Meu F-35 - Vídeo e fotos do módulo bequilha

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Celso Jr.
membro
Mensagens: 553
Registrado em: Seg Set 24, 2007 1:09 pm
Localização: Guarapuava, Paraná

Mensagem por Celso Jr. »

Olá Edgar.

Está ficando ótimo.

teria como postar um vídeo do funcionamento dos retráteia?

Você sabe quanto as retráteis agregaram de peso total no aeromodelo, ou seja, com todos os materiais, bases e suportes?

Abraços

Celso
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Olá Celso,

Vou providenciar um vídeo mais tarde, coloco o servo tester pra abrir e fechar automaticamente e posso gravar sozinho.
A HK informa um peso de 88g do conjunto completo, mas isso exclui o que a gente vai fazer no modelo para acomodá-lo, montantes, servo, etc.
Então eu chuto que com mão leve fica algo entre 100 e 110g a mais do que sem o trem.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
aapinheiros
membro
Mensagens: 183
Registrado em: Sáb Out 03, 2009 12:53 pm
Localização: Ponta Grossa, Pr

Mensagem por aapinheiros »

caro eashiuchi, esta otima sua construçao e os retrateis cairam muito bem, uma construçao primorosa como esta merece!!!
utilizou o esqueminha de ligaçao dos retrateis q enviei??
abraço
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Utlizei sim, mas o esquema chegou a me confundir com as ligações da válvula que estavam invertidas no desenho.
Realmente ficou muito legal, só não vai ser muito escala porque o trem do F-35 recolhe pelo lado da fuselagem e ainda vira a roda 90º.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Leandro Ricardo
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 10:34 pm
Localização: Ferraz de Vasconcelos

Mensagem por Leandro Ricardo »

Parabens amigo, esta ficando excelente o jato.

Estou querendo comprar esse retratil para por no meu F-5, mas o perfil da asa é muito fino e na HK não estão descritas as dimensões da parte que ficaria dentro da asa.

Se não for pedir muito vc poderia dizer qual é a medida da altura do retratil?

Nesse retratil do link seria o equivalente a medida 26mm. : http://www.hobbycity.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idproduct=12883

Com o tanque cheio já testou quantas vezes conseque acionar o trem de pouso?

Abraço
Scout, Zagi 120, Diablo, mini Scout, mini Bandit, Diablo II, Super BANDIT, Tucano, mini Extra, Hidrofoam, Zagi 95, Wise, Extra 300, F-5.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

A altura da estrutura é 7mm em comparação com esse do link que você passou, no seu caso que vai instalar na asa, acho que o determinante será a largura da rodinha e o tipo de garfo que vai usar.

Testei o funcionamento algumas vezes, contei 6 ciclos de fechamento e abertura, depois ele começa a não fechar direito e vai ficando no meio do caminho.
Ou seja, para garantir, cada voo deve ser recarregado.
Tudo bem, vai fazer parte da brincadeira e o pessoal também vai gostar de ajudar nessa outra rotina de voo.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Longarina e dutos

Mensagem por eashiuchi »

Antes de fechar a asa eu já tinha lixado as cavidades para instalação das longarinas de perfil quadrado de carbono.
A juntção no centro usou uma caverna que vai transpassar o duto de convergência.

[img:c8b1386716]http://img526.imageshack.us/img526/1525/dutos2.jpg[/img:c8b1386716]

Notem como a longarina se integra a estrutura.
A parte de cima da caverna da longarina tem alma de pluma e o perímetro de balsa em camadas de 1/32" coladas curvadas. Ficou muito leve e firme.
Em baixo uma parte seccionada do tubo original.

[img:c8b1386716]http://img87.imageshack.us/img87/2434/dutos3.jpg[/img:c8b1386716]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Iniciei a contrução dos dutos.
Por sorte o comprimento da parte útil da bandejinha era exatamente o perímetro do EDF, então só precisei fazer uma emenda em cada parte.

Fatiei as bandejinhas para 3mm para não ficar muito fino, pois talvez a sucção fizesse com que fechasse sobre si mesmo.
Não foi necessário aplicar calor para curvar, apenas esfregar no canto da mesa de vidro.
Deixei a parte lisa para fora, pois vou acreditar que as rugosidades da parte interna vão ajudar no descolamento laminar com micro-vórtices.
Vou tentar deixar removível para poder mexer nas coisas que vão por baixo e se precisar reparar algum dano dele mesmo.

E viva a CA odorless...

[img:03cd08fb38]http://img574.imageshack.us/img574/6171/dutos9.jpg[/img:03cd08fb38]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
Leandro Ricardo
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 10:34 pm
Localização: Ferraz de Vasconcelos

Mensagem por Leandro Ricardo »

Obrigado pelas respostas
Nossa! 7 mm é o ideal. Quanto a largura da rodinha acho que vai dar certo pois a roda vai ficar mais perto da raiz da asa onde o perfil é mais grosso, o garfo será de um lado só e ficará do lado externo então mesmo que fique um pouco pra fora da asa com o trem recolhido acredito que ficará bom.

Voce poderia dar detalhes da bomba de ar que vc comprou? Vi na HK que se passar de 120 psi o tanque pode explodir.

valeu e mais uma vez Parabens


[quote:e158023416="eashiuchi"]A altura da estrutura é 7mm em comparação com esse do link que você passou, no seu caso que vai instalar na asa, acho que o determinante será a largura da rodinha e o tipo de garfo que vai usar.

Testei o funcionamento algumas vezes, contei 6 ciclos de fechamento e abertura, depois ele começa a não fechar direito e vai ficando no meio do caminho.
Ou seja, para garantir, cada voo deve ser recarregado.
Tudo bem, vai fazer parte da brincadeira e o pessoal também vai gostar de ajudar nessa outra rotina de voo.[/quote:e158023416]
Scout, Zagi 120, Diablo, mini Scout, mini Bandit, Diablo II, Super BANDIT, Tucano, mini Extra, Hidrofoam, Zagi 95, Wise, Extra 300, F-5.
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

A bomba é essa aqui:

Airace Tubo Jet

[img:8d79ba911d]http://img04.taobaocdn.com/bao/uploaded/i4/T1HNlHXn0wXXXakKEU_014404.jpg[/img:8d79ba911d]

Só comprei essa e adaptei porque eu estava com pressa de ver funcionando e achei na loja de bike aqui de Sobradinho.
Me custou 100 dilmas e ainda precisei adaptar uma mangueirinha, então fiz a peça no micro torno.

Melhor comprar a da Robart 164G

[img:8d79ba911d]http://www.rcuniverse.com/magazine/reviews/1065/RobartPump2.jpg[/img:8d79ba911d]

Custa praticamente a mesma coisa comprada no Brasil.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Responder