Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)
- Rafael Baldin
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- saratiel hirle
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[quote:5b83fab565="caioect"]
Só o duto de entrada que poderia ter sido construído com material mais resistente (fibra, pvc e etc... ). Neste caso teria que construir a estrutura do modelo em balsa sobre o duto já pronto, o que não é uma tarefa muito fácil.
Caio[/quote:5b83fab565]
Isso mesmo, exatamente como eu havia dito na pag anterior.
Eu não quis fazer o duto de fibra exatamente por não dominar esta técnica. Poderia ter feito com vacum forming, mas é um processo mto trabalhoso e deveria ser o primeiro passo de toda a construção. O q já iria me desmotivar logo no início.
O duto de papel realmente não ficou resistente, mas cumpriu a finalidade.
valeu.
Só o duto de entrada que poderia ter sido construído com material mais resistente (fibra, pvc e etc... ). Neste caso teria que construir a estrutura do modelo em balsa sobre o duto já pronto, o que não é uma tarefa muito fácil.
Caio[/quote:5b83fab565]
Isso mesmo, exatamente como eu havia dito na pag anterior.
Eu não quis fazer o duto de fibra exatamente por não dominar esta técnica. Poderia ter feito com vacum forming, mas é um processo mto trabalhoso e deveria ser o primeiro passo de toda a construção. O q já iria me desmotivar logo no início.
O duto de papel realmente não ficou resistente, mas cumpriu a finalidade.
valeu.
- saratiel hirle
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Continuando...
Agora, partindo para a construção do estabilizador vertical.
Aqui está outra parte da construção em que fugi do tradicionalismo aeromodelístico...
Em geral, as longarinas são cosntruidas seguindo o as linhas longitudinais do aerofólio.
Neste caso, como longarinas inclinadas dariam mais trabalho pra fixar à fuselagem, optei por projetar longarinas perpendiculares ao comprimento do estabilizador vertical.
Isso acrescentou uma peqena dificuldade no projeto, pois estes teriam a parte superior mais larga (ponta) do que a parte inferior (raiz) para que pudesse acompanhar corretamente o desenho do perfil (só vendo ao vivo mesmo para entender....)
Aqui está outra parte da construção em que fugi do tradicionalismo aeromodelístico...
Em geral, as longarinas são cosntruidas seguindo o as linhas longitudinais do aerofólio.
Neste caso, como longarinas inclinadas dariam mais trabalho pra fixar à fuselagem, optei por projetar longarinas perpendiculares ao comprimento do estabilizador vertical.
Isso acrescentou uma peqena dificuldade no projeto, pois estes teriam a parte superior mais larga (ponta) do que a parte inferior (raiz) para que pudesse acompanhar corretamente o desenho do perfil (só vendo ao vivo mesmo para entender....)
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- saratiel hirle
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Aqui está mais um procedimento controverso da minha construção:
- como nunca tive um aero cuja vida foi maior que a vida útil dos servos, resolvi instalar o servo "definitivamente" dentro da estrutura do estabilizador vertical, isso iria me poupar mto trabalho na instalação do servo e suas hastes no interior da fuselagem.
Como também não queria ferir a estética, não quis fazer nenhuma porta de acesso ao memso. Assim, confiei no Sr. Ching Ling para q este servo não estraguasse tão cedo.
- como nunca tive um aero cuja vida foi maior que a vida útil dos servos, resolvi instalar o servo "definitivamente" dentro da estrutura do estabilizador vertical, isso iria me poupar mto trabalho na instalação do servo e suas hastes no interior da fuselagem.
Como também não queria ferir a estética, não quis fazer nenhuma porta de acesso ao memso. Assim, confiei no Sr. Ching Ling para q este servo não estraguasse tão cedo.
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- saratiel hirle
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Agora a construção do leme. Para sua articulação, eu utilizei dobradiças plásticas vendidas na HK.
A lincagem de comando foi feita com restos mortais dos meus antigos helis.
A lincagem de comando foi feita com restos mortais dos meus antigos helis.
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- saratiel hirle
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Diferente da maioria dos kits disponíveis no mercado, este aero possui as asas fixadas de forma permanente na fuselagem, ou seja, não pode ser removida. Optei por construir dessa forma para agregar mais resistência ao conjunto, simplificar o projeto e reduzir o peso que seria acrescentado pelos dispositivos de encaixe e travas.
Infelizmente na época eu não estava encontrando compensado aeronáutico, então tive q usar compensado comum de 3mm para a construção das longarinas das asas. Tive q evitar construi-la em balsa pq além dos esforços em voo, elas receberiam tb tda carga trasmitida pelos trens de pouso, cuja base de fixação eram as longarinas.
Infelizmente na época eu não estava encontrando compensado aeronáutico, então tive q usar compensado comum de 3mm para a construção das longarinas das asas. Tive q evitar construi-la em balsa pq além dos esforços em voo, elas receberiam tb tda carga trasmitida pelos trens de pouso, cuja base de fixação eram as longarinas.
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- saratiel hirle
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Qdo terminei esta parte eu disse: Meu Deus, q m... q eu fiz, esta coisa nunca vai voar com este cotoco de asa...
Mas à medida que o aero foi crescendo, acabei me acostumando com suas dimensões e ao comparar sua área e carga alar com outros jatos edfs do mesmo porte, eu fiquei mais tranquilo, pois vi que coisas piores já voaram...rsrs
Mas à medida que o aero foi crescendo, acabei me acostumando com suas dimensões e ao comparar sua área e carga alar com outros jatos edfs do mesmo porte, eu fiquei mais tranquilo, pois vi que coisas piores já voaram...rsrs
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