precisa de um motor que seja eficiente com torque o suficiente para manter pelo menos 80% do kv sob alta potência, como é o caso dos motores HET, ARC, Mega e NEU! E com a vantegem de serem bem mais leves!
No Rcgroups tem um tópico com uma boa discução sobre o starfire:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=983270
Abraços,
Caio
Se usar uma boa configuração (EDF 90mm/Motor) ainda poderá usar um pack de LiPO 6s e mesmo assim o consumo ficará bastante elevado!
EDF: Wemotec Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287
Para manter essa mesma potência com LiPO 4s o consumo máximo ficaria em ~120A!!! Não é qualquer motor que suporta esse consumo!
O ruim dos motores inrunner xing-lings (Turnigy, Himodel e etc..) é que perdem muito o kv na faixa de alta potência... ou seja, não possuem torque o suficiente para manter a rotação... possuem eficiência muito baixa. E também costumam ser muito pesados.
Por isso precisa de um motor que seja eficiente com torque o suficiente para manter pelo menos 80% do kv sob alta potência, como é o caso dos motores HET, ARC, Mega e NEU! E com a vantegem de serem bem mais leves!
No Rcgroups tem um tópico com uma boa discução sobre o starfire:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=983270
Abraços,
Caio
Entendi, então o esquema é não economizar no motor, assim no valor total do Jato o impacto não vai ser tão grande e ele vai ser mais forte e mais leve correto? Conheço somente o Neu vendido no combo MMM da Castle Creations, é este o Neu que se refere? Pode me passar mais dados desses motores e onte comprar?
[quote:d3d118bed1="caioect"]É um belo modelo e pelo jeito bastante dócil... só precisa de bastante potência!
Se usar uma boa configuração (EDF 90mm/Motor) ainda poderá usar um pack de LiPO 6s e mesmo assim o consumo ficará bastante elevado!
EDF: Wemotec Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287
Para manter essa mesma potência com LiPO 4s o consumo máximo ficaria em ~120A!!! Não é qualquer motor que suporta esse consumo!
O ruim dos motores inrunner xing-lings (Turnigy, Himodel e etc..) é que perdem muito o kv na faixa de alta potência... ou seja, não possuem torque o suficiente para manter a rotação... possuem eficiência muito baixa. E também costumam ser muito pesados.
Por isso precisa de um motor que seja eficiente com torque o suficiente para manter pelo menos 80% do kv sob alta potência, como é o caso dos motores HET, ARC, Mega e NEU! E com a vantegem de serem bem mais leves!
No Rcgroups tem um tópico com uma boa discução sobre o starfire:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=983270
Abraços,
Caio[/quote:d3d118bed1]
[quote:d3d118bed1="caioect"]É um belo modelo e pelo jeito bastante dócil... só precisa de bastante potência!
Se usar uma boa configuração (EDF 90mm/Motor) ainda poderá usar um pack de LiPO 6s e mesmo assim o consumo ficará bastante elevado!
EDF: Wemotec Midi Fan Pro 90mm
Motor: ARC 36-55-1.5W 1850Kv
LiPO 6s 4000mah: 21.41v / 79.94A / 1716W / 34,850rpm / 2.65kg / 280km/h
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=846287
Para manter essa mesma potência com LiPO 4s o consumo máximo ficaria em ~120A!!! Não é qualquer motor que suporta esse consumo!
O ruim dos motores inrunner xing-lings (Turnigy, Himodel e etc..) é que perdem muito o kv na faixa de alta potência... ou seja, não possuem torque o suficiente para manter a rotação... possuem eficiência muito baixa. E também costumam ser muito pesados.
Por isso precisa de um motor que seja eficiente com torque o suficiente para manter pelo menos 80% do kv sob alta potência, como é o caso dos motores HET, ARC, Mega e NEU! E com a vantegem de serem bem mais leves!
No Rcgroups tem um tópico com uma boa discução sobre o starfire:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=983270
Abraços,
Caio[/quote:d3d118bed1]
Segue os links do fabricante:
Het: http://www.highendrc.com/
Mega: http://www.megamotor.cz/
ARC: http://www.lightflightrc.com/
Neu: http://www.neumotors.com/
No próprio site da neu tem um simulador próprio para EDFs... poderá fazer algumas simulações para escolher uma configuração adequada ao seu modelo.
http://www.s4a.ch/eflight/fancalc_e.htm
Antes de comprar a EDF e o motor estude bem todas as posibilidades.
Abraços,
Caio
Het: http://www.highendrc.com/
Mega: http://www.megamotor.cz/
ARC: http://www.lightflightrc.com/
Neu: http://www.neumotors.com/
No próprio site da neu tem um simulador próprio para EDFs... poderá fazer algumas simulações para escolher uma configuração adequada ao seu modelo.
http://www.s4a.ch/eflight/fancalc_e.htm
Antes de comprar a EDF e o motor estude bem todas as posibilidades.
Abraços,
Caio
- Buts
- membro
- Mensagens: 2164
- Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
- Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
- Contato:
Aproveitando a discussão, alguem conhece essas EDF´s de aluminio ??
No site tem um video.
http://www.nitroplanes.com/rclander-ledf90-1a16-1660kv.html
[img]http://ep.yimg.com/ca/I/yhst-17210252890263_2101_34958918[/img]
Outside Diameter: 94mm
Rotor Diameter: 90mm 5 Blade
Material: ABS & Special Aluminum
Weight: 540g (Whole Unit With Motor)
Motor: 3674/1,600Kv (Included)
Max Power: 1,900W
Battery Required: 22.2V 3700 - 4500mAh
Static Thrust:
Around [b:1d1fff9e7d]2,700g[/b:1d1fff9e7d] ( ESC Timing Mode : Low ) Around 3,000g ( ESC Timing Mode: High )
Current: 72A - 85A
No site tem um video.
http://www.nitroplanes.com/rclander-ledf90-1a16-1660kv.html
[img]http://ep.yimg.com/ca/I/yhst-17210252890263_2101_34958918[/img]
Outside Diameter: 94mm
Rotor Diameter: 90mm 5 Blade
Material: ABS & Special Aluminum
Weight: 540g (Whole Unit With Motor)
Motor: 3674/1,600Kv (Included)
Max Power: 1,900W
Battery Required: 22.2V 3700 - 4500mAh
Static Thrust:
Around [b:1d1fff9e7d]2,700g[/b:1d1fff9e7d] ( ESC Timing Mode : Low ) Around 3,000g ( ESC Timing Mode: High )
Current: 72A - 85A
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Cara na boa... vai de Neu, o meu chegou um 1211 1y é pro L39 que eu montei e ainda não voou, o motor é muito leve e bem acabado, muuuito diferente dos xinglings da vida.
Agora eu estou procurando uma EDF que o motor toque bem, acho que vou de HET não sei ainda ao certo.
Boa sorte, Ah, e pesquise bem, porque oque ja tive deexperiencia ruim com edf... ou não rende, ou consome muito ou isso ou aquili sempre dá problema.
Agora eu estou procurando uma EDF que o motor toque bem, acho que vou de HET não sei ainda ao certo.
Boa sorte, Ah, e pesquise bem, porque oque ja tive deexperiencia ruim com edf... ou não rende, ou consome muito ou isso ou aquili sempre dá problema.