Boa tarde a todos,
Estou montando um jato elétrico e não sei como fazer a fixação da helice no eixo do motor. O centro da helice possui um furo um pouco menor que o eixo (cerca de 0,1mm menos) e não tem nenhum parafuso para fazer a fixação no eixo. Como a difereça é pequena, parece que se forçar um pouco vai entrar e ficar preso por pressão. É isso mesmo? Ou qual a maneira correta de fixar esta helice no eixo?
Obrigado,
Wilmar
[img:95faaec5ca]http://www.aeroblu.com.br/edf.jpg[/img:95faaec5ca] [img:95faaec5ca]http://www.aeroblu.com.br/edf2.jpg[/img:95faaec5ca]
Montagem Eletric Ducted Fan - EDF
Essa EDF é muito parecida com a Sapac 64mm. Primeiro instale o motor no duto do fan e depois coloque o cilindro no eixo do motor que vai preso por dois parafusos allen. Por último o rotor é preso ao cilindro por um parafuso frontal.
Normalmente esse motor possui eixo 3mm e o cilindro diâmetro interno de 3mm. Porém o furo é muito justo para o eixo do motor! Para contornar esse problema você pode aquecer o cilindro com um soprador térmico antes de colocar no eixo do motor.
Pode ser que o eixo do motor tenha vindo com 3,17mm... neste caso terá que usar um outro cilindro com furo de 3,17mm ou outro motor com eixo de 3mm. Você pode verificar isto com um paquímetro.
Normalmente esse motor possui eixo 3mm e o cilindro diâmetro interno de 3mm. Porém o furo é muito justo para o eixo do motor! Para contornar esse problema você pode aquecer o cilindro com um soprador térmico antes de colocar no eixo do motor.
Pode ser que o eixo do motor tenha vindo com 3,17mm... neste caso terá que usar um outro cilindro com furo de 3,17mm ou outro motor com eixo de 3mm. Você pode verificar isto com um paquímetro.
A sequencia de montagem está tranquilo, o problema é que o cilindro não tem os dois parafusos alen para fixar no eixo. Por isso que surgiu a duvida. Acho que vou levar o cilindro num torneiro e mandar fazer os furos para os parafusos.
Ou...
Se aquecer o cilindro e colocar no eixo, ele vai ficar preso por pressão?
Ou...
Se aquecer o cilindro e colocar no eixo, ele vai ficar preso por pressão?
Extranho vir sem os parafusos... vai ver que esse cilindro é preso por pressão mesmo! Experimente esquentar e colocar no eixo... assim que esfriar vai ficar bem justo!
Esse fan com motor de 4800kv sob 10.8V gira ~44000rpm e gera ~850g de empuxo.
Depois de colocado o cilindro, puxe para ver se não solta com pelo menos uma força equivalente a 1kg.
No link abaixo tem os testes da EDF Sapac 65mm com motor 4800kv.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=795826#795826
Esse fan com motor de 4800kv sob 10.8V gira ~44000rpm e gera ~850g de empuxo.
Depois de colocado o cilindro, puxe para ver se não solta com pelo menos uma força equivalente a 1kg.
No link abaixo tem os testes da EDF Sapac 65mm com motor 4800kv.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=795826#795826
Pra garantir levei num torneiro e mandei fazer os furos para os parafusos de fixação. Dei uma leve lixada no eixo e o cilindro entrou certinho. Ja testei a fan e funcionou perfeito, centradinho e sem nenhuma vibração. Estou usando um motor de 4000 kv e faz muita força. Não cheguei a medir o empuxo, mas o modelo vai pesar em torno de 550 gramas. Aparentemente vai sobrar motor.
Depois posto fotos do modelo aqui.
Depois posto fotos do modelo aqui.