Meu F-35 - Vídeo e fotos do módulo bequilha

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
gugslourenco
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Jun 24, 2011 5:34 pm
Localização: Piracicaba, SP.

Mensagem por gugslourenco »

parabens pela montagem, muito, mais muito limpa mesmo!!! nao sei como o isopor pode estar tão limpo e sem rebarbas.....parabens
gugslourenco
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

[quote:aab2e7a9bf="eashiuchi"]Realizei novos testes com a EDF e obtive números impressionantes.
...
Vou precisar de algum termômetro infravermelho e fazer testes progressivos de 5, 10, 15s... para ver se vai dar certo.
...
[/quote:aab2e7a9bf]

Eashiuchi, estou acompanhando também esta sua construção, como o fiz com outras, e aprendendo sempre um pouco a cada dia.

Uma pergunta: Você fala acima em realizar testes de 5s, 10s, 15s... até quanto tempo você permanece com o motor de uma edf funcionando em solo, num teste desses? Ou seja, qual seria o tempo máximo que eu poderia permanecer com o motor ligado com o stick em full?

Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

Esplendida construção, mas tô quase chegando lá.
Estou fazendo um YF-23 Black Window, só que ele é muito difícil de se fazer pelo fato de ter a fuselagem com muitas curvas, mas aos poucos vai indo.
Acho que vou jogar ele fora e comprar o seu F-35.
Parabéns mesmo pela construção.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

[quote:ca275404e2="Yensid"]Uma pergunta: Você fala acima em realizar testes de 5s, 10s, 15s... até quanto tempo você permanece com o motor de uma edf funcionando em solo, num teste desses? Ou seja, qual seria o tempo máximo que eu poderia permanecer com o motor ligado com o stick em full?

Disney[/quote:ca275404e2]

Disney,

Vou fazer testes progressivos para saber a capacidade de resfriamento do motor, quanto mais melhor, mas se der 10S com uma boa temperatura já está bom.
O motor full a gente precisa pelo menos uns 10S, principalmente para decolar e fazer uns rasantes com emoção.
O ideal seria que o motor não aquecesse muito em equilíbrio, ou seja, a taxa de calor gerado seria igual o dissipado por resfriamento, até uns 80ºC seria seguro para não derreter o plástico do montante.
Alguns fabricantes de EDFs tops sugerem rodar o motor em 1/2 throttle depois de uma puxada forte para resfriar por pelo menos 1min em voo.
Se ele aquecer demais ainda posso limitar o stick do throttle para a corrente desejada.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

É ele é feio mesmo, mas se não fosse o F-22 é ele quem seria o avião mais utilizado (e caro) dos dias atuais.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Testes preliminares com bateria a meia carga com pouco mais de 11v.

10s com potência inicial de 380W caindo um pouco o motor ficou a 30ºC com parada imediata.
20s com potência inicial de 390W caindo um pouco o motor ficou a 38ºC com parada imediata.
30s com potência inicial de 380W caindo para 270W no final do tempo o motor ficou a 43ºC com parada imediata.

Empuxo não estou medindo nem avaliando, o modelo está preso no suporte.

Conclusões: Se limitar a potência a 400W no rádio via programação, eu posso voar a vontade sem me preocupar com o motor.

Estou recarregando outra bateria para repetir os testes e para saber se nessas condições haverá alguma limitação.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

Ah eashiuchi, que é que acha o YF-23 bonito?? Ele parece que está faltando uma metade, por isso deixaram ele sem profundor e com os motores bem recuados, kkkk, mas mesmo assim ainda vou construí-lo.
Só uma pergunta final: O seu F-35 terá um comando final com quantos canais?
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Sim, concordo, o YF-23 é muito feio! O F-22 e o F-35 não!
Não faria o YF-23 nem a pau, preciso me apaixonar por um modelo para ficar disposto a contrui-lo, passo muito tempo só olhando para o avião para me inspirar a trabalhar nele.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Testes finais do motor 450H.

Bateria totalmente carregada com 12,63v.
Agora fui um pouco mais cauteloso.

10s iniciou com 520W caindo para 470W, temperatura do motor em 46ºC.
15s iniciou com 490W caindo para 430W, temperatura do motor em 52ºC.
20s iniciou com 490W caindo para 450W, temperatura do motor em 68ºC.

Não segui os testes para 25 e 30s pois achei arriscado.

Conclusões, nessa potência de full throttle ele aquece bastante, mas tomando cuidados não vão estragar nem motor nem o EDF.

Planos para o futuro transformar para 6S com um motor outrunner de 1400kv e bateria de 1000 a 1300mAh.
Não vou precisar me preocupar com aquecimento.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Alexandreroberto
membro
Mensagens: 28
Registrado em: Dom Mai 08, 2011 7:35 pm

Mensagem por Alexandreroberto »

Vai virar um foguete em vez de aeromodelo!!!
Responder