Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala

charlesabrj
membro

Mensagempor charlesabrj » 01 Jun 2010 22:57

Putz...

Última forma...
Achei a informação ... PAPEL CARBONO...

Isso que dá essas construções magníficas... ficamos "abobalhados" com as imagens e esquecemos o texto..(risos)

Grande abraço e novamente, parabéns

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 02 Jun 2010 19:07

[quote:6c2965687a="Marco Antonio"]
Eu tenho a solução pra vc na questão do duto de ar.
Existe em lojas de modelismo folhas de PVC quase tão finas como papel... com certeza elas não vão deformar e ou usar "véu de noiva" e resina epoxi.

A folha de PVC que existe em diversos tamanhos eu já usei para fazer dutos e fica muito resistente.[/quote:6c2965687a]

Marco, obrigado pela dica.
Eu já havia pensado em algo semelhante, só que ao invés de pvc era acetato de 0,1mm, parece uma folha msmo.
No entanto, eu percebi q este material só era aplicável se o duto fosse reto (vide 1ª foto), pois assim ele seria feito de forma bem contínua, o que facilitaria mto a construção e instalação.
Mas devido a fatores de "escala", fui obrigado a reproduzir o duto como ele realmente é, ou seja, curvo com um S (vide 2ª foto). Assim, só seria possível a utilização de plásticos através de vacumforming, que descartei devido ao trabalho q se dá fazer o molde do duto.
A opção mais viável q encontrei foi o papel, pois suas tiras podem ser facilmente alojadas nos espaços das cavernas, a cola C.A penetra ente as camadas de papel até chegar na balsa, garantindo uma fixação bem eficiente e agregando um pouco de rigidez. Por fim, a camada de epoxi garante uma resistência a mais ao papel, além de deixá-lo liso.

Mas volto a dizer, obrigado pela dica. Na correção da planta, farei uma mágica para tentar adaptar o duto reto à fuselagem.

Abrax!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Aluisio
membro

Mensagempor Aluisio » 02 Jun 2010 20:01

[quote:255f4df5f8="saratiel hirle"]Esta fase teve início no dia 10 de janeiro (meu aniversário de 30 anos) e foi a mais rápida de todas, pois estava de férias e o pude dedicar-me inteiramente ao projeto.
Diferente da construção do tucano, este aero demandou muito mais dedicação e paciência do que eu esperava. Mirage não é só um tubo com uma asa delta embaixo. Seu projeto, apesar de ser bem antigo, possui linhas muito elegantes, o princípio da "área rule", já conhecido na década de 60, foi perfeitamente empregado aqui, o que confere à este avião supersônico um corpinho de violão e um baixo coeficiente de arrasto.
Empregando uma técnica simples e tradicional, as peças foram passadas da planta para balsa utilizando papel carbono. O corte foi realizado com estilete e o acabamento feito com lixa d’água 220.
Em toda construção utilizei apenas duas medidas de balsa: para estruturas 3,2mm (1/8pol) e chapeamento 1mm (3/64pol). Optei por utilizar pouca variedade para facilitar a logística.
A madeira utilizada foi balsa de densidade média e praticamente tudo foi colado com cianoacrilato. Somente nas regiões de grande esforço utilizei epóxi.
O corte das primeiras peças foi muito fácil. Quando o projeto está no início o tanque de paciência está cheio, o que possibilita um trabalho minucioso e detalhado sem se estressar com este monte de detalhes das cavernas.[/quote:255f4df5f8]

Olá Saratiel

Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...
Aluisio Maia
"When the sky is darkest, men see the stars"
Ralph Waldo Emerson

JP2D
membro

Mensagempor JP2D » 02 Jun 2010 20:05

Cara parabéns pela construção, ficou lindo o modelo.

hermesil
membro
Contato:

Mensagempor hermesil » 03 Jun 2010 17:47

Sem palaras, o mais lindo que já ví.
Parabéns.

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 03 Jun 2010 21:28

[quote:030fea69c8="Aluisio"]

Olá Saratiel

Na transferência com o carbono você passou por cima da planta uma caneta ou algo parecido e o carbono impregnou na balsa? Foi isso? Será que funcionaria com deprom?
Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:030fea69c8]

Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!

PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 03 Jun 2010 22:24

O bom do PVC é que você pode colar com JET co-polimero de dentista.. ou cola de plastimodelismo ou CA
É muito fácil de moldar e pode até mesmo com soprador térmico fazer curvas e reentrâncias.

[img:5d10d7f3b7]http://www.odontologiabrasileira.com.br/wp-content/uploads/324.jpg[/img:5d10d7f3b7]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Aluisio
membro

Mensagempor Aluisio » 04 Jun 2010 11:37

[quote:04686d2a22="saratiel hirle"][quote:04686d2a22="Aluisio"]

Olá Saratiel

Parabéns pelo trabalho! Estou curioso para ver como está o mirage agora...[/quote:04686d2a22]

Aluisio, eu utilizei lapiseira comum para riscar a planta e tranferir o carbono para a balsa. Como eu nunca trabalhei com deprom, não posso garantir que o processo dará certo tb, mas acho que deva ficar com marcas fracas.
Na dúvida, faça um teste com uma peça pequena.
valeu!

Obrigado! Eu ví o vídeo, muito bom! Minha curiosidade é vê-lo lenhado ou o seu conserto como foi feito...
Até mais!
PS: o mirage já voou, já foi filmado e já caiu. O vídeo do 1º voo está no post.[/quote:04686d2a22]
Aluisio Maia

"When the sky is darkest, men see the stars"

Ralph Waldo Emerson

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 04 Jun 2010 11:43

Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=11421&highlight=fokker+dvii

[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_2_107.jpg[/img:8d8ad78aa9]

[img:8d8ad78aa9]http://www.e-voo.com/forum/files/fokker_3_175.jpg[/img:8d8ad78aa9]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 04 Jun 2010 13:21

[quote:03f545b300="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa e com um algodão embebido em thinner faça a transferência.
Vai se surpreender.[/quote:03f545b300]

Gostei da dica Marco Antonio! Vou tentar pois sempre tinha trabalho na transferência dos moldes para balsa. Vivendo e aprendendo!
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 04 Jun 2010 13:38

Valeu pela dica Marco, isso vai reduzir mto o tempo de construção dos aeros, sem contar que as peças ficarão com uma precisão mto maior.
Obrigado msmo!!

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 05 Jun 2010 14:15

[quote:6eb0bd46f3="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa...[/quote:6eb0bd46f3]

Marco Antonio, quando você fala em fazer cópia invertida, quer dizer XEROX ou também serve impressão em jato de tinta? Tentei com esta última opção e não consegui. Pode ser qualquer tinner, ou apenas o 2020?
Obrigado! Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 05 Jun 2010 16:22

[quote:d0d8604f90="Yensid"][quote:d0d8604f90="Marco Antonio"]Se for para transferir algo para balsa faça o seguinte.

Faça uma cópia invertida, coloque em cima da balsa...[/quote:d0d8604f90]

Marco Antonio, quando você fala em fazer cópia invertida, quer dizer XEROX ou também serve impressão em jato de tinta? Tentei com esta última opção e não consegui. Pode ser qualquer tinner, ou apenas o 2020?
Obrigado! Disney[/quote:d0d8604f90]

Tem que ser com toner...

Copiadora(Xerox é uma marca) tem toner...
Impressora Laser tem toner...

AndreHussein
membro

Mensagempor AndreHussein » 05 Jun 2010 21:50

Saratiel, parabéns cara, lindo aero!! a lenha é algo que mais cedo ou mais tarde acaba acontecendo mesmo... eu nem pilotei ainda mas ja to me preparando pra isso!!
gosto mto de construir, daqui uns dias um amigo estará me enviando uma planta do Dassault Rafale, do Edi Stahlie da international jet magazine e vou começar a construção... e vai ser PERFEITO igual ao seu!! disso pode ter certeza...
Quando falo q a lenha é algo que vai acontecer é pq já construí dois kits da guillows, o f-15 e f-16, e tinha entelado o f-16 e deixei o f-15 em cima da cama pra entelar, quando voltei a patroa tinha jogado uma "trouxa" de roupa em cima de meu avião e quebrou ele todo.. qse chorei mas deixa pra la neh!! ela que tinha me dado os kits!! rsrs abraço cara! parabéns.

Yensid
membro

Mensagempor Yensid » 06 Jun 2010 06:47

[quote:4f237444c6="Marco Antonio"]Tem que ser com toner...

Copiadora(Xerox é uma marca) tem toner...
Impressora Laser tem toner...[/quote:4f237444c6]

Sempre preciso no uso dos termos, Marco Antonio. Realmente, não vou usar a marca, vou usar toner. Obrigado!
Disney

AndreHussein
membro

Duvidas

Mensagempor AndreHussein » 06 Jun 2010 18:12

[quote:19926e9c78="saratiel hirle"]Nesta altura da construção, o varetamento das cavernas, eu comecei a me assustar com o tamanho que o aero estava tomando. Como nunca tive um aero com mais de 1m de comprimento, os 130cm do Mirage de deixou duvidoso sobre a compatibilidade do EDF.[/quote:19926e9c78]

Saratiel, você poderia me esclarecer algumas duvidas...

Analisando melhor as fotos vi que seu avião precisou "colar" duas chapas de balsa para cortar as cavernas direito... e como são de 3,2mm (bem fina assim dizendo) como foi que você conseguiu colar uma na outra?? qual a tecnica??

Outra duvida, você cortou todas as peças utilizando um "Hobby knife" ? (estilete)

Outra: Como você cortou as "varetas"? usou o Balsa Stripper?

Outra: O que achou do chapeamento 1mm ? achou bom o suficiente? não teve problemas quando lixou o modelo??

Outra: Se caso voce mesmo fez as varetas com o balsa stripper (onde foi q comprou??)

Outra: Sua balsa é da TEVEL??

Obrigado cara!!!
São perguntas de iniciantes, mas como é um artista, nao custa agente perguntar né!

Abração saratiel obrigado pela atenção antecipadamente!!
O dificil, como vocês sabem, não é facil.

saratiel hirle
membro

Re: Duvidas

Mensagempor saratiel hirle » 07 Jun 2010 18:00

[quote:bb0cc4ea20="AndreHussein"]

Saratiel, você poderia me esclarecer algumas duvidas...

Analisando melhor as fotos vi que seu avião precisou "colar" duas chapas de balsa para cortar as cavernas direito... e como são de 3,2mm (bem fina assim dizendo) como foi que você conseguiu colar uma na outra?? qual a tecnica??[/quote:bb0cc4ea20]
Bom, a técnica utilizada foi a NHS (na hora sai), ou seja, uni uma na outra com fita adesiva plástica (tipo durex) em apenas uma das faces. Na outra, apliquei cianoacrilato ultra-fino, que consegue penetrar toda área de contato das chapas mesmo q estejam bem justas. Dps retirei a fita e pronto!

Outra duvida, você cortou todas as peças utilizando um "Hobby knife" ? (estilete)[/quote:bb0cc4ea20]
Exato, usei apenas estilete e fiz o acabamento com lixa 220

Outra: Como você cortou as "varetas"? usou o Balsa Stripper?[/quote:bb0cc4ea20]
comprei as varetas já cortadas.

Outra: O que achou do chapeamento 1mm ? achou bom o suficiente? não teve problemas quando lixou o modelo??[/quote:bb0cc4ea20]
Já trabalhei antes com chapa de 1mm e não tive problemas. Aqui confirmei isto.
È mto fácil de se trabalhar, só exige mais preciosismo na hora da colagem, para que elas não fiquem com mta diferença de altura e tenha q compensar com a lixa.

Outra: Sua balsa é da TEVEL??[/quote:bb0cc4ea20]
Usei balsa de vários fornecedores, pois a construção foi "a prestação", mas a principal foi a midwest.

Abração saratiel obrigado pela atenção antecipadamente!![/quote:bb0cc4ea20]
De nada...

AndreHussein
membro

Re: Duvidas

Mensagempor AndreHussein » 07 Jun 2010 18:56

[quote="saratiel hirle"][quote="AndreHussein"]
Bom, a técnica utilizada foi a NHS (na hora sai), ou seja, uni uma na outra com fita adesiva plástica (tipo durex) em apenas uma das faces. Na outra, apliquei cianoacrilato ultra-fino, que consegue penetrar toda área de contato das chapas mesmo q estejam bem justas. Dps retirei a fita e pronto!

Aff, tá vendo, tão simples e eu não fazia nem ideia de como era, ia usar uma tecnica (q eu tinha em mente) e ia dar errado...

a peça colada fica bem resistente??? pois o modelo que estou pensando em fazer acho que terei de usar até 3 chapas coladas!!!
O dificil, como vocês sabem, não é facil.

Tio Bit
membro

Mensagempor Tio Bit » 07 Jun 2010 20:45

Saratiel, achava que depois da construção do seu tucano não iria mais me encantar facilmente com outra construção, mas estava enganado. Este mirage ficou simplesmente magnífico. O som do EDF no vídeo ficou maravilhoso. Fiquei imaginando o que passou pela sua cabeça no momento da lenha. Deve ter sido terrível, principalmente por ter sido ainda na lua de mel. Essa semana perdi meu tucano de isopor que iria completar uma ano em agosto. Ele simplesmente parou de responder aos comandos do rádio e caiu de bico. Talvez, pelo menos agora, eu possa retomar a construção do tucano em balsa que estava meio parada. Mais uma vez, parabéns por essa obra de arte. Abração

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 07 Jun 2010 22:58

[quote:042ab3b105="Tio Bit"]SFiquei imaginando o que passou pela sua cabeça no momento da lenha. Deve ter sido terrível, principalmente por ter sido ainda na lua de mel.[/quote:042ab3b105]

Valeu tio bit, obigado pela força, de fato tentei passar o carro em cima de mim após a lenha, mas como estava sozinho, ficou mto difícil fazer isso...rsrs
sinto mto pelo seu tucano, agora tenho certeza q irá continuar a construção de balsa.
abrax!

AndreHussein
membro

Mensagempor AndreHussein » 10 Jun 2010 19:14

Saratiel deixa eu te perguntar, na lenha do seu jato, q q vc perdeu da eletronica? quebrou o edf? abraçoo

Marco Antonio
Equipe E-voo.com

Mensagempor Marco Antonio » 10 Jun 2010 19:47

[quote:76273ba988="saratiel hirle"][quote:76273ba988="Tio Bit"]SFiquei imaginando o que passou pela sua cabeça no momento da lenha. Deve ter sido terrível, principalmente por ter sido ainda na lua de mel.[/quote:76273ba988]

Valeu tio bit, obigado pela força, de fato tentei passar o carro em cima de mim após a lenha, [b:76273ba988]mas como estava sozinho, ficou mto difícil fazer isso.[/b:76273ba988]..rsrs
sinto mto pelo seu tucano, agora tenho certeza q irá continuar a construção de balsa.
abrax![/quote:76273ba988]

Bastava usar o radio controle e servos parrudos.

Se quiser te mando como fazer.

E põe no uiuitubiu
:twisted: :twisted: :twisted:

AndreHussein
membro

Mensagempor AndreHussein » 10 Jun 2010 21:36

auhauhauau o marco antonio é terrivel!!!

Saratiel, se você quiser uma otima planta de JATO. eu posso te fornecer uma que com certeza você vai gostar, e alias eu já até vi que um tempo atras vc pretendia fazê-la... se tiver interessado dps entre em contato por mp

Kemp
membro
Contato:

Mensagempor Kemp » 10 Jun 2010 22:44

Muito show. Parabéns pela constução.
Só uma curiosidade: Quanto tempo você levou só pra fazer o desenho da planta em 3D?
Até mais

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 11 Jun 2010 13:07

[quote:2437617dc7="Kemp"]Muito show. Parabéns pela constução.
Só uma curiosidade: Quanto tempo você levou só pra fazer o desenho da planta em 3D?
Até mais[/quote:2437617dc7]

E ae Kemp!
Assim q o tucano ficou pronto eu comecei a fazer os 1ºs rabicos no papel.
A construção do modelo 3d iniciou-se em setembro e foi desenrolando à prestação até dezembro, qdo tb passei ela para o photoshop.
Assim, gastei aprox. 4 meses na confecção da planta, trabalhando 1h por dia.
Ressalto tb q na verdade eu fiz 2 plantas neste meio tempo.
Em novembro, já com a planta quase concluida, tive uma pane no meu pc e perdi vários aquivos, a planta era um deles. Como eu não tinha backup do arquivo, tive q começar do zero novamente.
Mas como estava mais íntimo do modelo, essa confecção foi bem mais rápida.

Valeu, abrax!

Voltar para “Jatos elétricos”