Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Construção do F-103 Mirage III EBR (reencarnação- Bob Cat)

Mensagem por saratiel hirle »

Olá pessoal!
Retornando à minha vida de construtor, resolvi encarar um projeto q há mtos anos me martelava a cabeça.
Como havia mencionado no fim do post do meu tucano ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=64109 ), a idéia inical do próximo projeto seria a construção de um jato. Inicialmente optei pelo f-16, mas devido a vários fatores complicadores do projeto, resolvi passar para algo mais simples e como no mes da construção estava completanto 30 anos de vida e tinha resolvido contruir o mirage, resolvi fazer a versão EBR com a pintura comemorativa aos 30 anos do mirage no Brasil.
Anexos
1.jpg
1.jpg (37.1 KiB) Exibido 7839 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

O objetivo era construir um aero em escala do F-103 de motorização elétrica, cujas dimensões proporcionem um comprimento aproximado de 130cm e um peso de vôo de no máximo 1800g.
Por se tratar de um aero escala, sua envergadura aparenta ser muito pequena para um aeromodelo deste peso, para compensar isso, terá que voar com uma velocidade alta, o que vai exigir um conjunto propulsor com um EDF muito eficiente e uma bateria de alta descarga cujos pesos fatalmente ocasionarão num modelo de grande dificuldade de controle, alta velocidade de pouso e decolagem, baixa capacidade de planeio, pouca estabilidade longitudinal, instabilidade lateral (devido à sua envergadura, diedro negativo e por ser asa baixa) e baixa autonomia,
Tudo isso não me intimidou, pois era um desejo que eu tinha de ver como era o comportamento de um aeromodelo feito em escala. Assim, acho que não é necessário dizer que ESTE AERO NÃO É INDICADO PARA INICIANTES, tanto na construção quanto na pilotagem.
- Dados do aeromodelo:
Comprimento: 130cm
Envergadura: 77cm
Peso estimado: 1800g
Carga alar: 90g/dm2
Motor: brushless 3600kV com EDF JP-700 de 70mm e rotor de 8 pás
Speed control: 85A
Bateria: 4S, 2650mAh, 40C
Empuxo teórico do conjunto: 1300g
Autonomia: aprox 5min
Servos: 5 de 9g comuns e 2 de 9g high torque metal gear para elevons.
Canais utilizados: elevon direito, elevon esquerdo, leme, bequilha, trem de pouso.
Tempo de construção: aprox 90dias, 3hr diárias
Preço da construção: achei melhor não calcular.

Vídeo do vôo:
[yt]px-lEH9I2tI[/yt]
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Assim como ocorrido na construção do meu tucano, este projeto me forçou a elaborar uma planta partindo do zero, visto que na Internet não encontrei nenhum projeto deste modelo. Plantas do Mirage 2000 tem de sobra por aí, mas do Mirage III EBR é tão raro quanto político honesto.
Desta forma, iniciei em setembro de 2009 a fase mais demorada de todo o projeto, que foi a construção da planta utilizando o programa 3DSTUDIO MAX 6.
Utilizando como referência algumas imagens de 3 vistas do Mirage III E, iniciei a construção da planta. Para a projetar os Cnards, tive que utilizar várias fotos reais dos nossos Mirage para que ele se assemelhasse o máximo possível à versão EBR.
Anexos
PERSPECTIVA.jpg
PERSPECTIVA.jpg (27.94 KiB) Exibido 7832 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Este foi então o resultado final da modelagem 3d da estrutura do avião e posicionamento da eletrônica.
Anexos
3d.jpg
3d.jpg (31.18 KiB) Exibido 7829 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Para a confecção do "formato de planta", utilizei o photoshop, fazendo um mosaico de várias imagens renderizadas no 3d Studio. O arquivo final foi salvo em jpeg.
Gostaria de pedir a compreensão de todos q desejam um dia construir este aero, pois eu NÃO disponibilizarei a planta para download até que faça várias correções dela, pois não quero q ninguém inicie este projeto com os erros q nela estão.
Este aero já ficou pronto, já voou e já caiu tb. Eu o perdi na última 2ª feira.
Só não fiz o post antes pq esperava fazer algo bem elaborado para postar aqui.
Desta forma, só vou corrigir a planta qdo for fazê-lo novamente, provavelmente no ano q vem. Até lá não a passarei para ninguém. Agradeço a compreensão.
Anexos
planta cópia.jpg
planta cópia.jpg (18.68 KiB) Exibido 7825 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Só para ter uma idéia do tamanho...
Anexos
DSC03355.JPG
DSC03355.JPG (28.44 KiB) Exibido 7822 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

Esta fase teve início no dia 10 de janeiro (meu aniversário de 30 anos) e foi a mais rápida de todas, pois estava de férias e o pude dedicar-me inteiramente ao projeto.
Diferente da construção do tucano, este aero demandou muito mais dedicação e paciência do que eu esperava. Mirage não é só um tubo com uma asa delta embaixo. Seu projeto, apesar de ser bem antigo, possui linhas muito elegantes, o princípio da "área rule", já conhecido na década de 60, foi perfeitamente empregado aqui, o que confere à este avião supersônico um corpinho de violão e um baixo coeficiente de arrasto.
Empregando uma técnica simples e tradicional, as peças foram passadas da planta para balsa utilizando papel carbono. O corte foi realizado com estilete e o acabamento feito com lixa d’água 220.
Em toda construção utilizei apenas duas medidas de balsa: para estruturas 3,2mm (1/8pol) e chapeamento 1mm (3/64pol). Optei por utilizar pouca variedade para facilitar a logística.
A madeira utilizada foi balsa de densidade média e praticamente tudo foi colado com cianoacrilato. Somente nas regiões de grande esforço utilizei epóxi.
O corte das primeiras peças foi muito fácil. Quando o projeto está no início o tanque de paciência está cheio, o que possibilita um trabalho minucioso e detalhado sem se estressar com este monte de detalhes das cavernas.
Anexos
DSC03351.JPG
DSC03351.JPG (21.17 KiB) Exibido 7820 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

corte das peças
Anexos
DSC03360.JPG
DSC03360.JPG (26.19 KiB) Exibido 7814 vezes
DSC03359.JPG
DSC03359.JPG (18.88 KiB) Exibido 7814 vezes
Avatar do usuário
saratiel hirle
membro
Mensagens: 458
Registrado em: Seg Jun 08, 2009 10:25 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por saratiel hirle »

corte da estrutura longitudinal da fuselagem
Anexos
DSC03363.JPG
DSC03363.JPG (22.67 KiB) Exibido 7810 vezes
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Coisa linda, essa promete, vou acompanhar!!! :D

Abraços,

Beto
Responder