Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Rafael Baldin
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Sex Fev 06, 2009 2:38 pm
Localização: São Bernardo do Campo - SP

Mensagem por Rafael Baldin »

Ótimo! :D
Avatar do usuário
haelbi
membro
Mensagens: 531
Registrado em: Qui Set 11, 2008 7:20 pm
Localização: Irati PR

Mensagem por haelbi »

realmente lindo

acompanhando
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Já disseram tudo = OBRA PRIMA!!!!!!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Muito linda a contrução.

Só o duto de entrada que poderia ter sido construído com material mais resistente (fibra, pvc e etc... ). Neste caso teria que construir a estrutura do modelo em balsa sobre o duto já pronto, o que não é uma tarefa muito fácil.

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

[quote:5b83fab565="caioect"]

Só o duto de entrada que poderia ter sido construído com material mais resistente (fibra, pvc e etc... ). Neste caso teria que construir a estrutura do modelo em balsa sobre o duto já pronto, o que não é uma tarefa muito fácil.


Caio[/quote:5b83fab565]

Isso mesmo, exatamente como eu havia dito na pag anterior.
Eu não quis fazer o duto de fibra exatamente por não dominar esta técnica. Poderia ter feito com vacum forming, mas é um processo mto trabalhoso e deveria ser o primeiro passo de toda a construção. O q já iria me desmotivar logo no início.
O duto de papel realmente não ficou resistente, mas cumpriu a finalidade.
valeu.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Continuando...

Mensagem por saratiel hirle »

Agora, partindo para a construção do estabilizador vertical.
Aqui está outra parte da construção em que fugi do tradicionalismo aeromodelístico...
Em geral, as longarinas são cosntruidas seguindo o as linhas longitudinais do aerofólio.
Neste caso, como longarinas inclinadas dariam mais trabalho pra fixar à fuselagem, optei por projetar longarinas perpendiculares ao comprimento do estabilizador vertical.
Isso acrescentou uma peqena dificuldade no projeto, pois estes teriam a parte superior mais larga (ponta) do que a parte inferior (raiz) para que pudesse acompanhar corretamente o desenho do perfil (só vendo ao vivo mesmo para entender....)
Anexos
DSC03441.JPG
DSC03441.JPG (26.02 KiB) Exibido 3444 vezes
DSC03438.JPG
DSC03438.JPG (24.06 KiB) Exibido 3444 vezes
DSC03437.JPG
DSC03437.JPG (21.76 KiB) Exibido 3444 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Aqui está mais um procedimento controverso da minha construção:
- como nunca tive um aero cuja vida foi maior que a vida útil dos servos, resolvi instalar o servo "definitivamente" dentro da estrutura do estabilizador vertical, isso iria me poupar mto trabalho na instalação do servo e suas hastes no interior da fuselagem.
Como também não queria ferir a estética, não quis fazer nenhuma porta de acesso ao memso. Assim, confiei no Sr. Ching Ling para q este servo não estraguasse tão cedo.
Anexos
DSC03452.JPG
DSC03452.JPG (33.46 KiB) Exibido 3443 vezes
DSC03445.JPG
DSC03445.JPG (27.38 KiB) Exibido 3443 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Agora a construção do leme. Para sua articulação, eu utilizei dobradiças plásticas vendidas na HK.
A lincagem de comando foi feita com restos mortais dos meus antigos helis.
Anexos
DSC03510.JPG
DSC03510.JPG (37.59 KiB) Exibido 3429 vezes
DSC03508.JPG
DSC03508.JPG (22.38 KiB) Exibido 3441 vezes
DSC03506.JPG
DSC03506.JPG (34.28 KiB) Exibido 3441 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Diferente da maioria dos kits disponíveis no mercado, este aero possui as asas fixadas de forma permanente na fuselagem, ou seja, não pode ser removida. Optei por construir dessa forma para agregar mais resistência ao conjunto, simplificar o projeto e reduzir o peso que seria acrescentado pelos dispositivos de encaixe e travas.
Infelizmente na época eu não estava encontrando compensado aeronáutico, então tive q usar compensado comum de 3mm para a construção das longarinas das asas. Tive q evitar construi-la em balsa pq além dos esforços em voo, elas receberiam tb tda carga trasmitida pelos trens de pouso, cuja base de fixação eram as longarinas.
Anexos
DSC03463.JPG
DSC03463.JPG (36.32 KiB) Exibido 3439 vezes
DSC03457.JPG
DSC03457.JPG (37.09 KiB) Exibido 3439 vezes
DSC03453.JPG
DSC03453.JPG (36.71 KiB) Exibido 3439 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Qdo terminei esta parte eu disse: Meu Deus, q m... q eu fiz, esta coisa nunca vai voar com este cotoco de asa...
Mas à medida que o aero foi crescendo, acabei me acostumando com suas dimensões e ao comparar sua área e carga alar com outros jatos edfs do mesmo porte, eu fiquei mais tranquilo, pois vi que coisas piores já voaram...rsrs
Anexos
DSC03468.JPG
DSC03468.JPG (36.46 KiB) Exibido 3438 vezes
DSC03466.JPG
DSC03466.JPG (36.94 KiB) Exibido 3438 vezes
Responder