Preciso de ajuda - Jato de 3kg com EDF 102mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:192ee364af="Nattis"]Olá pessoal,

Eu pensei que tinha queimado o KB-45 porque parou de funcionar e ao instalar outro motor no ESC funcionou, mas hoje ao desmontar o motor para ver dentro dele e ligar num ESC o motor voltou a funcionar. O que eu percebi é que a tampa inferior dele frita rapidamente, abri e verifiquei que somente a tampa frita, dentro fica morno, o que esta produzindo tanto calor é o rolamento de péssima qualidade. Como é uma peça barata vou ver se acho duas de qualidade e fazer novos testes com mais critério.[/quote:192ee364af]

Ao trocar os rolamentos, não adianta, tem que ser de "marca": NMB, NSK...
E rolamentos de alta velocidade, eles tem esta designação, afinal vão virar a 40000rpm

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

O motor esta realmente com problema, testei várias vezes e o funcionamento esta intermitente e como o ESC começa a fritar do nada deve ter algum ponto na bobina de esta fechando curto.

Este motor KB-45 é realmente muito ruim em tudo, tenho muitos motores de automodelos 1:10 Ching Ling como os EZRuns, esses novos Turnigy sensored e outros, todos nota 10 andando na pista junto com Castle e LRP, agora este KB-45 é inferior só de analisar, o alumínio das tampas é estranho, muito mole, as tampas são coladas e fáceis de sair, os rolamentos são péssimos, os plugs que deveriam ser folheados já vieram meio oxidados, o pior é que para aeromodelo, se der pau perco tudo, em automodelo o motor pode falhar que perco apenas o motor. Eu estou indo na pista Aerosampa andar com meus 1:10 e vejo os combo 1:8 XEruns andando junto com os Mamba Max Monster e custam menos da metade do valor, motores como o Feigao que parecem com este KB-45 não consegue sequer manter na pista de tanto que aquece. Por causa desses resultados antes de postar aqui estava de olho nos motores XEruns para a EDF, mas pelo preço e KV fora da margem que preciso não daria certo.

Sei que estou demorando para finalizar este jato, mas respiro modelismo 24 horas por dia, tenho automodelos 1:28 e 1:10 que também me deram uma grande despesa este mês e não estou conseguindo ingressar no helimodelismo que estou querendo já alguns meses. Ainda tenho que passar todos os aeros para 2.4Ghz e lá se vai mais grana, então estou vendo este Jato com calma, vou seguir as recomendações de todos para pegar um bom motor. Todos os dias estou arrumando ou testando alguma coisa, uma hora este jato tem que ficar pronto. :D
Avatar do usuário
Leonardo A. Cavalcante
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Sex Mar 12, 2010 1:57 pm
Localização: São Luis - MA

Mensagem por Leonardo A. Cavalcante »

Chegou uma nova versão do T600 com 1400 KV na HK, segundo descrição tem 3250W de potencia e pesa 349g. Seria uma boa opção.


Segue especificação e link:

Specifications:
Dimension: 58mm x 49mm, 78mm(with shaft)
Weight: 349g
Kv: 1400rpm/V
Turns: 8T
Voltage: 5~8S
Max Current: 110A
Diameter of shaft: 6mm
Length of front shaft: 21mm
ESC: 150A


http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11980
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:5e8f23d30e="Leonardo A. Cavalcante"]Chegou uma nova versão do T600 com 1400 KV na HK, segundo descrição tem 3250W de potencia e pesa 349g. Seria uma boa opção.


Segue especificação e link:

Specifications:
Dimension: 58mm x 49mm, 78mm(with shaft)
Weight: 349g
Kv: 1400rpm/V
Turns: 8T
Voltage: 5~8S
Max Current: 110A
Diameter of shaft: 6mm
Length of front shaft: 21mm
ESC: 150A


http://hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=11980[/quote:5e8f23d30e]

Piada, não ? O vôo deve durar uns 20s.
Repetindo pela n-ésima vez, são 3,7W/g sendo conservador ou 4W/g forçando um pouco. Este motor suporta no máximo 1300W.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
paulozardo
membro
Mensagens: 137
Registrado em: Dom Ago 12, 2007 8:04 pm
Localização: sao miguel doeste - sc

CG do starfire,

Mensagem por paulozardo »

Pessoal

to terminando de montar um starfire, com motor kb45 e Haoye 100mm, mas para acertar o CG (90mm??) da raiz da asa, ta precisando um 6s de 3000mah+um 6s de 2000mah, ou seja, achei muito peso, é isso mesmo??

abracos

Paulo Zardo
Avatar do usuário
Juliano Kamikaze
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Seg Abr 19, 2010 8:56 am
Localização: Santa Helena, PR - 35 anos

Mensagem por Juliano Kamikaze »

Tudo bem Nattis?
Por acaso vc terminou o starfire?
Já fez algum vôo?
Se tiver algum registro ou filmagem
poste pra gente por favor.

Abração

Juliano
lesnik
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Sáb Abr 04, 2009 9:36 pm
Localização: cachoeirinha RS

Mensagem por lesnik »

[quote="caioect"]Segue os links do fabricante:

Het: http://www.highendrc.com/

Mega: http://www.megamotor.cz/

ARC: http://www.lightflightrc.com/

Neu: http://www.neumotors.com/

No próprio site da neu tem um simulador próprio para EDFs... poderá fazer algumas simulações para escolher uma configuração adequada ao seu modelo.

http://www.s4a.ch/eflight/fancalc_e.htm

Antes de comprar a EDF e o motor estude bem todas as posibilidades.

Abraços,

Caio[/quote]

Oi Caio ,tudo bom desculpe a pergunta mas poderia me descrever como uso esta tabela ja vi que entende bem de motores.obrigado
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Olá pessoal,

Desculpem a demora. Parei um pouco com aeromodelismo devido a mudança de emprego e endereço. Continuei apenas com a montagem em algumas coisas.

Eu realmente não estava disposto a gastar uma fortuna com um motor para um Jato relativamente barato, então esperei para ver se aparece alguma coisa melhor no mercado. Recebi hoje o motor Turnigy inrunner XK4082 1600kv, $51,46.

Fiz apenas um teste rápido com o motor e posso afirmar que este motor é muito, mas realmente muito superior aos motores KB, não tem comparação, muito mais potente, outro nível de contrução e material. Não consegui acelerar 100% com 6S pq o barulho é ensurdecedor, mas acredito que cheguei a uns 70%. O motor ficou no máximo morno na casa dos 50C, ESC 200A normal, uma das Lipo Zippy 2S 5200mah 30C em série com outras 2 abriu o bico.

Estou atrás de uma serra circular para cortar uma lamina de MDF de 20mm para fazer uma bancada de testes com vários medidores, tela de proteção e saco de proteção para Lipo. Quando se trata de coisas rodando na casa dos 2000Watts de potencia é bom não abrir mão da segurança. Assim que eu conseguir mais resultados porto.
Nattis
membro
Mensagens: 83
Registrado em: Qui Abr 29, 2010 10:22 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Nattis »

Há! O motor XK4082 também coube perfeitamente, tem exatamente o mesmo diâmetro do spiner, o ar passa entre o motor e o "furo" para o motor de forma a refrigerar melhor.
edfarina
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Sáb Dez 27, 2003 12:14 am
Localização: Porto Alegre, RS
Contato:

Mensagem por edfarina »

[quote:c84dfe9e09="Nattis"]Há! O motor XK4082 também coube perfeitamente, tem exatamente o mesmo diâmetro do spiner, o ar passa entre o motor e o "furo" para o motor de forma a refrigerar melhor.[/quote:c84dfe9e09]

Nattis, alguma novidade do seu Star Fire?
Ele já voou ou ficou na parede? :wink:

Ganhei um Star Fire de um amigo e estou colocando um EDF Dr. Mad Thrust de 90mm, 12 pás, com potência máxima de 3600 watts com uma 8S, gerando 4,2Kg de empuxo.

A dica deste EDF, veio de dois amigos, que voam jatos (turbina) e EDFs potentes...
Nas dicas um deles me passou um vídeo, com este setup...

http://www.youtube.com/watch?v=ZnAd_L8KGEQ&feature=youtu.be
abraços,
Elton D. Farina
edfarina g mail
Viamão RS
Responder