F-35 Lightning II - Depron

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.

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F-35 Lightning II - Depron

Mensagempor reefeiro » 09 Ago 2010 20:02

Pessoal, vou aos poucos postando a construção do meu F-35 Lightning II.
Será construído em Depron 2,5 e 4mm, com algumas partes de reforço sendo feitas em chapeamento de 2,5mm ficando total de 5mm e outras em chapeamento 4+4mm como estabilizadores verticais e horizontais, além do suporte interno da asas aonde será inserido um tubo de carbono que ligará a mesma à fuselagem (ou seria empenagem? Ainda não aprendi isso, se alguém puder fazer esse "interlúdio", hehehe).
Comprimento: 88cm
Envergadura: 70cm
EDF 66.6mm interno 76mm externo 4300Kv 350W 2-3S
Esc 40A roxinho (acho que é TowerPro)
Profundores e ailerons (provavelmente 4 servos 9g)
Bateria ainda não sei, mas 3S.
Ainda não sei se colocarei trem de pouso, pois será necessário reforço de madeira, o que mata o conjunto estético se não for retrátil.
Aos poucos adiciono mais detalhes do avião, conforme for construindo.
Está sendo colado com cola isopor no modo cola de contato (passa-se nas duas partes, espera 3 minutos e une), colocando alfinetes bem finos para ajudar na fixação enquanto a cola seca.
O tubo de passagem do duto será de papel fotográfico em armação de p0+depron.
DESDE JÁ PEÇO A COMPREENSÃO DOS AMIGOS E PEÇO QUE PEDIDOS DE PLANTA SEJAM FEITOS POR E-MAIL DIRETAMENTE: reefeiro@hotmail.com
Ajude a manter o fórum organizado.

Fotos:
Um dos moldes da planta

[img:dae8e3beac]http://img62.imageshack.us/img62/7652/dsc00195aq.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortado

[img:dae8e3beac]http://img806.imageshack.us/img806/2509/dsc00197s.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortando mais peças em 2,5mm

[img:dae8e3beac]http://img148.imageshack.us/img148/9481/dsc00198l.jpg[/img:dae8e3beac]

70% das peças cortadas

[img:dae8e3beac]http://img338.imageshack.us/img338/3959/dsc00200e.jpg[/img:dae8e3beac]

Começando a colar o corpo principal

[img:dae8e3beac]http://a.imageshack.us/img22/4795/dsc00201ys.jpg[/img:dae8e3beac]

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Alvaro Alves
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Mensagempor Alvaro Alves » 10 Ago 2010 12:51

Acompanhando, quando sai mais fotos?

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Mensagempor reefeiro » 10 Ago 2010 13:15

Fala Alvaro!
Normalmente à noite, umas 8h-9h eu posto alguma coisa.
Infelizmente hoje talvez não faça nada extra (talvez poste as fotos dos moldes do corpo frontal) pois tenho compromisso. Mas todo dia coloco algo a mais.

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betodebem
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Mensagempor betodebem » 10 Ago 2010 13:45

Acompanhando... :)

aspaixao
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Mensagempor aspaixao » 10 Ago 2010 14:41

Acompanhando e muito curioso.

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Mensagempor Celso Jr. » 10 Ago 2010 15:44

Poxa, você ganhou de mim, hehehe

Estou com a EDF comprada e com a planta impressa há uns 10 meses e ainda não iniciei, queria treinar com um jatinho com hélice primeiro.

Com certeza, vou acompanhar todos os detalhes.

Essa EDF e para 3 ou 4S?
Qual bateria vai usar?

Abraços

Celso

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Mensagempor reefeiro » 10 Ago 2010 19:35

Pessoal, não ia postar nada mas acabei fazendo mais alguns moldes.
Celso, essa EDF é para 2-3S, ela veio com motor 4300kv, 350W.
Devo usar ou uma 3S 1300 ou uma 2200, ainda não sei.

Desculpem a qualidade das fotos, a madeira não permite uma foto mais clara.

Parte da planta com a imagem em tamanho real do modelo montado:
[img:3acc385e64]http://a.imageshack.us/img202/3817/dsc00205kn.jpg[/img:3acc385e64]

Moldes frontais da fuselagem (4mm) e moldes das asas (2,5mm):
[img:3acc385e64]http://a.imageshack.us/img838/7212/dsc00206pv.jpg[/img:3acc385e64]

Moldes frontais da fuselagem:
[img:3acc385e64]http://a.imageshack.us/img819/4786/dsc00202t.jpg[/img:3acc385e64]

Molde em compensado 5mm para encaixe do duto de entrada principal:
[img:3acc385e64]http://a.imageshack.us/img201/4880/dsc00204w.jpg[/img:3acc385e64]

Moldes das asas colados no depron (cola cascolar pra não pesar e não ficar com a superfície alterada.
[img:3acc385e64]http://a.imageshack.us/img838/769/dsc00203h.jpg[/img:3acc385e64][/img]

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F 35 lighting II em Depron

Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 19:19

Que maravilha... depois de um trabalhão na fuselagem (ou empenagem? ninguém respondeu isso ainda...) fui fazendo alguns cortes e algumas partes.
Aí... fiz uma asa que ficou perfeita, lisinha.
Nisso, o bestão aqui inverteu o perfil e esqueceu de inverter o molde, com isso a outra asa ficou do mesmo lado da primeira, ou seja, 2 semi-asas do lado esquerdo.
Bom, nada demais, só fazer uma terceira.
Cortei, fiz as colagens iniciais, testei, testei, testei e.................................. Asa esquerda de novo!
b***a.
Aí agora vai demorar mais, porque eu consegui a primeira asa em depron 2,5mm e me animei, não queria usar 4mm (só tenho 4mm agora).
É barata a chapa, custa 10 pila a de 2,5mm, o problema é tempo pra ir lá.
Pessoal, já já eu posto as fotos, tô colocando no imageshack.

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Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 20:05

Pessoal, pra quem já recebeu a planta, tem algumas dicas que não tem na planta (sobre o que encaixar aonde) e outra, na planta em Dxf (CAD) tem um erro no perfil das asas, que sai impresso incorretamente, o que não acontece no PDF, então pra quem for imprimir na grafica (plotter) é bom imprimir tudo e depois imprime em casa mesmo no A4 somente a parte dos perfis.

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Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 21:34

Vamos lá pessoal!
A penúltima foto antes deste post mostra a peça F1, devem ser impressos 3 moldes desse, sendo que 2 serão de isopor e 1 de madeira (compensado, balsa, etc).
As em isopor já é bem definido como fazer e é fácil, vou falar como fazer a de madeira.
A peça F1 tem 2 rasgos HORIZONTAIS nas laterais, que é aonde se encaixarão as varetas (de aço, fibra de carbono, etc) das asas.
Não precisa fazer o recorte na peça F1 de isopor!
Faça apenas na peça de F1 de madeira, assim você preenche ela depois e fica firme.
Mas vamos ao primeiro erro da planta:

As asas do F 35 devem ficar a 5,24 graus para cima (CONFORME PODE SER VISTO NA PLANTA), enquanto que no molde F1 o "rasgo guia" está sem ângulo. Dessa forma, pra colocar as asas em ângulo deveria ser colada forçando a haste a chegar nesse ângulo, o que é ruim.
As fotos abaixo e as indicações mostram como fazer os recortes e como fazer com o ângulo.
Lembrando, a largura do rasgo na peça deverá ser feita bem justa em relação à haste que você usou pra fazer a asa. quando eu digo haste = longarina.
Se a haste é de 2mm, o rasgo deve ser o mais próximo possível de 2mm.

FAZENDO A PEÇA F1 (NO CASO, A DE MADEIRA, PORQUE SÃO 3X A MESMA PEÇA, 2 DE ISOPOR E UMA DE MADEIRA).
LEMBRANDO: NÃO FAÇA O RASGO DAS HASTES NO ISOPOR, SOMENTE NA MADEIRA!!!

Primeiro: Marque o centro da peça:

[img:68cc074e2e]http://a.imageshack.us/img811/6602/dsc00385r.jpg[/img:68cc074e2e]

Nisso, a partir do centro externo dos "rasgos", meça o ângulo 5,24 graus (pra baixo, assim as asas estarão em "diedro positivo")

[img:68cc074e2e]http://img801.imageshack.us/img801/1279/dsc00386f.jpg[/img:68cc074e2e]

Medindo:

[img:68cc074e2e]http://img836.imageshack.us/img836/8964/dsc00390ib.jpg[/img:68cc074e2e]

Risque então de modo que os 2 ângulos se encontrem.
NECESSARIAMENTE eles devem se encontrar na marcação central.
Se não se encontrarem, está errado.
Assim (correto):

[img:68cc074e2e]http://img265.imageshack.us/img265/7540/dsc00389ew.jpg[/img:68cc074e2e]

O "RASGO" da peça deve ser feito simetricamente, ou seja, o risco da marcação é o centro. Se você vai usar uma haste de 2mm na asa, deve marcar 1mm acima e 1mm abaixo do rasgo e serrar. Se for haste de 3mm, então seria 1,5mm pra cada lado e por aí vai.
Aproveitando, corte o círculo central também (estilete e muita paciência):

[img:68cc074e2e]http://img594.imageshack.us/img594/6344/dsc00391n.jpg[/img:68cc074e2e]

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Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 23:00

FAZENDO AS ASAS:

Fazer as asas é um pouco chatinho. Os locais de dobra devem ser vincados ao máximo para não rachar.
Como dobrar: Passe um objeto fino na linha da dobra, como um CD ou uma régua de ângulos.
Depois, vá dobrando a peça indo-e-voltando até ela ir cedendo.
Volte a apertar a dobra novamente, com força, com a régua.
Até que a dobra fique bem mole. MAS NÃO FORCE, SENÃO O DEPRON RACHA.
O segredo é ir dobrando e voltando e apertando mais com a régua.
Em breve coloco um vídeo disso.

Primeiro, cole o molde das asas no isopor (são 2) com cola branca (passe o dedo pra que fiquei uma camada fina, fácil de retirar mas que segure o bastante pra cortar o molde):

[img:f83b2ecda6]http://img44.imageshack.us/img44/4315/dsc00363pr.jpg[/img:f83b2ecda6]

Use alfinetes BEM FINOS e com cabeça fina. só pra segurar enquanto cola. EVITE USAR FITA CREPE. Ela amassa e empena o depron.

[img:f83b2ecda6]http://img809.imageshack.us/img809/3730/dsc00364m.jpg[/img:f83b2ecda6]

Corte o molde do perfil das asas

[img:f83b2ecda6]http://img412.imageshack.us/img412/3876/dsc00365dm.jpg[/img:f83b2ecda6]

Você vai precisar dessas ferramentas:

[img:f83b2ecda6]http://img535.imageshack.us/img535/5838/dsc00366m.jpg[/img:f83b2ecda6]

Tente passar a marcação da planta para o molde da asa, você vai precisar pra saber a posição de colar as peças.
Na borda externa maior, cole o molde-perfil maior.
Na linha central, cole o molde-perfil menor.
Ambas as peças devem ser coladas de modo que sua ponta fique afastada 1cm da dobra central da asa:

[img:f83b2ecda6]http://img541.imageshack.us/img541/1340/dsc00367w.jpg[/img:f83b2ecda6]

Em seguida, meça o tamanho da última peça, que será colada na marcação transversal.
Ela deve ser cortada ao meio, o ideal é que se corte na diagonal, para colar junto aos perfis (e neles também).

[img:f83b2ecda6]http://img28.imageshack.us/img28/741/dsc00368mu.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img44.imageshack.us/img44/3065/dsc00371rf.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img840.imageshack.us/img840/9586/dsc00374r.jpg[/img:f83b2ecda6]

Nos moldes-perfil tem um furo em cara, que é o guia do local aonde você ira inserir a haste. Na longarina não tem o furo, deve ser feito. Marque a partir dos furos dos perfis marque no molde e fure (com um estilete, uma chave de fenda beeem fina...)

[img:f83b2ecda6]http://img248.imageshack.us/img248/3087/dsc00375ey.jpg[/img:f83b2ecda6]

A haste deve ser colada com cola epoxi bicomponente.
Ela deve ficar posicionada depois do molde-perfil menor, mas não muito à frente, senão marca na parte externa da asa. Faça testes antes.
Para fora da semi-asa deve sobrar o bastante de haste para que passe pelo isopor da fuselagem e entre no "RASGO" da peça F1.
Tente medir e chegar a um valor, pra não cortar demais ou sobrar, porque sobrar também é ruim, já que pra cortar novamente pode forçar os pontos de cola da asa.
No meu caso deixei 5cm, já que é o tamanho do rasgo que fiz na peça F1 e a parede da fuselagem tem apenas 2,5mm.

[img:f83b2ecda6]http://img651.imageshack.us/img651/5738/dsc00376c.jpg[/img:f83b2ecda6]

[img:f83b2ecda6]http://img5.imageshack.us/img5/6535/dsc00377ih.jpg[/img:f83b2ecda6]

Passe cola isopor na parte superior dos moldes-perfil e nas partes retas da asa (aonde você acha que a dobra encostará na outra metade).
Passe um pedaço de isopor pra nivelar a cola e ela secar, espere 3-4 minutos, assim ela funcionará como cola de contato e em poucos segundos já não soltará mais.

[img:f83b2ecda6]http://img5.imageshack.us/img5/6535/dsc00377ih.jpg[/img:f83b2ecda6]

Nas bordas e nos pontos aonde a cola não segurar bem no início, prenda com alfinetes:

[img:f83b2ecda6]http://img831.imageshack.us/img831/7271/dsc00382w.jpg[/img:f83b2ecda6]

Duas asas prontas, mas uma está errada pois fiz dois lados esquerdos (esqueci de inverter o molde, hehehe):

[img:f83b2ecda6]http://img46.imageshack.us/img46/8629/dsc00392g.jpg[/img:f83b2ecda6]

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Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 23:21

INSTALANDO SERVOS NAS ASAS:

Pré instalando os servos:
Esta parte falta uma foto, que nao coloquei.
Alem de que o ideal é colocar o servo levemente angulado, mas não demais.
Mas serve pra ilustrar. Usei os TGY 9e, deram certinho pela altura da asa, sem sobrar.

Posicione o servo e corte o depron, ou marque e depois corte:

[img:0453d9c036]http://img24.imageshack.us/img24/2756/dsc00393cw.jpg[/img:0453d9c036]

Corte pronto:

[img:0453d9c036]http://img651.imageshack.us/img651/6884/dsc00395bz.jpg[/img:0453d9c036]

Faça um corte no "perfil" da asa, para passar o fio do servo sem que apareça fora da fuselagem:

[img:0453d9c036]http://img294.imageshack.us/img294/882/dsc00396u.jpg[/img:0453d9c036]

Pronto, bem simples. Aí só colar. Pra quem for pintar é só passar massa por cima do servo mesmo. Na próxima parte mostro os ailerons, a finalização das peças F1 (as 3) e como fazer o duto da EDF.

[img:0453d9c036]http://img32.imageshack.us/img32/5933/dsc00397im.jpg[/img:0453d9c036]
[img:0453d9c036]http://img32.imageshack.us/img32/5933/dsc00397im.jpg[/img:0453d9c036]
[img:0453d9c036]http://img687.imageshack.us/img687/4867/dsc00398rl.jpg[/img:0453d9c036]

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Mensagempor reefeiro » 19 Ago 2010 23:22

Esqueci, nas fotos dá pra perceber que tem uma "rebarba" nas asas.
Ela deve ser retirada e as asas niveladas.

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Mensagempor Kamikaze-MT » 20 Ago 2010 05:55

Cara,

Que construção limpa e bem detalhada...
Prestando atenção na aula... rsssss...

aspaixao
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Mensagempor aspaixao » 29 Ago 2010 10:22

Caramba, esta linda mesmo.. Parabens...

Presente.

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Mensagempor marcobertioga » 29 Ago 2010 11:46

Show de bola a construção parabêns, sepre tive vontade de construir um jato, ja adicionei aos favoritos para poder servir de referência no futuro.

Estas hastes nas asas são de que material? qual a espessura?

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Mensagempor -xj-9- » 29 Ago 2010 15:39

[quote:8bd161a476="marcobertioga"]
Estas hastes nas asas são de que material? qual a espessura?[/quote:8bd161a476]

Acho que são raios de bicicleta...

nossa, muito boa construçao, bem detalhada.
aliás, sempre adorei o f-35, meu jato preferido depois do F-22 :D
continua aew que eu to prestando atençao em cada detalhe...

vlw
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Re: F-35 Lightning II - Depron

Mensagempor -xj-9- » 29 Ago 2010 15:48

[quote:16544e61e6="white_m0u5e"][quote:16544e61e6="reefeiro"]
DESDE JÁ PEÇO A COMPREENSÃO DOS AMIGOS E PEÇO QUE PEDIDOS DE PLANTA SEJAM FEITOS POR E-MAIL DIRETAMENTE: reefeiro@hotmail.com
Ajude a manter o fórum organizado.
[/quote:16544e61e6]

http://www.parkjets.com/free-plans.html

http://www.parkjets.com/f-35/

Build log > http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=302244[/quote:16544e61e6]

nossa, a exatamante 30 segundos atras, se nao tivesse visto sua mensagem iria postar a mesma coisa :shock:
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Mensagempor reefeiro » 29 Ago 2010 16:00

Pessoal, tá um pouco lento agora porque estou sem tempo (tô preparando a contabilidade da verba escolar e etcs) e também porque tá entrando em alguns detalhes especificos.

White_mouse e XJ9:
Quem me perguntava sobre o guia eu sempre falei da RCgroups, as plantas foram pegas lá, mas são 44 páginas em que a construção pôde ser resumida a 5.
Mas nem tanto por isso, há várias incorreções na construção e nas plantas (PDF x CAD), que se levar pelo fórum da RCg quem for montar vai gastar uma grana e chegar numa encruzilhada:
- Medidas das laterais traseiras menores do que o necessário, tanto na Planta DXF (CAD) quanto na PDF;
- Molde das asas não está invertido;
- Perfil-guia das asas só tem um dizendo pra fazer 2 vezes, mas se fizer o guia sem inverter, saem 2 asas idênticas (devem ser opostas, obviamente). Se inverte o perfil e não inverter também o molde, continua com o mesmo problema;
- Perfil tá errado no DXF, então quem usar o CAD pra imprimir depois tem que dar um jeito de imprimir no PDF somente os perfis das asas;
- Lá não mostra a sequência de colagem das 3 peças F1, o que dá um trabalhão e um problema em relação às asas;
- A peça F1 tem um erro em relação ao ângulo, não um erro em si, mas uma dificuldade: os cortes (como mostrado no meu último tópico) são a 0 grau em relação à fuselagem, com isso você tem que DOBRAR a longarina/haste da asa na angulação correta, com isso fica muito mais fácil de se ter diferenças (e um avião tendencioso).
Na sequência da RCg tá legal, mas tem que ter muita atenção pra achar esses erros.

Em relação ao Build Log da RCgroups, tá incompleto e não mostra todas as etapas, como mostrei aqui.

Hoje mesmo posto algumas fotos dos avanços em relação parte frontal da empenagem, encaixe e dos profundores pivotantes.

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Mensagempor reefeiro » 29 Ago 2010 16:08

Ah!!! e sim, a haste é de aro de bicicleta, se não me engano 2mm.
Muito forte por sinal.
Colei com a parte rosqueada por dentro, pra passar cola nela e facilitar a cola a prender e segurar a haste.

white_m0u5e
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Mensagempor white_m0u5e » 29 Ago 2010 16:18

Bom , qualquer um aqui sabe que está planta pode ser encontrada no site parkjets ..

1- Você em momento algum citou algo sobre a fonte da planta ..
2- Você em momento algum citou .. ter alterado a planta.
3- Se quer fazer um build log , mais completo ainda , acho ótimo.
4- Coloquei free plans em caixa alta .. é por que o download é grátis mesmo.
5- Cada um interpreta as coisas da forma que quiser ..
6- Não te conheço ..
7- Você não me conheçe.


Manda bala !

PS : Moderação , limpa essa zona aqui por favor .. ( Meus posts )

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Mensagempor reefeiro » 29 Ago 2010 16:26

Cada um interpretar as coisas como quiser, ok, mas você passar isso pra outras pessoas é ooooutra história. Se você der margens a interpretações errôneas tá passando da sua interpretação e colocando em xeque o que outras pessoas podem pensar.
Mas enfim, sem discussões. Apenas achei inapropriado. No stressssss.
Não postei sobre as alterações ainda porque nem terminei, então nem sei quais deverão ser feitas com certeza. Ao final vou colocar o que alterei e aonde, como a passagem dos fios do servos dos ailerons (que nem estão na planta) que será internamente às asas e por dentro da fuselagem, facilitando e simplificando.
Mas continua participando aí, sempre é bom!

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Mensagempor reefeiro » 08 Set 2010 21:13

Pessoal, apesar de ter feito os ailerons, eu preferi fazer um novo conjunto de asas SEM os ailerons, apenas os "Tailerons" = profundor + aileron em mixagem V.
Fiz isso porque ando tãaaao sem tempo que se for ter que demorar mais o avião não sai.
Então segui como pude.

Bom, colei a parte traseira, já preparando para o profundor (na verdade taileron) pivotante, mas ainda não coloquei eles, apenas deixei preparados.
Colei as asas, com as hastes sendo inseridas nos sulcos da peça F1 de madeira.
Ah, detalhe: anteriormente eu havia colado a primeira peça F1 (lembre-se: são 3, duas de isopor e uma de compensado), mas o ideal é chapear uma de isopor com a madeira e colar, pra depois colar só a outra peça de isopor.

Parte frontal da fuselagem (empenagem = peças "forward fuse"):
Basta unir as 3 peças. Dobre as laterais na marcação logo ao centro, dobre pra "dentro" do que seria a peça final.
Cole primeiro o fundo em uma das laterais, "coincidindo" as pontas, depois cole a outra lateral.
As fotos explicam bem:

[img:7d888de0f1]http://img192.imageshack.us/img192/3783/dsc00202e.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img121.imageshack.us/img121/7394/dsc00275yq.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img175.imageshack.us/img175/8346/dsc00277le.jpg[/img:7d888de0f1]

[img:7d888de0f1]http://img839.imageshack.us/img839/3331/dsc00276t.jpg[/img:7d888de0f1]

reefeiro
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Mensagempor reefeiro » 08 Set 2010 22:10

Por dentro dessa peça final, irão 2 peças que darão o formato a ponta do avião.
Lembrando: Na planta tem uma medida mas ela não deve ser seguida caso você tenha alterado a escala!!! No meu caso por exemplo ampliei pra usar uma EDF 67mm e com isso essas 2 medidas foram aumentadas.
AQUI ACONTECE ALGO ENGRAÇADO!!! OS PERFIS DA ASA ESTÃO PRESENTES NA PLANTA EM CAD MAS NÃO NO PDF, JÁ ESTAS PEÇAS QUE DÃO A FORMA DA PONTA DO JATO, ESTÃO PRESENTES NO CAD MAS NÃO NO PDF!!!
OU SEJA, SE FOR USAR O PDF, NÃO ESQUECER DE VER NO CAD E COPIAR A PEÇA, É BEM SIMPLES, DÁ PRA FAZER À MÃO.
Por exemplo, na planta se não me engano a peça maior das duas deve ser encaixada a 128mm da ponta, como ampliei a planta, essa distância teve que ser aumentada para 168mm proporcionalmente (eu acho, estou chutando um numero porque esqueci qual ficou a minha, mas é pra que se tenha uma idéia).

Seriam essas:

[img:778de76853]http://img691.imageshack.us/img691/6672/dsc05930n.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img809.imageshack.us/img809/4857/dsc05935.jpg[/img:778de76853]

Aí, como dá pra ver na foto acima, você começa a dobrar (faça vincos longitudinais no lado externo, ou seja, vá riscando com uma régua o lado interno do isopor) a peça que cobre a parte frontal da fuselagem (empenagem), que é a peça "Forward Fuse Top. Ela é maior que a peça total, ela é um "retangulão".
Você dobra, cola sobre o conjunto e depois recorta os excessos, ficando assim:

[img:778de76853]http://img683.imageshack.us/img683/9820/dsc06009i.jpg[/img:778de76853]

Depois, cole a conjunto anterior no "corpo principal", alinhando a parte inferior (ela encaixa certinho) e a parte traseira (na peça lateral seria aonde está escrito "run esc leads here" e "TAPE HERE". Alinha essa parte com o centro do corpo principal e o centro do circulo de entrada da EDF, como na foto abaixo e as subsequentes:

[img:778de76853]http://img37.imageshack.us/img37/7651/dsc05931du.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img7.imageshack.us/img7/508/dsc05934n.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img31.imageshack.us/img31/7200/dsc00814ya.jpg[/img:778de76853]

Feito isso, cole uma peça, que é um dos moldes da planta chamado "LITE PLY STRIP, que é uma peça de compensado que será colada logo após a dobra das laterais da parte frontal da fuselagem (empenagem), mas na parte logo mais interna ao avião, como na foto:

[img:778de76853]http://img186.imageshack.us/img186/8648/dsc00811j.jpg[/img:778de76853]

COLANDO AS ASAS:
Neste mesmo post já coloquei a foto abaixo, mas agora observe no "rasgo/corte" da peça de compensado que as hastes das asas estão encxaixadas.
É bem simples. Faça um furo na lateral do corpo principal aonde é o "corte" desta peça. Faça de dentro pra fora só pra guiar.
Depois encaixe a asa, tomando cuidado pra não afrouxar o isopor e a asa ficar balançando, o que dificultará o processo.
Feito isso, passe um pouco de CA (superbonder) em alguns pontos aonde a haste encontra-se com a madeira, só pra firmar inicialmente.
Não ponha demais porque o CA pode escorrer e atacar o isopor (a não ser que esteja usando CA Foam Safe).
Antes de encaixar a asa e passar CA seria ideal alinhar a asa, mas ela permite uma certa mobilidade depois, então quem quiser alinhar e depois colar, é bem simples, basta olhar a segunda foto a seguir:

[img:778de76853]http://img31.imageshack.us/img31/7200/dsc00814ya.jpg[/img:778de76853]

FEITO ISSO... cole do outro lado da peça F1 de compensado (um lado já está chapeado), cole a outra peça F1 de isopor. Encha o sulco aonde estão as hastes das asas de Epoxi, eu usei a de 5 minutos, pode ser a de 30, 24h, tanto faz... e passe Epoxi 5 minutos por toda a peça F1 de compensado e cole a F1 de isopor que sobrou por cima. Prenda com prendedores ou outra coisa até que segure bem (de preferência deixe 24h)... pronto, as asas estão coladas e seguras.
Na última foto deste post dá pra ver como fica.
SÓ LEMBRANDO: FAÇA OS SULCOS DAS HASTES DA ASA NAS PEÇAS F1 DE ISOPOR, SOMENTE NA DE COMPENSADO. Com isso você enche o sulco de EPoxi e tampa, ficando um reforço legal e cheinho, sem pesar demais.

Esta é a segunda foto... A ponta do bordo de ataque da asa deve estar a 10mm do vinco da fuselagem, enquanto que a ponta do bordo de fuga deve estar a 8mm do mesmo vinco.

[img:778de76853]http://img189.imageshack.us/img189/6008/dsc00815yd.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img413.imageshack.us/img413/7070/dsc00816a.jpg[/img:778de76853]

No próximo post (provavelmente semana que vem, tenho provas de concurso esse FDS), será instalado o Profundor Pivotante e os estabilizadores verticais.
Imagens de algumas peças:

[img:778de76853]http://img43.imageshack.us/img43/3594/dsc05929t.jpg[/img:778de76853]

Aqui a colagem da parte traseira, sendo preparada pra instalar o profundor:

[img:778de76853]http://img94.imageshack.us/img94/6384/dsc00812dj.jpg[/img:778de76853]

[img:778de76853]http://img714.imageshack.us/img714/619/dsc00813t.jpg[/img:778de76853]

Estabilizadores e profuindores já cortados e chapeados (4+4mm):

[img:778de76853]http://img193.imageshack.us/img193/2360/dsc05928m.jpg[/img:778de76853]

PROGRESSO ATUAL:

[img:778de76853]http://img535.imageshack.us/img535/3937/dsc06012h.jpg[/img:778de76853]

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Re: F-35 Lightning II - Depront

Mensagempor Nilson belfort » 04 Set 2015 11:54

reefeiro escreveu:Pessoal, vou aos poucos postando a construção do meu F-35 Lightning II.
Será construído em Depron 2,5 e 4mm, com algumas partes de reforço sendo feitas em chapeamento de 2,5mm ficando total de 5mm e outras em chapeamento 4+4mm como estabilizadores verticais e horizontais, além do suporte interno da asas aonde será inserido um tubo de carbono que ligará a mesma à fuselagem (ou seria empenagem? Ainda não aprendi isso, se alguém puder fazer esse "interlúdio", hehehe).
Comprimento: 88cm
Envergadura: 70cm
EDF 66.6mm interno 76mm externo 4300Kv 350W 2-3S
Esc 40A roxinho (acho que é TowerPro)
Profundores e ailerons (provavelmente 4 servos 9g)
Bateria ainda não sei, mas 3S.
Ainda não sei se colocarei trem de pouso, pois será necessário reforço de madeira, o que mata o conjunto estético se não for retrátil.
Aos poucos adiciono mais detalhes do avião, conforme for construindo.
Está sendo colado com cola isopor no modo cola de contato (passa-se nas duas partes, espera 3 minutos e une), colocando alfinetes bem finos para ajudar na fixação enquanto a cola seca.
O tubo de passagem do duto será de papel fotográfico em armação de p0+depron.
DESDE JÁ PEÇO A COMPREENSÃO DOS AMIGOS E PEÇO QUE PEDIDOS DE PLANTA SEJAM FEITOS POR E-MAIL DIRETAMENTE: reefeiro@hotmail.com
Ajude a manter o fórum organizado.

Fotos:
Um dos moldes da planta

[img:dae8e3beac]http://img62.imageshack.us/img62/7652/dsc00195aq.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortado

[img:dae8e3beac]http://img806.imageshack.us/img806/2509/dsc00197s.jpg[/img:dae8e3beac]

Cortando mais peças em 2,5mm

[img:dae8e3beac]http://img148.imageshack.us/img148/9481/dsc00198l.jpg[/img:dae8e3beac]

70% das peças cortadas

[img:dae8e3beac]http://img338.imageshack.us/img338/3959/dsc00200e.jpg[/img:dae8e3beac]

Começando a colar o corpo principal

[img:dae8e3beac]http://a.imageshack.us/img22/4795/dsc00201ys.jpg[/img:dae8e3beac]


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